AMD Bulldozer - AM3+ - [TÓPICO DEDICADO]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pau a pau com o Sandy Bridge, pelo menos nos preços.... ehehehhe
 
Pau a pau com o Sandy Bridge, pelo menos nos preços.... ehehehhe
Agora so ficou faltando os teste pra ver se vao ser igual aos sandy de oVER....




Preços revelados:

http://i1-news.softpedia-static.com...o-and-Bulldozer-Pricing-Revealed-Report-3.jpg
Finalmente temos os preços do tão esperado Bulldozer e seu primo Fusion Llano.

Considerando os supostos benchmarks e rumores as minhas expectativas finais são:

1º Bulldozer esta em plenas condições de competir com a linha mid do Sandy Bridge.

2º FX-8130P, FX-8110, FX-6110 e FX-4110 estão competindo respectivamente com i7-2600K, i7-2600, i5-2500K e i5-2500.

3º Até o lançamento do Sandy Bridge E o FX 8130P será a CPU mais forte do mercado.

4º Llano é extremamente competitivo para PCs de baixo custo.

5º A8-3550P, A8-3550, A6-3450P, A6-3450, A3350 e E2-3250 estão competindo respectivamente com i5-2300, i3-2120, i3-2105, i3-2100, G850 e G840

6º Eu queria muito ter grana sobrando para fazer um up!

Retirado de:http://framebuffer.com.br/forum/showthread.php?tid=102785

Fonte: http://news.softpedia.com/news/AMD-Llano-and-Bulldozer-Pricing-Revealed-Report-201335.shtml

Preço bom eles tem, que ver o desempenho deles se são bons tbm ...
 
é, se essa tabela de preços for real vem coisa boa por aí... estou muito ancioso pra saber o real desempenho por núcleo...
 
Pois é saindo os Bulldozers logo logo vem os Ivy Brigde e pelo jeito novamente a intel volta ao topo. Mais continuo com AMD enquanto não ficar rico, depois posso até pensar em ir de intel.
Quantas vezes eu vou ter que dizer: Ivy bridge só em 2012 e vem o bulldozer 2 pra concorrer com ele.
 
Seria a sigla "P" referente ao recurso de overclock destravado - vulgo Black Edition?

Não, até agora todos os FX são com o mult desbloqueado (Black Edition).
Esse 8130P é só um 8110 preparado para overs extremos ... sakas? por isso ele concorre diretamente com o 2600K que é ótimo pra over...
 
AFF A AMD E INTEL TINHA QUE JUNTAR FAZER UMA DUPLA seila chega de rivalidade !

vem os bulldozer, depois o ivy mais poderosos e ai cara?????
esta impossível acompanhar a tecnologia hoje ninguem merece !
aja grana para tudo isso !
 
AFF A AMD E INTEL TINHA QUE JUNTAR FAZER UMA DUPLA seila chega de rivalidade !

vem os bulldozer, depois o ivy mais poderosos e ai cara?????
esta impossível acompanhar a tecnologia hoje ninguem merece !
aja grana para tudo isso !

Sem concorrência como seríam os preços? Como seríam os lançamentos? 10% de melhoria em comparação com a série anterior?

Dê graças a Deus de a AMD vir crescendo ao longo dos anos e torça um dia pra ficar peito a peito com a Intel, só assim a azulzinha diminuirá seus preços, ou não!
 
AFF A AMD E INTEL TINHA QUE JUNTAR FAZER UMA DUPLA seila chega de rivalidade !

vem os bulldozer, depois o ivy mais poderosos e ai cara?????
esta impossível acompanhar a tecnologia hoje ninguem merece !
aja grana para tudo isso !

:hmm:

monopólio cara??? seria muito ruim pra nós....

Não, até agora todos os FX são com o mult desbloqueado (Black Edition).
Esse 8130P é só um 8110 preparado para overs extremos ... sakas? por isso ele concorre diretamente com o 2600K que é ótimo pra over...

hum... esse 8130P deve ser fabricado só com a nata dos wafers de silício...
 
Última edição:
demorou, mas terminei de ler todas as 37 páginas de post. foi dureza, principalmente por causa dos erros de português (não erros de digitação, diga-se de passagem, é triste ver como tem) e posts inúteis. se algum moderador fosse enxugar o tópico, acho que nao iriam sobrar 15 paginas. e fora os desvios do assunto principal, já que comentaram sobre placas de video, placa-mae e chipsets. sinceramente eu achava que iria encontrar mais informações e novidades sobre os BULLDOZER. mas foi ótimo as informações nos links da primeira pagina, do primeiro post. fico pensando Hekinho, quantos realmente clicaram lá e leram.

ao ler todos os posts não pude deixar de notar 2 coisas: a especulação sobre o processador (desempenho, preço) e a ansiedade/expectativa de alguns, tem até nego contando os dias para o lançamento. fico pensando se o processador TOP não for o que tanto "querem/esperam", vai chover mais posts inúteis com comentários tipo "decepcionante", "BULLDOZER não presta", AMD tá "falida", (e por aí vai), como se eles fossem comprar tal processador.

mas mesmo que o BULLDOZER/ZAMBEZI não atinjam a expectativa maior, que é "bater" a INTEL, a AMD vai atingir seu principal objetivo: ganhar muito dinheiro na venda de processadores MAINSTREAM e LOW-END, e aumentar sua participação no segmento corporativo, com os OPTERON. o resto é resto. a companhia não tem a obrigação de cumprir com a expectativa de mauricinhos e adolescentes que ainda nem têm condição de comprar o processador, muito menos o resto do computador.

isto me faz lembrar da história da AMD, que pra mim, já marcou presença com muita honra e competência no mundo dos negócios, com o lançamento dos ATHLON, que aliava desempenho e preço justo, deixando os PENTIUM 4 NORTHWOOD comendo poeira. ficava pensando como a INTEL podia fazer um processador tão ruim como aquele, e só beeeeem mais tarde ela equilibrou o jogo com os PRESCOTT (este sim, o maior erro da história da INTEL).

e quanto ao ATHLON 64? mal a INTEL se recupera e lá vem paulada na cabeça de novo. a AMD inova trazendo novidades incríveis como o HT (HIPER TRANSPORT), processamento em 64 bits, controlador de memória integrada ao processador e autêntico processador multi-core. o barramento HT foi uma idéia tão genial que a INTEL ANOS MAIS TARDE copia, lançando seu QPI LINK, copia também a integração ao processador do NORTH BRIDGE e copia o controlador de memória integrado ao processador. aliado a tudo isso veio a melhor parte: DESEMPENHO, porque até entao a INTEL patinava com seus PENTIUM 4 e PENTIUM D, sendo que este primeiro era um forninho de assar pão. e só em 2008 que a INTEL virou a mesa com os NEHALEM.

desculpem-me pelo aparente desvio do tópico, mas fiz questão de resumir e lembrar um pouco da história da AMD para os ignorantes (que não sabem mesmo da história) e para os outros ignorantes cuja memória é fraca e dão importância somente ao desempenho acima de tudo. ignoram e DEIXAM de ver que a AMD fez projetos primorosos e de alta qualidade, deixam de ver que a AMD deu um banho na INTEL trazendo novidades na arquitetura dos ATHLON 64 e deixam de ver o beneficio que é ter concorrência no mercado. se a INTEL tem o processador mais rápido hoje, é por causa da existência da AMD, do contrario teriamos até hoje os péssimos PENTIUM D e quem sabe, até os forninhos PENTIUM 4. e fora que a INTEL não tem um chipset 3D competitivo, nem mesmo com o SANDY BRIDGE.

outro fator que posso juntar a tudo isso (e que muitos ignoram ou nao sabem) é a situação financeira da AMD, empresa que é dezenas de vezes menor que a INTEL e mesmo assim tem resistido bravamente. se ela tivesse metade da grana que a INTEL tem, este projeto do BULLDOZER teria saído pelo menos a 4 anos atras. tomar decisões quando a grana é curta e se está devendo é muito dificil, não é algo para adolescentes e mauricinhos que ficam de olho somente no desempenho.

e como disse acima, volto a dizer: a AMD não tem obrigação de cumprir com expectativa de ninguem e sim de cumprir com a missão dela: oferecer produtos de qualidade com preços competitivos. antes que alguém venha dizer algo, lembro que mesmo quando ela vendia caro os ATHLON FX, a AMD não deixou de vender processadores com preços competitivos no mercado MAINSTREAM. quer ela venha a ter ou não o processador mais rapido do planeta, tudo indica que ela vai botar o ATOM pra correr, com os seus processadores com video integrado e ganhar rios de dinheiro com isso.

dito isto, finalizo dizendo que eu, como todos, estou na expectativa do lançamento dos BULLDOZER, de olho no melhor custo-desempenho, afinal sou pobre e tenho que trabalhar. poderia citar aqui sobre a aquisição da ATI e seus resultados, mas já basta. um dos resultados disso poderemos ver na linha LLANO e BOBCAT, com seus videos integrados.

(perdoem o post longo, mas este tópico merece um pouco de história)
 
Última edição:
Tá totalmente perdoado até porque o post está perfeito, aliás, tem coisas que eu só fiquei sabendo sobre a AMD agora (pois na época dos Pentium 4 e D eu nem tinha PC, pobre é uma ***** hahahaha).

É bom ver pessoas que não defendem a AMD somente porque tem produtos da mesma e sim porque sabem da história. No final do ano passado que eu comecei a ler mais sobre a AMD, como ela era, quase que uma escrava na linha de processadores, e como tem evoluído. E acho que ela está bem próxima de conseguir lucros enormes como o da Intel e bater de frente com a concorrente.

É como você disse, o lucro da empresa não vai ser na venda de processadores TOPs para entusiastas, assim como não é nos 990x, 2600k que a Intel lucra, e sim no mercado mais popular. Essa tecnologia de processador com vídeo integrado quem vem saindo do forno da AMD vai gerar lucros fenomenais pra empresa, pois o mercado voltado para esses processadores é extremamente, EXTREMAMENTE, carente.
 
Pessoal, já se sabe o que virá capado nas mobos AM3? Tenho uma crosshair IV e quero saber o que to perdendo em não ter uma mobo am3+
 
demorou, mas terminei de ler todas as 37 páginas de post. foi dureza...

Desabafo?

mesmo longo, ainda acrescentaria algumas coisinhas a seu Post.

Somente com a x86-64 "tecnologia AMD" que a intel conseguiu grandes avanços no seguimento mais lucrativo, o de servidores, antes domínio absoluto dos chips RISC.
Coisa que tem deixado até seus seguidores procurando pelo em OVO. Já pensou se x86 da Intel ainda continuasse 32Bits?

Risc_loss_575px.png


http://www.anandtech.com/show/4180/opteron-magnycours-gets-a-speedbump

AMD ataca 2011 com 3 arquiteturas que simplesmente abalou o mundo dos chips, trazendo a tona até empresas que já não ouvíamos falar a um bom tempo. As 3 arquiteturas são:

Bulldozer:
Sever -> Interlagos que substituirá Magny Cours, imagino, se Magny Cours um chip de 45nm abalou a estrutura do mercado de seridores, isso com seu grande desempenho e baixo consumo, como será Interlagos já que só bastará trocar o Chip?
Top-End -> Série FX, não estou ainda convicto que será um processador competitivo com a linha Sandy Bridge-E, mas tem tudo para ser competitivo com a linha Sandy Bridge atual.
http://www.xbitlabs.com/news/cpu/di..._Range_Microprocessor_to_Cost_320_Report.html

Llano => Dando asas à idéia de chip único, idéia que surgiu a alguns anos atrás, o que levou a aquisição da ATI e quase quebra da companhia, a AMD começará a soltar seus primeiros frutos no seguimento Mainstream com um poderoso chip capaz de jogabilidade aceitável sem a necessidade de uma placa gráfica à parte, Llano oferecerá competitividade tanto no seguimento desk de alto desempenho quanto no seguimento de Notebook, seu trunfo consiste em uma APU, isso não é somente juntar um chip gráfico mais um CPU no mesmo PCB ou no mesmo Die, é um conceito novo e certamente dará início ao fim da "CPU".

Bobcat => É o nanico da turma, desenhado com a proposta de Low-Power, Bobcat é a primeira APU lançada pela companhia, é uma CPU ligeiramente fraca se comparada no seguimento de Notebook, mas capaz de matar dois coelhos com uma cajadada só "Atom+ION", seu grande trunfo é a HD 6200/6300 capaz de fornecer gráficos de sobra para o que se exige hoje no seguimento destinado. Essa foi um verdadeiro revira volta no seguimento Low-Power, levando lideres dominantes da área correrem atrás do prejuízo, intel, ARM, VIA e até a MIPS estão impovorosas.

http://www.xbitlabs.com/news/mobile..._Via_Quad_Core_Designs_to_Emerge_Shortly.html
http://semiaccurate.com/2011/05/19/mips-set-to-go-mobile/
http://semiaccurate.com/2011/04/28/guess-what-is-ready-for-tape-out/
http://www.anandtech.com/show/4345/...-architecture-group-14nm-airmont-atom-in-2014

ARM então atira pra todo lado.
http://www.xbitlabs.com/news/cpu/di...peed_Up_Development_of_Server_Eco_System.html
 
Última edição:
A AMD além de lançar suas novas APU'S e CPU'S com uma arquitetura renovada, precisa investir muito mais em marketing, como faz a intel.
 
para quem gosta um pouco de história da INTEL e AMD desde 2000 para cá, detalhes técnicos dos processadores e de como a AMD chutou os bagos da INTEL por 2 vezes, leia o texto no link abaixo. é longo, mas é recheado de informação. merece uma leitura compenetrada. é o tipo do texto que leigo pode ler e entender.

http://www.hardware.com.br/artigos/intel-nehalem/

a título de curiosidade, a primeira foto dum cara segurando um disco é o tal "WAFFER", onde são feitos os processadores, quanto menor a litografia mais processadores cabem ali.
 
Última edição:
@G4rf!3ld. Muito bons seus posts!

São poucas pessoas aqui, que como você, conseguem elevar o nível da discussão à um patamar mais interessante.

Já fiz, aqui neste fórum, posts mais maduros e inclusive um tópico explicando o que é e como funciona um pipeline ,culminando em uso de cache, mas ninguém postou nem para me mandar à mer.. .

Espero que você e as demais pessoas que conseguem discutir os assuntos de maneira madura, continuem a participar do fórum.
 
tópico explicando o que é e como funciona um pipeline.

Isso é interessante, onde esta este tópico?

No momento o que estou mais interessado é como ficarão o FPU unificado dos BDZ, se vão somar performance ou amargar gargalos.
 
Última edição:
sem a AMD no mercado tudo podia estar ainda vago, se realmente pensarmos na evolução de 2005, até hoje melhor nem pensar, mas de uma coisa eu gostei do texto que o G4rf!3ld citou.
"Mas, é nos momentos de dificuldade que surgem as melhores soluções (veja o caso da Intel). Esta é uma briga que ainda promete."
 
Isso é interessante, onde esta este tópico?

No momento o que estou mais interessado é como ficarão o PFU unificado dos BDZ, se vão somar performance ou amargar gargalos.

Me desculpe a ignorância, mas o que seria PFU?
Obrigado!
 
Estou pra pegar um Phenom 955 por R$320,00, séra que se eu esperar o Bulldozer vou conseguir algo com mesmo desempenho pelo mesmo preço?
 
Isso é interessante, onde esta este tópico?

No momento o que estou mais interessado é como ficarão o PFU unificado dos BDZ, se vão somar performance ou amargar gargalos.

Apesar de ter a mesma dúvida, temos que lembrar o seguinte... A arquitetura Bulldozer é em módulos e não núcleos... Cada módulo faz um "Hyper Treading" inverso do que os Intel fazem, isso significa o seguinte, o Hyper Treading da Intel simula o dobro dos núcleos físicos existentes, se o processador é quad-core é adicionado mais 4 treads ficando como se fosse "octo"-core... Só que esses treads só dão resultado, coisa de no máximo 30%, se o software em questão suporta tal tecnologia...

Como eu disse, no Bulldozer a coisa é inversa, o processador trabalha por módulos, cada módulo tem partes de dois cores, agora vejamos o seguinte, vamos falar em módulos e não cores...

o FX 8130P possui quatro módulos... Digamos o seguinte, um jogo que utilize até quatro núcleos de um processador comum, uma parte do jogo é destinada para o core 1 de um processador, ok? Mas como o Bulldozer trabalha em módulos, as taréfas do jogo em questão, designadas para o core 1 de um processador, serão trabalhadas pelo módulo 1 do Bulldozer, pois ele trabalha em módulos e não em cores independentes, ou seja, teremos um módulo com partes de dois cores trabalhando para processar dados que originalmente eram pra ser trabalhados por um core normal de um processador normal... Por que que ao lermos sobre a arquitetura dele é dito como um "Hyper Treading" inverso, se for como é no meu modo de pensar... O Bulldozer será um monstro em processamento...
 
Apesar de ter a mesma dúvida, temos que lembrar o seguinte... A arquitetura Bulldozer é em módulos e não núcleos... Cada módulo faz um "Hyper Treading" inverso do que os Intel fazem, isso significa o seguinte, o Hyper Treading da Intel simula o dobro dos núcleos físicos existentes, se o processador é quad-core é adicionado mais 4 treads ficando como se fosse "octo"-core... Só que esses treads só dão resultado, coisa de no máximo 30%, se o software em questão suporta tal tecnologia...

Como eu disse, no Bulldozer a coisa é inversa, o processador trabalha por módulos, cada módulo tem partes de dois cores, agora vejamos o seguinte, vamos falar em módulos e não cores...

o FX 8130P possui quatro módulos... Digamos o seguinte, um jogo que utilize até quatro núcleos de um processador comum, uma parte do jogo é destinada para o core 1 de um processador, ok? Mas como o Bulldozer trabalha em módulos, as taréfas do jogo em questão, designadas para o core 1 de um processador, serão trabalhadas pelo módulo 1 do Bulldozer, pois ele trabalha em módulos e não em cores independentes, ou seja, teremos um módulo com partes de dois cores trabalhando para processar dados que originalmente eram pra ser trabalhados por um core normal de um processador normal... Por que que ao lermos sobre a arquitetura dele é dito como um "Hyper Treading" inverso, se for como é no meu modo de pensar... O Bulldozer será um monstro em processamento...

Esta sua explicação merece muito destaque, pois ae demonstra um grande avança em relação ao modelo da intel, principalmente devido aos soft que nao estão sugando muito CPU´s acima de 4 cores...:yes:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo