AMD Phenom e FX - Guia do Overclock | Tweaks and Pics

Só na CHV que eu consegui fazer parar, na CIV só reduz, procura qual das 4 dá o drop menor, e que o drop seja sempre pra cima.
Obrigado pela ajuda amigo vou achar a configuração com menor alteração de voltagem, e posto aqui pra quem precisar e/ou querer fazer igual.
 
Aí, Carneirão II ! Vê se isso ajuda...

Resultado = 1090T @ 3.8GHZ 1,334V / NB2600 1,35V / DRAM 1333 / HT e PCIe padrões / C&Q ativo / LLC tudo no máximo / idle 39-41º load 46-50ºC (Recife - 25-28ºC) / Cinebench 6,58
Todas as voltagens em 'AUTO". Cpu Q-fan e Chassi Q-fan em "TURBO".


asussabertooth990fx1ed.png

Shot at 2012-08-08


digivrmed.png

Shot at 2012-08-09


cinebench11538ghzcpu.png

Shot at 2012-08-08

Com este setup, fui à 4.1GHz alterando o NB p/ 2800 e depois no Turbo V EVO subindo o ratio pra 20.5 e Vcore. Cinebench bateu 7,20.
Mas, temp. alta, Vcore alto, Vnb alto. Não vi vantagem.

cinebench11541ghzcpu.png

Shot at 2012-08-08


Meu saudoso 965BE + Saber

prime9519x200144v1h10m.png

Shot at 2012-02-25


Sucesso!
(ajudou? Vote!)
.
.
 
Última edição:
Até com air dá, um TT Frio por exemplo deve segurar mole, existem muitos que seguram. Na verdade até mais do que isso, só que aí já pode entrar na faixa de risco de degradação, o que nâo é interessante. Outra coisa é que já digo 1.5V contando com um possivel drop para 1.52V~1.53V entende. Full 45C ainda está excelente, tem uma margem boa.
opa kara valeu , eu não manjo muito de over, fiz a una anos num dual com uma p35 e parei por lá e a um tempo parado com pc ,montei uma msi 990fxa-gd80 ( msi sonho de garoto , realizado ehehe ) com uma gtx 560 da galaxy 5 display, 8gb ddr3 , fiz raid esses dias em 2 hds sata de 1 tera ( até final do ano pego uns 2 ssds ) ( meu primeiro raid 0 ) e peguei esse x4 achando que o FX seria o esquema para um futuro ( me dei mal ehehe ) ai só mudo de cpu quando sair o ultimo processador para esse tipo de socket am3+ e se for bala , e se vale muito a pena, pois o x4 com over para mim está me deixando super satisfeito , queria tentar o mais no over por conta dos emuladores que rodo mesmo , ai montei meu WC " meio caseiro " mesmo pois algumas coisas eu fiz outras peguei pronta , importando que por sinal hoje recebi meu bloco da gtx ha hora do almoço , junto com o bloco do mos da gpu , o reservatorio que estou trocando por um novo , o bloco do WC do NB e vou ver se consigo o bloco do SB e dos Mos da placa mãe ,ai fecho a regua, só compro algo para o WC quando for fazer um sli e olhe lá ( porque minha ideia é pegar 2 placas de uma vez e deixar essa gtx apenas para fisica ( exagero , mas nem quero vender ela, é uma 5 display , lindona ehehe ) e colocar esses cooler "viper" no radiador para ficar legal , valeu pela explicação mesmo , ajudou pacas , agora fico mais sussa ehehe:awesome: e final de semana remonto tudo isso e parto para novos testes de over eheh
 
Amizade, posso dizer que mandou bem na Galaxy. Poucos conhecem, mas, é muito bem trabalhada.. fria e poderosa.
Repassei a minha GTX460 Galaxy pro meu sobrinho, senão teria feito SLI dela - o melhor escalonamento em SLI, 95-102%).
Quantos aos FX, fica tranquilo, vai ter lenha pra gente queimar por bom tempo.
.
.
 
Aí, Carneirão II ! Vê se isso ajuda...

Resultado = 1090T @ 3.8GHZ 1,334V / NB2600 1,35V / DRAM 1333 / HT e PCIe padrões / C&Q ativo / LLC tudo no máximo / idle 39-41º load 46-50ºC (Recife - 25-28ºC) / Cinebench 6,58
Todas as voltagens em 'AUTO". Cpu Q-fan e Chassi Q-fan em "TURBO".

....

Sucesso!
(ajudou? Vote!)
.
.
Obrigado Dalai, estarei realizando os testes nesse final de semana, e postarei aqui os resultados.

Edit:

Como disse, iniciei os testes de over do meu processador na Crosshair IV Formula e consegui com as seguintes configurações, caso alguém tenha a mesma placa e processador, e queira fazer um over:
1- Coloque o AI Over clock tunner em Manual.
2- Eleve o CPU Ratio até 19, pois o multiplicador do 1090t é 200 com isso seu processador chegará a 3,8Ghz.
3- Mantenha o CPU Bus Frequency em 200
4- Mantenha o PCIE Frequency em 100
5- Coloque a DRAM Frequency em 1333
6- CPU North Bridge eleve até 2600.
7- Coloque o HT link Speed em 2000.

Sua configuração irá ficar igual a imagem abaixo.

vem2h0.jpg


O Passo 8 começara em "Extreme engine":
8- Mantenha o PWM Phase Control em Phull Phase
9- CPU Voltage OCP Enable
10- CPU PWM Frequency mantenha em Auto
11- CPU Load-Line Calibration coloque em Full calibration
12- CPU N/B Load-Line Calibration coloque em 50% Calibration.
13- CPU N/B Voltage OCP coloque em Disable

As configurações do Extreme engine ficarão iguais a imagem abaixo.

2gtro8l.jpg


o Passo 14 se inicia em " Please key in numbers directly!" (Altere apenas CPU offset Voltage e CPU N/B offset voltage):
14- CPU offset voltage digite 0.05 e aperte enter OBS: O "." tem de ser o do teclado alfanumérico
15- CPU N/B voltage digite 0.05 e aperte enter mesma observação do passo 14.

Suas configurações em "Please key in numbers directly!" ficarão de acordo com a imagem abaixo.

dwyykz.jpg


16- CPU Spread Spectrum altere para Disable.
17- PCIE Spread Spectrum altere para Enable.

Segue a imagem referente aos Spread Spectruns.

28hh1r4.jpg


Segue o resutado do Lynx com CPU -Z e AIDA 64 abertos:

25tdsex.png


Obrigado aos nossos amigos Dalai e rlopes pela ajuda.
 
Última edição:
Obrigado Dalai, estarei realizando os testes nesse final de semana, e postarei aqui os resultados.

Edit:

Como disse, iniciei os testes de over do meu processador na Crosshair IV Formula e consegui com as seguintes configurações, caso alguém tenha a mesma placa e processador, e queira fazer um over:
1- Coloque o AI Over clock tunner em Manual.
2- Eleve o CPU Ratio até 19, pois o multiplicador do 1090t é 200 com isso seu processador chegará a 3,8Ghz.
3- Mantenha o CPU Bus Frequency em 200
4- Mantenha o PCIE Frequency em 100
5- Coloque a DRAM Frequency em 1333
6- CPU North Bridge eleve até 2600.
7- Coloque o HT link Speed em 2000.

Sua configuração irá ficar igual a imagem abaixo.

http://i50.tinypic.com/vem2h0.jpg

O Passo 8 começara em "Extreme engine":
8- Mantenha o PWM Phase Control em Phull Phase
9- CPU Voltage OCP Enable
10- CPU PWM Frequency mantenha em Auto
11- CPU Load-Line Calibration coloque em Full calibration
12- CPU N/B Load-Line Calibration coloque em 50% Calibration.
13- CPU N/B Voltage OCP coloque em Disable

As configurações do Extreme engine ficarão iguais a imagem abaixo.

http://i50.tinypic.com/2gtro8l.jpg

o Passo 14 se inicia em " Please key in numbers directly!" (Altere apenas CPU offset Voltage e CPU N/B offset voltage):
14- CPU offset voltage digite 0.05 e aperte enter OBS: O "." tem de ser o do teclado alfanumérico
15- CPU N/B voltage digite 0.05 e aperte enter mesma observação do passo 14.

Suas configurações em "Please key in numbers directly!" ficarão de acordo com a imagem abaixo.

http://i45.tinypic.com/dwyykz.jpg

16- CPU Spread Spectrum altere para Disable.
17- PCIE Spread Spectrum altere para Enable.

Segue a imagem referente aos Spread Spectruns.

http://i49.tinypic.com/28hh1r4.jpg

Segue o resutado do Lynx com CPU -Z e AIDA 64 abertos:

http://i50.tinypic.com/25tdsex.png

Obrigado aos nossos amigos Dalai e rlopes pela ajuda.

Vale lembrar que as configurações de memória podem ser diferentes devido ao modelo da mesma e se o seu dono quiser fazer overclock nelas (o que pode causar algumas alterações nas configurações do processador e do NB, por isso é recomendado fazer testes isolados, e, depois, tentar combiná-los).
 
Carneirão I e II, fieram a lição de casa certinho, hein?! Parabéns!!
Uma dúvida: 43ºC durante o Linx ou depois que encerrou???
.
.
 
43° com ele parado. No teste do LinX, ele bateu 61°. Achei muito alta esta temperatura, posto que o cooler e o gabinete são de primeira. Sem falar na pasta térmica, que é uma MX-2.
 
43° com ele parado. No teste do LinX, ele bateu 61°. Achei muito alta esta temperatura, posto que o cooler e o gabinete são de primeira. Sem falar na pasta térmica, que é uma MX-2.
61ºC no Linx está bom. Ele exige muuuiito do cpu. Você não vai chegar perto disso aí. Acho que no máximo 50-54ºC, dependendo do teu ambiente.
.
.
 
61ºC no Linx está bom. Ele exige muuuiito do cpu. Você não vai chegar perto disso aí. Acho que no máximo 50-54ºC, dependendo do teu ambiente.
.
.

Concordo. O que me deixou intrigado foi que o meu 965 B.E. é conhecido por ser bem "cabeça quente", e, no LinX, se me lembro bem, bateu 57°. Esperava que o 1090t não fosse esquentar tanto, já que usa menos voltagem...
 
3.8GHz é o limite do 965 pra trabalhar frio, se fosse 4.0GHz, pediria uns 1.45V, aí teria um aumento mais considerável de temperatura. Apesar que os X4 não são assim tão esquentados, são beberrões, mas aparentemente isso não se reflete nas temps.
 
3.8GHz é o limite do 965 pra trabalhar frio, se fosse 4.0GHz, pediria uns 1.45V, aí teria um aumento mais considerável de temperatura. Apesar que os X4 não são assim tão esquentados, são beberrões, mas aparentemente isso não se reflete nas temps.

Pois então cara, já vi alguns comentários dizendo que os 965 são esquentados... Mas, o que quis dizer foi que achei que o 1090t não fosse esquentar tanto, principalmente por estar consumindo menos. Realmente está tudo ok com essa temperatura?
 
Última edição:
Sim, eu considero boa, mesmo não conhecendo bem o seu cooler. Roda os programas, jogos que tens de mais pesado aí (sem ser os estresse, claro!).. os do dia-a-dia.. se brincar, tu consegues o 4.0GHz @ 1,43V sem passar dos 55ºC. Mas, acho que não vais precisar. Achei tão bom este teu que penso que consegues 1,382-1,391V pra esfriar mais.
.
.
 
Sim, eu considero boa, mesmo não conhecendo bem o seu cooler. Roda os programas, jogos que tens de mais pesado aí (sem ser os estresse, claro!).. os do dia-a-dia.. se brincar, tu consegues o 4.0GHz @ 1,43V sem passar dos 55ºC. Mas, acho que não vais precisar. Achei tão bom este teu que penso que consegues 1,382-1,391V pra esfriar mais.
.
.

Também acho, mas, a minha mobo não aceita este tipo de alteração nas voltagens, no caso do processador, o padrão é 1,375, se eu alterar pra mais, já vai direto para 1.4v. Mas, a minha temperatura está boa, a do 1090t do meu irmão que eu achei um pouco alta. E o cooler dele é melhor que o meu...
 
Sobre a temperatura do meu processador, me deixou uma duvida, se a minha mobo utiliza pasta termica ou adesivo térmico nos dissipadores. Alguém sabe dizer? pois se for pasta térmica eu posso trocar/renovar pra ajudar no controle de temperatura.
 
Que temperaturas? a do seu cpu está muito boa. Lembre que são 6 núcleos, 2 a mais que o 965, e subiu 600MHz, praticamente c/ Vcore stock.
Agora, a que sobe mesmo é dos VRM's. Na 'SABERBUG', há 2 sensores - Vrm1 e Vrm2 - Vrm1 bate 60+ºC fácil. ~70ºC no Prime95. Vrm2 é menos 10-12ºC.
.
.
 
Pessoal estou rodando aqui o X6 com um over de 4GHZ com 2800Mhz de NB, quero aumentar pra 4.2Ghz de cpu e 3000Mhz de NB, alguém pode me dar uma dica de qual é a melhor voltagem pra começar?
 
Pessoal estou rodando aqui o X6 com um over de 4GHZ com 2800Mhz de NB, quero aumentar pra 4.2Ghz de cpu e 3000Mhz de NB, alguém pode me dar uma dica de qual é a melhor voltagem pra começar?
Qual X6? Qual mobo?
Meu 1090T rodou 4.2GHz c/ Vcore pra lá de "Deus me livre" - 1,50+V. E NB2800 já bate 1,45V.

.
 
Qual X6? Qual mobo?
Meu 1090T rodou 4.2GHz c/ Vcore pra lá de "Deus me livre" - 1,50+V. E NB2800 já bate 1,45V.

.
1090T, mobo Crosshair IV Formula, com H100 em push n' pull.
 
Começa com Vcpu 1,475V, Vcpu-nb (Vid-nb) 1,40V e LLC cpu/ LLC nb tudo no talo.

.
 
Pessoal estou rodando aqui o X6 com um over de 4GHZ com 2800Mhz de NB, quero aumentar pra 4.2Ghz de cpu e 3000Mhz de NB, alguém pode me dar uma dica de qual é a melhor voltagem pra começar?

Boa noite amigo, a que temperatura seu processador ta chegando com essas configurações? eu to rodando o meu a 3.8 e com o lynx minha temperatura chega a 61º e devido aos programas e jogos atuais não vejo tanta necessidade de rodar a 4.0 ou 4.2 até porque isso exige uma voltagem muito alta e a Crosshair IV Formula tem uma variação de voltagem que pode por em risco a temperatura do processador.
 
Começa com Vcpu 1,475V, Vcpu-nb (Vid-nb) 1,40V e LLC cpu/ LLC nb tudo no talo.

.
Devo setar via multiplicador?, ou setar direto os 4.2?

Boa noite amigo, a que temperatura seu processador ta chegando com essas configurações? eu to rodando o meu a 3.8 e com o lynx minha temperatura chega a 61º e devido aos programas e jogos atuais não vejo tanta necessidade de rodar a 4.0 ou 4.2 até porque isso exige uma voltagem muito alta e a Crosshair IV Formula tem uma variação de voltagem que pode por em risco a temperatura do processador.
overclock2.png
 
Não tem como setar direto - nunca vi. Ou você vai pelo multiplicador (ratio) ou pelo FSB. Eu considero pelo 'ratio' mais simples, pelo FSB pede mais conhecimento porque afeta outros parâmetros. Você pode deixar fixo esta sua que vem usando - 4.0 / 2800 - e ir subindo o cpu pelo Turbo V EVO ou AMD Overdrive. Pra subir NB, só no setup mesmo, aí tem que ver se passa.

Mas, como o Carneiro II questionou, também não sei se trará benefício condizente com o custo. Se desejas, vai em frente... mas,a companhe as tensões e temperaturas, inclusive dos VRM's que sobem mais que processador.

Sucesso!
.
 

Amigo, vou fazer a mesma pergunta que o Dalai me fez quando postei o teste, essa voltagem e temperatura que vc postou na foto, são durante o teste ou no final do teste?

Uma outra coisa, a CPUID fez um CPU-Z próprio para placas mães da asus, eu não sei direito se dá diferença do outro CPU-Z, mas de qualquer forma segue o link caso queira baixa-lo http://www.cpuid.com/news/40-rog_cpu_z.html
 
Última edição:
Renato, a diferença é só de 'skin' (pele), a cara, o tema, o jeitão do bicho, pra série ROG.
é tudo a 'merma' coisa.. 'é tudo irmão'...
E a temperatura, acho que é o mesmo caso do seu - o Linx está finalizado - deve ser 'idle'. Ou está no gelo seco..

P.S.:Vou bolar um 'skin'... Dalai's Theme.. a espuma escorrendo, copo 'suando' e uma sueca molhadinha perguntando "vill du ha?". :lol:

.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo