[TÓPICO DEDICADO] AMD Radeon R7/R9 3xx

Complicado. Vamos esquecer a Fury X então. Não vale o que pedem tendo as 980ti custom por aí, mais em conta até.

Quanto custa a Fury air ? em doletas?

O desempenho dela é praticamente o mesmo da 980 em 1080p, levando vantagem em 1440p pra cima. Mesmo com a novidade HBM, complicado ela com o peço de uma Ti Custom que nem a Titan X alcança no desempenho.

Claro, algumas lojas vão vender mais em conta, mas se bater na casa dos 2.9K pra cima, uma grande maioria vai preferir colocar mais um pouco e partir pra 980Ti custom, que sempre aparece Custom por 3100, como apareceu a Zotac AMP em certa loja, e nem se comparar com a performance da Fury air.

Tbm tem o lance de que uma GTX 980 Custom, como a HOF que é um monstro para entusiasta OC, ja esta custando 2.6~2.7 K, se tornando mais atrativo do que a Fury air. Asus Strix 980 por 2.5K e etc...

Mesmo com as lojas aqui se baseando mais em performance para faturar as placas, mesmo assim, sabemos que a AMD vai ter que tomar uma atitude no valor dessas placas em relação a concorrente. Fica difícil assim.
A não ser que a pretensão da AMD seja simplesmente pescar no aquário.


A Fury X usa menos CPU que as GTX. Por isso ainda tem muito chão para as AMD evoluirem. Chega a ser 50% a menos de uso de cpu que as NVidia.

Agora procura um site que demonstre isso! Vai ser difícil achar. Como achei? Em um teste despretensioso. Só queriam mostrar o produto que estão vendendo.

https://www.youtube.com/watch?v=W4jyFbNpuVk

O teste é meio longo, mas pulem direto para os comparativos.
 
A Fury X usa menos CPU que as GTX. Por isso ainda tem muito chão para as AMD evoluirem. Chega a ser 50% a menos de uso de cpu que as NVidia.

Agora procura um site que demonstre isso! Vai ser difícil achar. Como achei? Em um teste despretensioso. Só queriam mostrar o produto que estão vendendo.

https://www.youtube.com/watch?v=W4jyFbNpuVk

O teste é meio longo, mas pulem direto para os comparativos.

Realmente esse vídeo mostra que usa menos CPU a Fury X, mas não vir 50% , nem em média, nem em pico. A 980ti raramente usa + de 50% nesse vídeo :hmm: Então a 980ti tbm tem margem para subir mais. Digamos que uma média de 25%~30% de diferença entre elas.
Queria saber o tanto que isso influenciará em desempenho, quando a GPU da Fury X está em 100% a maior parte nesse vídeo :hmm:
 
Realmente esse vídeo mostra que usa menos CPU a Fury X, mas não vir 50% , nem em média, nem em pico. A 980ti raramente usa + de 50% nesse vídeo :hmm: Então a 980ti tbm tem margem para subir mais. Digamos que uma média de 25%~30% de diferença entre elas.
Queria saber o tanto que isso influenciará em desempenho, quando a GPU da Fury X está em 100% a maior parte nesse vídeo :hmm:


Sobre os 50%, olhe de novo. Me refiro a consumo de cpu entre ambas, e não uso total de cpu. O uso das gpu´s estão acima de 95% de fato, pelo que me lembro do teste a Fury X está na faixa de 1 a 2% de uso da gpu acima da GTX, o que não quer dizer absolutamente nada. Já a diferença de uso da cpu em relação as duas gpus é onde fica a diferença. Em witcher 3 é até acima dos 50% de diferença. O consumo de cpu da GTX é quase 3x mais que a Fury X.

Sobre o que influenciará, depende de cada caso, olhe e tire as suas conclusões. As minhas são as seguintes:

-Quanto mais próximo o uso de cpu pela Fury X em relação as GTX, mais próximo ou até melhor o resultado em fps das Fury X. É aquela história de jogos "cpu bond", muito visto em testes em que o pessoal baixa a resolução do jogo para testar a cpu. Portanto, a cpu tem participação direta no jogo, mas menos perceptível quando em resoluções mais altas.

-Por isso cada jogo terá um resultado diferente em função do uso da cpu. Alguns mais, alguns menos. Mas todos tem ganho. Se não me engano, uma das duas (Ati ou NVidia) já foi acusada no passado de fazer uso da cpu para alavancar os fps dos jogos. Tremenda bobagem, pois isso é apenas otimização do sistema. O que remete ao próximo ítem.

-Em caso de otimização dos drives, vejo muito mais possibilidades de melhora nos drives da AMD do que na NVidia, pois quem mais está sub-utilizando a cpu é justamente a AMD.
------------
E aí raça? Quem joga BF4 aqui ativa o mantle? Na teoria os amdzistas dizem que melhora, e na prática?

Melhora na série R9 2XX.

Na 300 os drives não foram otimizados, talvez a espera dos jogos em DX12 nativos.
 
eu tive um ganho de 122 pontos no firestrike sai de "9806 vga stock W7" prá "9928 stock ambos no driver 15.7 W10", quando eu atualizei o driver pra o novo 15.7.1 eu baixei a pontuação.
 
que decepção!
Olhando algumas das principais lojas no Brasil, as FURY AIR da Sapphire TRI-X estão custando entre 3300 até 3400R$ o mesmo preço das 980 TI custom nesses mesmo sites:
a FURY custa 550U$ e a 980 TI custom custa 650 U$ ( depois da redução) e mesmo assim chegam custando o mesmo?
Como isso é possivel?

Será que é só valor inicial pelo efeito brasileiro "de lançamento" ou será que a AMD ainda não se ajeitou quanto a importação de placas como tinham falado mes passado, pois o valor das 380 ficou mais próximo das 960s.


No brasil, acho que a 980 vai valer bem mais a pena que a FURY se o valor não for corrigido passado a novidade.
 
Brasil, dólar, vendedores a maioria pilantras e por ai vai...

sem sentido comprar aqui =/
 
que decepção!
Olhando algumas das principais lojas no Brasil, as FURY AIR da Sapphire TRI-X estão custando entre 3300 até 3400R$ o mesmo preço das 980 TI custom nesses mesmo sites:
a FURY custa 550U$ e a 980 TI custom custa 650 U$ ( depois da redução) e mesmo assim chegam custando o mesmo?
Como isso é possivel?

Será que é só valor inicial pelo efeito brasileiro "de lançamento" ou será que a AMD ainda não se ajeitou quanto a importação de placas como tinham falado mes passado, pois o valor das 380 ficou mais próximo das 960s.


No brasil, acho que a 980 vai valer bem mais a pena que a FURY se o valor não for corrigido passado a novidade.

Por esse motivo comprei um 980 em uma promoção. Sabe-se lá quando as Fury vão chegar no mesmo nível do preço que comprei a GTX - menos de 2400.
 
Por esse motivo comprei um 980 em uma promoção. Sabe-se lá quando as Fury vão chegar no mesmo nível do preço que comprei a GTX - menos de 2400.

Posso estar enganado, mas as GTX normais (não Ti), competem com as 390X que você encontra por algo na faixa de 2250,00.
 
Posso estar enganado, mas as GTX normais (não Ti), competem com as 390X que você encontra por algo na faixa de 2250,00.

mais ou menos;
as 390x estão proximas em desempenho tanto das 980 ( não TI) quanto das FURY ( sem X), são de fato mais barata, mas consomem mais e são baseadas em uma GPU mais antiga. Porém algumas versões da 980 como G1 da gigabyte ou da MSI ou mesmo as GALAX HOF, são bem mais fortes que uma 390x ou uma 980 "normal"!, dai elas competem diretamente com as FURYs.

A AMD na verdade lançou uma porrada de placa com desempenho muito proximo : 390,390x,FURY,FURY-X e provavelmente a Nano.
 
mais ou menos;
as 390x estão proximas em desempenho tanto das 980 ( não TI) quanto das FURY ( sem X), são de fato mais barata, mas consomem mais e são baseadas em uma GPU mais antiga. Porém algumas versões da 980 como G1 da gigabyte ou da MSI ou mesmo as GALAX HOF, são bem mais fortes que uma 390x ou uma 980 "normal"!, dai elas competem diretamente com as FURYs.

A AMD na verdade lançou uma porrada de placa com desempenho muito proximo : 390,390x,FURY,FURY-X e provavelmente a Nano.

Examente. A 390x parece que surgiu mais como um tapa-buraco para a ausência das fury (non X) para bater com as 980. Aí, quando as fury aparecem, elas tem um preço muito acima da concorrente 980 mas sem superar a sua performance!? E se elas baixarem para um preço semelhante aos da 980 (depois de alguns meses), irão canibalizar as 390x que também estão no mesmo nível.


Comprando a 390x hoje acho que daqui a algum tempo, possivelmente vendo a fury no mesmo patamar de preço, eu teria a sensação de que poderia ter feito uma compra bem melhor.
------------
Posso estar enganado, mas as GTX normais (não Ti), competem com as 390X que você encontra por algo na faixa de 2250,00.

Como os preços estavam semelhantes e tinha (e ainda tenho) planos de incluir a minha vga no wc custom, optei pela menos quente. Isso pesou para mim. E se tivessem a mesma eficiência energética teria o bônus de potencialmente ter uma 980 subindo mais no over que as 390. As fury (non x) até poderiam ser uma possibilidade realmente competitiva em meus critérios, mas não pelo atual preço...

Eu gosto da AMD, gosto da política de inovação tecnológica (HBM e novo form factor com vgas menores) e aberta (mantle e freesync), mas infelizmente é só isso. Ela não está conseguindo oferecer produtos superiores e para o consumidor, ou a maioria deles, isso é fundamental - é só ver o market share.
 
mais ou menos;
as 390x estão proximas em desempenho tanto das 980 ( não TI) quanto das FURY ( sem X), são de fato mais barata, mas consomem mais e são baseadas em uma GPU mais antiga. Porém algumas versões da 980 como G1 da gigabyte ou da MSI ou mesmo as GALAX HOF, são bem mais fortes que uma 390x ou uma 980 "normal"!, dai elas competem diretamente com as FURYs.

A AMD na verdade lançou uma porrada de placa com desempenho muito proximo : 390,390x,FURY,FURY-X e provavelmente a Nano.

Essa R9 Nano é uma 290x com hbm certo ? ela vai brigar com quem ?
 
Essa R9 Nano é uma 290x com hbm certo ? ela vai brigar com quem ?

Não de maneira alguma;
a nano é uma FURY-X com clocks mais baixos e talvez com alguns nucleos desativados ( como no caso das FURY non-X) , porém os ultimos rumores apontam que somente os clocks foram abaixados para algo ao redor de 900mhz no max.
O desempenho dela deve ficar algo próximo da 390x, talvez ligeiramente mais rápida ou mais lenta.
------------
Examente. A 390x parece que surgiu mais como um tapa-buraco para a ausência das fury (non X) para bater com as 980. Aí, quando as fury aparecem, elas tem um preço muito acima da concorrente 980 mas sem superar a sua performance!? E se elas baixarem para um preço semelhante aos da 980 (depois de alguns meses), irão canibalizar as 390x que também estão no mesmo nível.


Comprando a 390x hoje acho que daqui a algum tempo, possivelmente vendo a fury no mesmo patamar de preço, eu teria a sensação de que poderia ter feito uma compra bem melhor.
------------


Como os preços estavam semelhantes e tinha (e ainda tenho) planos de incluir a minha vga no wc custom, optei pela menos quente. Isso pesou para mim. E se tivessem a mesma eficiência energética teria o bônus de potencialmente ter uma 980 subindo mais no over que as 390. As fury (non x) até poderiam ser uma possibilidade realmente competitiva em meus critérios, mas não pelo atual preço...

Eu gosto da AMD, gosto da política de inovação tecnológica (HBM e novo form factor com vgas menores) e aberta (mantle e freesync), mas infelizmente é só isso. Ela não está conseguindo oferecer produtos superiores e para o consumidor, ou a maioria deles, isso é fundamental - é só ver o market share.

ACho que a FURY vai ficar bem melhor que as 980 no médio prazo, mas hoje , uma 980 OC de fabrica ( boa como a G1) briga de igual com uma Fury na maioria dos games.
 
Não de maneira alguma;
a nano é uma FURY-X com clocks mais baixos e talvez com alguns nucleos desativados ( como no caso das FURY non-X) , porém os ultimos rumores apontam que somente os clocks foram abaixados para algo ao redor de 900mhz no max.
O desempenho dela deve ficar algo próximo da 390x, talvez ligeiramente mais rápida ou mais lenta.
------------


ACho que a FURY vai ficar bem melhor que as 980 no médio prazo, mas hoje , uma 980 OC de fabrica ( boa como a G1) briga de igual com uma Fury na maioria dos games.

ela é tipo a 265 né ? chip de uma placa superior mas capada né

essa fury tá mais cara e pior que a 980ti, sera que no dx12 melhora ?
 
ela é tipo a 265 né ? chip de uma placa superior mas capada né

essa fury tá mais cara e pior que a 980ti, sera que no dx12 melhora ?

Talvez a NANA nem capado será, somente rodara com um clock menor o que vai limitar o desempenho e o consumo.


A fury air não foi projetada para competir com a 980 TI;
a FURY-X deveria ser melhor ou ao menos igual a uma 980 Ti custom, e infelizmente os preços aqui no Brasil fazem ela ser mais cara, mas la fora custam o mesmo ( o que não muda o fato da Ti ser melhor); O Dx12 talvez de um UP a mais na FURY em relação a Ti, mas acho dificil ( quase impossivel) da FURY-X passar a ser mais rápida que a Ti.
 
Talvez a NANA nem capado será, somente rodara com um clock menor o que vai limitar o desempenho e o consumo.


A fury air não foi projetada para competir com a 980 TI;
a FURY-X deveria ser melhor ou ao menos igual a uma 980 Ti custom, e infelizmente os preços aqui no Brasil fazem ela ser mais cara, mas la fora custam o mesmo ( o que não muda o fato da Ti ser melhor); O Dx12 talvez de um UP a mais na FURY em relação a Ti, mas acho dificil ( quase impossivel) da FURY-X passar a ser mais rápida que a Ti.

Speedy, há de se levar em conta a flutuação do dólar nos últimos dias. Pelo que vi somente uma loja tem a Fury e a Fury X. Mesmo pagando mais caro, ainda vejo um potencial na placa maior do que nas placas rivais (pode ser que isto nunca aconteça, mas que tem mais potencial, tem).

Voltando aos preços, a maioria das GTX que estão a venda no Brasil já são de estoques comprados a mais tempo que as novidades da AMD. Isso pode corroborar para apresentar uma placa com preço inferior lá fora mas com preços iguais ou até maior aqui no Brasil. Fora as questões dos lucros exorbitantes aqui.
 
Powercolor Devil R9 370X 2 GB Graphics Card Pictured and Benchmarked – Pitcairn XT GPU Core With 1180 Mhz Clock


20b0hmu.jpg


Read more: http://wccftech.com/powercolor-devi...ed-benchmarked-pitcairn-xt-gpu/#ixzz3hUquG0X9
 
Talvez a NANA nem capado será, somente rodara com um clock menor o que vai limitar o desempenho e o consumo.


A fury air não foi projetada para competir com a 980 TI;
a FURY-X deveria ser melhor ou ao menos igual a uma 980 Ti custom, e infelizmente os preços aqui no Brasil fazem ela ser mais cara, mas la fora custam o mesmo ( o que não muda o fato da Ti ser melhor); O Dx12 talvez de um UP a mais na FURY em relação a Ti, mas acho dificil ( quase impossivel) da FURY-X passar a ser mais rápida que a Ti.

Chuto 3072 SP na Fury Nano.
 
390 com 4Gb ou 8Gb.

O desempenho se não me engano é praticamente o mesmo, a vantagem é futura para uma placa com 8Gb.

Não sei se o amigo ai em cima errou, mas R9 390, só existe com 8GB.
 
Vídeo muito interessante para quem pensa em pegar um ultra wide:

[video=youtube;JCqHmQas3_Q]https://www.youtube.com/watch?v=JCqHmQas3_Q[/video]

Pra jogos em 1ª pessoa a diferença é absurda :hardcore:.

Pra jogos RPG, RTS (Swtor, FFXIV, Starcraft, WoW, Dragon Age, Mass Effect, The Witcher etc) entre outros também, depois que comprei um wide screen não quero voltar pro "normal" não, e olha que nem tenho um top, mesmo assim é :magico:
 
Última edição:
Boas notícias para os donos de placas AMD.

Segundo os testes preliminares da pcworld a AMD no DirectX 12 vai arrebentar com Nvidia. A disponibilidade de recursos DX12 acelerados nas AMD parece confirmar isso.

Acabei de desistir das 980 e 980 Ti e resolvi fazer um crossfire de 290x :bwahaha:

http://i.imgur.com/tiphQqW.jpg
http://cdn.overclock.net/4/47/900x900px-LL-4714aef8_featuresetsdx12.png
http://www.extremetech.com/wp-content/uploads/2015/06/DX12FeatureLEvels.png

https://cms-images.idgesg.net/images/article/2015/03/dx12_api_perf_4770k_titanx-100575302-orig.png
https://cms-images.idgesg.net/images/article/2015/03/dx12_api_perf_mantle-100575202-orig.png
pra mim são testes genéricos o que vale mesmo e na hora da jogatina
 
Caras, vocês teriam alguma dica para over de gpu? tenho um Sapphire R9 270X.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo