[TÓPICO OFICIAL] Acer Aspire Nitro 5


Bacana. Pelo que li é simples de fazer...

Ainda vou usar seus números pra chegar em algo estável, pois também tenho o 7700HQ

Fiz undervolt na cpu pelo intel xtu e na gpu pelo msi afterburner, e jogando far cry 4 durantes horas a temp da cpu se manteve estavel perto dos 73 graus com breves picos de 77, e da gpu por volta dos 65 graus.
Eu comprei um ssd evo 970 250gb no aliexpress, funcionou perfeitamente e esta entregando o desempenho prometido.

Show!

Samsung tá caro demais, não rola!

Peguei um chinês nvme que pelo que vi o pessoal relatando atingiu ótimas velocidades, e pelo preço, não tem o que falar!

Fiz undervolt em -150 com o XTU e diminui o TDP de 45W para 15W. Jogo CS:GO com a temperatura da CPU em 70º~75ºC, nunca passa de 80ºC. GPU por volta dos 60º~62ºC.

Alguns dias atrás eu jogava com undervolt em -135 e TDP original de 45W e a temperatura da CPU ficava 77º~80ºC, com alguns picos instantâneos em 85~88, mas sem thermal throttling. Depois que baixei o TDP ajudou MUITO e não perdi desempenho em jogos.

Como eu utilizo o Windows somente pra jogar, não sei te dizer se diminuir o TDP de 45 pra 15 afeta no dia-a-dia, mas nos jogos não me afetou em nada, até porque o clock da CPU continua nos 3.5GHz.

Seguiu algum guia pra fazer com o XTU?
 
Seguiu algum guia pra fazer com o XTU?

Sim, o Dan Ferreira explica muito bem sobre isso e como fazer, é bem simples mesmo:

1 - Undervolt:

2 - TDP: (este é um vídeo mais complexo q ele explica muita coisa que não se aplica só ao notebook, então recomendo assistir com atenção do início ao fim)
 
escolha é sua e não me afetará em nada pois eu já fiz a MINHA escolha

Então, não entendi o porquê de você mandar isso pra mim, já que o quote foi pra ele, que havia perguntado. Aparentemente, ele não conhecia o Windows e quis alertá-lo. Quanto a você, estava bem explícito que já usava e compreendia todos os riscos e que minha opinião não iria afetar em nada sua escolha. Não sei nem porque estou tendo que explicar isso, talvez por me preocupar com outras pessoas etc. Um grande abraço :D
 
Então, não entendi o porquê de você mandar isso pra mim, já que o quote foi pra ele, que havia perguntado. Aparentemente, ele não conhecia o Windows e quis alertá-lo. Quanto a você, estava bem explícito que já usava e compreendia todos os riscos e que minha opinião não iria afetar em nada sua escolha. Não sei nem porque estou tendo que explicar isso, talvez por me preocupar com outras pessoas etc. Um grande abraço :D

Verdade. Talvez tenha soado agressivo. Desculpe.
O que eu quis dizer é o seguinte. Não recomendo o windows LTSB ou LTSC para todos. Apenas para os que tem problemas com as versões normais (home ou pro) do windows 10. Por algum motivo que ainda não consegui identificar as versões normais do windows causam grandes problemas de desempenho em algumas maquinas. Nestes casos vale a pena tentar usar o Windows LTSB. Nas minha experiencia, na vasta maioria dos casos que as pessoas tinham problemas de desempenho com o windows home/pro a instalação do LTSB 2016 resolveu.
Vou te dar um exemplo real. Na minha família temos 3 notes destes Acer nitro V. No meu que é core i7 e GTX 1050 Ti não há problema algum na versão home, e eu uso a versão 1809. Nos meus familiares, que são 2 com core i5 e GTX 1050 fica um lixo com o windows home ou pro, com quedas de desempenho e micro travamentos. Isso instalando através do mesmo pen drive, com os mesmíssimos drivers. Por algum motivo bizarro, quando instalo o windows LTSB nestas maquinas os problemas simplesmente desaparecem. Então nestas duas maquinas eu instalei o LTSB e comprei uma chave barata lixo destas no ML (pois se tivesse para vender pela própria microsoft eu compraria). O windows está ativado sem cracks. É legalizado? Claro que não, pois estas versões de windows não deveriam ser instaladas nestas maquinas. Mas até o presente momento esta foi a unica solução que eu encontrei para resolver o problema. Uma coisa te digo. Não é problema do driver da nvidia. Então trocar o driver não vai resolver. Parece para mim, e observe que o verbo é parece, que tem alguma coisa a ver com a central de jogos do windows, que não existe na versão LTSB. Aliás este problema não acontece também no windows 10 home 1607. Só que não da para instalar esta versão porque o lixo do windows update depois de um tempo, por mais que você tente, sempre atualiza para a versão mais recente do windows.
 
todo tópico que vejo de notebook gamer é a mesma coisa, tanto o dell, quanto o acer, quanto o samsung precisam de "gambiarra" pra ser usado satisfatoriamente

queria um notebook com no mínimo um i5, gtx 1050 e 16gb de ram, mas eu desanimo quando vou ler os tópicos oficiais destes rsrs

a minha pergunta é se existe um notebook com essas configs aqui no brasil, sem que precise fazer undervolt, repaste, essas coisas?
 
todo tópico que vejo de notebook gamer é a mesma coisa, tanto o dell, quanto o acer, quanto o samsung precisam de "gambiarra" pra ser usado satisfatoriamente

queria um notebook com no mínimo um i5, gtx 1050 e 16gb de ram, mas eu desanimo quando vou ler os tópicos oficiais destes rsrs

a minha pergunta é se existe um notebook com essas configs aqui no brasil, sem que precise fazer undervolt, repaste, essas coisas?

Na verdade é mais uma questão de prevenção e otimização , pode ser até um PC de 30 mil reais que vai precisar destes procedimentos do msm jeito se quiser extrair o desempenho satisfatório ...
 
todo tópico que vejo de notebook gamer é a mesma coisa, tanto o dell, quanto o acer, quanto o samsung precisam de "gambiarra" pra ser usado satisfatoriamente

queria um notebook com no mínimo um i5, gtx 1050 e 16gb de ram, mas eu desanimo quando vou ler os tópicos oficiais destes rsrs

a minha pergunta é se existe um notebook com essas configs aqui no brasil, sem que precise fazer undervolt, repaste, essas coisas?

Cara, eu também pesquisei muito antes de comprar o meu mês passado. E não encontrei nenhum notebook da mesma categoria que não precise fazer undervolt. O i7-7700HQ é esquentadinho mesmo, coloca ele e mais vários componentes numa mesma caixa, vai esquentar mesmo...

E não é difícil fazer undervolt, não prejudica o hardware, não perde a garantia. Você faz uma vez, configura pra iniciar no logon e pronto, nunca mais precisa olhar o XTU. As minhas temperaturas estão ótimas apenas fazendo isso, não vejo necessidade pra repaste no Nitro 5.

Quanto aos i5, eu não sei te dizer como ele trabalha sem o undervolt, mas ele é bem menos esquentado que o i7. Talvez você encontre um i5 GTX 1050 que funcione normalmente sem undervolt, mas i7 acho muito difícil. Ai entra outro problema: achar um i5 que tenha 16GB de RAM, geralmente só os i7 já vem de fábrica assim. A não ser que você compre o i5 8GB e um pente de memória separado.
 
Cara, eu também pesquisei muito antes de comprar o meu mês passado. E não encontrei nenhum notebook da mesma categoria que não precise fazer undervolt. O i7-7700HQ é esquentadinho mesmo, coloca ele e mais vários componentes numa mesma caixa, vai esquentar mesmo...

E não é difícil fazer undervolt, não prejudica o hardware, não perde a garantia. Você faz uma vez, configura pra iniciar no logon e pronto, nunca mais precisa olhar o XTU. As minhas temperaturas estão ótimas apenas fazendo isso, não vejo necessidade pra repaste no Nitro 5.

Quanto aos i5, eu não sei te dizer como ele trabalha sem o undervolt, mas ele é bem menos esquentado que o i7. Talvez você encontre um i5 GTX 1050 que funcione normalmente sem undervolt, mas i7 acho muito difícil. Ai entra outro problema: achar um i5 que tenha 16GB de RAM, geralmente só os i7 já vem de fábrica assim. A não ser que você compre o i5 8GB e um pente de memória separado.

é o que notei, só tem i7 com 16gb nativo, no mais, quanto seria um preço aceitável num acer nitro 5 igual ao teu da assinatura? vi por 4699
 
é o que notei, só tem i7 com 16gb nativo, no mais, quanto seria um preço aceitável num acer nitro 5 igual ao teu da assinatura? vi por 4699

Comprei por R$4300 no Submarino, mas já vi por R$3900. Dá uma olhada na loja oficial da Acer, geralmente lá é mais barato que em outros lugares.
 

Cara, tava mexendo aqui no TS

Deixei tudo stock e rodei o OCCT num teste rápido e teve pico de 89 graus na CPU.

Baixei pra -135 e rodei o teste de novo, alguns picos de 82 graus.

O problema é que, jogando não vi diferença alguma (testei TW3 brevemente) e as temps se manteram (com picos de 86 graus)

Me interessei de fazer pelo TS porque consigo setar dois perfis, e esse da bateria é interessante pra mim pois vou utilizar o note em outras tarefas.

Mas não é possível, ou eu tô fazendo merda ou comendo bola em alguma coisa. E até onde vi segui tudo que você escreveu no post.

A julgar pelas temps que o pessoal tem conseguido, certeza que tô fazendo algo errado...
 
Última edição:
Cara, tava mexendo aqui no TS

Deixei tudo stock e rodei o OCCT num teste rápido e teve pico de 89 graus na CPU.

Baixei pra -135 e rodei o teste de novo, alguns picos de 82 graus.

O problema é que, jogando não vi diferença alguma (testei TW3 brevemente) e as temps se manteram (com picos de 86 graus)

Me interessei de fazer pelo TS porque consigo setar dois perfis, e esse da bateria é interessante pra mim pois vou utilizar o note em outras tarefas.

Mas não é possível, ou eu tô fazendo merda ou comendo bola em alguma coisa. E até onde vi segui tudo que você escreveu no post.

A julgar pelas temps que o pessoal tem conseguido, certeza que tô fazendo algo errado...

Faz o undervolt da GPU também. Como o heatpipe da CPU e GPU é compartilhado costuma fazer uma grande diferença
 
Faz o undervolt da GPU também. Como o heatpipe da CPU e GPU é compartilhado costuma fazer uma grande diferença

Será que baixa essa diferença toda?

Vou tentar fazer hoje novamente, e adicionar o under na GPU.

Caso não veja melhora como ontem, vou parar o TS e ver com o Intel XTU se consigo algum resultado.

Mas mesmo no TS achei muito estranho pois mesmo dando o "apply immediately" e depois o "turn on" simplesmente não houve mudança nas temperaturas...
 
Comprei por R$4300 no Submarino, mas já vi por R$3900. Dá uma olhada na loja oficial da Acer, geralmente lá é mais barato que em outros lugares.

Po, comprei bem, então...

Peguei ele por 3.887 com cupom + 583,20 do Ame + 311 do Meliuz.

Fazendo a conta "saiu" por 2992 com os rebates.

Ainda relutei bastante em pegar ele (queria o Helios pela 1060) mas nesse preço e com o Helios dando uma diferença de quase 2k fui nele sem pensar muito!
 
Será que baixa essa diferença toda?

Vou tentar fazer hoje novamente, e adicionar o under na GPU.

Caso não veja melhora como ontem, vou parar o TS e ver com o Intel XTU se consigo algum resultado.

Mas mesmo no TS achei muito estranho pois mesmo dando o "apply immediately" e depois o "turn on" simplesmente não houve mudança nas temperaturas...
 


Po, comprei bem, então...

Peguei ele por 3.887 com cupom + 583,20 do Ame + 311 do Meliuz.

Fazendo a conta "saiu" por 2992 com os rebates.

Ainda relutei bastante em pegar ele (queria o Helios pela 1060) mas nesse preço e com o Helios dando uma diferença de quase 2k fui nele sem pensar muito!

quando foi? nesse preço nem pensaria duas vezes rs
 
quando foi? nesse preço nem pensaria duas vezes rs

Dia 24/12

Durante umas duas semanas ficou rolando cupom das lojas B2W, que ainda tava com 15% de volta no AME, e ainda, 8% volta no Meliuz.

Juntei tudo e deu pra pegar nesse preço.

Se for pensar foi um FOW mesmo, comparando com 2100 que paguei no X510UR da Asus.
 
Faz o undervolt da GPU também. Como o heatpipe da CPU e GPU é compartilhado costuma fazer uma grande diferença

Eu segui a dica de fazer o undervolt da GPU mas não consegui nenhuma redução na temperatura. Continou 62º~64ºC quando jogando.

Fiz corretamente?

TasREqE.png



A propósito, sabe me dizer se 62º~64ºC na GPU e 70ºC~78ºC na CPU são temperaturas boas pra durante o jogo?

Valeu.
 
Eu segui a dica de fazer o undervolt da GPU mas não consegui nenhuma redução na temperatura. Continou 62º~64ºC quando jogando.

Fiz corretamente?

TasREqE.png



A propósito, sabe me dizer se 62º~64ºC na GPU e 70ºC~78ºC na CPU são temperaturas boas pra durante o jogo?

Valeu.

Está correto. Se tiver estável em 900 mV está otimo. Quanto as temperaturas até 78º na CPU está muito bom. Não precisa se preocupar.
 
@rmontroni

Você poderia me passar seus arquivos de config do TS? Com os dois perfis configurados que tem no guia...

Fiz aqui o undervolt na GPU Intel, mas não deu toda essa diferença não. Hoje observei picos de 81 graus.

A GeForce caiu bem as temps, ficando em 62 graus quase sempre, realmente a voltagem de trabalho dela é muito exagerada.

O meu problema ainda continua com a CPU, batendo esses (as vezes) mais de 80 graus.

Fiz pelo Intel XTU também e não notei diferença (observando bem percebi até aumento em alguns cores)
 
Mano também estou com quedas de fps em todos os jogos! aqui igual o seu o uso da gpu cai e é insuportável jogar com as travadas, fora que minha tela tá toda vazada, amanhã irei enviar pra garantia e pedir outro, sem condições faça o mesmo

Cara, o que acho que resolveu aqui no meu caso foi reinstalar o driver a partir do zero, apagando tudo da NVIDIA do PC, todas as pastas da NVIDIA em %tmp% e %AppData%, e desinstalando o dispositivo e apagando o driver no gerenciador de dispositivos (depois de reiniciar), até ficar "Adaptador Básico da Microsoft", e só aí instalei o 399.24. E como meu problema era só nos jogos da Steam, reinstalei ele. Ao que parece resolveu o problema, pelo menos no Rise Of The Tomb Raider, joguei por um tempão na bateria e não teve nenhuma queda...
 
É, não resolveu 100%, mas ta muuuuito melhor, tá jogável agora, sem quedas absurdas. Em 1h e meia de jogo caiu 3, 4x no max
 
Eu formatei, instalei o win10 e os drivers, tudo a partir do zero.
Alguém teria os links pros apps da acer pro nitro5 core i7, por favor? Os que achei no site não correspondem aos que vieram original.
 
Galera, só por curiosidade, quanto vale o nitro 5 i5 hoje? com um sdd da wd green de 120gb. comprado em agosto.
 
Galera, comprei um acer nitro 5 75kz, vou colocar um ssd m.2.

Gostaria de saber se tem algum passo a passo de como fazer a instalação limpa do windows 10 no ssd m.2 e todas as configurações necessárias sem afetar e/ou perder qualquer coisa importante do Acer nitro 5.
 
Comprei a versão AN515-51-77FH (i7 8GB 1050 normal), agora vi que tem a versão com 16gb e a 1050 TI por 400 reais a mais, será se da pra trocar? Foi no site da acer. Pensando em pedir o cancelamento, mas só se for muita diferença os 8gb a mais e a 1050 TI.
 
Comprei a versão AN515-51-77FH (i7 8GB 1050 normal), agora vi que tem a versão com 16gb e a 1050 TI por 400 reais a mais, será se da pra trocar? Foi no site da acer. Pensando em pedir o cancelamento, mas só se for muita diferença os 8gb a mais e a 1050 TI.

Se o seu foco é em programas mais pesados ou jogos eu acho que vale a pena os 400 a mais sim viu. Vai fundo.
 
Eu formatei, instalei o win10 e os drivers, tudo a partir do zero.
Alguém teria os links pros apps da acer pro nitro5 core i7, por favor? Os que achei no site não correspondem aos que vieram original.

Qual app você quer?

Eu acho esses apps que vem da Acer bem inúteis... Fosse você nem esquentava com isso.

Galera, comprei um acer nitro 5 75kz, vou colocar um ssd m.2.

Gostaria de saber se tem algum passo a passo de como fazer a instalação limpa do windows 10 no ssd m.2 e todas as configurações necessárias sem afetar e/ou perder qualquer coisa importante do Acer nitro 5.

É só se atentar pra baixar a ISO da versão correta do sistema que vem nele (W10 Single Language snme) que não tem erro. A key tá na BIOS então o Windows já vai subir ativado.

Comprei a versão AN515-51-77FH (i7 8GB 1050 normal), agora vi que tem a versão com 16gb e a 1050 TI por 400 reais a mais, será se da pra trocar? Foi no site da acer. Pensando em pedir o cancelamento, mas só se for muita diferença os 8gb a mais e a 1050 TI.

Se você estiver visando ficar com ele um bom tempo, eu acho que vale sim. Principalmente com a VGA onde não há como fazer upgrade.

Vai fundo.
 
Bom dia pessoal, tenho o Nitro 5 versão i5 com a gtx 1050.
Quero fazer teste com esse undervolting só que na GPU!
Para fazer esse procedimento, é apenas o programa MSI Afterburner?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo