[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Alguém atualizou pra essa BIOS 1.17? Manteve as configurações de undervolt?

Under continua funcionando de boas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim! Parece loucura, é arriscado, da trabalho, mas funcionou bem! Vamos testar bastante antes de passar para a galera.
Da uma olhada no vídeo abaixo: Deixei o stress test do cpu-z rolando por um bom tempo. Não passa de 70c. Throttlestop está completamente Stock em relação a overclock, somente com undervolt -70/-50.

Acompanhando… aqui só estou com vgabios de 140w e undervolt -70/-70 offset -12 temp as vezes da pico de 92 aí reduz um pouco o processador mas a maior parte do tempo fica próximo dos 85C então sem trottling pasta térmica original… embora muitos critiquem está segurando o note completa 1 ano semana que vem kkkkk, mas se tiver como ficar mais frio ótimo
 
Desativado. Usando a tela do notebook somente! O que pode ser? Vi aqui via hwinfo que o meu tb ta com 17% de desgaste da bateria.
Tem que ativar o modo híbrido na Bios e por em modo adaptivo ou modo Ac.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Under continua funcionando de boas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Acompanhando… aqui só estou com vgabios de 140w e undervolt -70/-70 offset -12 temp as vezes da pico de 92 aí reduz um pouco o processador mas a maior parte do tempo fica próximo dos 85C então sem trottling pasta térmica original… embora muitos critiquem está segurando o note completa 1 ano semana que vem kkkkk, mas se tiver como ficar mais frio ótimo
Valeu. Atualizei aqui e manteve o under além de ter corrigido os travamentos em modo adaptive.
 
Da um preview ai de qual é a macumba kk

Só funciona com metal líquido? To achando que vocês fizeram um furo gigantesco na tampa de baixo, soldaram o processador e gpu no heatsink, colocaram um heatpipe de nitrogênio liquido, algo assim
 
@Pabotwm, da uma olhada nas temperaturas canto superior esquerdo. Média de 65c tanto na gpu quanto cpu.
Já estavamos desconfiando de algo, mas o @Glaucius descobriu e comprovou um erro de projeto BIZARRO neste notebook! Ele está documentando tudo muito mais detalhadamente. A galera pode usar metal liquido, a melhor pasta termica do universo. Se não arrumar um jeito para ''melhorar'' o erro do projeto, o note sempre vai ferver.

 
Última edição:
Sobre extender garantia estão pensando no caso ou não, acabei de receber a cotação na básica por mais um ano fica R$720 por mais três R$1992, a Premium R$1170 e R$3120 respectivamente, oque acham?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Pabotwm, da uma olhada nas temperaturas canto superior esquerdo. Média de 65c tanto na gpu quanto cpu.
Já estavamos desconfiando de algo, mas o @Glaucius descobriu e comprovou um erro de projeto BIZARRO neste notebook! Ele está documentando tudo muito mais detalhadamente. A galera pode usar metal liquido, a melhor pasta termica do universo. Se não arrumar um jeito para ''melhorar'' o erro do projeto, o note sempre vai ferver.



Hmmmm interessante estou ansioso pelos detalhes, será liberado para a galera do fórum a falha no projeto?
 
Sobre extender garantia estão pensando no caso ou não, acabei de receber a cotação na básica por mais um ano fica R$720 por mais três R$1992, a Premium R$1170 e R$3120 respectivamente, oque acham?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Hmmmm interessante estou ansioso pelos detalhes, será liberado para a galera do fórum a falha no projeto?
Sim! Eu vou esperar o @Glaucius soltar o material que ele tem pois ele documentou bem melhor que eu, inclusive o erro de projeto.
Quando ele soltar aqui, solto o meu também. Eu tirei apenas duas ou três fotos, não detalhei. Ele tá com material completão.
 
@Pabotwm, da uma olhada nas temperaturas canto superior esquerdo. Média de 65c tanto na gpu quanto cpu.
Já estavamos desconfiando de algo, mas o @Glaucius descobriu e comprovou um erro de projeto BIZARRO neste notebook! Ele está documentando tudo muito mais detalhadamente. A galera pode usar metal liquido, a melhor pasta termica do universo. Se não arrumar um jeito para ''melhorar'' o erro do projeto, o note sempre vai ferver.


Eu estou fora no momento e sem acesso a minha máquina. Eu observei que seu vídeo foi gravado a 60 fps. É isso mesmo? Reduzir o FPS obviamente vai reduzir as temperaturas. Eu precisaria travar o meu em 60 FPS para comparar com vcs? Para vermos as diferenças?
Até eu fiquei curioso agora com estes comentários de vocês sobre o projeto. Mas com essa divulgação, qual a ideia? Nós juntarmos para acionar a Dell? Solicitar recall das máquinas?
 
Eu estou fora no momento e sem acesso a minha máquina. Eu observei que seu vídeo foi gravado a 60 fps. É isso mesmo? Reduzir o FPS obviamente vai reduzir as temperaturas. Eu precisaria travar o meu em 60 FPS para comparar com vcs? Para vermos as diferenças?
Até eu fiquei curioso agora com estes comentários de vocês sobre o projeto. Mas com essa divulgação, qual a ideia? Nós juntarmos para acionar a Dell? Solicitar recall das máquinas?
Eu travei a 60 mesmo. Não sinto diferença jogando a 100 ou 60. Deixo locado no 60.
Gravei um vídeo com o fps desbloqueado. Subiu 3 graus ou pode ser o horario também. De manha quando gravei estava mais fresco aqui. Lembrando que isso ai é TCOFF 0, Throtlestop em stock, exceto undervolt.


Cara a ideia é dar uma ideia para vocês que tem solução esse note. Da para jogar qualquer jogo pesado na casa dos 70,75c usando todo o potêncial que o note tem a oferecer, bem longe dos 100c. Quem tiver coragem de colocar a mão na massa, fica top demais. Tava jogando homem aranha agora a pouco, raytracing, tudo no talo, 70c.
 
Eu travei a 60 mesmo. Não sinto diferença jogando a 100 ou 60. Deixo locado no 60.
Gravei um vídeo com o fps desbloqueado. Subiu 3 graus ou pode ser o horario também. De manha quando gravei estava mais fresco aqui. Lembrando que isso ai é TCOFF 0, Throtlestop em stock, exceto undervolt.


Cara a ideia é dar uma ideia para vocês que tem solução esse note. Da para jogar qualquer jogo pesado na casa dos 70,75c usando todo o potêncial que o note tem a oferecer, bem longe dos 100c. Quem tiver coragem de colocar a mão na massa, fica top demais. Tava jogando homem aranha agora a pouco, raytracing, tudo no talo, 70c.

Então. Toda sugestão é bem-vinda. Agora sim sobre o temperaturas, estão excelentes. Concordo com vc, tirando jogo competitivo, o ideal é travar a 60 fps. Eu estou deixando destravado aqui para ver até onde vai a máquina.
Você está monitorando a temperatura e FPS pelo MSI afterburner?
Quando voltar vou dar uma olhada nisso sobre as temperaturas para comparar com o seu.
Provavelmente eu vou destravar a minha Bios e fazer undervolt.
 
Para quem quiser comparar a temperatura do Uncharted, gravei um pouco aqui:


Red Dead Redemption 2 me deixou espantado! Temperatura extremamente baixa!
 
Última edição:
Para quem quiser comparar a temperatura do Uncharted, gravei um pouco aqui:


Red Dead Redemption 2 me deixou espantado! Temperatura extremamente baixa!

Tá ótima essas temperaturas, com certeza vou meter a mão na massa e baixar as temps, cara se não for pedir muito como está o Warzone aí? Único game que está chegando a 90C aqui ainda, todos os outros ficam na casa do 85c, PS chega a 90C pq está com TCC limitado então já sabe né…
 
Bom o que o Glaucius havia mencionado era que o heatsink não dava contato direito com o die e ele havia colocado um calço para encostar… Pensei que fosse um caso ou outro mas se todas maquinas forem assim de propósito o engenheiro deles tem que ser preso, é um projeto mundial pqp

Imagina se der pra usinar um block novo para o heatsink, ta resolvido
 
Meu Deus, que temps são essas!! Não sou muito fã da idéia de resfriamento com pasta condutiva ou metal líquido, mas se for isso vale à pena demais. De repente comprovando a falha dá pra jogar a aplicação do metal líquido na conta da Dell pra quem tem garantia, o que acham?

Mudando de assunto, pessoal que expandiu a Ram, observou ganho de FPS?
 
Bom, o command center atualizou aqui e o Dolby Atmos agora ta pedindo pra comprar, e não aparece pros alto falantes internos...
Alguem sabe como resolver?

Edit: Instalei a versão anterior e resolveu.
 
Última edição:
Relembrando...
Há um tempo atrás comprei Carbonaut e compratilhei com vocês que a pressão não era uniforme sobre a almofada de grafite:
YAidUiu.jpg

Resolvi então colocar o metal líquido (M.L.), depois de usar muita quantidade consegui boas temperaturas, assim como @fernando25 compartilha com vocês.

Mas depois de muito pesquisar sobre o M.L., que é uma liga composta por: Gálio (68,5%), Índio (21,5%) e Estanho (10%),
li que com o tempo, o gálio migra para o cobre se separando da liga, deixando para trás somente o índio e o estanho, resultando em
uma massa rígida e porosa.

Como adquiri a garantia Premium Power Plus Pica das Galáxias da Dell, resolvi que não queria um heatsink todo manchado com gálio.
Em 2 semanas de uso do M.L. ele ficou assim:
BMWVKgn.jpg

Esse metal só saiu literalmente lixando, e depois de polido:
SJ7jfW0.jpg

Antes de refazer o isolamento do heatsink com fita isolante, lambuzei de leve a GPU/CPU e aparafusei o heatsink sobre eles, eis o resultado:
CNpdV1Q.jpg

O heatsink praticamente não encosta na CPU e só a metade na GPU (como havia notado com o carbonaut).
Para resolver isso, @fernando25 e eu decidimos comprar calços de cobre de 0,5mm de espessura:
PGva59n.jpg

Depois de cortado no tamanho dos die e lixado para deixar totalmente plano:
o7EZSjv.jpg

Depois de polido:
PZaKRGt.jpg

No local:
mfdBxUb.jpg

sPe3jaK.jpg

Apliquei uma das melhores pastas térmicas do mercado (14 W/m.k):
s1a4tOz.jpg

E agora estou efetuando testes de temperatura para depois compartilhar com vocês.
 
Relembrando...
Há um tempo atrás comprei Carbonaut e compratilhei com vocês que a pressão não era uniforme sobre a almofada de grafite:
YAidUiu.jpg

Resolvi então colocar o metal líquido (M.L.), depois de usar muita quantidade consegui boas temperaturas, assim como @fernando25 compartilha com vocês.

Mas depois de muito pesquisar sobre o M.L., que é uma liga composta por: Gálio (68,5%), Índio (21,5%) e Estanho (10%),
li que com o tempo, o gálio migra para o cobre se separando da liga, deixando para trás somente o índio e o estanho, resultando em
uma massa rígida e porosa.

Como adquiri a garantia Premium Power Plus Pica das Galáxias da Dell, resolvi que não queria um heatsink todo manchado com gálio.
Em 2 semanas de uso do M.L. ele ficou assim:
BMWVKgn.jpg

Esse metal só saiu literalmente lixando, e depois de polido:
SJ7jfW0.jpg

Antes de refazer o isolamento do heatsink com fita isolante, lambuzei de leve a GPU/CPU e aparafusei o heatsink sobre eles, eis o resultado:
CNpdV1Q.jpg

O heatsink praticamente não encosta na CPU e só a metade na GPU (como havia notado com o carbonaut).
Para resolver isso, @fernando25 e eu decidimos comprar calços de cobre de 0,5mm de espessura:
PGva59n.jpg

Depois de cortado no tamanho dos die e lixado para deixar totalmente plano:
o7EZSjv.jpg

Depois de polido:
PZaKRGt.jpg

No local:
mfdBxUb.jpg

sPe3jaK.jpg

Apliquei uma das melhores pastas térmicas do mercado (14 W/m.k):
s1a4tOz.jpg

E agora estou efetuando testes de temperatura para depois compartilhar com vocês.
Solução menos evasiva que somente ML, interessei hein, depois posta uns testes de como ficou o Fernando não sei se está utilizando pasta térmica ou ML… Já comprei dois thermalpads 20x20x0,5mm esperando chegar tenho pasta térmica de 13.5w/mk, vamos ver se vai dar bom, a pasta no caso aplicou entre o die e o thermalpad e entre o thermalpad e o heatsink correto?
 
Última edição:
Relembrando...
Há um tempo atrás comprei Carbonaut e compratilhei com vocês que a pressão não era uniforme sobre a almofada de grafite:
YAidUiu.jpg

Resolvi então colocar o metal líquido (M.L.), depois de usar muita quantidade consegui boas temperaturas, assim como @fernando25 compartilha com vocês.

Mas depois de muito pesquisar sobre o M.L., que é uma liga composta por: Gálio (68,5%), Índio (21,5%) e Estanho (10%),
li que com o tempo, o gálio migra para o cobre se separando da liga, deixando para trás somente o índio e o estanho, resultando em
uma massa rígida e porosa.

Como adquiri a garantia Premium Power Plus Pica das Galáxias da Dell, resolvi que não queria um heatsink todo manchado com gálio.
Em 2 semanas de uso do M.L. ele ficou assim:
BMWVKgn.jpg

Esse metal só saiu literalmente lixando, e depois de polido:
SJ7jfW0.jpg

Antes de refazer o isolamento do heatsink com fita isolante, lambuzei de leve a GPU/CPU e aparafusei o heatsink sobre eles, eis o resultado:
CNpdV1Q.jpg

O heatsink praticamente não encosta na CPU e só a metade na GPU (como havia notado com o carbonaut).
Para resolver isso, @fernando25 e eu decidimos comprar calços de cobre de 0,5mm de espessura:
PGva59n.jpg

Depois de cortado no tamanho dos die e lixado para deixar totalmente plano:
o7EZSjv.jpg

Depois de polido:
PZaKRGt.jpg

No local:
mfdBxUb.jpg

sPe3jaK.jpg

Apliquei uma das melhores pastas térmicas do mercado (14 W/m.k):
s1a4tOz.jpg

E agora estou efetuando testes de temperatura para depois compartilhar com vocês.
Posta pra gente o tamanho dos die do gpu e CPU, por favor.
 
Relembrando...
Há um tempo atrás comprei Carbonaut e compratilhei com vocês que a pressão não era uniforme sobre a almofada de grafite:
YAidUiu.jpg

Resolvi então colocar o metal líquido (M.L.), depois de usar muita quantidade consegui boas temperaturas, assim como @fernando25 compartilha com vocês.

Mas depois de muito pesquisar sobre o M.L., que é uma liga composta por: Gálio (68,5%), Índio (21,5%) e Estanho (10%),
li que com o tempo, o gálio migra para o cobre se separando da liga, deixando para trás somente o índio e o estanho, resultando em
uma massa rígida e porosa.

Como adquiri a garantia Premium Power Plus Pica das Galáxias da Dell, resolvi que não queria um heatsink todo manchado com gálio.
Em 2 semanas de uso do M.L. ele ficou assim:
BMWVKgn.jpg

Esse metal só saiu literalmente lixando, e depois de polido:
SJ7jfW0.jpg

Antes de refazer o isolamento do heatsink com fita isolante, lambuzei de leve a GPU/CPU e aparafusei o heatsink sobre eles, eis o resultado:
CNpdV1Q.jpg

O heatsink praticamente não encosta na CPU e só a metade na GPU (como havia notado com o carbonaut).
Para resolver isso, @fernando25 e eu decidimos comprar calços de cobre de 0,5mm de espessura:
PGva59n.jpg

Depois de cortado no tamanho dos die e lixado para deixar totalmente plano:
o7EZSjv.jpg

Depois de polido:
PZaKRGt.jpg

No local:
mfdBxUb.jpg

sPe3jaK.jpg

Apliquei uma das melhores pastas térmicas do mercado (14 W/m.k):
s1a4tOz.jpg

E agora estou efetuando testes de temperatura para depois compartilhar com vocês.

O heatsink não encosta direito na GPU e CPU mesmo sem os Thermalpads da memos, VRMs etc?? Se for isso QUE PUTA VACILO da Dell.
 
Relembrando...
Há um tempo atrás comprei Carbonaut e compratilhei com vocês que a pressão não era uniforme sobre a almofada de grafite:
YAidUiu.jpg

Resolvi então colocar o metal líquido (M.L.), depois de usar muita quantidade consegui boas temperaturas, assim como @fernando25 compartilha com vocês.

Mas depois de muito pesquisar sobre o M.L., que é uma liga composta por: Gálio (68,5%), Índio (21,5%) e Estanho (10%),
li que com o tempo, o gálio migra para o cobre se separando da liga, deixando para trás somente o índio e o estanho, resultando em
uma massa rígida e porosa.

Como adquiri a garantia Premium Power Plus Pica das Galáxias da Dell, resolvi que não queria um heatsink todo manchado com gálio.
Em 2 semanas de uso do M.L. ele ficou assim:
BMWVKgn.jpg

Esse metal só saiu literalmente lixando, e depois de polido:
SJ7jfW0.jpg

Antes de refazer o isolamento do heatsink com fita isolante, lambuzei de leve a GPU/CPU e aparafusei o heatsink sobre eles, eis o resultado:
CNpdV1Q.jpg

O heatsink praticamente não encosta na CPU e só a metade na GPU (como havia notado com o carbonaut).
Para resolver isso, @fernando25 e eu decidimos comprar calços de cobre de 0,5mm de espessura:
PGva59n.jpg

Depois de cortado no tamanho dos die e lixado para deixar totalmente plano:
o7EZSjv.jpg

Depois de polido:
PZaKRGt.jpg

No local:
mfdBxUb.jpg

sPe3jaK.jpg

Apliquei uma das melhores pastas térmicas do mercado (14 W/m.k):
s1a4tOz.jpg

E agora estou efetuando testes de temperatura para depois compartilhar com vocês.
Olá, eu preciso entender. Estes calços que vc está usando vc colocou entre a CPU e o heatsink colocando pasta térmica de ambos os lados? Resolvendo o problema do espaço entre o die do CPU e o heatsink?

Veja, eu imagino que o projeto deste note é pensado para não encostar no die, colocar grande quantidade de pasta térmica, daquelas de baixa condutividade, mas que dura muito. Imagine em uma linha de montagem, é mais fácil colocar muita pasta térmica e o heatsink desta forma do que fazer um trabalho meticuloso de alinhamento. Não estou dizendo que isso é bom, mas eu acho que pensaram dessa forma.
Quem perde com isso? O cliente que não compra mais AW e a Dell que suja a marca gamer dela.
 
O meu mod é uma variação do @Glaucius:
Eu comprei uma placa de cobre de 10x10cm, precisei cortar no tamanho dos dies, planar, lixar e polir. Cortei as placas 2mm maior que os dies, para ter mais área de contato.

Reapliquei metal liquido:

20220720-125031.jpg


A placa de cobre cortada:

Whats-App-Image-2022-10-27-at-07-42-47.jpg


A plaquinha do GPU. Cpu eu já tinha aplicado. Metal liquido em ambos os lados:

Whats-App-Image-2022-10-23-at-17-17-39.jpg


Aqui já com as duas placas de core aplicadas, metal liquido em cima e em baixo.
Coloquei pasta termica SOBRE TODOS OS THEMAL PADS! Fica uma sujeira / bagunça por dentro mas não me importo, quero a maquina fria.

Whats-App-Image-2022-10-23-at-17-17-38.jpg


Esse foi o primeiro fechamento. Precisei abrir e fechar mais 3 vezes pra acertar. Uma vez para adicionar mais metal liquido no "sanduiche". E a segunda vez só mudei um pouco a posição das placas de cobre, alinhei melhor.

O RESULTADO VOCÊS VIRAM AI NOS VÍDEOS ACIMA.
RODA TUDO BATENDO NO MÁXIMO 75C. TEMPERATURA MÉDIA DE 65C.


Como acertei a mão nesse fechamento e o metal liquido não resseca. Pretendo só abrir novamente daqui uns 3 anos.
 
Última edição:
É... Pelo visto o queridinho do pessoal vai voltar a ativa: Legion.
Tô chocado com o que é preciso fazer pra que realmente o notebook possa ficar "frio"
 
Posta pra gente o tamanho dos die do gpu e CPU, por favor.
Pega aí:

Olha... O bagulho não é tão simples quanto pensam.
Tem macetes que descobrimos através de muitas tentativas e erros.

Seria um tutorial enorme para poucos ou até para ninguém querer se aventurar.

Quem realmente quiser se arriscar entra em contato pelo Telegram que fica mais fácil e rápido as msgs e a troca de multimídia.

Telegram: @Glaucius
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Solução menos evasiva que somente ML, interessei hein, depois posta uns testes de como ficou o Fernando não sei se está utilizando pasta térmica ou ML… Já comprei dois thermalpads 20x20x0,5mm esperando chegar tenho pasta térmica de 13.5w/mk, vamos ver se vai dar bom, a pasta no caso aplicou entre o die e o thermalpad e entre o thermalpad e o heatsink correto?
"a pasta no caso aplicou entre o die e o thermalpad e entre o thermalpad e o heatsink correto?". Correto.

O calço da CPU corte com 2mm a mais para descontar o desbaste da serra e o desgaste de lixa que será utilizada para dar acabamento no corte.
 
Última edição:
Pega aí:

Olha... O bagulho não é tão simples quanto pensam.
Tem macetes que descobrimos através de muitas tentativas e erros.

Seria um tutorial enorme para poucos ou até para ninguém querer se aventurar.

Quem realmente quiser se arriscar entra em contato pelo Telegram que fica mais fácil e rápido as msgs e a troca de multimídia.

Telegram: @Glaucius
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


"a pasta no caso aplicou entre o die e o thermalpad e entre o thermalpad e o heatsink correto?". Correto.

O calço da CPU corte com 2mm a mais para descontar o desbaste da serra e o desgaste de lixa que será utilizada para dar acabamento no corte.

Eu mesmo tive um problema aqui: Em dos dos fechamentos, fiquei com receio de ter trincado o Die da GPU: Enquanto eu jogava começou a aparecer artefatos na tela, mesmo a gpu estando a 75c. Tive que RE-ABRIR e notei que tinha escorrido um pouco de metal na lateral do die. Limpei com cotonete, isopropilico e fechei. Artefatos pararam, temperatura voltou pior que antes. Abri novamente, adicionei mais metal em tudo, reposicionei o cobre, fecheu. Dai sim foi sucesso.

Hoje eu demoro cerca de 10 minutos para abrir o note inteiro e mexer ali nos dies de TANTAS aberturas que já fiz. Acredito que entre indas e vindas, ja abri ele umas 30x. Tem muita coisa ali dentro que pode dar problema na hora da abertura. Tem que tomar bastante cuidado.
É como o @Glaucius disse: Tem MUITO macete nisso ai. Não é só botar a chapa e correr pro abraço. Muita abertura e fechamento pra dar certo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo