A influência da CPU nos jogos [Famoso Gargalo]

BlueControl

Banido
Banido
Os nossos colegas do site VR-Zone tentaram evidenciar uma eventual limitação do processador nos jogos em resoluções de 1680, 1920 e 2560.

Para tanto, eles utilizaram um Core i7 com freqüências variando de 1392 a 4000 MHz, e tudo isso impulsionado por 3GB DDR3 e uma GTX280. Para temperar tudo, o antialiasing foi acrescentado com o real objetivo de saturar a GPU, principalmente na resolução 2560.

Uma leitura pra lá de interessante!

@ Minha Opiniao

Pelo menos com o i7 (nada superior aos PII e C2D e C2Q nos jogos) a 2.4 some o gargalo no Crysis e a 2.2 no FC2. Gargalo nao existe em resolucoes altas acima de 1680x1050. :lol: quem invento essa de gargalo eh um NERD pra vende + CPU soh pode. Ate agora somente GTA IV pede bastante clock.

Fonte: ForumPCS/ www.forumpcs.com.br
 
Pô, véio, postou uma notícia copiada e colada de outro site sem fonte.

Assim fica complicado manter esse tópico aberto.
 
Eu tambem acho estrnaho esse negociod e gargalo..

Como 4 nucleos de 2.4GHz(Q6600) pode nao conseguir empurrar uma GTX295 por exemplo..

Eu vou querer aprender a mexer com over e fazer testes aqui,a partir da hora que u nao sentir mais diferenca eu nao aumento mais o clock..
 
BlueControl,

Boa-noite,

Sobre o tópico:

Passando meu Q6600 de stock (2.4GHz) para um overclocking (3.6GHz) os FPS mudaram de A para B nos seguintes jogos.

- GRID (A) 80FPS average (B) 100FPS average.

- Crysis (A) 25FPS average (B) 45FPS average.


Conheço tu de um outro post, não lembro se foi MP ou postou no meu tópico mas vai uma dica de amigo e espero que não me interprete mal.

Teu comentário lá em cima sobre "quem invento essa de gargalo eh um NERD pra vende + CPU soh pode. Ate agora somente GTA IV pede bastante clock.", recomendo tomar cuidado ao se expressar dessa maneira.

Todos gostamos de tecnologia e coisas novas sejam elas verdadeiras ou apenas mais um mito. Invariavelmente tendo uma assinatura sobre PC e participando da área de HARDWARE do Adrenaline, você também é um NERD (ou Geek), portanto temos de saber que ser um NERD não é crime tampouco ruim. Este termos já está batido. Respeitemos fatos já comprovados independente da fonte.

Sobre o tópico novamente, só citando os exemplos acima creio que há algo crível nisso tudo. Cada um utiliza a CPU própria como bem entender. Eu vou até onde posso extrair de meu investimento.

Forte abraço e segue o tópico independente do meu post.


Tony M.
 
Eu entendo sua opiniao, mas os Nerds que me refiro eh do tipo que diz tirar gargalo de uma 9600GT somente com um E8400 a 4GHz pra cima, essa VGA ja foi tao boa assim.
 
...

Gargalo em altas resolução é realmente mais mito do que realidade.

Para a grande maioria dos jogos, muito melhor um C2D E8600 + GTX 295 do que um I7 920 + GTX 260.

Geralmente jogos de corrida exigem um pouco mais de processador.

E Tony, você está dizendo que com um OC de processador você ganhou 80% de desempenho no Crysis?
Vai me desculpar mas eu acho que você fez algo de MUITO de errado no teste.
Que resolução/AA você usou?

de 80 para 100 fps em um jogo de corrida é até normal. Mas não faz nenhuma diferença em jogabilidade e sem dúvida a diferença diminui conforme a resolução/AA aumenta.
 
Em Crysis foi um ótimo ganho.

Mas 2.4 para 3.6 sao 1.2GHz ou seja 50% a mais nos clocks..

Acho que nao compensou esse ganho no Grid que ja estava com 80FPS..

Realmente, a galera faz over se achar que deve fazer..

Eu tentarei no meu, mas se por exemplo a diferenca entre 3.8 e 4GHz for de 5FPS, nao compensa em minha opiniao..

Eu acho estrnaho tambem jogos de corrida usarem mais CPu, aqui no NFS Pro Street chega a 100% meu CPU..
 
...

Quando eu digo que é mais mito do que realidade não me entendam mal. Um x2 3600+ realmente limita uma placa do nível de uma GTX 295 heheh.

Só que um c2d com um over baixo (20-30%) já é suficiente para se ter um excelente uso de uma GTX/HD48XX.
Obvio que um c2d vai segurar um SLI de GTX 295.


Eu acho que o único jogo que realmente tem uma mudança clara na jogabilidade com um processador TOP é o GTA 4.
 
Exatamente galera,

Acima de 60FPS tanto faz se está 400FPS, ou 61FPS, mas eu fiz só pra ver mesmo. Invariavelmente à partir de um FPS maior as chances de que os FPSs caiam pra menos de 60, utilizando OC, se torna menor. Isso é lógica.

Quanto ao ganho de FPS ele foi real sim, tanto em Crysis quanto em GRID. Foi só uma opinião.

Para conhecimento Cramenic, na época eu tinha a HD 4870 e sim, atesto que foi de 25FPS de média pra 40~45FPS.

Config usada: 1360x768 HD AA4x DirectX10 Very High.

EDIT: Complementando, na verdade foi cagada, fiquei testando o botão do gabinete novo quando comprei pra ver o tempo para reset e outras coisas e acabou que o clock caiu pra 2.4GHz stock por algum motivo. Entrei no jogo e pensei: Kct, o que tá ocorrendo??? Aí fui e arrumei pra 3.6GHz novamente caí de costas com a diferença. Só pra constar, já contribuí com o tópico. Sem paciência pra ficar discutindo se desempenho da máquina do vizinho é melhor que a minha.

Abraço!


Tony M.
 
Po, utilizando um processador Core I7, era de se esperar que não existisse gargalo...

Esse processador é caro pacas, se ainda fosse preciso overclockar ele pra deixar os jogos rodando blz ae é demais.

Acredito que esse teste foi sem fundamento. Era melhor ter testado em processadores mais "comerciais", que é o foco da galera aqui do tópico.

Falow
 
Em Crysis foi um ótimo ganho.

Mas 2.4 para 3.6 sao 1.2GHz ou seja 50% a mais nos clocks..

Acho que nao compensou esse ganho no Grid que ja estava com 80FPS..

Realmente, a galera faz over se achar que deve fazer..

Eu tentarei no meu, mas se por exemplo a diferenca entre 3.8 e 4GHz for de 5FPS, nao compensa em minha opiniao..

Eu acho estrnaho tambem jogos de corrida usarem mais CPu, aqui no NFS Pro Street chega a 100% meu CPU..

O problema de gargalo, principalmente no Quad Core, é os jogos não aproveitarem direito mal dois núcleos, imagine 4 :lol::lol:
Por isso a necessidade de subir os clocks, para principalmente melhorar o FPS mínimo, ainda mais em jogo que é mal programado pra burro, tipo Crysis, que não aproveita ao menos minha VGA direito, fica variando entre 85% e 95%, enquanto Devil May Cry 4 fica nos 99~100% :lol:
 
@ Minha Opiniao

Pelo menos com o i7 (nada superior aos PII e C2D e C2Q nos jogos) a 2.4 some o gargalo no Crysis e a 2.2 no FC2. Gargalo nao existe em resolucoes altas acima de 1680x1050. :lol: quem invento essa de gargalo eh um NERD pra vende + CPU soh pode. Ate agora somente GTA IV pede bastante clock.

Fonte: ForumPCS/ www.forumpcs.com.br


"Pelo menos com o i7 (nada superior aos PII e C2D e C2Q nos jogos)"

Pera lá, né amigão! O i7 960 extreme faz uma diferença em jogos sim! :wave:

"Ate agora somente GTA IV pede bastante clock."

Jogos que pedem bastante CPU e quase não usam como deveriam a GPU geralmente são PORTS mal feitos.
 
BlueControl,

Boa-noite,

Sobre o tópico:

Passando meu Q6600 de stock (2.4GHz) para um overclocking (3.6GHz) os FPS mudaram de A para B nos seguintes jogos.

- GRID (A) 80FPS average (B) 100FPS average.

- Crysis (A) 25FPS average (B) 45FPS average.


Conheço tu de um outro post, não lembro se foi MP ou postou no meu tópico mas vai uma dica de amigo e espero que não me interprete mal.

Teu comentário lá em cima sobre "quem invento essa de gargalo eh um NERD pra vende + CPU soh pode. Ate agora somente GTA IV pede bastante clock.", recomendo tomar cuidado ao se expressar dessa maneira.

Todos gostamos de tecnologia e coisas novas sejam elas verdadeiras ou apenas mais um mito. Invariavelmente tendo uma assinatura sobre PC e participando da área de HARDWARE do Adrenaline, você também é um NERD (ou Geek), portanto temos de saber que ser um NERD não é crime tampouco ruim. Este termos já está batido. Respeitemos fatos já comprovados independente da fonte.

Sobre o tópico novamente, só citando os exemplos acima creio que há algo crível nisso tudo. Cada um utiliza a CPU própria como bem entender. Eu vou até onde posso extrair de meu investimento.

Forte abraço e segue o tópico independente do meu post.


Tony M.

Na real um NERD é um CDF, mas a sociedade atual resolveu taxar NERD como alguem que fique muito tempo envolvido com coisas relacionadas a informática.

mas deixa pra la, vamos ao tópico, hehe
 
O gargalo se da exclusivamente ao fps minimo, ja postei testes aqui com minha maquina.

Quad stock e com over e os minimos aumentaram mais de 120% no crysis.
 
Bom galera esse já é um assunto bastante antigo no forum,mas vamos aos fatos:
como o tony montana disse,aqui vai minha experiencia pra mostrar que até processadores low ganham com oc:
crysis warhead stock fazia 23fps de media (1440x900 aax2) e a 3.6ghz faz 41, ficando sempre entre 31 e 60fps no high claro,dx10 (1440x900 aax2).
Agora a 3.8ghz sobe cerca de 4fps,e a 4ghz faz apenas 5~6fps a mais,na media é bom,mais pra mim não compensa devido ao consumo e temperatura pelo - no meu caso.
O que eu quero dizer é clock realmente importa,e quanto melhor o processador acho que uma melhor media vc vai ter,além de fps mais estaveis.
Cada um com sua opinião sobre o assunto,mais uma cpu a 2.66ghz gargala até uma 8800gt (digo isso pq tinha um e6750 e uma 8800gt... e depois para 3.2ghz rendia muito mais).

Abraço galera.
 
Pessoal ja distorce as coisas, mentalidade ta complicada, eu ME REFERI A ALTAS RESOLUCOES ACIMA DE 1600x1000. ABAIXO DISSO eh claro que a CPU faz diferenca.
 
O problema de gargalo, principalmente no Quad Core, é os jogos não aproveitarem direito mal dois núcleos, imagine 4 :lol::lol:
Por isso a necessidade de subir os clocks, para principalmente melhorar o FPS mínimo, ainda mais em jogo que é mal programado pra burro, tipo Crysis, que não aproveita ao menos minha VGA direito, fica variando entre 85% e 95%, enquanto Devil May Cry 4 fica nos 99~100% :lol:

Entao é os jogos que gargalam :lol::lol::lol:

Cheguei a pensar nisso tambem, bom saber, entoa ATUALMENTE um quad-core demorará bastante tempo para ser considerado ruim..

Um C2D a 4GHz ta excelente..
 
Pessoal ja distorce as coisas, mentalidade ta complicada, eu ME REFERI A ALTAS RESOLUCOES ACIMA DE 1600x1000. ABAIXO DISSO eh claro que a CPU faz diferenca.

Quanto maior a resolução e filtros o game se torna gpu bond.

E nesse caso o gargalo será a vga!
 
Acho que o pessoal gosta dessa palavra, a VGA vai gargalar o que? Ela nao vai ter poder para rodar o jogo nessa resolucao, nao vai ser um gargalo, aqui rodo a 1920 numa boa com o C2D E4300 a 3GHz, mas eu baixo a resolucao pra 1440 ou 1680, ai ja mostra uma certa limitacao, meu E8600 de um GAS enorme, mas nao o suficiente, essa mobo podre mas nao vem ao caso, agora estou esperando meu Phenom II 955 para ver se eu estava perdendo muito.
 
Acho que o pessoal gosta dessa palavra, a VGA vai gargalar o que? Ela nao vai ter poder para rodar o jogo nessa resolucao, nao vai ser um gargalo, aqui rodo a 1920 numa boa com o C2D E4300 a 3GHz, mas eu baixo a resolucao pra 1440 ou 1680, ai ja mostra uma certa limitacao, meu E8600 de um GAS enorme, mas nao o suficiente, essa mobo podre mas nao vem ao caso, agora estou esperando meu Phenom II 955 para ver se eu estava perdendo muito.

Acho que vc não entendeu, resolução baixa dependente do cpu e resolução alta dependente da gpu.

O que pode não ser regra, no caso tenho um bom cpu o que não gargala a vga, mas em altas resoluções o meu gargalo é a vga.

No seu caso o gargalo é em baixas resoluções em alta não terá tanta influência.

Mas pra falar a verdade um bom cpu a 3.0 é suficiente pra qualquer vga, independente da resolução.
 
Sim, mas o que causaria para a VGA se tornar o gargalo?

Tipo, no meu caso, se eu for rodar crysis 1920 @ very high a vga não vai aguentar vai lagar tudo, isso se torna o gargalo da vga!

E nesse caso o cpu nada vai influenciar, entende?
 
Gargalo sempre vai existir ou de CPU ou de VGA em qualquer maquina.
Hehehe!
Por isso só vou trkar de processador ano que vem.
 
Entendo, mas ai EU nao considero gargalo, isso ai ja eh que a VGA eh fraca para rodar nessa resolucao, ela nao foi feita para rodar acima de 1680x1050.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo