A Biostar X370GT7 AM4 vale a pena?

Galera, fiz o teste aqui no Blender e realmente quando voce meche o mouse tem aquele barulho de coil wine, mas não e alto o suficiente para me incomodar, só escuto quando chego perto do gabinete com o ouvido. Gostaria de saber se isso é defeito, se isso pode ser um sintoma de que minha placa nao vá durar muito tempo, gostaria da opiniao de voces pra ver se eu devolvo ou se isso é coisa normal, seila achei a placa muito boa, mas se for defeito de fabrica creio eu que a devolução seria o mais correto.
 
Última edição:
Poxa, estranho!

Aqui não possuo outro mouse para testar infelizmente, até tenho outro mais é o mesmo modelo que esta com problema de scroll sendo um G403, já testou em outras portas para matar essa duvida ?

Vou tentar aqui em outras portas USB para fins de testes.

Outra duvida alguém aqui já tentou entrar em contato com suporte da Biostar ?
Nessas horas a Biostar poderia ser a Logitech com RMA, Logitech quando acionei o RMA me mandaram um mouse novo =)
Infelizmente isso não vai adiantar nada, entrar em contato com eles.

Solicitei uma informação do porque a máquina não iniciar corretamente com um Overclock estável a 4ghz e quando liga o PC ele perde e precisa resetar a bios, visualizaram e nem a m... me mandaram.
 
Lembrando que meu vídeo é o pior caso MESMO, acho que todos aqui com o coil whine escutariam a mesma coisa nesse workload em específico. E lembrando que é até mesmo possível que todos que compraram a placa recentemente tenham o problema mas não tenham percebido.

Acabei de puxar todos os cabos de usb e áudio aqui, e não mudou em nada. Mas aquele capacitor colado no conector do usb 3.0 ainda me incomoda...

Nem testei agora mas já te digo que sim, o perfil de economia de energia reduz o coil whine, bem como reduzir o pooling rate do mouse. Da mesma forma, ativar o modo sport e fazer um overclock mais pesado gera um ruído insuportável, especialmente em um Ryzen octa-core.


A questão é o seguinte: o que intensifica o coil whine é a potência dissipada pelo processador (no HWMonitor é o valor mostrado em "Package" na seção "Powers"), juntamente com a frequência de operação. Esses dois fatores afetam o campo magnético gerado pelos chokes (indutores do vrm, aqueles cubinhos prateados), que vibram de acordo com a variação nesse campo e geram o som.

A propósito, o vrm dessa placa seria praticamente perfeito se não fosse o uso desses indutores que não tem preenchimento nenhum (ultimamente se tem adotado o uso de indutores preenchidos com cimento ou algo do tipo, para que não vibrem).

Agora, ao ativar o perfil de economia de energia, a potência dissipada diminui. E ao reduzir o pooling rate do mouse, vc reduz a quantidade de interrupções geradas quando o move, ou seja reduz a frequência. É por isso que o ruído fica mais baixo, mas o problema ainda está lá. Quando (e se) descobrirmos a causa desse whine, não vamos mais escutar nada em nenhum caso. E continuo achando que o problema é relacionado à presença de ruído no ground plane vindo da fonte. =p
 

Pois é, foi estranho a forma como a terabyte "empurrou" essas placas. Começou com umas 50 unidades em promoção (foi aí que eu peguei a minha), depois mais umas 100, e depois umas 200 de uma vez (se bem que não sei se eles resetaram o contador). E sempre mantendo o preço de 599, quase metade do valor praticado até então.

Só sei que se não conseguir resolver esse problema vou esperar alguns meses antes de acionar a garantia, para fugir desse lote.

O que me dá esperanças é o relato de que uma placa com coil whine não apresentou o problema quando testada em outro ambiente, o que me leva a pensar que todas as placas possuem as mesmas características e tenha algum fator externo em comum afetando as placas com o whine.

Já tentou desligar o header pra ver se o problema para?

Vou fazer isso pra ver o que acontece.
 
Porquê não fazemos um grupo no Whats pra trocarmos experiências relativo a essa placa?

Meu número se alguém quiser Criar (53) 99241-6288
 
Infelizmente isso não vai adiantar nada, entrar em contato com eles.

Solicitei uma informação do porque a máquina não iniciar corretamente com um Overclock estável a 4ghz e quando liga o PC ele perde e precisa resetar a bios, visualizaram e nem a m... me mandaram.
 


Já tentou desligar o header pra ver se o problema para?

Vou fazer isso pra ver o que acontece.
 
Porquê não fazemos um grupo no Whats pra trocarmos experiências relativo a essa placa?

Meu número se alguém quiser Criar (53) 99241-6288

Seria bacana a ideia, não deixando de relatar aqui também no tópico para que mais pessoas fiquem por dentro e tenha consciência dos problemas que essa placa apresenta.

Talvez o Telegran não seria melhor ? pois nele não a necessidade de adicionar o contato na agenda, não sei se no whatsapp já mudaram isso, faz tempo que não criou grupo e adiciono alguém!
 
Eu no caso não uso Telegram, mas posso instalar pra fazermos isso (com certeza postar lá e aqui no tópico).
 
Pessoal, já é a segunda vez que acontece um problema aqui, fiz over na CPU e Memórias, realizei testes de estabilidade com o Real Bench (1hr), Aida 64 (3h), Cinebench R20 (vários testes) e BFV várias partidas. Desligo o PC e fico alguns dias sem ligá-lo, mas ao ligar ele não dar vídeo, aí tenho que dar clear cmos para voltar a dar vídeo. Alguém já passou por isso?
Edit. Código E8 na placa mãe.
 
Pessoal, já é a segunda vez que acontece um problema aqui, fiz over na CPU e Memórias, realizei testes de estabilidade com o Real Bench (1hr), Aida 64 (3h), Cinebench R20 (vários testes) e BFV várias partidas. Desligo o PC e fico alguns dias sem ligá-lo, mas ao ligar ele não dar vídeo, aí tenho que dar clear cmos para voltar a dar vídeo. Alguém já passou por isso?
Eu...

Estás fazendo overclock pela Aba ONE ou pelos Pstates ?
 
One. Coloquei o código que está aparecendo na placa, E8.
 
O que parece ser problema de memória, tenho que ver se consta esse código no manual. Pode ser por causa do over na memória. Já havia rodado o Memtest e os dois pentes estão normais.
 
One. Coloquei o código que está aparecendo na placa, E8.
Código maldito, zera sua BIOS e faz over pelos Pstates que resolve isso, a minha pra você ter ideia se eu deixar desligado o cabo da fonte ao religar já dá o erro 57 ou E8, mesmo com overclock estavel, depois que mudei o over fazendo por Pstates deu tudo certo e posso desligar sempre sem problemas.
 
O que parece ser problema de memória, tenho que ver se consta esse código no manual. Pode ser por causa do over na memória. Já havia rodado o Memtest e os dois pentes estão normais.
Nem corre atrás disso, vais passar só raiva.
Passei 3 dias nessa e nem a Biostar pode me ajudar.
 
Código maldito, zera sua BIOS e faz over pelos Pstates que resolve isso, a minha pra você ter ideia se eu deixar desligado o cabo da fonte ao religar já dá o erro 57 ou E8, mesmo com overclock estavel, depois que mudei o over fazendo por Pstates deu tudo certo e posso desligar sempre sem problemas.
 

Nem corre atrás disso, vais passar só raiva.
Passei 3 dias nessa e nem a Biostar pode me ajudar.
Valeu pela dica, é tranquilo fazer over por ele?
 
Na minha Bios não tem essa opção AMD Pstate Configuration. Estou com a bios de 03/04/2019 a X370AG304. Onde consigo encontrá-la?
 
Pessoal, já é a segunda vez que acontece um problema aqui, fiz over na CPU e Memórias, realizei testes de estabilidade com o Real Bench (1hr), Aida 64 (3h), Cinebench R20 (vários testes) e BFV várias partidas. Desligo o PC e fico alguns dias sem ligá-lo, mas ao ligar ele não dar vídeo, aí tenho que dar clear cmos para voltar a dar vídeo. Alguém já passou por isso?
Edit. Código E8 na placa mãe.
Frescura da Placa mãe com bios mal otimizada. Minha Gigabyte AB350 Gaming 3 tinha esse problema com minhas Corsairs LPX rodando em over. Rodava perfeitamente por semanas (deixo o pc ligado as vezes 30 dias direto). Era só dar um cold boot que ferrava. Não tive esse problema quando troquei pra minha Gigabyte X370 Gaming 5.
 
Alguém conseguiu forçar o BCLK ficar em 100Mhz? quando eu coloco na primeira opção, 100.4, a frequencia do processador fica muito menor que a default e o over da memoria vai para 2400.
 
Consegui reduzir 40% do coil whine "No problema especifico com software blender ao realizar movimentos com o mouse" diminuindo a taxa de polling do mouse, no caso aqui uso um logitech G403 sempre usei em 1000 e apenas descendo para 125 que ele diminuiu esses 40%, mais ainda permanece coil whine, agora em 1000 é insuportável conforme mostrei no vídeo.

Só que ai que esta não manjo muito de taxa de polling, e pelo que pesquisei isso se refere a precisão do ponteiro do mouse, é isso mesmo ? ou seja essa "meia gambiarra" se caso diminuir realmente a precisão do ponteiro, para mim que trabalho com modelagem 3D talvez vai atrapalhar minha precisão no trabalho ao selecionar pontos e etc.
é surreal acredita que a taxa de polling do mouse influencia de forma brusca no coil whine :damn:
 
Não consigo encontrar a opção Pstate na Bios, segue telas da aba ONE e versão Bios.

 
Última edição:
Consegui reduzir 40% do coil whine "No problema especifico com software blender ao realizar movimentos com o mouse" diminuindo a taxa de polling do mouse, no caso aqui uso um logitech G403 sempre usei em 1000 e apenas descendo para 125 que ele diminuiu esses 40%, mais ainda permanece coil whine, agora em 1000 é insuportável conforme mostrei no vídeo.

Só que ai que esta não manjo muito de taxa de polling, e pelo que pesquisei isso se refere a precisão do ponteiro do mouse, é isso mesmo ? ou seja essa "meia gambiarra" se caso diminuir realmente a precisão do ponteiro, para mim que trabalho com modelagem 3D talvez vai atrapalhar minha precisão no trabalho ao selecionar pontos e etc.
é surreal acredita que a taxa de polling do mouse influencia de forma brusca no coil whine :damn:

Cara, só por descargo de consciência, tem como tu testar o pc sem HD?
Acontece que aqueles barulhos dos videos que postaram, pelo menos pelo vídeo, ta mais parecido com barulho de HD, e eu tenho um notebook XPS 15 que tinha esse mesmo barulho por exemplo quando eu arrastava a linha do tempo em um editor de video. Quando troquei por um SSD não tive mais esse problema.

Já falei disse aqui outras vezes, nem sei se todos com o mesmo barulho tem HD, mas no teu caso, se der pra fazer esse teste só pra eliminar isso...

Sei lá.

Abrçao.
 
Ontem montei a GT7 com o atlhon 200ge que estou usando temporariamente e fui contemplado com a bios desatualizada... watercooler, hd e ventoinhas ligam, os botões power e reset da placa ficam acesos continuamente, e o display não acende.

solicitei um boot kit no site da AMD, agora resta esperar...
 
2IkJycM.jpg
LTwkd0z.jpg
N0tYP94.jpg
NcR94ln.jpg
QWw0H6v.jpg
4OiMElx.jpg

 
Amigos, como postar em tamanho reduzido as imagens estão gigantes, faz séculos que não postava no fórum por isso não lembro.
 
2IkJycM.jpg
LTwkd0z.jpg
N0tYP94.jpg
NcR94ln.jpg
QWw0H6v.jpg
4OiMElx.jpg

 
Amigos, como postar em tamanho reduzido as imagens estão gigantes, faz séculos que não postava no fórum por isso não lembro.

Qual sua placa-mãe e versão da BIOS? na minha X370GT7 não tem esse menu "Cusom Pstate"...
 
Amigos, como postar em tamanho reduzido as imagens estão gigantes, faz séculos que não postava no fórum por isso não lembro.
Tenta usar thumbnail normalmente tem nas opções de links
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo