[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Pessoal, alguém mais teve esse problema? Acho que descobri porque o desempenho tá ruim. Parece que a GPU não tá passando de 45W de consumo.
 
A pasta térmica original do Legion é infinitamente melhor do que as que a dell costuma usar. Esta cheio de relatos pela Internet de pessoas que fizeram o repaste com pasta térmica top e obtiveram resultados piores do que os originais.
a pasta dificilmente vai influenciar de forma grande.

meu ex 17r4, troquei a pasta termica assim que chegou por uma noctua, monitorando as temperaturas, e não teve diferença nenhuma da genérica que vem nele.

possivelmente quem apresenta grandes mudanças, pegou um note com pasta aplicada incorretamente.
 
Fui brincar pela primeira vez com undervolt na GPU. Achei que era mais complicado. É bem simples o processo. Segui um video do youtube postado aqui. Absurdo a diminuição de temperatura quando se aplica o undervolt. Diminuiu coisa de 12C. Agora meu note está com a vbios de 140w, undervolt na gpu de 825mv a 1740 de clock e undervolt de 74.2mv na CPU. Próximo passo é trocar a pasta térmica pela Snowdog. Ainda assim, o notebook ficou muito frio e aumentou ainda mais as pontuações no 3dmark.

Sem o undervolt = GPU com 81,3C
t3ymtN4.png


Com o undervolt = GPU com 69,5C
SsHR15l.png
 
Última edição:
Galera, acabei comprando outra fonte no ML, para usar até a dell trocar...

Enfim, fiz o repaste com a Kryonautl extreme, (tem que saber aplicar muito bem, espalhar por todo o chip etc... para ficar bom e tomar cuidado)...
Mas os resultados ficaram muito boms, testei um Warzonezinho.. fiz o undervolt tb e colquei uma base refrigerada... olha só o resultado...

obs.. No início o jogo estava tudo no máximo em Full HD..
Fiz os ajustes na GPU tb pelo Msi afterburner (curva de clocks e tensões)

Unico detalhe que meu PIng estava muito alto no jogo hahahaha.

 
a pasta dificilmente vai influenciar de forma grande.

meu ex 17r4, troquei a pasta termica assim que chegou por uma noctua, monitorando as temperaturas, e não teve diferença nenhuma da genérica que vem nele.

possivelmente quem apresenta grandes mudanças, pegou um note com pasta aplicada incorretamente.
Em todos os dell que já tive a diferença foi considerável, mas com certeza, pasta mal aplicada de fábrica é uma possibilidade. Há algum tempo assisti um vídeo do engenheiro térmico chefe da linha Precision onde ele afirma que a dell melhorou o nível da pasta térmica utilizada nessa linha a partir dos 7560/7760. A nova tem condutividade térmica de 6 W/mK. Mediana, ok...fico imaginando a que veio no meu Precision 7540 ou nos Inspirons da vida.
 
Em todos os dell que já tive a diferença foi considerável, mas com certeza, pasta mal aplicada de fábrica é uma possibilidade. Há algum tempo assisti um vídeo do engenheiro térmico chefe da linha Precision onde ele afirma que a dell melhorou o nível da pasta térmica utilizada nessa linha a partir dos 7560/7760. A nova tem condutividade térmica de 6 W/mK. Mediana, ok...fico imaginando a que veio no meu Precision 7540 ou nos Inspirons da vida.
Isso é verdade? Estão usando pasta térmica com condutividade pior que 6 w/mK? (Não estou duvidando de vc, estou assustado). Meu amigo, se for isso mesmo chega a ser vergonhoso. Eu já estava me preparando para trocar, quando fizer um ano aqui, eu já adianto a troca então.
 
Isso é verdade? Estão usando pasta térmica com condutividade pior que 6 w/mK? (Não estou duvidando de vc, estou assustado). Meu amigo, se for isso mesmo chega a ser vergonhoso. Eu já estava me preparando para trocar, quando fizer um ano aqui, eu já adianto a troca então.
Cara, isso é na linha top, nos workstations mobile e só a partir de 2021. Eu troquei a pasta térmica dos 4 dell que já tive (Precision M4700, Precision 7540, Inspiron 5402 e, o mais recente, Inspiron 5510) e também de um Inspiron 7580 do meu irmão. Em todos os casos a diferença foi grande. No Precision 7540 com i7-9750H (máx 4,0GHz nos 6 cores em multicore full load) com a pasta de fábrica e sem undervolt no Cinebench R23 eu tinha ~100ºC com ~3,7GHz a 90W (limite do PL2). Com a mesma Noctua NT-H2 eu tenho ~87º com ~3,9GHz (não atinge o máximo do processador pelo limite do power). Com undervolt ele já entregava tudo do processador com temperaturas baixas...Rodando simultaneamente Prime95 e Furmark com undervolt no CPU e com a pasta original eu tinha ~100º no 9750H (60W) e ~83ºC na T2000 (60W). Com a nova pasta são ~90ºC na CPU (75W) e ~75ºC na GPU (60W). Diferença absurda, mas com a ressalva de que eu só troquei a pasta térmica após 2 anos. Possivelmente o desempenho já havia degradado, mas pouco. Nem novo, saído da caixa, ele chegava perto do que tenho depois do repaste. Sobre o Inspiron 5510 mais recente escrevi acima... Acredito que um repaste bem feito, e se o contato do dissipador for bom, vai melhorar muito a performance do m15 R6.
 
Última edição:
Cara, isso é na linha top, nos workstations mobile e só a partir de 2021. Eu troquei a pasta térmica dos 4 dell (Precision M4700, Precision 7540, Inspiron 5402 e, o mais recente, Inspiron 5510) que já tive e mais de um Inspiron 7580 do meu irmão. Em todos os casos a diferença foi grande. No Precision 7540 com i7-9750H (máx 4,0GHz nos 6 cores em multicore full load) com a pasta de fábrica e sem undervolt no Cinebench R23 eu tinha ~100ºC com ~3,7GHz a 90W (limite do PL2). Com a mesma Noctua NT-H2 eu tenho ~87º com ~3,9GHz (não atinge o máximo do processador pelo limite do power). Com undervolt ele já entregava tudo do processador com temperaturas baixas...Rodando simultaneamente Prime95 e Furmark com undervolt no CPU e com a pasta original eu tinha ~100º no 9750H (60W) e ~83ºC na T2000 (60W). Com a nova pasta são ~90ºC na CPU (75W) e ~75ºC na GPU (60W). Diferença absurda, mas com a ressalva de que eu só troquei a pasta térmica após 2 anos. Possivelmente o desempenho já havia degradado, mas pouco. Nem novo, saído da caixa, ele chegava perto do que tenho depois do repaste. Sobre o Inspiron 5510 mais recente escrevi acima... Acredito que um repaste bem feito, e se o contato do dissipador for bom, vai melhorar muito a performance do m15 R6.
Vc comprou o inspiron m15 R6? Vai fazer o repaste nele?
 
Vc comprou o inspiron m15 R6? Vai fazer o repaste nele?
O Alienware? Não comprei e nem vou. Minha cota de notebook encerrou por este ano....
 
Em todos os dell que já tive a diferença foi considerável, mas com certeza, pasta mal aplicada de fábrica é uma possibilidade. Há algum tempo assisti um vídeo do engenheiro térmico chefe da linha Precision onde ele afirma que a dell melhorou o nível da pasta térmica utilizada nessa linha a partir dos 7560/7760. A nova tem condutividade térmica de 6 W/mK. Mediana, ok...fico imaginando a que veio no meu Precision 7540 ou nos Inspirons da vida.
Conta muito a aplicação da pasta, mesmo a de fábrica. Normalmente a fabricante coloca uma quantidade exagerada de pasta e isso faz mt diferença tb.
 
Fui brincar pela primeira vez com undervolt na GPU. Achei que era mais complicado. É bem simples o processo. Segui um video do youtube postado aqui. Absurdo a diminuição de temperatura quando se aplica o undervolt. Diminuiu coisa de 12C. Agora meu note está com a vbios de 140w, undervolt na gpu de 825mv a 1740 de clock e undervolt de 74.2mv na CPU. Próximo passo é trocar a pasta térmica pela Snowdog. Ainda assim, o notebook ficou muito frio e aumentou ainda mais as pontuações no 3dmark.

Sem o undervolt = GPU com 81,3C
t3ymtN4.png


Com o undervolt = GPU com 69,5C
SsHR15l.png
Pra ter a real noção de como vai reagir, tem que colocar gpu e CPU no pau. A influência do CPU na gpu é muito grande.
 
Pra ter a real noção de como vai reagir, tem que colocar gpu e CPU no pau. A influência do CPU na gpu é muito grande.
Então. O que aconteceu foi isso mesmo. Mesmo derrubando bastante a temperatura da gpu, durante os jogos, quem ainda continuou a dominar o conjunto foi a temperatura da CPU. Não vai ter jeito. Vou ter que fazer repaste e pensei também em remover aquela telinha que fica por dentro, logo acima do teclado. A minha já está bem suja, vendo por cima dos furos.
 
Última edição:
Pessoal, reinstalei o Windows e todos os drivers. Não consigo abrir nem sketchup nem Photoshop na minha máquina. Não sei o que pode ser...
https://imageup.me/rl
 
Galera que pegou o alienware qual Menor preço que já existiu para esse note? Na faixa dos 9700 é um ótimo preço (a vista) ? Dá pra usar ele como vem fábrica ou fica impossível por conta das temperaturas? Não queria ter problemas com garantia...
 
Galera que pegou o alienware qual Menor preço que já existiu para esse note? Na faixa dos 9700 é um ótimo preço (a vista) ? Dá pra usar ele como vem fábrica ou fica impossível por conta das temperaturas? Não queria ter problemas com garantia...
Por 9700 à vista tá um ótimo preço.
 
No lançamento até era um bom preço, apareceu por 8800.
6 meses depois, começando a aparecer a nova geração de Intel e amd, com ddr5, já não acho tão bom assim.
 
Galera que pegou o alienware qual Menor preço que já existiu para esse note? Na faixa dos 9700 é um ótimo preço (a vista) ? Dá pra usar ele como vem fábrica ou fica impossível por conta das temperaturas? Não queria ter problemas com garantia...
Tem que adicionar garantia a domicílio de preferência a premium support. Eu recomendo isso para qualquer compra de notebook. Eu não vejo sentido em 2022 vc comprar um computador e se tiver problema ter que levar a máquina a uma autorizada.
 
Galera que pegou o alienware qual Menor preço que já existiu para esse note? Na faixa dos 9700 é um ótimo preço (a vista) ? Dá pra usar ele como vem fábrica ou fica impossível por conta das temperaturas? Não queria ter problemas com garantia...
Peguei neste valor a versão com RX 3070
 
Problema é o preço da nova geração né... Queria um note com rtx 3070 com 1440p na tela, porem só na gringa eu acredito que tem preços ótimos. Porem tem problema de como trazer para cá e a garantia...

O novo alienware tem alguma previsão de data ou preço? O cenário atual e a curto prazo , dolar e etc é preocupante.
 
Avell trouxe, porém até agora só com 3060.
O dólar está bem abaixo de quando lançou, e o preço era mais baixo que hoje.
 
Problema é o preço da nova geração né... Queria um note com rtx 3070 com 1440p na tela, porem só na gringa eu acredito que tem preços ótimos. Porem tem problema de como trazer para cá e a garantia...

O novo alienware tem alguma previsão de data ou preço? O cenário atual e a curto prazo , dolar e etc é preocupante.
O m15 R7 parece ser uma boa evolução em questão de sistema de refrigeração/desempenho. Acredito que deve chegar próximo ao meio do ano, lá pra julho ou agosto, mas o preço não vai ser nem próximo ao que está atualmente...a versão com RTX 3070Ti aposto que será lançada por volta de 15 mil.
 
O preço do m15 r7 é o mesmo preço que estava o m15 r6 lá fora ano passado.
O avell com 12700H veio pelo mesmo preço do que custava a mesma versão com 11800H.
 
Problema é sempre o preço, não acredito que venha num preço "justo" hoje mesmo esse do tópico tá saindo 9600 com cashback se tivesse uns 8% o cashback eu pegava sem pensar muito.

O que me preocupa muito é a questão de temperatura e garantia...

Sabem me dizer se a tela dele é superior ao predator 300? Única coisa que não gostei dele foi a tela, mas acredito por estar acostumado a oled ou a tela é fraca não sei dizer... Tive uma proposta boa de venda no meu atual então estava pensando de pegar esse do tópico.
 
Problema é o preço da nova geração né... Queria um note com rtx 3070 com 1440p na tela, porem só na gringa eu acredito que tem preços ótimos. Porem tem problema de como trazer para cá e a garantia...

O novo alienware tem alguma previsão de data ou preço? O cenário atual e a curto prazo , dolar e etc é preocupante.

se achar qualquer valor abaixo de 11k pode ir sem medo, ta otimo o preço, eu paguei 12k e pouco com 5 anos de garantia direto na dell como referencia.
Problema é sempre o preço, não acredito que venha num preço "justo" hoje mesmo esse do tópico tá saindo 9600 com cashback se tivesse uns 8% o cashback eu pegava sem pensar muito.

O que me preocupa muito é a questão de temperatura e garantia...

Sabem me dizer se a tela dele é superior ao predator 300? Única coisa que não gostei dele foi a tela, mas acredito por estar acostumado a oled ou a tela é fraca não sei dizer... Tive uma proposta boa de venda no meu atual então estava pensando de pegar esse do tópico.


Cara pode ir sem medo, unica coisa é underclock e undervolt na gpu e cpu, se quiser ele mais frio.
O note é lindo, se você não for um azarado como alguns, vai vir sem problemas e você só vai aproveitar, creio que não vai ser seu pc principal, então como pc com função de mobilidade é um espetáculo, eu tenho oled tbm e a tela dele não se iguala assim como nenhuma outra, mas a qualidade é excelente.

Só tenho elogios pelo notebook até agora, depois upo um video filmando por fora, mostrando como fica ok as temperaturas configurando direitinho e ele despeja performance pra full HD, em 2k ainda vai muito bem, mas se for pra 4k, só se você não for exigente com 60 fps, e se contentar com 30+, ele faz basicamente oque minha 3080ti faz em 4k so que em full HD, e na tela de 15 dele full HD já flui lindamente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo