[TÓPICO DEDICADO] AMD Bulldozer, Piledriver, Steamroller[Socket AM3+ FM2 & FM2+]

O que é excelente, visto que tá usando a GPU do próprio processador né hehehe
Ia ser legal se comparasse com a GPU embarcada dos Intel tb po!

muito bom mesmo.

acho que ia ser um massacre com o vídeo-on da Intel, mas vamos aguardar logo mais sai testes comparando os dois.
 
Pelo que vazou até agora, o Kaveri é 10% mais rápido clock por clock do que o Richland, obviamente que amanhã deve sair teste oficial e poderemos confirmar, agora uma coisa que me chamou a atenção foi o preço:

http://viewer.zmags.com/publication/60b110e2#/60b110e2/34

Essa loja, Microcenter, é a que o pessoal do Overclock.net diz ser a melhor e mais barata, agora olhem para o preço do A10-7850k: promocional de venda US$ 179,99 e normal US$ 199,99.

O grande trunfo do Kaveri seria o HSA, mas não existe nada hoje para aproveitar a tecnologia, ou seja, a AMD está dando um tiro no pé ao cobrar um preço superior ao FX-8320 e muito próximo do FX-8350, por um produto que, aparentemente, hoje é inferior e faz uma aposta em softwares preparados para algo que vai saber quando virá e se vier. Por enquanto, para ficar no mínimo, é simplesmente desapontamento puro.
 
Se esse AMD A8-7600 viesse por umas 100 doletas seria o grande custo-benefício do momento.
Conforme o desempenho, por U$ 119 já vai ser interessante.
 
só de ver um cpu com gpu rodar um jogo atual como o BF4 já acho muito bom!!!
 
Só sei que quero montar uma Steam Box com uma GPU dessas, mas só depois que eu terminar meu PC e tirar CNH. Uma GPU dessas com uma 270x e um case mini-ITX da Silverstone :gaming:.
 
Legal é que a Anandtech usou a ferramenta de benchmark do Adrenaline aqui. :awesome:

Só li o review da Anandtech, bem extenso. Fiquei mais impressionado foi com o A8-7600 que esteve bem perto e consome um terço menos de energia.
 
Última edição:
O 7600 podendo configurar o TDP (45/65W) é realmente bem interessante, o preço está bom também. O que não gostei foi do preço do 7850k, devia ficar USD150 e não 190..
 
Pelo que me lembro só existem três jogos que são uma verdadeira praga para os FX: Shogun, Starcraft 2 e Civilization V.

Agora esse ideia de dizer que os Intel ficam muito a frente nos outros é a velha história do e-pênis, um faz 130 o outro faz 90 e aí vem neguinho e branquinho dizer que é massivamente superior, mas qual a vantagem de 90 para 130 se o olho humano mal consegue perceber variações acima dos 50 fps? Não sei se eu que sou chato pra caramba, mas tem horas que essas comparações também enchem o saco.

Se todo mundo fosse comprar computador pensando em benchmark a Intel nem estaria hoje no topo, só lembrar que pouco menos de 10 anos atrás a AMD começou a dominar o mercado com os X2.

Você tem razão.
 
Me empolguei bastante em montar um pc básico com esse A8-7600, agora só esperar vir pra cá e ver quanto sai pra montar.
 
Mais do mesmo desde os Lano: Só presta pra laptops, pra desktop o Kaveri não faz o mínimo sentido:

Quem não liga pra jogos em PCs vai comprar Intel;
Quem liga pra jogos (normalmente entusiastas) vai comprar um Intel com uma placa dedicada, aliás já é o ponto que levantaram lá nos comentários do review feito pelo Anand: Um Pentium da vida com uma HD7770 é mto melhor e mais barato.

Aliás eu realmente não entendo pq a AMD ainda insiste tanto nesse mercado irrisório de "Budget gaming desktop", é só olhar pra história dos computadores de mesa (desde o nforce 2 que prometia IGP "de verdade"): Quem perde tempo jogando em desktop com video onboard?
Não serve nem como uma solução "stopgap" (quebra galho) pra quem quer montar um pc barato pra jogos mas ainda não tem grana pra VGA dedicada, pois mais pra frente quando espetar uma GPU mid ou high, o cpuzinho anêmico vai segurar tudo...

E como sempre, muito slide bonitinho e promessas da AMD pro futuro, aliás é impressionante como a AMD vive no futuro (que nunca acontece e por isso nunca vale a pena?), pensaram assim com esse fracasso de BullDozer que o futuro iria ser mult-core e blablabla e deu no que deu, hje entusiasta só compra I7 quad-core...

Enfim, só vejo sentido nesse Kaveri se for pra laptops (principalmente devido ao menor TDP e maior IPC), porém mesmo assim a AMD sempre mandou mal nesse segmento pois ela não consegue o apoio das OEM pra simplesmente fazer um laptop decente, é sempre lixo low-end (ainda mais os que são vendidos no BRBR).
É simples: Coloca um Kaveri "mobile" 45W em um note 13" leve com uma boa tela 1080p IPS que eu SEMPRE vou preferir isso em vez dos lixos 768p da Intel ;)


Do resto, não entendi tanto entusiasmo no review do Anandtech, do pessoal aqui do Adrenaline, que sempre foram pró-AMD, até da pra entender....
A grande novidade mesmo foi que usaram o programinha de benchmark do Adrena, quem fez isso tá de parabéns pois já é um baita sinal de reconhecimento :yes:
Você tem razão.
Pelo jeito nosso amigo que vc quotou nunca ouviu falar de 120Hz gaming..
A ultima vez que vi no tópico oficial da hardforum, ngm recomendava processador AMD justamente pela dificuldade de manter 120Fps constantes nos jogos novos (o que é recomendável pra tirar o máximo proveito de um monitor 120Hz)...

Ou seja, hoje com os monitores 120Hz e 144Hz e o imenso benefício que isso traz pra experiência da jogatina, simplesmente acabou a maior desculpa dos fanboy da AMD: De que todo esses fps extras dos processadores Intel "são inúteis pq ngm vê" :D
 
Última edição:
Mais do mesmo desde os Lano: Só presta pra laptops, pra desktop o Kaveri não faz o mínimo sentido:

Quem não liga pra jogos em PCs vai comprar Intel;
Quem liga pra jogos (normalmente entusiastas) vai comprar um Intel com uma placa dedicada, aliás já é o ponto que levantaram lá nos comentários do review feito pelo Anand: Um Pentium da vida com uma HD7770 é mto melhor e mais barato.

Aliás eu realmente não entendo pq a AMD ainda insiste tanto nesse mercado irrisório de "Budget gaming desktop", é só olhar pra história dos computadores de mesa (desde o nforce 2 que prometia IGP "de verdade"): Quem perde tempo jogando em desktop com video onboard?
Não serve nem como uma solução "stopgap" (quebra galho) pra quem quer montar um pc barato pra jogos mas ainda não tem grana pra VGA dedicada, pois mais pra frente quando espetar uma GPU mid ou high, o cpuzinho anêmico vai segurar tudo...

E como sempre, muito slide bonitinho e promessas da AMD pro futuro, aliás é impressionante como a AMD vive no futuro (que nunca acontece e por isso nunca vale a pena?), pensaram assim com esse fracasso de BullDozer que o futuro iria ser mult-core e blablabla e deu no que deu, hje entusiasta só compra I7 quad-core...

Enfim, só vejo sentido nesse Kaveri se for pra laptops (principalmente devido ao menor TDP e maior IPC), porém mesmo assim a AMD sempre mandou mal nesse segmento pois ela não consegue o apoio das OEM pra simplesmente fazer um laptop decente, é sempre lixo low-end (ainda mais os que são vendidos no BRBR).
É simples: Coloca um Kaveri "mobile" 45W em um note 13" leve com uma boa tela 1080p IPS que eu SEMPRE vou preferir isso em vez dos lixos 768p da Intel ;)


Do resto, não entendi tanto entusiasmo no review do Anandtech, do pessoal aqui do Adrenaline, que sempre foram pró-AMD, até da pra entender....
A grande novidade mesmo foi que usaram o programinha de benchmark do Adrena, quem fez isso tá de parabéns pois já é um baita sinal de reconhecimento :yes:

É basicamente o que o Anand diz na conclusão: The reality is quite clear by now: AMD isn't going to solve its CPU performance issues with anything from the Bulldozer family. What we need is a replacement architecture, one that I suspect we'll get after Excavator concludes the line in 2015.

No final das contas a AMD vai perder 5 anos apenas pra corrigir uma arquitetura que já nasceu morta. Quando eu via que o Bulldozer era mais fraco que um K10, já ficava claro que tinha algo muito errado. Sem falar que com a AMD focando tudo na GPU, ela está muito dependente dos softwares usando OpenCL, etc. E ainda assim, um Athlon x4 + 7770 sai o mesmo valor do 7850k e é mais forte, por isso esse preço de USD190 está totalmente fora da realidade..
 
Olha BF4 no Phenom II x4 está ruim de jogar, o processador sofre com aqueles spikelags que tem até gráfico no BF4 e BF3, ele fica batendo 200-400ms em certos momentos gerando travadas. Uso do CPU entre 90-95% tempo todo com VGA mid gtx 560(graficos medio-low) ou VGA mais forte gtx 770(graficos no maximo).


Teve um tópico no forum do battlelog onde um post foi alegado pelo usuario ser de um desenvolvedor do bf4 e ele dizia que estavam quebrando a cabeça para otimizar o jogo para processadores de 8 núcleos.

Ainda o Phenom II x4 mantem maioria dos jogos acima de 30fps mínimo, somente o GTA 4 mesmo que no talo ele cai pra menos de 20fps. Mas jogar BF3 e BF4 multiplayer com frames abaixo de 50fps eu pelo menos sinto diferença entre 40fps e 60fps no bf3/4 pois em 40 fps o movimento do mouse fica mais pesado enquanto a 60fps o movimento fica mais suave/rápido.

Em jogos de corrida o Phenom II também apanha, ele não consegue manter 60fps constantes, sempre vai para 30-40, principalmente o NFS rivals que instalei esses dias, tentei jogar com modificação de 60fps mas o Phenom mantinha abaixo de 40fps a maior parte do tempo. Testei com i7 4770k e fica 60fps cravados.

Como o pessoal que upou de Phenom para os FX também alegam que ganharam performance, devem ser as instruções novas que conseguem dar um boost nos jogos.

Para finalizar, o Phenom ainda vale para placas de video low-mid, diria ali na casa da GTX 650 boost - Amd 7850 no máximo pois ele vai possibilitar jogabilidade acima de 30fps para quem não é exigente e quer apenas poder jogar, mas não vai atender a expectativa com VGA mais fortes que podem te dar 60fps constantes, pois ele é o gargalo e só consegue oferecer em momentos CPU Bound 35-40fps que é o que uma VGA mais fraca vai oferecer.


Eu por exemplo queria subir o nível, comprei primeiro a VGA gtx 770, e agora ja troquei o combo, pois colocar uma VGA assim querendo manter um Phenom não vale a pena, a VGA fica subutilizada nos jogos que os CPUs novos dão mais gás.

Trazendo uma experiência bastante idêntica, aqui comprei tudo novo. Migrei de plataforma, todas as peças chegaram praticamente na mesma semana e, como estava com o Phenom II X4 955 montado na bancada (com over, minimo, mas para 3.4) resolvi testar a R9 280X e ver se somente a VGA faria milgares (mesmo sabendo a resposta óbvia): Não. BF3, BF4, ArmA 3... Todos com as mesmas taxas, mesmos frames. O que ajudou um pouco foi a estabilização geral, mas de resto, nem dava a impressão de ter trocado de VGA.

Ok, Assetto Corsa. Simplesmente dobrou a taxa de FPS nos replays, saindo de 30 para 60. Conclusão: CPU barrando a GPU e, quando não havia a CPU na imposição, a GPU ia além do esperado.

Mudei para o i7 4770k (3.5~3.9): ArmA 3 pulou de 24 FPS para 60 nas mesmas configurações e além. BF3 e BF4 travaram em 60 FPS (poderia ir além, mas uso VSync) e nunca abaixo disto (ok, minto, em alguns momentos há sim quedas). Antes atingiam isso, mas com quedas para até 25~30 e oscilando.

E aí testei o Rivals que, mesmo jogando travado em 30, em alguns momentos tinha quedas para 20 no AMD: 30 o tempo todo, podendo ir à 60 mas sem interesse meu por ser uma modificação irreal.
 
CPU fraco como era de se esperar da AMD, no review de outro site mostrou um resultado single-core no cinebench praticamente igual do 6800k se você diminuir os 10% a mais de clock que o 6800k tem fica praticamente a mesma coisa, logo parece que no quesito CPU a AMD não sai do atoleiro.

CB115.png
 
Kaveri fail. AMD vai se segurar no consoles.
 
Trazendo uma experiência bastante idêntica, aqui comprei tudo novo. Migrei de plataforma, todas as peças chegaram praticamente na mesma semana e, como estava com o Phenom II X4 955 montado na bancada (com over, minimo, mas para 3.4) resolvi testar a R9 280X e ver se somente a VGA faria milgares (mesmo sabendo a resposta óbvia): Não. BF3, BF4, ArmA 3... Todos com as mesmas taxas, mesmos frames. O que ajudou um pouco foi a estabilização geral, mas de resto, nem dava a impressão de ter trocado de VGA.

Ok, Assetto Corsa. Simplesmente dobrou a taxa de FPS nos replays, saindo de 30 para 60. Conclusão: CPU barrando a GPU e, quando não havia a CPU na imposição, a GPU ia além do esperado.

Mudei para o i7 4770k (3.5~3.9): ArmA 3 pulou de 24 FPS para 60 nas mesmas configurações e além. BF3 e BF4 travaram em 60 FPS (poderia ir além, mas uso VSync) e nunca abaixo disto (ok, minto, em alguns momentos há sim quedas). Antes atingiam isso, mas com quedas para até 25~30 e oscilando.

E aí testei o Rivals que, mesmo jogando travado em 30, em alguns momentos tinha quedas para 20 no AMD: 30 o tempo todo, podendo ir à 60 mas sem interesse meu por ser uma modificação irreal.

É complicado comparar um 4770k com um phenom II de 4 anos :poker:
 
É complicado comparar um 4770k com um phenom II de 4 anos :poker:

Ninguém está comparando diretamente. A não ser que você entendeu isso, mas aí é outra história.
 
Olhei os bench dos Kaveri, pela propaganda da amd achei que o up em relação aos Richland seria um pouco maior nos games (cpu+igp), pelo visto o que vai valer mesmo será (como já desconfiava) o A8 7600, performance parecida com o A10 6800K e preço abaixo deste.
 
Alguém está afim de ser campeão de CB 11,5 aí??? Quantos?? E quantos querem comprar só a APU e jogar legal???
Concordo que devemos sempre olhar para o binômio desempenho-eficiência, mas, o que o mercado (formado em grande parte por consumidores 'leigos' e não entusiastas) consome?
O mundo dos fóruns ténicos, bech's, entusiastas, etc.. é um micro-sistema neste ecosistema chamado mercado. Nós sabemos qual o melhor, o phodástico. Mas, a demanda do mercado?
Hoje, fui aparar a cabeleira e dono lá me mostrou satisfeito sua nova aquisição... um PC CCE Celeron B67.. sei lá... nem li direito depois de ver C-e-l-e-r...:full: :lol2::hmm:
Eu ia dizer o que pra ele? Essa pohha não faz 1.0 no CB 11.5?! :camilo:
 
mesmo os Kavieri vindo com desempenho do cpu não tão bom assim qto a gente esperava mas a gpu veio muito boa, pra pcs de empresa, pra pessoas que usam pra tarefas cotidianas e até gamers que não tem muito $$$ ou mesmo não se preocupam tanto com gráficos vai vender bastante, pra mim um desses seria d+, gosto de deixar um pc na sala pra assistir filmes e jogar pes quando uns amigos vem aqui hoje to sem pois a vga on-board do chipset 760 não roda o pes nem fud3ndo nem com over, vou ter que investir em uma vga off se por no papel qto vai sair tudo esse Kavieri seria muito mais vantajoso


Alguém está afim de ser campeão de CB 11,5 aí??? Quantos?? E quantos querem comprar só a APU e jogar legal???
Concordo que devemos sempre olhar para o binômio desempenho-eficiência, mas, o que o mercado (formado em grande parte por consumidores 'leigos' e não entusiastas) consome?
O mundo dos fóruns ténicos, bech's, entusiastas, etc.. é um micro-sistema neste ecosistema chamado mercado. Nós sabemos qual o melhor, o phodástico. Mas, a demanda do mercado?
Hoje, fui aparar a cabeleira e dono lá me mostrou satisfeito sua nova aquisição... um PC CCE Celeron B67.. sei lá... nem li direito depois de ver C-e-l-e-r...:full: :lol2::hmm:
Eu ia dizer o que pra ele? Essa pohha não faz 1.0 no CB 11.5?! :camilo:

fato!
quantas vezes já ouvi conhecidos me falando "porr@ comprei um pc com 4gb de memória e 1Tb de HD" ai eu pergunto "mas qual é o processador?" ninguém nunca sabe.
as vezes tento explicar mas logo desisto
 
Última edição:
nossa MEU DEUS o que tem de cara distorcendo fatos aqui não está no GIBI

vocês queriam o que que uma CPU de 150USS fosse melhor que um i7 4770k,acordem AMD esta brigando pelo mercado de entrada gamer,sobre nego dizer que arquitetura nasceu morta,etc etc vou pensar se comento algo,pois as vezes não adianta a mente do cidadão é muito pequena para entender certas coisas
 
nossa MEU DEUS o que tem de cara distorcendo fatos aqui não está no GIBI

vocês queriam o que que uma CPU de 150USS fosse melhor que um i7 4770k,acordem AMD esta brigando pelo mercado de entrada gamer,sobre nego dizer que arquitetura nasceu morta,etc etc vou pensar se comento algo,pois as vezes não adianta a mente do cidadão é muito pequena para entender certas coisas

US$ 180 (achei caro).
 
Alguém está afim de ser campeão de CB 11,5 aí??? Quantos?? E quantos querem comprar só a APU e jogar legal???
Concordo que devemos sempre olhar para o binômio desempenho-eficiência, mas, o que o mercado (formado em grande parte por consumidores 'leigos' e não entusiastas) consome?
O mundo dos fóruns ténicos, bech's, entusiastas, etc.. é um micro-sistema neste ecosistema chamado mercado. Nós sabemos qual o melhor, o phodástico. Mas, a demanda do mercado?
Hoje, fui aparar a cabeleira e dono lá me mostrou satisfeito sua nova aquisição... um PC CCE Celeron B67.. sei lá... nem li direito depois de ver C-e-l-e-r...:full: :lol2::hmm:
Eu ia dizer o que pra ele? Essa pohha não faz 1.0 no CB 11.5?! :camilo:

A questão que tem uns fã ai da AMD que ficam empolgados ou estavam empolgados com o lançamento do kaveri, falando em botar uma 270x com APU, ai cara não tem como não falar nada ou orientar..

O cinebench é um bom medidor para saber o potencial do CPU e no caso poder ter uma base para saber se o CPU vai dar mais ou menos desempenho com VGA mais fortes.

No caso o APU é voltado pro mercado de baixa performance como você mesmo menciona, para quem não vai colocar 1 VGA dedicada nele para ter um custo baixo, somente quer jogar a 25-40fps ou do jeito que for e estará satisfeito pelo pc rodar o game. Tudo bem, é valido. Agora parece que tem gente esperando mais dessas APU, que elas poderiam substituir os fx6300/8300 no quesito CPU e para este fim descobrimos que estavam muito enganados.

Quem vai usar VGA dedicada acima de HD7770 / gtx650 coloca um "CPU puro", pois essa APU nem tiveram coragem de colocar VGA off para comparar com intel, e a GPU dela perdeu para uma hd 6750.. É pra rir ou pra chorar?


Ps: Por U$190 esse APU deve chegar por R$550-650 por aqui se seguir o padrão do CPU AMD fx 8350, logo com 700-750 reais o caboclo compra um fx 6300+ hd 7750 e leva mais desempenho pra casa tanto em CPU como em VGA, muito melhor CxB, essas APU deveriam ser direcionadas para notebooks e não desktop.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo