AMD Bulldozer - AM3+ - [TÓPICO DEDICADO]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoal, vocês sabem se vai continuar aquela frescura de controladoras sata AMD terem uma performance ruim?

Digo isso porque já vi MUITOS relatos na internet sobre, mas NUNCA entendi direito isso...

Na verdade pelo que li o SB950 é melhor e tem um melhor desempenho agora com os SSDs
 
Aqui tem tudo sobre a arquitetura...

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/2063

Lendo isso tirei a seguinte conclusão...

A arquitetura Bulldozer é em módulos e não núcleos... Cada módulo faz um "Hyper Treading" inverso do que os Intel fazem, isso significa o seguinte, o Hyper Treading da Intel simula o dobro dos núcleos físicos existentes, se o processador é quad-core é adicionado mais 4 treads ficando como se fosse "octo"-core... Só que esses treads só dão resultado, coisa de no máximo 30%, se o software em questão suporta tal tecnologia...

Como eu disse, no Bulldozer a coisa é inversa, o processador trabalha por módulos, cada módulo tem partes de dois cores, agora vejamos o seguinte, vamos falar em módulos e não cores...

o FX 8130P possui quatro módulos... Digamos o seguinte, um jogo que utilize até quatro núcleos de um processador comum, uma parte do jogo é destinada para o core 1 de um processador, ok? Mas como o Bulldozer trabalha em módulos, as taréfas do jogo em questão, designadas para o core 1 de um processador, serão trabalhadas pelo módulo 1 do Bulldozer, pois ele trabalha em módulos e não em cores independentes, ou seja, teremos um módulo com partes de dois cores trabalhando para processar dados que originalmente eram pra ser trabalhados por um core normal de um processador normal... Por que que ao lermos sobre a arquitetura dele é dito como um "Hyper Treading" inverso, se for como é no meu modo de pensar... O Bulldozer será um monstro em processamento...

Cara, infelizmente não tenho nada sobre pois estudei o processador MIPS , devido à sua simplicidade.

Mas no fim das contas, mesmo com todas essas novidades, esses processadores não fogem muito do que já existe no meio acadêmico.

Por exemplo, a teoria de sistemas multi processados já existe a mais de 30 anos, se não me engano.

Mas sobre o BDZ, notei que o mais interessante é que ele não é , de fato, um processador de dois núcleos, tomando como exemplo um dual core. Ele possui duas ALUS, porém com caches compartilhadas entre eles. Podemos dizer que são pseudo núcleos mas

que na prática possuem o mesmo efeito de núcleos de fato, com caches próprias. Essa nova abordagem da AMD foi tomada, em minha opinião, para reduzir custos mas oferecendo um ótimo desempenho.

edit: junta o que eu disse ao que o Philippe1988 disse . Dois pseudo núcleos = 1 módulo.

galera, não quero ser chato, mas tem um link com uma explicação detalhada sobre isso no primeiro post deste topico:

"Bulldozer : a nova arquitetura da AMD para processamento de alto desempenho "
http://www.noticiastecnologicas.com.br/2009/11/bulldozer-e-bobcat-as-novas.html

aliás, além deste, são 4 os links pra galera se informar e esbaldar. eu mesmo ainda tô lendo o último link.

um pirulito para quem conseguir explicar de uma maneira simples e clara (como e porque 1 módulo é reconhecido como
2 núcleos, vantagens e desvantagens), dum modo que até a avó de voces possam entender.
desafio lançado.
 
Última edição:
Muito simples, vejam:

Cada módulo do Bulldozer, tem duas Unidades de Cálculos de Número Inteiros (Intenger Scheduler).

O sistema operacional reconhece que existe um processador instalado por causa dessas "Intenger Scheduler". Então, 1 Int. Scheduler = 1 core.

O módulo do Bulldozer tem 2 desses, logo, cada módulo = Dual Core. Os outros recursos do módulo, são compartilhados.

Se o encapsulamento tem 4 módulos, logo: 2 Int Scheduler x 4 módulos = 8 Cores !!

É isso.

Falow
 
Tópico movimentado!!
Apareceu algum review comparando com os intel?
Eu desisti do up pq a filha da p... da AMD disse que AM3+ não seria compatível com AM3, mas acho que só falaram isso pq não tinham certeza se o chipset seria compatível. :/
Atualmente to esperando só esses lançamentos pra parti pra intel, se não tiver tudo que quero por um preço igual ou menor vai ser intel mesmo.
 
Cara, infelizmente não tenho nada sobre pois estudei o processador MIPS , devido à sua simplicidade.
Bem interessante ver MIPS de volta, é uma variante da RISC, certo?, porém ao contrário da ARM, oferece processamente em 64bits e algo similar ao SMT (Hyper Threading)

Mas sobre o BDZ, notei que o mais interessante é que ele não é , de fato, um processador de dois núcleos, tomando como exemplo um dual core. Ele possui duas ALUS, porém com caches compartilhadas entre eles. Podemos dizer que são pseudo núcleos mas que na prática possuem o mesmo efeito de núcleos de fato, com caches próprias. Essa nova abordagem da AMD foi tomada, em minha opinião, para reduzir custos mas oferecendo um ótimo desempenho.

Ai é que está, na prática o BDZ é mais próximo dos Dual Core do que SMT com andam citando, BDZ além do desempenho visa conter Custos e no meu entender a solução que a Intel arranjou pra Dual Core foi mais eficaz que a da AMD, a solução da AMD rendeu muito mais em paralelismo, pena que os softwares para Desk paralelismo é algo bem distante ainda. O Módulo do BDZ é mais parecido com o Dual Core da Intel do que SMT, e ainda me citam ao inverso, pra lá, pra cá... coisa de doido.

Bulldozer => 4 Dual Core, o resto será chips com defeito ou capados pra atender ao mercado.
Sandy Bridge-E => 5 Dualcore e 10 SMT, menos que isso também são chips capados.

Acho, "não tenho certeza," que o FX-8000 ficará entre Sandy Bridge i7-2600 e Sandy Bridge-E 6 cores/12Threading.

Edit:

um pirulito para quem conseguir explicar de uma maneira simples e clara (como e porque 1 módulo é reconhecido como
2 núcleos, vantagens e desvantagens), dum modo que até a avó de voces possam entender.
desafio lançado.

AMD antes de Bulldozer => Uma cambada de preguiçosos(Cores) esperando que o Gerente (O.S) lhes mandasse fazer alguma coisa (Thread), enquanto isso ficavam a postos em suas estações de trabalho (Núcleo).

SMT => Uma estação de trabalho(núcleo), um operário(core) se desdobrando sem descanço para fazer duas coisas(Thread) ao mesmo tempo.

Bulldozer => Dois operários(cores), uma estação de trabalho(Módulo), compartilhando as ferramentas quando dois trabalhos(Threads) são exigidos, solução barata mas ao mesmo tempo arriscada, na hora que os dois precisarem da chave-de-fenda, como fica? e na hora que só tem um trabalho pra fazer, o outro olha?.

Bulldozer é isso, 2 motores, mesmo Chassis e muita força....

trek01_opt.jpeg
 
Última edição:
Pra quando que esta marcado o lançamento desses bdz?
 
Asus deixa "vazar" as especificações dos primeiros processadores da série "FX"


A pequena lista, incluem dois processadores de oito núcleos - FX-8130P e FX-8110. O primeiro citado terá clock de 3.8GHz, 4.2GHz no modo turbo e um TDP de 125watts... preço: US $ 320. O segundo processador apresenta um clock base de 3.6GHz, 4.0GHz com turbo, um TDP de 95w e o preço estipulado em 290 dólares.



Em relação as informações dos processadores de seis núcleos e quatro núcleos - FX-6610 e FX-4110 - só foram divulgados o TDP, ambos de 95watts e o preço de US $240 e US $ 190 respectivamente..

http://fudzilla.com/processors/item/22808-asus-leaks-more-bulldozer-specs
 
adorei essa giga , se duvidar vai essa mesmo ( vai grana , mas fazer o que ehehe ) ou um msi parecida ( quando sair na mesma faixa de preço quando for divulgada ) pois tem 1 rede , som digital e analogico , tudo do jeito que gostaria de uma placa aqui e fica linda no meu novo gabinete Full que estou "MODando" , ainda podendo por 3 plaquinhas de video ( mais que suficiente eu acho ) pois uma já vai grana 2 mais ainda 3 quebra a banca ehehe , é placa por um bom tempo de uso . contando os dias para sair tudo isso ( placa e processadores ) pois o resto do pc já está em mâos ehehe .
 
SB950 seria o chipset AMD? mas esse modelo ai não vai estar apenas nas placas mãe mais tops?

O SB950 é somente para o 990FX e 990X.
 
ECS Black 990FXM-A

91495c9d9296c70247b286ca790453fc.jpg


dacb00b836ffcbf9369a22e2e7ce02ae.jpg


Linda e não está devendo nada pra UD7 ou Sabertooth :wub:

Edit: achei genial o conector EPS12V alto, é um inferno quando voce tem um cooler grande no processador e fan na traseira do gabinete e é difícil encaixar a mão pra conectar o ATX/EPS12V
 
Última edição:
Linda esta mobo!!!!
 
Orra, lindona mesmo essa ECS, espero que não fique devendo em nada em questão de over pra outras., porque ECS nunca foi boa nesse quesito. E realmente, boa ideia essa de colocar o conector EPS alto.
 
Lindas as mobos, só espero que o preço não seja uma facada como o 1155. Espero comprar essa Crosshair V por 800 reais por aqui.
 
falando em ECS...

Apesar que as mobos da ECS estão se saindo bem em over nos sockets 1156 e 1155 (P55A-AK e P67A2).

tomara que ela faça bem em AMD, já que só tem um modelo bom que conheço (A785GM-M, e só faz over bem em processadores BE).
 
qualquer modelo ECS para AMD voa baixo com Processadores BE, as fases delas são bem parrudas, porém se partir para overclock via HTT ai a coisa complica e muito, se passar dos 250MHz no HTT, prepara o bolso.

Uma única fase pro VRM dos DIMMs, pobre, não dar uma boa estabilidade em Over.
 
Última edição:
Quando sai os primeiros bench? :rolleyes:
 
Essa imagem aqui é Histórica
Acontecimento que a grande maioria não imaginava ser capaz nos dias de hoje
Afinal "Business is Business"

27_800x600.jpg
 
Última edição:
Rapa, Essas 990FX estão muito bem feitas, no visual não fica a desejar em nada, agora quero ver se em desempenho qual vai ser a rainha do overclock :lol:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo