[TÓPICO OFICIAL] Acer Aspire Nitro 5

Essa diferença de consumo se deve às cargas de cada aplicação que são diferentes.
Por exemplo, em dois benchmarks que exigem 100% de uso da GPU constantemente o consumo pode ser mais alto em um deles devido as cargas específicas de cada um.
O Kombustor ou Furmark têm uma carga sintética que exige mais das GPUs do que outros benchmarks ou games.
Até mesmo entre dois games diferentes hipoteticamente mantendo exatamente o mesmo percentual de uso da GPU um deles pode exigir um consumo.maior que outro. Depende da carga específica de cada um.

Algo que poucos comentam é que o que realmente conta para o desempenho é o clock efetivo da GPU e esse método de ajuste que está usando, muitas vezes, faz com que o salto entre o clock e a tensão seja grande demais e isso faz com que o clock efetivo não consiga acompanhar o clock definido na curva.

Neste método às vezes se consegue um ponto "mágico", com alto clock em boa tensão, estável, mas na realidade o clock efetivo está quase 10% abaixo...

Não é impossível de ajustar, mas demanda certa paciência e testes.
Tem um vídeo muito esclarecedor a respeito:


Muito interessante esse vídeo, eu não conhecia essa questão do clock efetivo, e eu estou tentando fazer meu undervolt/overclock exatamente como ele mosta ser pior, kkkkkkkkk.

Nos comentários eu vi ele postando um link de outro vídeo dele, onde ele ensina usar o Nvidia smi para travar o clock e deixar a tensão flutuante, assim travando um clock e aumentando o clock off-set se consegue um undervolt. Achei interessante e vou testar.
O vídeo é esse:
 
Muito interessante esse vídeo, eu não conhecia essa questão do clock efetivo, e eu estou tentando fazer meu undervolt/overclock exatamente como ele mosta ser pior, kkkkkkkkk.

Nos comentários eu vi ele postando um link de outro vídeo dele, onde ele ensina usar o Nvidia smi para travar o clock e deixar a tensão flutuante, assim travando um clock e aumentando o clock off-set se consegue um undervolt. Achei interessante e vou testar.
O vídeo é esse:

O método que muitos usam para fazer overclock com undervolt é simplesmente fazer o overclock do clock na janela principal do Afterburner, por exemplo 200MHz.
Isso vai jogar toda a sua curva 200MHz pra cima. Aí você define o clock ideal de acordo com a tensão desejada e achata a curva neste ponto fazendo, assim, undervolt.

No seu caso, suponhamos que na sua curva original em 800mV o clock é 1560MHz.
Com o overclock de 200MHz no mesmo ponto de 800mV seu clock agora é de 1760MHz.
Agora você pega este ponto e achata a curva fazendo com que o clock e tensão máximos sejam 1760MHz e 800mV.
Esse método resolve a questão do clock efetivo ficar pra trás, mas, ao mesmo tempo, limita um pouco mais o overclock pois quanto mais baixa a tensão mais sensível ao aumento de clock a curva vai ser e neste método todos os pontos da curva, desde os 700mV até o ponto máximo definido, sofre overclock.
 
Última edição:
Tive problemas com a tela do meu aspire 3 ficando preta do nada, o que resolveu foi sair do Windows 10 e ir para o windows 11, alguns updates resolveram.
Neste meio tempo eu passei a usar Linux em dual boot, mas apos os updates Para o Windows 11 nao deu mais problema.
 
Pessoal meu Acer Nitro esta falhando algumas teclas do lado esquerdo do teclado. Tem hora que tem ficar clicando varias vezes ou apertando forte pra sair a letra, aí volta funcionar e depois para novamente. Alguem ja passou por isso ?

Trocando o botão resolve ou tem que trocar o teclado todo ?
 
O método que muitos usam para fazer overclock com undervolt é simplesmente fazer o overclock do clock na janela principal do Afterburner, por exemplo 200MHz.
Isso vai jogar toda a sua curva 200MHz pra cima. Aí você define o clock ideal de acordo com a tensão desejada e achata a curva neste ponto fazendo, assim, undervolt.

No seu caso, suponhamos que na sua curva original em 800mV o clock é 1560MHz.
Com o overclock de 200MHz no mesmo ponto de 800mV seu clock agora é de 1760MHz.
Agora você pega este ponto e achata a curva fazendo com que o clock e tensão máximos sejam 1760MHz e 800mV.
Esse método resolve a questão do clock efetivo ficar pra trás, mas, ao mesmo tempo, limita um pouco mais o overclock pois quanto mais baixa a tensão mais sensível ao aumento de clock a curva vai ser e neste método todos os pontos da curva, desde os 700mV até o ponto máximo definido, sofre overclock.
Testei várias formas de undervolt e undervolt com overclock, testei pelo MSI ajustando as curvas de várias e várias formas. Testei criando o arquivo .bat nvidia-smi para travar a frequência, testei travando a frequência e variando a curva de tensão, enfim. Usei o 3Dmark para os testes. O melhor resultado que eu consegui foi 1725Mhz @ 800mV usando o atalho lock (L) no msi, sem esse atalho ela não aplica a frequencia, continua mostrando 1410Mhz no msi e no nitro sense, com o atalho lock ao aplicar a frequencia muda para os 1725Mhz. Essa configuração rendeu 11.257 pontos gerais e 11.661 pontos gráficos no 3Dmark, com a configuração orignal faz 10.923 pontos gerais e 11.204 pontos gráficos, pouca diferença de performace mas muita diferença de temperatura. Acredito que da pra ir além na performace mas já estou cansado de testes, agora é aplicar a configuração, desligar o riva e curtir.

Um outro bug que encontrei usando o windows 10, o notebook simplesmente não consegue ficar suspenso. Coloco para suspender, ele desliga a tela, desliga as ventoinhas, mas em 2 segundos liga tudo de novo como se eu tivesse dado o comando para sair da suspensão.

Estava cogitando aplicar metal liquido nele mas desisti por hora, com base nos relatos que eu li aplicando metal liquido as temperaturas ficariam aproximadamente 3~4°C mais baixas do que eu estou tendo agora, pra mim não vale o risco/custo/trabalho.
 
Fala Galera do Adrenaline!

Estou planejando fazer um upgrade de memória RAM no meu notebook Acer Nitro 5, que possui um processador Ryzen 5 5600H e uma GPU NVIDIA GTX 1650 4GB. Estou em dúvida entre duas opções e gostaria de ouvir suas opiniões e experiências para tomar a melhor decisão.

As opções que estou considerando são:

Corsair Vengeance SODIMM 32GB (2x16GB) 3200MHz DDR4 CL22

  • Preço: R$ 549,99
  • Latência testada: 22-22-22-53
  • Velocidade testada: 3200 MT/s
  • Tensão testada: 1,20V

Rise Mode 16GB 3200Mhz CL16 DDR4 (Comprando 2 para totalizar 32GB)

  • Preço por módulo: R$ 185,99 (Total: R$ 371,98)
  • Latência: 16-18-18
  • Velocidade: 3200Mhz
  • Tensão: 1.2V
Estou inclinado a escolher a Rise Mode, principalmente por ter uma latência mais baixa (CL16 vs CL22 da Corsair) e um preço mais acessível. No entanto, estou ciente de que o Ryzen 5 5600H se beneficia de memórias de alta frequência e baixa latência. Também sei que a GTX 1650 pode ser o fator limitante em jogos mais pesados, o que me faz questionar se a diferença de desempenho entre as memórias seria notável.

Minhas principais perguntas são:

  • Haverá uma diferença significativa de desempenho em jogos e multitarefas entre as duas opções?
  • A latência mais baixa da Rise Mode oferecerá benefícios tangíveis considerando meu hardware específico?
  • Existe alguma consideração adicional que eu deveria ter em mente?

Agradeço antecipadamente por qualquer insight ou experiência pessoal que vocês possam compartilhar!
 
Galerianha!!! ... Ontem eu descobri como acessar várias das funções avançadas da bios do Acer Nitrão AN515-46 .

Eu resolvi pesquisar naquele fórum russo 4PDA para ver se lá tinha alguma tinha alguma novidade sobre esse notebook , como um update bios novo ou se tinha alguma solução para o bug da USB 3.1( USB 3.0) que fica perto das luzes de power/bateria e que é manifestado no Windows 10. Graças ao acesso as guias avançadas da bios felizmente eu consegui resolver o problema da porta USB citada de forma paliativa desativando a função 3.1 dessa porta USB em especifico. Os dispositivos 3.1 continuam funcionando nessa porta mas limitados a 2.0, coisa que não acontecia antes. Infelizmente a solução definitiva só vai ser possível quando sair em alguma uma bios nova no futuro.

A localização de onde está a função na bios é na aba AMD CBS / FCH Common Options / USB Configuration Options / USB3 3.1 port enable / USB 3.1 port 0 [ Disable ] . O original é [ Auto].

Muito cuidado ao mexer nas guias avançadas, porque tem função que pode fazer com que o notebook brick, obrigado a pessoa a resetar a bios removendo a bateria da CMOS . Não são todas as funções que funcionam. Para descobrir tem que ir na tentativa e erro.

Abaixo eu estou deixando o link do post do usuário lá do 4PDA que comentou sobre como acessar as configurações avançadas, inclusive ele estava tentando resolver o problema da suspensão bugada .... Link . Lá tem fotos de varias das funções debloqueadas da bios. O Navegador do Edge é bom para traduzir os textos Russos sem c4g4r muito com o layout do site.

Infelizmente eu não cosnegui fazer o download do link do arquivo que faz acessar a bios avançada que o rapaz postou lá 4DPA, não sei se tem que estar logado para baixar ele, mas eu montei o meu arquivo usando um aquivo de boot similar que eu já tinha tentado usar para ver se conseguia desbloquear, só atualizei esse boot usando o arquivo disponiblizado no Github Link ( Aqui tem os arquivos para desbloquear a bios de outros modelos de notes da Acer. ) . O link do Github é da pessoa que fez o arquivo do desbloqueio.

E aqui eu estou deixando os arquivos prontos que eu upei no MediaFire e não sei dizer até quando ele vai ficar disponivel.. Pra usar ele, basta extrair o conteúdo dentro da raiz de um pendrive e posteriormente dar boot igual como faz para formatar o sistema, o processo de boot demora um pouquinho,as mas assim que completar ele já vai carregar direto na bios já com as funções desbloqueadas. Link . O deslobloqueio só funciona se der o boot usando o pendrive. Sem o pendrive a bios vai ficar com as funções escondidas . Toda vez que quiser modificar uma função avançada , vai ter que usar o pendrive.

Sobre o Bug da suspensão, lá nos posts do 4PDA eu vi um pessoal comentando que ele se manifesta se tiver alguma tela conectada na porta HDMI do note. Aqui eu não testei isso porque eu ainda não usei o meu note pela HDMI.

Edit: 13/01/2024 ---- 23:03
Pesquisando melhor sobre o bug da suspensão.... Parece que não é um bug não. Pelo que eu entendi esse lance do note ficar com as fans ligadas durante a suspensão parece ser uma característica do modo moderno de suspensão S0 presentes no Win10 e Win11 . Eu tentei forçar o uso do modo se suspensão S3 usando o meu avançado da bios, o note suspende, mas não ao acordar ele trava em uma tela preta.
 
Última edição:
Galerianha!!! ... Ontem eu descobri como acessar várias das funções avançadas da bios do Acer Nitrão AN515-46 .

Eu resolvi pesquisar naquele fórum russo 4PDA para ver se lá tinha alguma tinha alguma novidade sobre esse notebook , como um update bios novo ou se tinha alguma solução para o bug da USB 3.1( USB 3.0) que fica perto das luzes de power/bateria e que é manifestado no Windows 10. Graças ao acesso as guias avançadas da bios felizmente eu consegui resolver o problema da porta USB citada de forma paliativa desativando a função 3.1 dessa porta USB em especifico. Os dispositivos 3.1 continuam funcionando nessa porta mas limitados a 2.0, coisa que não acontecia antes. Infelizmente a solução definitiva só vai ser possível quando sair em alguma uma bios nova no futuro.

A localização de onde está a função na bios é na aba AMD CBS / FCH Common Options / USB Configuration Options / USB3 3.1 port enable / USB 3.1 port 0 [ Disable ] . O original é [ Auto].

Muito cuidado ao mexer nas guias avançadas, porque tem função que pode fazer com que o notebook brick, obrigado a pessoa a resetar a bios removendo a bateria da CMOS . Não são todas as funções que funcionam. Para descobrir tem que ir na tentativa e erro.

Abaixo eu estou deixando o link do post do usuário lá do 4PDA que comentou sobre como acessar as configurações avançadas, inclusive ele estava tentando resolver o problema da suspensão bugada .... Link . Lá tem fotos de varias das funções debloqueadas da bios. O Navegador do Edge é bom para traduzir os textos Russos sem c4g4r muito com o layout do site.

Infelizmente eu não cosnegui fazer o download do link do arquivo que faz acessar a bios avançada que o rapaz postou lá 4DPA, não sei se tem que estar logado para baixar ele, mas eu montei o meu arquivo usando um aquivo de boot similar que eu já tinha tentado usar para ver se conseguia desbloquear, só atualizei esse boot usando o arquivo disponiblizado no Github Link ( Aqui tem os arquivos para desbloquear a bios de outros modelos de notes da Acer. ) . O link do Github é da pessoa que fez o arquivo do desbloqueio.

E aqui eu estou deixando os arquivos prontos que eu upei no MediaFire e não sei dizer até quando ele vai ficar disponivel.. Pra usar ele, basta extrair o conteúdo dentro da raiz de um pendrive e posteriormente dar boot igual como faz para formatar o sistema, o processo de boot demora um pouquinho,as mas assim que completar ele já vai carregar direto na bios já com as funções desbloqueadas. Link . O deslobloqueio só funciona se der o boot usando o pendrive. Sem o pendrive a bios vai ficar com as funções escondidas . Toda vez que quiser modificar uma função avançada , vai ter que usar o pendrive.

Sobre o Bug da suspensão, lá nos posts do 4PDA eu vi um pessoal comentando que ele se manifesta se tiver alguma tela conectada na porta HDMI do note. Aqui eu não testei isso porque eu ainda não usei o meu note pela HDMI.

Edit: 13/01/2024 ---- 23:03
Pesquisando melhor sobre o bug da suspensão.... Parece que não é um bug não. Pelo que eu entendi esse lance do note ficar com as fans ligadas durante a suspensão parece ser uma característica do modo moderno de suspensão S0 presentes no Win10 e Win11 . Eu tentei forçar o uso do modo se suspensão S3 usando o meu avançado da bios, o note suspende, mas não ao acordar ele trava em uma tela preta.
Que interessante, vou testar depoi essa bios avançada pra ver o que tem nela e "consertar" a USB bugada.
Sobre a suspensão, no meu caso nunca conectei o meu a uma tela externa, o bug da suspensão não é apenas a ventoinha ficar ligada. Ele chega a desligar tudo e parar as ventoinhas, mas sozinho em 2 segundos ele lig tudo de novo como se alguém tivesse acordado ele da suspensão.
 
Que interessante, vou testar depoi essa bios avançada pra ver o que tem nela e "consertar" a USB bugada.
Sobre a suspensão, no meu caso nunca conectei o meu a uma tela externa, o bug da suspensão não é apenas a ventoinha ficar ligada. Ele chega a desligar tudo e parar as ventoinhas, mas sozinho em 2 segundos ele lig tudo de novo como se alguém tivesse acordado ele da suspensão.
Pelo que eu vi esse lance da suspensão está relacionado ao esquema S0 moderno... Será que isso acontece em outros notebooks de outras marcas que também usam esse mesmo esquema de suspensão?
 
Pessoal meu Acer Nitro esta falhando algumas teclas do lado esquerdo do teclado. Tem hora que tem ficar clicando varias vezes ou apertando forte pra sair a letra, aí volta funcionar e depois para novamente. Alguem ja passou por isso ?

Trocando o botão resolve ou tem que trocar o teclado todo ?
Ninguem pra dar uma ajuda ??
 
  • Curtir
Reações: zex
Pessoal meu Acer Nitro esta falhando algumas teclas do lado esquerdo do teclado. Tem hora que tem ficar clicando varias vezes ou apertando forte pra sair a letra, aí volta funcionar e depois para novamente. Alguem ja passou por isso ?

Trocando o botão resolve ou tem que trocar o teclado todo ?

Tem que trocar o teclado inteiro. Já tive problema assim com outros notes.
Concordo... No meu notebook antigo (Avell P110/Clevo W110er) eu tive que trocar o teclado para corrigir esse problema. Nesse meu caso ele apresentou esse problema 2 vezes e já está no terceiro teclado. Na época eu comprei uns 4 teclados novos no Aliexpress e deixei guardado caso o problema volte. Por sorte esse teclado desse note era bem baratinho. Eu não respondi essa pergunta antes porque eu estava esperando alguém responder ela primeiro. No meu caso eu acho que o teclado apresentou esses problemas porque esse note trabalha muito quente na região do teclado.
 
Tenho um nitro 5 com Ryzen 7 4800H. Ao atingir 98° no processador, a frequência do processador fica limitada a 400Mhz, ocorrendo o "termal throttling" e tornando a aplicação/jogo bem lenta.

Porém, o limite de temperatura deveria ser 105°. Certa vez tentei utilizar o software Ryzen Controller, ele estabelece um limite de temperatura para a CPU enquanto eu jogo, mas ao definir uma temperatura mais alta (como 100°), o "termal throttling" ainda ocorria. Logo, acredito que ele não seja o aplicativo ideal para fazer isso, pois o que preciso na verdade, é desabilitar essa ação de travar a 400mhz o processador.

Gostaria de saber onde posso verificar e ajustar essa limitação a 400mhz no processador, seja através de algum software ou até mesmo BIOS do computador.

Acredito que desabilitando isso, ele não vai passar dos 100° e vai ficar ok, quero ver como se comporta, pois está chato por exemplo, jogar as vezes um BF V e ter que esperar 10 segundos para destravar e voltar ao normal.
 
Tenho um nitro 5 com Ryzen 7 4800H. Ao atingir 98° no processador, a frequência do processador fica limitada a 400Mhz, ocorrendo o "termal throttling" e tornando a aplicação/jogo bem lenta.

Porém, o limite de temperatura deveria ser 105°. Certa vez tentei utilizar o software Ryzen Controller, ele estabelece um limite de temperatura para a CPU enquanto eu jogo, mas ao definir uma temperatura mais alta (como 100°), o "termal throttling" ainda ocorria. Logo, acredito que ele não seja o aplicativo ideal para fazer isso, pois o que preciso na verdade, é desabilitar essa ação de travar a 400mhz o processador.

Gostaria de saber onde posso verificar e ajustar essa limitação a 400mhz no processador, seja através de algum software ou até mesmo BIOS do computador.

Acredito que desabilitando isso, ele não vai passar dos 100° e vai ficar ok, quero ver como se comporta, pois está chato por exemplo, jogar as vezes um BF V e ter que esperar 10 segundos para destravar e voltar ao normal.
A temperatura limite desse Ryzen realmente é de 105 graus, mas a Acer costuma limitar a CPU dos Nitro em 92 graus.
Se o seu está atingindo 98 provavelmente a Acer ajustou o sistema para cortar o clock até sua frequência mínima quando essa temperatura é atingida.
Você já fez uma limpeza interna nas ventoinhas e trocou a pasta térmica?
Isso pode fazer com que sua CPU não atinja essa temperatura e seu problema seja resolvido.
Com o Ryzen Controller você pode diminuir o limite de power da CPU, principalmente durante cargas simultâneas pesadas na CPU+GPU e isso vai fazer com que sua temperatura diminua e não atinja esse ponto de corte absurdo de clock.
 
Tenho um nitro 5 com Ryzen 7 4800H. Ao atingir 98° no processador, a frequência do processador fica limitada a 400Mhz, ocorrendo o "termal throttling" e tornando a aplicação/jogo bem lenta.

Porém, o limite de temperatura deveria ser 105°. Certa vez tentei utilizar o software Ryzen Controller, ele estabelece um limite de temperatura para a CPU enquanto eu jogo, mas ao definir uma temperatura mais alta (como 100°), o "termal throttling" ainda ocorria. Logo, acredito que ele não seja o aplicativo ideal para fazer isso, pois o que preciso na verdade, é desabilitar essa ação de travar a 400mhz o processador.

Gostaria de saber onde posso verificar e ajustar essa limitação a 400mhz no processador, seja através de algum software ou até mesmo BIOS do computador.

Acredito que desabilitando isso, ele não vai passar dos 100° e vai ficar ok, quero ver como se comporta, pois está chato por exemplo, jogar as vezes um BF V e ter que esperar 10 segundos para destravar e voltar ao normal.
Se puder limite as temperaturas no Ryzen controller em 90°C , não vai ter quase diferença de desempenho e vai evitar esse thermal throttling exagerado .
 
Última edição:
Galera, peguei um Nitro 5 AN515-47 - Ryzen 5 7535hs + rtx 3050

Antes mesmo do note chegar eu comprei mais um pente de memória ram de 8GB, DDR5 4800mhz da samsung. Tô esperando ela chegar ainda.

O note já chegou e eu vi pelo hwinfo que a memória que veio nele é DDR5 5600, conforme print's.

E agora? tem problema usar 2 tipos de memória diferentes?

Captura-de-tela-2024-01-28-124004.png

Captura-de-tela-2024-01-28-124110.png
 
Galera, peguei um Nitro 5 AN515-47 - Ryzen 5 7535hs + rtx 3050

Antes mesmo do note chegar eu comprei mais um pente de memória ram de 8GB, DDR5 4800mhz da samsung. Tô esperando ela chegar ainda.

O note já chegou e eu vi pelo hwinfo que a memória que veio nele é DDR5 5600, conforme print's.

E agora? tem problema usar 2 tipos de memória diferentes?

Captura-de-tela-2024-01-28-124004.png

Captura-de-tela-2024-01-28-124110.png
O módulo que veio é 5600MHz CL46 que é o padrão JEDEC assim como o módulo que comprou também é JEDEC 4800MHz CL40.
Sua CPU já limita essa memória a 4800MHz CL40 e quando instalar o pente Samsung o sistema vai continuar com as memórias em 4800MHz CL40.
A princípio vai funcionar como deveria, mas existe uma mínima chance dos módulos serem incompatíveis juntos. Chance de ganhar na loteria, mas existe...
 
Galera, peguei um Nitro 5 AN515-47 - Ryzen 5 7535hs + rtx 3050

Antes mesmo do note chegar eu comprei mais um pente de memória ram de 8GB, DDR5 4800mhz da samsung. Tô esperando ela chegar ainda.

O note já chegou e eu vi pelo hwinfo que a memória que veio nele é DDR5 5600, conforme print's.

E agora? tem problema usar 2 tipos de memória diferentes?

Captura-de-tela-2024-01-28-124004.png

Captura-de-tela-2024-01-28-124110.png
O ideal era ter esperado o note chegar primeiro, verificar qual memória veio, e comprar similar. Agora é contar com a sorte 😅
 
O módulo que veio é 5600MHz CL46 que é o padrão JEDEC assim como o módulo que comprou também é JEDEC 4800MHz CL40.
Sua CPU já limita essa memória a 4800MHz CL40 e quando instalar o pente Samsung o sistema vai continuar com as memórias em 4800MHz CL40.
A princípio vai funcionar como deveria, mas existe uma mínima chance dos módulos serem incompatíveis juntos. Chance de ganhar na loteria, mas existe...
Entendi. Tomara que dê certo e não bugue
O ideal era ter esperado o note chegar primeiro, verificar qual memória veio, e comprar similar. Agora é contar com a sorte 😅
Pois é, dei mole! Mas o pior é que olhei nas especificações do fabricante, dizia ser 8gb ddr5 4800. Não imaginei que viria com um pente ddr5 5600
 
Entendi. Tomara que dê certo e não bugue

Pois é, dei mole! Mas o pior é que olhei nas especificações do fabricante, dizia ser 8gb ddr5 4800. Não imaginei que viria com um pente ddr5 5600
Dá no mesmo.
O controlador de memória integrado da sua CPU limita a memória a 4800MHz e como ambos os módulos são padrão JEDEC eles vão funcionar a 4800MHz CL40.
Acredito que não vai ter problemas.
 
Instalei a memória agora. Deu certo. Só demorou um pouco pra iniciar o PC.

Captura-de-tela-2024-01-30-201904.png



Agora fiquei encabulado com uma coisa:

Comprei o note na kabum, como sendo novo. Mas ao abrir pra colocar a memória, vi um monte de marca de dedo, o protetor térmico do slot adicional de memória todo torto, além de ter a impressão do parafuso de onde tem que abrir pra fazer o up de memória estar marcado. Vejam as fotos. Será que a montagem da ACER é porca desse jeito? ou o note não era novo?







20240130-200454.jpg


20240130-200526.jpg



20240130-200810.jpg
 
Tem certeza que não comprou open box? Achei estranho isso aí.
Não me surpreendo ser sacanagem da Kabum, tem que ficar esperto com as “promoções” que eles fazem. Tive uma experiência esquisita com eles recentemente, havia comprado um fone, mas devolvi porque as almofadas estavam levemente rasgadas. Passou uns 30 dias e comprei de novo o mesmo fone, até parece que mandaram exatamente a mesma unidade… veio com os mesmos problemas, mas como havia pago mais barato, deixei quieto. Almofada tem no ali se um dia precisar trocar.
 
O meu Nitro quando eu desmontei o fundinho dele para colocar o SSD , pelo que eu me lembro , ele não tinha marcas de dedo ou coisa do tipo. Eu comprei ele da própria Acer no market place do Compra Certa.
 
Tem certeza que não comprou open box? Achei estranho isso aí.
Não me surpreendo ser sacanagem da Kabum, tem que ficar esperto com as “promoções” que eles fazem. Tive uma experiência esquisita com eles recentemente, havia comprado um fone, mas devolvi porque as almofadas estavam levemente rasgadas. Passou uns 30 dias e comprei de novo o mesmo fone, até parece que mandaram exatamente a mesma unidade… veio com os mesmos problemas, mas como havia pago mais barato, deixei quieto. Almofada tem no ali se um dia precisar trocar.
Cara, eu não vi em lugar nenhum escrito que era open box... Inclusive a embalagem dele tava novinha, com todos os papéis e envelopes lacrados, aqueles paninhos Tb. Vou até conversar com eles pra confirmar isso
Screenshot-20240131-081219-Samsung-Internet.png
 
Tenho um nitro 5 com Ryzen 7 4800H. Ao atingir 98° no processador, a frequência do processador fica limitada a 400Mhz, ocorrendo o "termal throttling" e tornando a aplicação/jogo bem lenta.

Porém, o limite de temperatura deveria ser 105°. Certa vez tentei utilizar o software Ryzen Controller, ele estabelece um limite de temperatura para a CPU enquanto eu jogo, mas ao definir uma temperatura mais alta (como 100°), o "termal throttling" ainda ocorria. Logo, acredito que ele não seja o aplicativo ideal para fazer isso, pois o que preciso na verdade, é desabilitar essa ação de travar a 400mhz o processador.

Gostaria de saber onde posso verificar e ajustar essa limitação a 400mhz no processador, seja através de algum software ou até mesmo BIOS do computador.

Acredito que desabilitando isso, ele não vai passar dos 100° e vai ficar ok, quero ver como se comporta, pois está chato por exemplo, jogar as vezes um BF V e ter que esperar 10 segundos para destravar e voltar ao normal.
Tenho um igual e fico agoniado quando o meu passa dos 85°C. Configurei o Ryzen Controller pra segurar ele em 80°C, a perda de desempenho em jogos é mínima.
Mas se você gosta de fritar seu processador configura o Ryzen Controller pra travar ele em 95°C e vai ser feliz, não vai ter problemas com throttle.

Agora fiquei encabulado com uma coisa:

Comprei o note na kabum, como sendo novo. Mas ao abrir pra colocar a memória, vi um monte de marca de dedo, o protetor térmico do slot adicional de memória todo torto, além de ter a impressão do parafuso de onde tem que abrir pra fazer o up de memória estar marcado. Vejam as fotos. Será que a montagem da ACER é porca desse jeito? ou o note não era novo?
Estou no meu terceiro nitro e em nenhum deles haviam marcas de mexido ou sinais de algo mal feito. Esse aí ta com cara de que foi mexido e devolvido.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo