[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

se achar qualquer valor abaixo de 11k pode ir sem medo, ta otimo o preço,



Cara pode ir sem medo, unica coisa é underclock e undervolt na gpu e cpu, se quiser ele mais frio.
O note é lindo, se você não for um azarado como alguns, vai vir sem problemas e você só vai aproveitar, creio que não vai ser seu pc principal, então como pc com função de mobilidade é um espetaculo, eu tenho oled tbm e a tela dele não se iguala assim como nenhuma outra, mas a qualidade é excelente.

Só tenho elogios pelo notebook até agora, depois upo um video filmando por fora, mostrando como fica ok as temperaturas configurando direitinho e ele despeja performance pra full HD, em 2k ainda vai muito bem, mas se for pra 4k, só se você não for exigente com 60 fps, e se contentar com 30+, ele faz basicamente oque minha 3080ti faz em 4k so que em full HD, e na tela de 15 dele full HD já flui lindamente.

Trazer um note da gringa, nenhuma fabricante da garantia no BR né? Vi vários modelos ótimos com tela 2k rtx 3070ti a preço muito bom, e a galera traz no grabr por exemplo que paga bem menos se importasse, o problema maior é pagar caro e não ter garantia se precisar.

A princípio a tela é superior ao helios né? Achei a tela dele bem morta sem cores, único defeito que eu achei dele inclusive.

Vi também que dá para atualizar a bios da gpu para ter 140w, para baixar a voltagem da Cpu e gpu é fácil? Porque pelo que eu me lembre o afterburner bloqueia praticamente tudo para rtx de laptop. Repaste não é algo obrigatório né? Queria o menos possível de dor cabeça. Sim a ideia é justamente ter a mobilidade para uso, mas a maior parte do tempo seria para uso de trabalho mesmo, por isso também preciso focar a qualidade da tela.

Meu maior medo na verdade é pagar algo caro atualmente e logo em seguida aparecer essa nova geração do Intel e etc... Falando nisso a 12 gen dos Intel vai ter um up na performance?

Grato pela ajuda.
 
Do absolutamente fucking nada, o meu monitor externo usando display port tipo C começou a dar umas apagada e aí volta, quando volta vem com uma taxa de atualização menor que a nativa máxima do monitor (100hz). Desligando o monitor e religando, volta a opção de selecionar 144hz de vez em quando.

Usando GSync. Foi do nada isso...

EDIT: Retirei todos os cabos, re-encaixei tudo de novo e nenhum problema agora... -.-
 
Última edição:
Do absolutamente fucking nada, o meu monitor externo usando display port tipo C começou a dar umas apagada e aí volta, quando volta vem com uma taxa de atualização menor que a nativa máxima do monitor (100hz). Desligando o monitor e religando, volta a opção de selecionar 144hz de vez em quando.

To usando um AOC Hero de 24 e um cabo usb c - dp e também tenho exatamente o mesmo problema. Ele só aparece quando to jogando, nao quanto to usando o pc normal. Posso estar usando o note umas 2hrs trampando, mas é só abrir um jogo que nao da 5 minutos e o monitor ja começa a piscar. E o workaround é o mesmo que o seu, desligar e ligar novamente e resolve.

Vou tentar isso de desligar e religar tudo, mas é estranho demais.
 
Dell tem
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Em aplicações voltadas para CPU cerca de 30%
Eu sou muito cético em relação a isso na prática. Pois se está saindo de um 11800h (8P+0E) no AW R6 para um 12700H no AW R7 (6P+8E) que utiliza o mesmo processo de 10 nm e a mesma micro-arquitetura superfin. Também se precisa pensar que os app usarão de fato todos os 14 núcleos do nosso processador, mas sabemos que na prática a coisa não funciona tanto assim. Muitos app ainda são otimizados para 4 cores, imagina 14?
No AW R7 temos RTX3070ti com 165 watts de TGP, mas muitos benchmarks mostram que a diferença entre uma RTX3070 e 3070ti é muito pequena.
Resumindo, se a diferença de preço entre os dois for muito grande é melhor ir de R6, se for pequena, claro pega o R7. Ambos irão chegar a 100 C, eu já vi os review. Essa é a minha opinião.
 
To usando um AOC Hero de 24 e um cabo usb c - dp e também tenho exatamente o mesmo problema. Ele só aparece quando to jogando, nao quanto to usando o pc normal. Posso estar usando o note umas 2hrs trampando, mas é só abrir um jogo que nao da 5 minutos e o monitor ja começa a piscar. E o workaround é o mesmo que o seu, desligar e ligar novamente e resolve.

Vou tentar isso de desligar e religar tudo, mas é estranho demais.
Rapaz, tô no meio do jogo aqui agora e depois de re-encaixar o cabo tá funcionando normal. E sem redução de taxa de atualização e sem piscadela.

Eu joguei 4h de Warzone ontem sem nenhum problema, foi só abrir outro jogo que aconteceu. Aí liguei o V-Sync e vi q a frequência travou em 100 ao invés de 144. Quando fui ver no Nvidia Control Panel, tava travado a seleção em 100hz, nem opção de 144hz tinha lá.
 
Trazer um note da gringa, nenhuma fabricante da garantia no BR né? Vi vários modelos ótimos com tela 2k rtx 3070ti a preço muito bom, e a galera traz no grabr por exemplo que paga bem menos se importasse, o problema maior é pagar caro e não ter garantia se precisar.

A princípio a tela é superior ao helios né? Achei a tela dele bem morta sem cores, único defeito que eu achei dele inclusive.

Vi também que dá para atualizar a bios da gpu para ter 140w, para baixar a voltagem da Cpu e gpu é fácil? Porque pelo que eu me lembre o afterburner bloqueia praticamente tudo para rtx de laptop. Repaste não é algo obrigatório né? Queria o menos possível de dor cabeça. Sim a ideia é justamente ter a mobilidade para uso, mas a maior parte do tempo seria para uso de trabalho mesmo, por isso também preciso focar a qualidade da tela.

Meu maior medo na verdade é pagar algo caro atualmente e logo em seguida aparecer essa nova geração do Intel e etc... Falando nisso a 12 gen dos Intel vai ter um up na performance?

Grato pela ajuda.


n faço ideia de garantias.
Mas como te falei, o m15 já ta super duper e comprando no br, evitaria dor de cabeça.

Já comparei com esses notes mais high end com 3070ti e 3080ti, e não adianta tu vai pagar mais, atoa, o tdp capa eles loucamente, note que custa ai 3x mais que o m15 r6, não entrega nem 30% a mais de performance, é ridiculo, simplesmente não vale a pena investir no supra sumo em notebook, o mid-high é o melhor patamar atualmente, pra mim a 3070 se enquadra no sweet spot maximo, acima dela é rasgar dinheiro atoa.
Não é como no desktop com tdp e refrigeração solto, que de uma 3070 pra uma 3080ti, você paga o dobro mas recebe o dobro de performance.

essa config dele com 3070 ta redondinha redondinha.
 
n faço ideia de garantias.
Mas como te falei, o m15 já ta super duper e comprando no br, evitaria dor de cabeça.

Já comparei com esses notes mais high end com 3070ti e 3080ti, e não adianta tu vai pagar mais, atoa, o tdp capa eles loucamente, note que custa ai 3x mais que o m15 r6, não entrega nem 30% a mais de performance, é ridiculo.

essa config dele com 3070 ta redondinha redondinha.

Hoje ele baixou mais ainda 9250 com cash, to achando que vou fechar o que acha?

Quais as recomendações para uso de imediato? Não pretendo fazer repaste de momento... Se puder passar as dicas agradeço, essa data que eles colocam (30 de maio aqui) costuma entregar antes? Valeu
 
Hoje ele baixou mais ainda 9250 com cash, to achando que vou fechar o que acha?

Quais as recomendações para uso de imediato? Não pretendo fazer repaste de momento... Se puder passar as dicas agradeço, essa data que eles colocam (30 de maio aqui) costuma entregar antes? Valeu

Cara abaixo de 10k, é uma tremenda compra, não tem duvidas !
Basicamente você só vai precisar desbloquear o undervolt, e depois configurar ele, e na gpu tbm.

o importante é pechinchar na garantia.
compre o tempo que você espera ficar com ele, como ele é lindo, e pra mim nunca vai perder o design, com essa configuração, eu estou mirando que ele aguente ai 4-5 anos facilmente em full HD, vai levar essa gen de consoles com pé nas costas, e pro trabalho, vai ao infinito, então não pretendo mudar ele até a garantia de 5 anos q comprei acabar.

Mas se você almeja trocar a 2-3 anos, pegue a garantia proporcional, é importante pegar na compra, pois se pegar depois fica bem mais cara.
 
Cara abaixo de 10k, é uma tremenda compra, não tem duvidas !
Basicamente você só vai precisar desbloquear o undervolt, e depois configurar ele, e na gpu tbm.

o importante é pechinchar na garantia.
compre o tempo que você espera ficar com ele, como ele é lindo, e pra mim nunca vai perder o design, com essa configuração, eu estou mirando que ele aguente ai 4-5 anos facilmente em full HD, vai levar essa gen de consoles com pé nas costas, e pro trabalho, vai ao infinito, então não pretendo mudar ele até a garantia de 5 anos q comprei acabar.

Mas se você almeja trocar a 2-3 anos, pegue a garantia proporcional, é importante pegar na compra, pois se pegar depois fica bem mais cara.

Então a compra é na americanas, não tem essa opção acredito. A ideia era ficar na garantia de 1 ano mesmo muita loucura? Porque eu não pretendo ficar muito tempo com ele, eu sempre troco meus eletrônicos quando está para vencer a garantia assim não perco tanto dinheiro e já atualizo para um modelo mais novo... Faço isso com tv, note, pc e por ai vai...

Então fazendo um undervolt na gpu e cpu já resolve bastante coisa? Poderia passar as configurações que está usando e quantos graus está chegando na cpu e gpu... Vou usar ele numa base para inclinar.

Dá para usar um dsr na tela e jogar em 1440p ou fica estranho?
 
Então a compra é na americanas, não tem essa opção acredito. A ideia era ficar na garantia de 1 ano mesmo muita loucura? Porque eu não pretendo ficar muito tempo com ele, eu sempre troco meus eletrônicos quando está para vencer a garantia assim não perco tanto dinheiro e já atualizo para um modelo mais novo... Faço isso com tv, note, pc e por ai vai...

Então fazendo um undervolt na gpu e cpu já resolve bastante coisa? Poderia passar as configurações que está usando e quantos graus está chegando na cpu e gpu... Vou usar ele numa base para inclinar.

Dá para usar um dsr na tela e jogar em 1440p ou fica estranho?


mais tarde te mando umas temps in game aqui.
atualmente eu to limitando a gpu em 1600, com limite maximo de 875

cpu eu estou limitando a 3.3 com uso de 8 nucleos, pois já comparei e mesmo default 4.2 que não se sustenta de qq forma, a perca e minima, em jogo cpu bound como dota 2, a 4.2 entrega 330fps, a 3.3 entrega 280 como referencia, na mesma cena, já a queda de temperatura e monstruosa, 4.2 default bate nos 100 graus e sofre downclock automático, e limitando a 3.3, a perca e minima e a temp não sobe de 90 nunca, assim não incomoda jogar diretamente nele, se subir de 90, ja incomoda o calor com longo periodo de tempo.
 
mais tarde te mando umas temps in game aqui.
atualmente eu to limitando a gpu em 1600, com limite maximo de 875

cpu eu estou limitando a 3.3 com uso de 8 nucleos, pois já comparei e mesmo default 4.2 que não se sustenta de qq forma, a perca e minima, em jogo cpu bound como dota 2, a 4.2 entrega 330fps, a 3.3 entrega 280 como referencia, na mesma cena, já a queda de temperatura e monstruosa, 4.2 default bate nos 100 graus e sofre downclock automático, e limitando a 3.3, a perca e minima e a temp não sobe de 90 nunca, assim não incomoda jogar diretamente nele, se subir de 90, ja incomoda o calor com longo periodo de tempo.

Blz se puder mostrar o caminho das pedras agradeço... Acho que vou abraçar ele, contando com o cashback do meu cartão + ame ainda vai sair uns 9040 preço final ai não tem muito o que pensar ne kkkk. Acho que vou na garantia padrão mesmo, mesmo que passe 1 ano, provavelmente não devo ficar com ele mais do que 1 ano e meio.

A dell respeita o prazo, costuma antecipar? Aqui aparece 30 de maio, mas já fico na expectativa rsrsrs Ai é fazer os ajustes para ele não aquecer muito.
 
Blz se puder mostrar o caminho das pedras agradeço... Acho que vou abraçar ele, contando com o cashback do meu cartão + ame ainda vai sair uns 9040 preço final ai não tem muito o que pensar ne kkkk. Acho que vou na garantia padrão mesmo, mesmo que passe 1 ano, provavelmente não devo ficar com ele mais do que 1 ano e meio.

A dell respeita o prazo, costuma antecipar? Aqui aparece 30 de maio, mas já fico na expectativa rsrsrs Ai é fazer os ajustes para ele não aquecer muito.


Depende de cada região, eu moro na pqp duma fazenda, numa cidade de 15k hab, e recebi em menos de 20 dias.
O importante é chegar e verificar defeitos, não tem nada parte pro abraço, qq defeito, devolve nos 7 dias, e recompra, o que não compensa pelos relatos e dentro dos 7 dias, aceitar rma e troca de peças, ja devolve e pede um novo por segurança.
 
mesma micro-arquitetura superfin
A microarquitetura não é a mesma, superfin se refere ao processo de fabricação...
Sobre as diferenças, tem bastante comparativo já, esse do techspot

e tem esse review especificamente sobre o r7.
 
Eu sou muito cético em relação a isso na prática. Pois se está saindo de um 11800h (8P+0E) no AW R6 para um 12700H no AW R7 (6P+8E) que utiliza o mesmo processo de 10 nm e a mesma micro-arquitetura superfin. Também se precisa pensar que os app usarão de fato todos os 14 núcleos do nosso processador, mas sabemos que na prática a coisa não funciona tanto assim. Muitos app ainda são otimizados para 4 cores, imagina 14?
No AW R7 temos RTX3070ti com 165 watts de TGP, mas muitos benchmarks mostram que a diferença entre uma RTX3070 e 3070ti é muito pequena.
Resumindo, se a diferença de preço entre os dois for muito grande é melhor ir de R6, se for pequena, claro pega o R7. Ambos irão chegar a 100 C, eu já vi os review. Essa é a minha opinião.
O m15 R7 tem TGP máx de 140W, tanto na 3070Ti e quanto na 3080Ti.
 
Fiz um update do windows 11 ontém (10 de maio) que deu pau em tudo, parou o command center, não conseguia rodar o supportassist nem abrindo pelo serviço direto e era pq uma das atualizações desativou o netframework 3.5, se alguem estiver tendo erro com 00xc0000135 ao executar algum programa depois dessa atualização, vai no painel de controle > programas > ativar e desativar recursos do windows, ativa o framework 3.5 e reinicia.

E tem bios nova de ontem também, mas vou segurar por enquanto.
 
A microarquitetura não é a mesma, superfin se refere ao processo de fabricação...
Sobre as diferenças, tem bastante comparativo já, esse do techspot

e tem esse review especificamente sobre o r7.

Eu já vi esse review umas duas vezes. A questão não são testes de benchmarks sintéticos, a questão é o cara jogar e trabalhar com coisas de cotidiano tipo office etc. Eu vi o teste do Excel e ambos são muito fortes. Pensem que estamos passando de um processador de 8 núcleos para outro de 14. 8 núcleos físicos já é muita coisa hoje e será por um bom tempo. Pego, por exemplo, a RE engine que não é otimizada para trabalhar com processadores com mais de 4/8 cores (Não sei se já atualizaram). Muita gente terá que atualizar os app para aproveitar melhor este escalonamento. Eu mesmo me cito como exemplo, tenho softwares profissionais aqui que não tenho condições de atualizar, pois são muito caros. Muitos destes app que uso não são otimizados nem para 8 cores, imagina para mais.
Novamente volto para a questão preço. Se o novo vier bem mais caro, ainda recomendo o R6 mesmo. Bem, vamos voltar ao R6, pois o R7 nem chegou por aqui. Quando chegar será bem-vindo.
Esse review do techstop é ótimo. Agradeço por disponibilizar.
 
Excel teve uma diferença de 62%, compilação (o que eu mais uso) 37%.
Além de mais núcleos a eficiência melhorou muito, finalmente passou o ryzen 5000 em performance / W.
A diferença é bem relevante para uso "profissional", em jogos só os que dependem da CPU é notável (competitivos).
Mas aí cada um tem que analisar o cenário em que usa e pesar o quanto vale pagar pelo boost.
Hoje estou com o R6, quem comprou no lançamento acho que foi um ótimo negócio. Agora o cenário não é o mesmo.
 
Excel teve uma diferença de 62%, compilação (o que eu mais uso) 37%.
Além de mais núcleos a eficiência melhorou muito, finalmente passou o ryzen 5000 em performance / W.
A diferença é bem relevante para uso "profissional", em jogos só os que dependem da CPU é notável (competitivos).
Mas aí cada um tem que analisar o cenário em que usa e pesar o quanto vale pagar pelo boost.
Hoje estou com o R6, quem comprou no lançamento acho que foi um ótimo negócio. Agora o cenário não é o mesmo.
Eu não considero que melhorou muito em eficiência. Você passou de um processador de 8 para um de 14 núcleos e melhorou em média 30%. Eu sei que os e-core não tem a mesma performance dos p-core. Veja os testes de bateria, os ryzen continuam passeando frente aos intel. Continua um processador muito esquentado chegando a 100 C.
Mas vc foi preciso no comentário,"cada um tem que analisar o cenário em que usa".

Mudando de assunto:

Eu vi que quando você está na bateria, a tela continua em modo de 165 hz. Isso deve consumir uma quantidade de bateria grande. Eu estou testando aqui e mudando para 60 hz de forma manual.
 
Última edição:
Eficiência de processamento geralmente apresentam assim, para cinebench ou outras cargas.
Veja o comportamento vs os outros processadores para mesmo nível de potência. Se o 11800H e o 12700H rodarem a 80W devem atingir temperaturas muito próximas, mas vai terminar de processar bem antes.

A duração da bateria tem mais a ver com gerenciamento de estados de baixa energia, uso de PCIe 3.0 também ajuda o Ryzen.
 
Meu notebook ja desligou umas 3x com crash de tela azul que to imaginando ser pela temperatura tá atingindo um limite muito alto na GPU (86º sem modo turbo).

Em alguns jogos não quero ligar esse modo turbo pra nao ficar surdo. Acho que vou acabar chamando um técnico pra fazer um repaste nos meus notebooks com uma pasta térmica Artic MX5 que comprei.
 
Meu notebook ja desligou umas 3x com crash de tela azul que to imaginando ser pela temperatura tá atingindo um limite muito alto na GPU (86º sem modo turbo).

Em alguns jogos não quero ligar esse modo turbo pra nao ficar surdo. Acho que vou acabar chamando um técnico pra fazer um repaste nos meus notebooks com uma pasta térmica Artic MX5 que comprei.
Maedhros, qual é o motivo alegado na tela azul? Você está fazendo Undervolting? Se for de Watchdog pode ser que você está forçando demais no Undervolting! 86 graus não é pra dar tela azul! Aumenta um pouco a tensão (mV), pode ser que você tenha diminuído além do limite de estabilidade! Repasting pode ajudar? Sim, mas TELA AZUL normalmente é erro de hardware ou de driver (e o undervolting EM EXCESSO pode gerar erro de hardware)...
 
3Dmark tem alguns gratuitos, cinebench para ver só a cpu
O que fez com o seu AW danificado? Consertou?
Nada. Estava pensando em pegar o complete care antes de janeiro, quando encerra minha garantia básica de um ano.
Como minha esposa está grávida, estou precisando ser bem cuidadoso com gastos. Aliás, considerando essa realidade, eu nem devia ter comprado o notebook xD
 
Então a compra é na americanas, não tem essa opção acredito. A ideia era ficar na garantia de 1 ano mesmo muita loucura? Porque eu não pretendo ficar muito tempo com ele, eu sempre troco meus eletrônicos quando está para vencer a garantia assim não perco tanto dinheiro e já atualizo para um modelo mais novo... Faço isso com tv, note, pc e por ai vai...

Então fazendo um undervolt na gpu e cpu já resolO meu está perfeitamente estavel.
Então a compra é na americanas, não tem essa opção acredito. A ideia era ficar na garantia de 1 ano mesmo muita loucura? Porque eu não pretendo ficar muito tempo com ele, eu sempre troco meus eletrônicos quando está para vencer a garantia assim não perco tanto dinheiro e já atualizo para um modelo mais novo... Faço isso com tv, note, pc e por ai vai...

Então fazendo um undervolt na gpu e cpu já resolve bastante coisa? Poderia passar as configurações que está usando e quantos graus está chegando na cpu e gpu... Vou usar ele numa base para inclinar.

Dá para usar um dsr na tela e jogar em 1440p ou fica estranho?
Esses parametros abaixo foi o maximo que consegui no meu. Qualquer parametro que eu diminua mais, é instabilidade na certa.
KcdznOQ.png

UpdbVmF.png

Yn0tFIo.png

kMoJN4h.png
 
Mais alguem com problemas de rede? Tenho 600 mbit aqui mas não consigo pegar mais que 250 down e 300 up neste note, reinstalei o driver de rede e nada, outros dispositivos estão normal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo