AMD Phenom e FX - Guia do Overclock | Tweaks and Pics

estranho isso ai,ja desabilitou C&Q,Turbo Core e fez isso no Win não tem mais o que forçar ele a baixar o mult

vc instalou algum programa da AMD o EPU Engine ou o proprio Cool n Quiet?

Olha só o que eu ja fiz !:
Desativei o Cool n' Quiet, Turbo Core, Thermal Control, C1E, alto desempenho de energia no windows, coloquei o multi normalmente, ativei os 6 nucleos, deixei a velocidade do fan maxima e etc... enfim tudo ligado a overclock ! Não deu certo. E não instalei nenhum programa da amd (Só o drivers da placa de video e rede, claro). Alguem ai tem essa mobo ?! Flw amigo e obrigado por tentar ajudar...

Screens

captura1oj.png
captura2m.png
captura3h.png
 
Última edição:
O Bus speed (tamém chamado HT Link ou FXB) está baixo. Reveja o setup.
Ou carregue opções padrão, ou dê um CLEAR_CMOS; para voltar a setup padrão e confira se normalizou antes de refazer o OC.

.
 
Esse não e o problema ! Por que esta tudo oscilando (Veja que no CPU-Z esta 144mhz e no aida64 já esta em 200mhz) ! Mas tudo na bios esta em manual... Ja fiz reset uma 5 vezes. Nada da certo !
 
Esse não e o problema ! Por que esta tudo oscilando (Veja que no CPU-Z esta 144mhz e no aida64 já esta em 200mhz) ! Mas tudo na bios esta em manual... Ja fiz reset uma 5 vezes. Nada da certo !

Será que não pode ser um "bug" da BIOS? Já viu se tem atualização? Existe uma versão anterior pra você poder testar?
 
Ja testei todas as bios (F1,F2,F3A), todas com os mesmos erros, estou com a beta que é a F3A (E a que tem mais desempenho)!! To achando que e essa mobo ! Vou esperar sair a versão F3 ou F4 da bios pra testar, se não der certo vou comprar uma Placa Mãe Asus Sabertooth 990fx Am3+ !!! Ai eu quero ver... Flw
 
Ja testei todas as bios (F1,F2,F3A), todas com os mesmos erros, estou com a beta que é a F3A (E a que tem mais desempenho)!! To achando que e essa mobo ! Vou esperar sair a versão F3 ou F4 da bios pra testar, se não der certo vou comprar uma Placa Mãe Asus Sabertooth 990fx Am3+ !!! Ai eu quero ver... Flw

Essa mobo que você quer comprar tem problemas também, o amigo Dallai Brahma criou até um tópico sobre ela. Dê uma olhada nas últimas páginas do tópico sobre o Bulldozer que você vai achar o link.
 
Ja testei todas as bios (F1,F2,F3A), todas com os mesmos erros, estou com a beta que é a F3A (E a que tem mais desempenho)!! To achando que e essa mobo ! Vou esperar sair a versão F3 ou F4 da bios pra testar, se não der certo vou comprar uma Placa Mãe Asus Sabertooth 990fx Am3+ !!! Ai eu quero ver... Flw

Exatamente como falou o Carineirão.... não compre a SABERBUG, nem mesmo a V.2.0... http://forum.clubedohardware.com.br/asus-sabertooth-990fx/966675/27
Acho que é melhor uma Gigabyte ou MSI... têm falado bem da ASRok fatality também..

.
 
Vlw pelas dicas !!! Olha só, entre essas, qual a melhor placa para overclock?:

Placa Mãe Asrock Fatal1ty 990fx
Placa Mãe Asus Crosshair V Formula Am3+
Placa Mãe Gigabyte Ga-990fxa-ud3 Am3+


vou fazer um upgrade da fonte para Corsair CX500 ou 600, adicionar outra placa de video HD6670, 8gb DDR3 1600mhz Vengeance. E pro futuro as outras peças ! :megusta:
 
Última edição:
Vlw pelas dicas !!! Olha só, entre essas, qual a melhor placa para overclock?:

Placa Mãe Asrock Fatal1ty 990fx
Placa Mãe Asus Crosshair V Formula Am3+
Placa Mãe Gigabyte Ga-990fxa-ud3 Am3+


vou fazer um upgrade da fonte para Corsair CX500 ou 600, adicionar outra placa de video HD6670, 8gb DDR3 1600mhz Vengeance. E pro futuro as outras peças ! :megusta:

Em termos de over não sei dizer, mas, creio que a Crosshair V tenha mais recursos. Ela é a placa top da ASUS. Meu irmão tem a IV, o único problema até agora, é que as voltagens não ficam fixas. Seria bom ver se esse "problema" ainda existe na V.
 
Crosshair V ~ SABERBUG. Acho que foi no CDH que vi o review onde diz que são "irmãs". Diferença no audio, algumas 'features', facilidades.. em favor da CHV. Porém, não vi tantos relatos quanto da SABERBUG, mas, também sai versões de BIOS a toque de caixa com o tal "improve system stability" - PLACEBO.
Faz uma visita ao fórum/suporte a Asus filtrando por mobo ('sabertooth 990FX e Crosshair V formula) e vê como andam as reclamações.

No link do tópico que passei aqui, tem as bizarrices da SABER... do tipo, o Thermal Radar emite alerta aleatórios de sobre temperaturas... PCIe, HT, NB, VRM.. 88º, 92º, 112º, 65º.. e acredite já me alertou por 32ºC! Sem falar das ventoinhas que vão à 100% do nada.. detalhe: uma ou outra, quando deviam ir todas..rs
E eu ainda tenho sorte - vide os casos do Stahl e Melosamir, usuários.

E por vai...
.
 
Última edição:
Não tive nenhum problema com a CHV por aqui, recomendo! Tive essa mesma UD3 e o SB simplesmente estourou.
 
Lopes, isto é intrigante. São irmãs, mas, não são gêmeas...:awesome:
Cogitei o PCB e/ou linha de produção serem o problema. Porque os componentes, a arquitetura, as controladoras são os mesmos. Como pode tantos problemas numa e noutra não (ou não tanto).

Bem, fica a dica, então... Danado que economizei US$30 baseado na avaliação do CDH e não peguei a CHV. Mas, ainda sim acho que valeu.. (era 856,00 a/v por aqui).. por enquanto está valendo.

.
 
Boa tarde galera, já faz alguns dias que estou com um cros aqui, dai resolvi atualizar a BIOS e tentar estabilizar um over maior. Conseguia antes 3.5Ghz estável, mais que isso tinha que aumentar muito o vcore e não ficava estável, não por muito tempo... rsrs. Agora com a bios atualizada esta tranquilo em 3.82Ghz com 1.368v, fiz vários testes e me parece que está estável. Detalhe é que deixei as opções da mobo em extreme mais a voltagens estão todas em auto.

testecros.jpg



OBs.: testei também em 3.9, 4.0 e 4.1Ghz e fica estável por uns 20~30 minutos jogando, 4.2ghz nem da tela do windows passa. :fovhappy:


:D
 
Última edição:
Boa tarde galera, já faz alguns dias que estou com um cros aqui, dai resolvi atualizar a BIOS e tentar estabilizar um over maior. Conseguia antes 3.5Ghz estável, mais que isso tinha que aumentar muito o vcore e não ficava estável, não por muito tempo... rsrs. Agora com a bios atualizada esta tranquilo em 3.82Ghz com 1.368v, fiz vários testes e me parece que está estável. Detalhe é que deixei as opções da mobo em extreme mais a voltagens estão todas em auto.
....

OBs.: testei também em 3.9, 4.0 e 4.1Ghz e fica estável por uns 20~30 minutos jogando, 4.0ghz nem da tela do windows passa. :fovhappy:


:D

Aí, de Foz, entra no link abaixo, dá uma lida rápida - 5 primeiras e 7 últimas páginas - e deixa tua experiência com a SABERBUG<

http://forum.clubedohardware.com.br/asus-sabertooth-990fx/966675

Valeu!
.
 
Estou começando a montar um PC AMD. Não conheço nada a respeito, pois só me informava sobre a Intel. Por isto tenho algumas dúvidas simples:

É possível fazer OC com qualquer processador AMD da geração atual? ( pois na Intel, apenas os da série k permitem isto)

Existe chipset para OC? ( na Intel apenas os Z68; Z75 e Z77 permitem OC no processador, ram e VGA)

Caso a CPU esteja dando gargalo na GPU, é possível trocar esta última por duas em crossfire para anular o gargalo ou não faz diferença?
 
Estou começando a montar um PC AMD. Não conheço nada a respeito, pois só me informava sobre a Intel. Por isto tenho algumas dúvidas simples:

É possível fazer OC com qualquer processador AMD da geração atual? ( pois na Intel, apenas os da série k permitem isto)

Existe chipset para OC? ( na Intel apenas os Z68; Z75 e Z77 permitem OC no processador, ram e VGA)

Caso a CPU esteja dando gargalo na GPU, é possível trocar esta última por duas em crossfire para anular o gargalo ou não faz diferença?

Pelo visto vai montar uma máquina para jogos, certo? Dá pra fazer over na maioria dos processadores da AMD, sendo que, os que não tiverem a sigla B.E., não tem o clock (não lembro se é esse o nome) destravado, por isso, over só pelo multiplicador. O over no North Bridge é um grande diferencial, pois influencia direto na performance obtida.

Sobre o gargalo na GPU, não sou conhecedor desse assunto, mas, se gargalar com uma, creio que com duas a coisa fica pior não acha? Mesmo assim, já vi relatos de que quando há o gargalo, um over no processador geralmente resolve/diminui este gargalo.

Daqui a pouco a galera que manja do assunto deve te dar uma melhor orientação.
 
Dá pra fazer over na maioria dos processadores da AMD, sendo que, os que não tiverem a sigla B.E., não tem o clock (não lembro se é esse o nome) destravado, por isso, over só pelo multiplicador.

Apenas complementando o que o amigo dcarneiro disse, os processadores não B.E. permitem apenas overclock pelo clock base (htt), como o meu phenom II X6 1055T, ele por não ser B.E. tem o multiplicador travado em 14. Pra fazer esse over da assinatura, tive que aumentar o HTT de 200 que é o padrão, pra 275. Com isso o CPU/NB já foi a 2750MHz (multiplicador 10x), o que também me deu um bom aumento de performance, deixando o micro mais esperto nas respostas. Já em um processador B.E. além de vc poder fazer over pelo clock base (htt) vc também pode fazer over pelo multiplicador. Uma mescla dos dois é o que normalmente alcança os melhores resultados. Se bem que não tenho do que reclamar do meu over via HTT, onde consigo chegar a 4GHz com meu phenom.

Estou meio por fora, pois estava me dedicando e pesquisando apenas as opções de over que minha placa mãe oferece, mas creio que quase qualquer placa hoje em dia pra amd tenha lá suas opções de over. Mas pra alcança um over estável, procure as placas que tem mais fases de filtragem de energia, esqueci o nome agora. Tipo essa minha, ela tem 8 fases pro processador e 2 fases pro cpu/nb do processador ou pra nb da placa mãe, não me lembro agora ao certo. Mas quanto maior esse número, melhor, pois a energia que estará sendo entregue ao processador será mais limpa.

Pra um bom over, é importante que adquira uma fonte de qualidade, sem utilizar estabilizadores e no-breakes baratos, que só atrapalham a fonte do pc.

Sorte aí.
 
Pelo visto vai montar uma máquina para jogos, certo? Dá pra fazer over na maioria dos processadores da AMD, sendo que, os que não tiverem a sigla B.E., não tem o clock (não lembro se é esse o nome) destravado, por isso, over só pelo multiplicador. O over no North Bridge é um grande diferencial, pois influencia direto na performance obtida. Sobre o gargalo na GPU, não sou conhecedor desse assunto, mas, se gargalar com uma, creio que com duas a coisa fica pior não acha? Mesmo assim, já vi relatos de que quando há o gargalo, um over no processador geralmente resolve/diminui este gargalo. Daqui a pouco a galera que manja do assunto deve te dar uma melhor orientação.
Na verdade eu quis comparar uma VGA forte com um x fire de duas fracas que dão o mesmo desempenho para jogos.
 
Estou começando a montar um PC AMD. Não conheço nada a respeito, pois só me informava sobre a Intel. Por isto tenho algumas dúvidas simples:

É possível fazer OC com qualquer processador AMD da geração atual? ( pois na Intel, apenas os da série k permitem isto)

Existe chipset para OC? ( na Intel apenas os Z68; Z75 e Z77 permitem OC no processador, ram e VGA)

Caso a CPU esteja dando gargalo na GPU, é possível trocar esta última por duas em crossfire para anular o gargalo ou não faz diferença?


Qualquer AM3+ faz over, seja pelo multiplicador, seja pelo HTT. Nos AM3 todos os BE fazem over tanto pelo multiplicador quanto pelo HTT, os não BE só pelo HTT, mas sobe praticamente igual. Sem frescura com chipset, até mobo de 100 paus faz OC, só o coitado do VRM que vai implorar por clemência se for muito extremo. Over pra gargalo depende muito do jogo, alguns tem resposta excelente, outros de 2.5GHz pra cima nem muda nada, só aproveitam arquitetura boa mesmo.
 
A minha dúvida é a seguinte. Vendo comparativos é nítido que o i5 é mais conveniente que os AMDs, no entanto estes são mais baratos. Olhando em sites especializados, pude ver que os AMD estão dando gargalo em alguns jogos.

Por exemplo, um FX-8150 não aguenta uma HD 7970, então, seria possível substitui-la por duas HD 6870 em crossfire e usar o FX-8150?
 
A minha dúvida é a seguinte. Vendo comparativos é nítido que o i5 é mais conveniente que os AMDs, no entanto estes são mais baratos. Olhando em sites especializados, pude ver que os AMD estão dando gargalo em alguns jogos.

Por exemplo, um FX-8150 não aguenta uma HD 7970, então, seria possível substitui-la por duas HD 6870 em crossfire e usar o FX-8150?

Amizade, tire-a-teima:

[REVIEW] AMD FX Series Review – Enfim nosso review dos Bulldozer - HBNBR

Return of AMD FX: My OC'd AMD FX 8150 with OC'd 6990 Review - - OverclockersClub Forums

Sds.
.
 

Cara. Sou fã da AMD e desejo que ela retorne à capacidade de competir com a Intel, mas por enquanto não. Veja bem, não sou entusiasta. Posso indicar para você o Tom's Hardware ou Anandatech para ver que os grandes chips do momento para jogos são o i5 2500k; i5 2600k e o i5 3570k.

A pergunta que faço é a seguinte, caso eu substitua a HD 7970 por duas 6870 eu obteria o mesmo resultado?

O FX-8150, que deu gargalo na HD 7970 continuaria a dar gargalo nas duas 6870?

Quanto ao seu tira-a-teima, achei interessante.
 
Última edição:
Leu esta parte abaixo???

"... Já nos testes 3D com as duas HD6870, os CPUs FX em stock ficaram realmente muito aquém do esperado como nos testes de GPU Score do 3DMark Vantage, mas apesar disto, mudaram de patamar quando em overclock e superaram novamente os Phenom II de preço equivalente na grande maioria dos casos.

Nos testes com uma HD7970 não tivemos nenhuma nova surpresa onde os CPUs FX quando em overclock conseguiram se posicionar realmente muito próximos do Core I7 em vários casos, porém, ao colocar a segunda Radeon HD 7970 no sistema veio a maior surpresa. Em nossos testes extremos em jogos, os CPUs FX realmente se saíram mal, ficando muito distantes do Core I7 e dando um gargalo muito grande no Crossfire das duas Radeon HD 7970...."

Então, em crossfire de 2x HD6870 ele não dá gargalo, mas, fica atrás até de phenom II - superam com over. Com crossfire de 2x HD7970, é gargalo.. não, é funil!

É o que diz o review...

.
 
Cara. Sou fã da AMD e desejo que ela retorne à capacidade de competir com a Intel, mas por enquanto não. Veja bem, não sou entusiasta. Posso indicar para você o Tom's Hardware ou Anandatech para ver que os grandes chips do momento para jogos são o i5 2500k; i5 2600k e o i5 3570k.

A pergunta que faço é a seguinte, caso eu substitua a HD 7970 por duas 6870 eu obteria o mesmo resultado?

O FX-8150, que deu gargalo na HD 7970 continuaria a dar gargalo nas duas 6870?

Quanto ao seu tira-a-teima, achei interessante.

cara mesmo com gargalo vc vai conseguir jogar qualquer jogo do momento no ultra sem problemas...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo