AMD Phenom e FX - Guia do Overclock | Tweaks and Pics

tenho um fx-4100 e fiz um overclock pela bios de 10% que resultou em um bus speed de 220MHz e um multiplier de 18x chegando a 3960MHz. Como faço ou qual programa uso pra aumentar somente o multiplier?
 
Ja encontrei ;)
 
...
puts que zica heim..mas logo logo ta na mão

Aí Amizade! Foi só tu falar.. infelizmente, chegou primeiro o aviso de retirada.. já imagina, né?.. taxa... 100,00.. no final, vai ficar 427,00..
Considerando só o cpu, empatei.. como peguei mais coisas, valeu a pena..
.
.
 
Fiz um overclock bem pesadinho no meu fx-4100. Passei ele a 4,6GHz utilizando 230MHz x 20 a 1.45v.
Estou usando um A70 pra refrigerar tudo. E queria saber se essa temperatura esta boa com o processador 100%.
temperaturad.png

Com o processador parado ele fica entre 30, 35ºC.
Antes de fazer o over ele ficava a 10º parado e a 25º full.
Ta esquentando de mais?

Diferença de pontuação no cinebench.
cinebenchm.png


PS: No super street fighter IV o desempenho diminui. Pq sera? hm

Edit: Agora com o cool n' quiet ele parado ta ficando a 15ºC *-*
 
Última edição:
Aí Amizade! Foi só tu falar.. infelizmente, chegou primeiro o aviso de retirada.. já imagina, né?.. taxa... 100,00.. no final, vai ficar 427,00..
Considerando só o cpu, empatei.. como peguei mais coisas, valeu a pena..
.
.

bom que chegou,o ruim foi ser taxado heim...
agora bota um over forte e posta pra gente ai depois...abraço



Fiz um overclock bem pesadinho no meu fx-4100. Passei ele a 4,6GHz utilizando 230MHz x 20 a 1.45v.
Estou usando um A70 pra refrigerar tudo. E queria saber se essa temperatura esta boa com o processador 100%.
http://img406.imageshack.us/img406/6730/temperaturad.png
Com o processador parado ele fica entre 30, 35ºC.
Antes de fazer o over ele ficava a 10º parado e a 25º full.
Ta esquentando de mais?

Diferença de pontuação no cinebench.
http://img198.imageshack.us/img198/7483/cinebenchm.png

PS: No super street fighter IV o desempenho diminui. Pq sera? hm

Edit: Agora com o cool n' quiet ele parado ta ficando a 15ºC *-*

e a temperatura do processador?a maxima do 4100 é de 70º ai deve estar mais ou menos em 61,62º c for isso mesmo ta de boas
 
bom que chegou,o ruim foi ser taxado heim...
agora bota um over forte e posta pra gente ai depois...abraço
...

Retiro amanhã. Digamos que foi "menos bom".. (a HH6950 passou) :yellowface: . Vou nem questionar o % da taxa - acho que aplicaram mais de 60%. Esta semana chega o CM690 II + 2 Shark 140mm, aí monto tudo.
Devo levar um tempo, pois, quero estudar uma posição para o H60 e ter máximo desempenho. Vi uns dutos flexíveis - tipo 'sanfona' - numa loja vizinha e pensei num arranjo.
Quero ver se vai a 4GHz+. Com tudo pronto, farei os testei e posto aquí.
.
.
 
Retiro amanhã. Digamos que foi "menos bom".. (a HH6950 passou) :yellowface: . Vou nem questionar o % da taxa - acho que aplicaram mais de 60%. Esta semana chega o CM690 II + 2 Shark 140mm, aí monto tudo.
Devo levar um tempo, pois, quero estudar uma posição para o H60 e ter máximo desempenho. Vi uns dutos flexíveis - tipo 'sanfona' - numa loja vizinha e pensei num arranjo.
Quero ver se vai a 4GHz+. Com tudo pronto, farei os testei e posto aquí.
.
.

eu conseguia 4.0 na minha antiga M4A785TD-M Evo dizem que nas AM3+ ficou um pouco mais facil passar dos 4.0...se consegue de boas os 4.0 se não mais..
 
Tem algo errado aqui, não? Temperatura e os -78% de Overclock ( Fica variando entre 800,1600 e os 3700 )


Od0ce.jpg
 
Tem algo errado aqui, não? Temperatura e os -78% de Overclock ( Fica variando entre 800,1600 e os 3700 )


http://i.imgur.com/Od0ce.jpg

isso de variar de 800,1600 e 3700 é o cool & quiet que esta ativado essa função é pra economia de energia
esses -78 não entendi,usa o Linx eu acho mais confiavel do que o OCCT
e as temps não consegui ver na foto...to cego..kkk
 
Fiz pelo Overdrive agora.
Eu só não consigo passar dos @3.7, alguém sabe o porque? Alguns minutos depois da BSOD. :feelbad:
Temp em full load fica nos 25~27 graus. :poker:

XEobR.jpg
 
eu conseguia 4.0 na minha antiga M4A785TD-M Evo dizem que nas AM3+ ficou um pouco mais facil passar dos 4.0...se consegue de boas os 4.0 se não mais..

Amizade, consegui c/ 1090T ir à 3,8 GHz 1,34V / NB 2400MHz 1,15V (2600@1,175V também), mas, à 3,9GHz 1,375V deu tela azul. Com as configurações do LLC e Digi+ no máximo, as tensões podem ir à 1,45V. Mesmo assim, parei em 3.8GHz. Ainda não entendi como funciona o turbocore.
Mesmo setando 1,275V, o CPU-z mostra oscilação indo à 1,50V! :nooo: Vou rever o setup, pois, deixo à 3.6GHz 1,275V (cpu-z oscila à 1,44V) lá e subo pelo Overdriver.
Se puder dar uma forcinha... :yellowface:
.
.
 
Última edição:
Amizade, consegui c/ 1090T ir à 3,8 GHz 1,34V / NB 2400MHz 1,15V (2600@1,175V também), mas, à 3,9GHz 1,375V deu tela azul. Com as configurações do LLC e Digi+ no máximo, as tensões podem ir à 1,45V. Mesmo assim, parei em 3.8GHz. Ainda não entendi como funciona o turbocore.
Mesmo setando 1,275V, o CPU-z mostra oscilação indo à 1,50V! :nooo: Vou rever o setup, pois, deixo à 3.6GHz 1,275V (cpu-z oscila à 1,44V) lá e subo pelo Overdriver.
Se puder dar uma forcinha... :yellowface:
.
.

esquece o turbo core it sux.

mete 1.42v nessa cpu ai e um cooler descente. H60 eh cooler de brinquedo.

True 120 + 2x Fans koolance de 99cfm regulados automaticamentes por controlador pwm... + Lapping + MX4 ou um WC de verdade neh. Mas ai sai bem mais caro.
 
esquece o turbo core it sux.

mete 1.42v nessa cpu ai e um cooler descente. H60 eh cooler de brinquedo.

True 120 + 2x Fans koolance de 99cfm regulados automaticamentes por controlador pwm... + Lapping + MX4 ou um WC de verdade neh. Mas ai sai bem mais caro.
Aí, amizade, valeu a dica! Mas, como disseste, sai caro.
Leva a mal não... mas, quando pedi 'uma forcinha', a intenção é atingir bom OC com o que tenho.
Ah!.. melhorei a gabinete.. saí do Leadership Gamer "Franksteinrizado" p/ CM690II Adv + 2 shark 140mm + 1 Delta 75mm na baia 5.25". O H60 no topo estará em push-pull c/ Corsair+Blade 120mm (sairá o Spire).
Lapping = lapidação? então, acho que vou lapping o H60.. achei mal acabado.. mas, só se ele for plano.. se tiver concavidade, nem mexo.
.
.
 
Última edição:
Aí, amizade, valeu a dica! Mas, como disseste, sai caro.
Leva a mal não... mas, quando pedi 'uma forcinha', a intenção é atingir bom OC com o que tenho.
Ah!.. melhorei a gabinete.. saí do Leadership Gamer "Franksteinrizado" p/ CM690II Adv + 2 shark 140mm + 1 Delta 75mm na baia 5.25". O H60 no topo estará em push-pull c/ Corsair+Blade 120mm (sairá o Spire).
Lapping = lapidação? então, acho que vou lapping o H60.. achei mal acabado.. mas, só se ele for plano.. se tiver concavidade, nem mexo.
.
.

Lapping no processador mesmo... coloca a lixa 600 em cima do vidro, molha um pouquinho e manda bala. Dps com 800, dps com 1200
 
hahaha.. no processador??!! tô fora!!.. no block do H60 vai..:awesome:

Mas, fala aí, amizade, pra início o que posso fazer de Oc nele... parei nos 3.8GHz e o Vid vai à 1,5V de pico, mas, fica entre 1,34-1,4V!! tem algo errado aí, não??
.
.
 
hahaha.. no processador??!! tô fora!!.. no block do H60 vai..:awesome:

Mas, fala aí, amizade, pra início o que posso fazer de Oc nele... parei nos 3.8GHz e o Vid vai à 1,5V de pico, mas, fica entre 1,34-1,4V!! tem algo errado aí, não??
.
.

aqui era a mesma coisa mesmo com o Turbo Core desativado na bios a vcore subia absurdos tem uma opção no Overdrive que vc diminui isso,procura ai uma opção assim "VID DA CPU" ou só "VID" ai vai abrir uma janelinha e la tem o valor bem mais alto de vcore ai vc seta o que vc ta usando mesmo
 
E aew galera fiz esse over no micro (PC da assinatura), deu boa pontuação no inebench 11.5 e no 3d mark vantage, mas deu erro no Prime95. As temps também estão muito boas (28º~52º).
Alguém tem alguma dica do que posso fazer, minha intenção é deixar o processado em 4.0 estável!

]


]
 
Última edição:
aqui era a mesma coisa mesmo com o Turbo Core desativado na bios a vcore subia absurdos tem uma opção no Overdrive que vc diminui isso,procura ai uma opção assim "VID DA CPU" ou só "VID" ai vai abrir uma janelinha e la tem o valor bem mais alto de vcore ai vc seta o que vc ta usando mesmo
Aí amizade, valeu a dica!
Já fazia pelo Overdrive. Voltei o BIOS para a versão 11.02, pois, a 12.08 achei que estava limitando o OC e outras frescurinhas. Tive uns probleminhas pra ligar PC que resolvi assim:
Solução do problema inicial c/ 11.02 - carreguei as opções otimizadas (load optimal settings), salvei, reiniciei e refiz toda a configuração. Cheguei à CPU 4.013MHz (200,67x20) 1,44V (auto + LLC), NB 2800 1,45V (auto + LLC, vou baixar). Resultou em 6,96 no Cinebench.
Estou com 1090T 3.8GHz 1,34V NB2600 1,35V, 43ºC idle s/ C&Q e 39º idle c/ C&Q. Jogando Sniper V2 vai 54/56ºC (HD6950 1GB ~62ºC). Ambiente 26/27ºC Agora.
.
.
 
Aí amizade, valeu a dica!
Já fazia pelo Overdrive. Voltei o BIOS para a versão 11.02, pois, a 12.08 achei que estava limitando o OC e outras frescurinhas. Tive uns probleminhas pra ligar PC que resolvi assim:
Solução do problema inicial c/ 11.02 - carreguei as opções otimizadas (load optimal settings), salvei, reiniciei e refiz toda a configuração. Cheguei à CPU 4.013MHz (200,67x20) 1,44V (auto + LLC), NB 2800 1,45V (auto + LLC, vou baixar). Resultou em 6,96 no Cinebench.
Estou com 1090T 3.8GHz 1,34V NB2600 1,35V, 43ºC idle s/ C&Q e 39º idle c/ C&Q. Jogando Sniper V2 vai 54/56ºC (HD6950 1GB ~62ºC). Ambiente 26/27ºC Agora.
.
.

bom o over!mais que isso acho q só com um cooler melhor mas esse 1090 a 3.8Ghz ja ta bom d+!!!
 
Aí amizade, valeu a dica!
Já fazia pelo Overdrive. Voltei o BIOS para a versão 11.02, pois, a 12.08 achei que estava limitando o OC e outras frescurinhas. Tive uns probleminhas pra ligar PC que resolvi assim:
Solução do problema inicial c/ 11.02 - carreguei as opções otimizadas (load optimal settings), salvei, reiniciei e refiz toda a configuração. Cheguei à CPU 4.013MHz (200,67x20) 1,44V (auto + LLC), NB 2800 1,45V (auto + LLC, vou baixar). Resultou em 6,96 no Cinebench.
Estou com 1090T 3.8GHz 1,34V NB2600 1,35V, 43ºC idle s/ C&Q e 39º idle c/ C&Q. Jogando Sniper V2 vai 54/56ºC (HD6950 1GB ~62ºC). Ambiente 26/27ºC Agora.
.
.

NB com 1,35V não é muito?

Tava lendo esse artigo The Importance of Northbridge Overclocking with the Phenom II | Overclockers e lá recomenda no máximo 1,30V
 
bom o over!mais que isso acho q só com um cooler melhor mas esse 1090 a 3.8Ghz ja ta bom d+!!!
Sid, acho que a limitação não é nem a temperatura. Seria um refino/conhecimento melhor de OC. Claro que um cooler melhor daria mais margem de OC e segurança. Mas, eu não vou pra competição. Apenas ver do que ele é capaz com ajustes simples.

NB com 1,35V não é muito?

Tava lendo esse artigo The Importance of Northbridge Overclocking with the Phenom II | Overclockers e lá recomenda no máximo 1,30V

Aí, amizade, valeu a dica! Já tinha visto esta tabela em outra página, inclusive com uma tableinha adicional NB x Vnb.
Estou usando o modo "auto" + LLC. Mas, ainda estou no limite do limite: :awesome:

"
The max that you should ever go to is 1.3v, and in only high overclocks do you ever need to go to 1.35v (try not to go this high unless you really think it will help)"

De qualquer forma, estou tentando baixar. Já voltei de 2800 1,45V pra 2600 1,35V. Quando marquei "Vnb offset" (-) 0,050V, o sistema travou no logon. Vou ver o que dá pra fazer.
.
.
P.S.: Galera, quando acharem a resposta boa ou útil, favor votar!
.
.
 
Aqui em casa ta osso, só consigo deixar o NB em 2400, quando passa disso da erro no windows.
Alguém sabe dizer se pelo overdrive da pra subir NB e voltagem? Procurei la, mas não axei...
 
Aqui em casa ta osso, só consigo deixar o NB em 2400, quando passa disso da erro no windows.
Alguém sabe dizer se pelo overdrive da pra subir NB e voltagem? Procurei la, mas não axei...
Pelo Overdrive, NB não, só a voltagem dela VIDnb. Então, sob a voltagem primeiro no setup e aí o NB pra passar, criança... no Overdrive você pode subir a voltagem mais um pouco se precisar...
Não conheço o setup da sua, daí não dá pra te ajudar muito. Mas, procura no setup configurações relacionadas a NB, voltagem, desempenho, 'booster', tipo LLC.. qualquer coisa que permita voltagem 'auto' + correção automática dos VRM's. Como acontece nas Asus recentes. E consulta Dr. Google pra vê se acha algo.
.
.
 
Última edição:
Sid, acho que a limitação não é nem a temperatura. Seria um refino/conhecimento melhor de OC. Claro que um cooler melhor daria mais margem de OC e segurança. Mas, eu não vou pra competição. Apenas ver do que ele é capaz com ajustes simples.

esse "conhecimento" vem com o tempo o mais importante vc ja tem que é a vontade agora é só ir quebrando a cabela e lendo bastante hehe,eu tb não vo pra campeonato tb só fasso over por lazer pra ver até onde consigo ir...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo