Acho oportuno este tópico, porque logo se vê que eu não sou o único a ter problemas com a 8800 (inclusive no NVnews e no fórum da própria NVIDIA tem um monte), e pelo meu conhecimento de mais de 10 anos na área, não acredito que isso seja problema de hardware.
Compreendo que a NVIDIA praticamente teve que reescrever seu driver, já que se trata de uma arquitetura totalmente (da 8800) diferente das anteriores, mas já se passaram quase 7 meses e problemas absurdos ainda permanecem, e não são poucos.
Eu não posso falar de Need for Speed: Carbon, pois ainda não testei com a 8800, mas vai a minha lista de problemas que enfrentei e ainda enfrento:
F.E.A.R.
- Travamentos total, tanto no Vista, quanto no XP. Acontece aleatóriamente, mas geralmente antes do final do primeiro nível. Já testei FW 158.18, 158.19, 158.22, 158.24, 158.43, 160.02 e 165.01 (juntando os dois S.O.) e até o momento sem solução;
- Teste de performance semelhante no XP e no Vista (melhorou muito neste ultimo com o FW 158.43);
- Slowdowns estranhos durante a jogatina (problema famoso e que acontece com muita gente) com quedas de até 9 fps! Pelo que já andei lendo em fóruns, parece que tem a ver com cacheamento mal efetuado da memória de vídeo, tanto que é muito comum isto acontecer com usuários da GTS de 320 MB (como eu). No Vista já funciona normal com o 158.43, mas fiquei na dúvida se foi o driver de vídeo que resolveu, ou fato de eu não ter instalado os drivers do chipset (ver. 15.00, que gerava tela azul). Mas, mesmo no Vista, percebi que se estou com um consumo de RAM muito elevado (como já aconetceu), o problema volta a se manifestar. No XP, funciona normal se eu não usar filtros, com isso fica claro pra mim que há um problema meio bizarro mesmo com o buffer de memória.
Rainbow Six Vegas
- Slowdowns, logo no início do jogo, na "pracinha", o negócio pesa mesmo e não imagino que isso seja normal, porque eu já diminuir a qualidade gráfica e o problema persiste.
S.T.A.L.K.E.R
- Slowdows, mas aqui parece natural pelo alto consumo de memória do próprio jogo. No Vista a situação é pior, pois quando acabo de sair do túnel, logo no ínicio, a taxa de frames é muito, mas muito baixa.
Oblivion
- Slowdows, geralmente a taxa é constante, e boa. Mas, existem situações que existe um travamento de 1-2 segundos e o negócio despenca mesmo.
PS1: Problemas que não aconteciam com a 7800 GTX que eu tinha.
PS2: E todos os jogos foram testados com detalhes no máximo e com 16X TSSS AA e 16X AF.
Lendo os tópicos do NVnews e no fórum da NVIDIA, há muita discurssão sobre o cacheamento de memória de vídeo, e por isso esses problemas de slowdowns são muito mais intensos com a GTS de 320 MB. É importante observar que esses problemas não acontecem com todos, dependendo do modelo de placa-mãe. Ou seja, o problema é muito maior do que se supoe, e por isso ainda persiste.