AMD R9 290x - [TÓPICO OFICIAL]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Não vou me rebaixar a esse nivel de tolice...
Sempre para AMD tem uma desculpinha, sempre é super protegida, como se alguém ganhasse alguma ***** dessas empresas !
Passar bem !
 
A solução da concorrente custa o dobro do preço. Não tem desculpa, a verdinha fez a maior cagada da história ao anunciar uma placa de vídeo de 3000 dólares.
 
Não vou me rebaixar a esse nivel de tolice...
Sempre para AMD tem uma desculpinha, sempre é super protegida, como se alguém ganhasse alguma ***** dessas empresas !
Passar bem !

Você que não aceita uma coisa simples.
A Nvidia superfaturou o preço de seu produto tendo a concorrente algo bem mais em conta.

E fica colocando pelo em ovo para justificar.


PS: Não precisa se rebaixar, você foi o único que esta tentando subir aqui.

É só pensar logicamente, reclamar de uma placa que chega a 70 graus, tendo duas GPU com um watercooler ineficiente, reaproveitando a agua já quente de uma das GPU e ainda usando um radiador simples e fino de alumínio, com apenas um único fan de 120?
Só você mesmo para não ver o que esta em frente de seus olhos.

Passar bem para você também
 
Última edição:
Nossa, um chip gráfico capaz de rodar a 95º chegando a 70º :mdr2:, que absurdo não :conte:.
 
Até que AMD fez milagres com essa 295x2 hein?

chip da 290x é bem esquentadinho, me lembro que tinha alguns que diziam que a AMD não conseguiria colocar 2 num mesmo PCB, o resultado esta ai, com ajuda de um WC... ta ai funfando... e a powercolor com uma 295x2 usando coolers 3 fans :D

tem que bater palmas pra AMD, se arriscou muito.

que uma litografia menor não ajudaria.
 
Última edição:
Só lembrando que tanto a AMD quando a NV quando falamos de placa Dua GPU, são escolhidos os "melhores" chips para compor a placa.
Mas ainda assim são duas 290x num único PCB:fuckyeah:
 
Queria saber qual Agua ferve com 70 graus, talvez em outro planeta:haha:

O VRM chega a passar dos 100°C. :bat:

flir.jpg

PS: "o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C."
 
Última edição:
O VRM chega a passar dos 100°C. :bat:


PS: "o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C."

Como falei anteriormente, como a 295x usa um Watercooler adaptado, e não um bloco único como a foto do bloco da GTX690 os VRMs são resfriados por um único e pequedo dissipador no centro da placa e resfriados por um fan de 120 de baixa rotação.
Mas esses VRMs normalmente são especificados para temperaturas de 120+graus, sendo eles de cerâmica.

PS: Não sabia que a água fervia a 71°C no topo do Everest, valeu TaylerCassiano. Só não sei quem vai jogar com uma 295x la em cima :D
PS2: Normalmente, ou SEMPRE, esse watercoolers selados, não possuem água mas sim uma mistura com aditivos para evitar a corrosão e aumentar o ponto de ebulição da água :)
 
Última edição:
O VRM chega a passar dos 100°C. :bat:

PS: "o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C."

mas o loop é selado e a pressão interna não seria igual a pressão externa, mesmo no everest :dadtroll::dadtroll::dadtroll:
 
i as img desse Mod... tem ai pra passar?

vlw..

Tenho sim..

Solução interessante, tem fotos e detalhes do projeto para passar? Minha intenção era achar algum aircooler decente mesmo para ela.

Blocar ela esta totalmente fora de questão, sei das vantagens, mas, quero apenas deixar ele em stock trabalhando um pouco mais fria, sem ter que aguentar uma turbina ligada.

Então.. blocar fica muito caro e por isso optei por esse mod que diga-se de passagem ficou ótimo propiciando over..

gjw9KNI.jpg


Repare que ela tá com um cooler pendurado porque eu pedi uns dissipadores de cobre na China para as memórias..

GPU Clock: 1200Mhz
Clock das mem: 6Ghz
Média de 5fps de ganho com esse over..
Não fiz mais porque os dissipadores de vram não chegaram..

Iddle: 33ºC
Full Load: 55~60ºC (dependendo o game)
 
Última edição:
Tenho sim..



Então.. blocar fica muito caro e por isso optei por esse mod que diga-se de passagem ficou ótimo propiciando over..

http://i.imgur.com/gjw9KNI.jpg

Repare que ela tá com um cooler pendurado porque eu pedi uns dissipadores de cobre na China para as memórias..

GPU Clock: 1200Mhz
Clock das mem: 6Ghz
Média de 5fps de ganho com esse over..
Não fiz mais porque os dissipadores de vram não chegaram..

Iddle: 33ºC
Full Load: 55~60ºC (dependendo o game)
MacGyver curtiu isso :bat:
 
Tenho sim..



Então.. blocar fica muito caro e por isso optei por esse mod que diga-se de passagem ficou ótimo propiciando over..

http://i.imgur.com/gjw9KNI.jpg

Repare que ela tá com um cooler pendurado porque eu pedi uns dissipadores de cobre na China para as memórias..

GPU Clock: 1200Mhz
Clock das mem: 6Ghz
Média de 5fps de ganho com esse over..
Não fiz mais porque os dissipadores de vram não chegaram..

Iddle: 33ºC
Full Load: 55~60ºC (dependendo o game)

:notbad: gosto muito de gambi essa sua fico massa, mas tem de fazer algo pro resto das partes quentes da VGA.

o GPU da 290 não é mais rebaixado em relação ao frame ao seu redor, que nem nas 79xx?

....

Cara não quero te desanimar só umas dicas pra tu não ter problemas no futuro com a vga...

Eu recomendo tu te preocupar mais com os VRM's e não só com as vram, afinal tu esta fazendo over no gpu e memo e estressando os vrm bastante, eles devem estar muito quentes.

Eu uso o CPUID Hardware monitor, ele registra a temp de quase tudo e pega os vrms e monitora max min e atual.

Nas 290 os vrm tem temp max de 120° porem recomendo uma margem mais segura max de 110° devido ao sensores não serem perfeitos e com a quantidade de vrm que tem um pode ser mais fraquinho e estragar antes dos outros...

Outra coisa é este over nas memo sei que elas aguentam legal mas aguentam quando novas, e assim sem nenhum dissipador mesmo nova, só com uma fan e pedir pra elas estragarem e como tem um monte de módulos pra ter um mais suscetível e estragar é fácil. Mesmo depois com os dissipadores não recomendo fazer OC nelas deixa em default e faz um over apenas no GPU que esta bem mais resfriados.

Em quanto esta na garantia tudo bem desde que tu monte ela legal pra fazer um rma eles não notariam a gambi feita se o encaixe ficar perfeito, mas a longo prazo eu recomendo tu usar os clock's default em tudo, nada de over a não ser que use um full-block, pois com o tempo assim ela vai desgastar e estragar.

Falo por experiencia minha no passado com VGA + bloco universal + over = placa estragada.

Essas 290 são muito quentes e é muito fácil pra uma pequena coisinha nesse monte componente estragar.

vlw..
 
:notbad: gosto muito de gambi essa sua fico massa, mas tem de fazer algo pro resto das partes quentes da VGA.

o GPU da 290 não é mais rebaixado em relação ao frame ao seu redor, que nem nas 79xx?

....

Cara não quero te desanimar só umas dicas pra tu não ter problemas no futuro com a vga...

Eu recomendo tu te preocupar mais com os VRM's e não só com as vram, afinal tu esta fazendo over no gpu e memo e estressando os vrm bastante, eles devem estar muito quentes.

Eu uso o CPUID Hardware monitor, ele registra a temp de quase tudo e pega os vrms e monitora max min e atual.

Nas 290 os vrm tem temp max de 120° porem recomendo uma margem mais segura max de 110° devido ao sensores não serem perfeitos e com a quantidade de vrm que tem um pode ser mais fraquinho e estragar antes dos outros...

Outra coisa é este over nas memo sei que elas aguentam legal mas aguentam quando novas, e assim sem nenhum dissipador mesmo nova, só com uma fan e pedir pra elas estragarem e como tem um monte de módulos pra ter um mais suscetível e estragar é fácil. Mesmo depois com os dissipadores não recomendo fazer OC nelas deixa em default e faz um over apenas no GPU que esta bem mais resfriados.

Em quanto esta na garantia tudo bem desde que tu monte ela legal pra fazer um rma eles não notariam a gambi feita se o encaixe ficar perfeito, mas a longo prazo eu recomendo tu usar os clock's default em tudo, nada de over a não ser que use um full-block, pois com o tempo assim ela vai desgastar e estragar.

Falo por experiencia minha no passado com VGA + bloco universal + over = placa estragada.

Essas 290 são muito quentes e é muito fácil pra uma pequena coisinha nesse monte componente estragar.

vlw..

Obrigado pelas dicas..

Estou monitorando com o hardware monitor.. os VRM's no máximo chegaram a 90ºC se ele estiver marcando certo.. mas como vc disse.. não dá pra ter certeza.. pelo menos não tive nenhum tipo de problema como artefatos na tela por exemplo.. (o que eu acho que aconteceria para servir de alerta antes de mais nada).. mas os dissipadores de mem.. vou utilizar pra colocar nas VRM's também.. minha intenção é cortar e colocar esses cobres em toda a área que estava em contato com o dissipador original pra garantir..

O Kraken™ G10 http://www.nzxt.com/product/detail/138-kraken-g10-gpu-bracket.html não tem nenhuma área de dissipação em contato com VRM's e/ou VRAM's.. é praticamente uma solução idêntica ao mod que estou usando hoje.. só que com um cooler pendurado em um suporte mais bem feitinho ao invés de uma abraçadeira de nylon..
 
Última edição:
Até que AMD fez milagres com essa 295x2 hein?

chip da 290x é bem esquentadinho, me lembro que tinha alguns que diziam que a AMD não conseguiria colocar 2 num mesmo PCB, o resultado esta ai, com ajuda de um WC... ta ai funfando... e a powercolor com uma 295x2 usando coolers 3 fans :D

tem que bater palmas pra AMD, se arriscou muito.

que uma litografia menor não ajudaria.

Técnicamente falando, Single GPU até o momento nVidia ta levando. Dual GPU, AMD ta levando....

Eu gosto muito de AMD, porem eu não tenho possibilidades de comprar uma Dual GPU dessas, esta completamente fora do meu alcance de orçamento. Então infelizmente por isso estou indo para o lado verdinho da força.

Triste de tudo isso, que infelizmente o desenvolvimento do Catalyst é muito lento. Esse ultimo 14.4 demorou uns 4 meses para sair? Para que for ter ou tem uma R9 295X2 foi feliz com esse driver, mais quem utiliza Single GPU da R9 200 Series, ja não foi feliz. Eu mesmo esperei um pouco mais desse driver pelo tempo que a gnt teve de esperar. Agora para um proximo update teremos de esperar mais 4 meses? isso que me deixa P da vida com AMD. To sendo muito sincero, ja usei muito AMD e muito nVidia também, de acordo gerações eu ja tive 2 nVidias e agora estou na 3x AMD, e sendo sincero que estou migrando pra nVidia. Infelizmente eu não estou com paciencia para esperar o Mantle ser desenvolvido.

Porém eu concordo com todo mundo, atualmente não existe maior potencia do que a R9 295X2, dentro de um "CxB". Só espero que a AMD, tome melhores atitudes com quem comprar esta placa, e que ela passe a gerenciar melhor os drivers. O cara pagar 4XXX reais, em uma placa e não ter o devido suporte e constante atualizações beneficas em driver, pra mim isso é falta de consideração com o consumidor.

Que atirem as pedras em mim caso eu esteja errado....

A verdade é que as duas marcas são filha da ****, a questão é que de vez enquando uma é menos que a outra.
 
Obrigado pelas dicas..

Estou monitorando com o hardware monitor.. os VRM's no máximo chegaram a 90ºC se ele estiver marcando certo.. mas como vc disse.. não dá pra ter certeza.. pelo menos não tive nenhum tipo de problema como artefatos na tela por exemplo.. (o que eu acho que aconteceria para servir de alerta antes de mais nada).. mas os dissipadores de mem.. vou utilizar pra colocar nas VRM's também.. minha intenção é cortar e colocar esses cobres em toda a área que estava em contato com o dissipador original pra garantir..

O Kraken™ G10 http://www.nzxt.com/product/detail/138-kraken-g10-gpu-bracket.html não tem nenhuma área de dissipação em contato com VRM's e/ou VRAM's.. é praticamente uma solução idêntica ao mod que estou usando hoje.. só que com um cooler pendurado em um suporte mais bem feitinho ao invés de uma abraçadeira de nylon..

Muito legal esse G10, uma gambi projetada...Não sabia da existência disso.

Sei que review mente muito mas tirei esse print do review:

http://www.legitreviews.com/nzxt-kraken-g10-gpu-water-cooler-review-on-an-amd-radeon-r9-290x_130344


test-system-645x487.jpg

vrm2-temp-645x531.png

eles fazem um teste em uma 290x, mas estes valores de temp dos VRM parecem loucura 30° a menos do que no cooler padram, e só tem uma fan sobre eles sei la não parece real...

Os artefatos, depende muito da placa mas pode ocorrer muito rápido, aqui foi instantâneo no dia que deu pau eu joguei 3 minutos, deu artefatos reinicie eles continuavam ai mexi aqui ali, instala driver desinstala, e nada a cada reinicio mais artefatos ate que uma hora era uma tela de cor unica. Eu usei dias assim mas o dia que deu pau foi assim 3 minutos de game e já era...mas a placa já tinha 16 meses de uso, um mês de uso no wc com bloco universal. o que deu pau foi um dos módulos de vram pois os vrms não passava de 80°.
 
Olha como as coisas são. Para quem não se lembra um pouco antes do lançamento do Hawaii (R9 290X) a Nvidia lançou uma campanha de marketing “AMD HAS ISSUES” onde alguns sites testaram as placas radeon contra as geforce em monitores 4K ou eyefinity para mostrar que a AMD tinha problemas com essa resolução em crossfire comparado com o SLI.
http://www.brightsideofnews.com/201...s-marketing-offensive-ahead-of-hawaii-launch/

Aqui os sites que fizeram o review na época mesmo sabendo que a AMD já tinha falado que o problema estava corrigido na série 200 e estava trabalhando na correção para série 7000 (que veio no 14.1):
http://www.pcper.com/reviews/Graphi...nd-Single-and-Multi-GPU-Configurations/Discov
http://www.guru3d.com/articles_pages/ultra_high_definition_pc_gaming_benchmark_review_uhd,1.html


O engraçado é que as coisas se inverteram com a nova geração de monitores 4K que usam o SST (single stream transport) onde a série 290 já veio preparada de fábrica e a nvidia está com problemas no SLI.

http://community.amd.com/community/...ebrating-a-new-generation-of-ultrahd-displays

On the stage in Hawaii last year, amidst the unveiling of the AMD Radeon™ R9 and R7 Series, we mentioned that our GPUs would be ready to support a new generation of UltraHD displays with so-called SST scalers. SST, or single stream transport, promised to make the configuration of 4K monitors easier by eliminating the need for stitching two halves of a display together in software – a staple of first-generation 4K displays. As of late, SST monitors have begun to appear in the market, and we wanted to take some time to talk about their benefits and performance on AMD Radeon™ graphics cards.

THE GOLD STANDARD FOR ULTRAHD
With a rich history of pioneering new and exciting ways to game on large or multiple displays, we have spent months leveraging that expertise with a number of innovations that have established us as the undisputed leader in UltraHD gaming:
We were the first to equip a graphics card with 64 ROPs to drive the pixel rate demanded of UltraHD displays.
We were first to enable gamers with the ability to stitch tiled 4K displays together via AMD Eyefinity technology.
We were the first to automatically stitch those tiles together with the industry standard Tiled Display Topology Data Block specification.
We were the first to release a single graphics card widely acclaimed for its unprecedented UltraHD performance: the AMD Radeon™ R9 295X2.

And now we are first to market with fully-functional, day-one support for the latest and greatest UltraHD panels with 60 Hz SST scalers. If nothing else, this represents our commitment to serve you – our loyal and enthusiastic customers – with healthy engineering efforts to comprehensively support state-of-the-art gaming experiences.

perf.PNG.png



Um representante da Nvidia confirmou que ainda não existe suporte para esses monitores:

B7BF0aR.jpg




E agora a pergunta que fica no ar, por que será que nenhum site fez algum review com esses monitores?:hmm:
 
Olha como as coisas são. Para quem não se lembra um pouco antes do lançamento do Hawaii (R9 290X) a Nvidia lançou uma campanha de marketing “AMD HAS ISSUES” onde alguns sites testaram as placas radeon contra as geforce em monitores 4K ou eyefinity para mostrar que a AMD tinha problemas com essa resolução em crossfire comparado com o SLI.
http://www.brightsideofnews.com/201...s-marketing-offensive-ahead-of-hawaii-launch/

Aqui os sites que fizeram o review na época mesmo sabendo que a AMD já tinha falado que o problema estava corrigido na série 200 e estava trabalhando na correção para série 7000 (que veio no 14.1):
http://www.pcper.com/reviews/Graphi...nd-Single-and-Multi-GPU-Configurations/Discov
http://www.guru3d.com/articles_pages/ultra_high_definition_pc_gaming_benchmark_review_uhd,1.html


O engraçado é que as coisas se inverteram com a nova geração de monitores 4K que usam o SST (single stream transport) onde a série 290 já veio preparada de fábrica e a nvidia está com problemas no SLI.

http://community.amd.com/community/...ebrating-a-new-generation-of-ultrahd-displays





http://community.amd.com/servlet/JiveServlet/showImage/38-2695-2888/perf.PNG.png


Um representante da Nvidia confirmou que ainda não existe suporte para esses monitores:

http://i.imgur.com/B7BF0aR.jpg



E agora a pergunta que fica no ar, por que será que nenhum site fez algum review com esses monitores?:hmm:

Pq tanto no caso do fcat qto 4k foi a propria nvidia que "dedurou" a amd qdo mandou o fcat para os sites com uma lista sugerida de situacoes (onde eles sabiam que suas placas eram superiores na epoca).
Tom petersen é o nome do responsavel por essas coisas, inclusive visitando a redacao do pcper.com levando junto dezenas de brindes pra que o site sorteie e aumente a adiencia deles.

A amd precisa fazer o mesmo esquema de marketing agora.
 
Pq tanto no caso do fcat qto 4k foi a propria nvidia que "dedurou" a amd qdo mandou o fcat para os sites com uma lista sugerida de situacoes (onde eles sabiam que suas placas eram superiores na epoca).
Tom petersen é o nome do responsavel por essas coisas, inclusive visitando a redacao do pcper.com levando junto dezenas de brindes pra que o site sorteie e aumente a adiencia deles.

A amd precisa fazer o mesmo esquema de marketing agora.

Concordo em numero, genero e grau !
AMD tem que partir para cima e aproveitar esse ponto fraco da Nvidia assim todos ganham !
A propósito a Titan Z virá com driver novo, amanhã saberemos se a Nvidia mexeu os pauzinhos.
 
Última edição:
Galera, alguem fez a gambiarra na VGA pra botar water cooler nela?

Tava aqui namorando o KRAKEN™ G10. Será que compensa? :conte:
A temperatura caiu mais da metade... :muchwin:
 
Galera, alguem fez a gambiarra na VGA pra botar water cooler nela?

Tava aqui namorando o KRAKEN™ G10. Será que compensa? :conte:
A temperatura caiu mais da metade... :muchwin:

nos últimos 10 post foi discutido isso :joa:

veja ali, um colega fez uma gambi posto ate foto...

na minha humilde opinião não vale apena WC na 290 e 290x a não ser um full-block...

e no seu caso com uma tri-x eu não mexeria, pra usar um desses...

veja minha opinião completa do pq ñ nos post anteriores...
 
Concordo em numero, genero e grau !
AMD tem que partir para cima e aproveitar esse ponto fraco da Nvidia assim todos ganham !
A propósito a Titan Z virá com driver novo, amanhã saberemos se a Nvidia mexeu os pauzinhos.

Pelo que vi aumentaram bem os clocks da Titan Z para fazer frente ou ser melhor que a 295X. Espero que também revisem os preços neh !!
 
Concordo em numero, genero e grau !
AMD tem que partir para cima e aproveitar esse ponto fraco da Nvidia assim todos ganham !
A propósito a Titan Z virá com driver novo, amanhã saberemos se a Nvidia mexeu os pauzinhos.

Pelo que vi aumentaram bem os clocks da Titan Z para fazer frente ou ser melhor que a 295X. Espero que também revisem os preços neh !!
 
Pelo que vi aumentaram bem os clocks da Titan Z para fazer frente ou ser melhor que a 295X. Espero que também revisem os preços neh !!

Infelizmente nenhuma dessas placas cabem em meu orçamento de bolso rsrs. Tanto como R9 295x2 ou TITAN Z, só vou pensar em comprar uma daqui 2 anos no minimo....

De momento estou apenas a migrar da R9 290 Tri-X OC, para uma Zotac GTX 780 AMP!... Espero que eu não me arrependa nesta troca. (mesmo eu sabendo que ganho sera pouca coisa encima somente) mais eu digo em funcionamento geral.
 
nos últimos 10 post foi discutido isso :joa:

veja ali, um colega fez uma gambi posto ate foto...

na minha humilde opinião não vale apena WC na 290 e 290x a não ser um full-block...

e no seu caso com uma tri-x eu não mexeria, pra usar um desses...

veja minha opinião completa do pq ñ nos post anteriores...



É, depois que postei que vi os comentários... :haha:

Sou meio leigo nesse assunto de WC. Full block seria refrigeramento na vga toda né?
Teria algum link de algum q eu poderia colocar na minha? (de preferencia de alguma loja daqui ou do ML)?


Abraços.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo