[TÓPICO DEDICADO] AMD Radeon R7/R9 3xx

Pessoal, depois de umas 4 horas tentando instalar a placa nova, a 390x tri-x, acabei colocando ela de volta na caixa.

Segui todas as orientações de remover o driver da antiga placa, a 7970 da assinatura, usando DDU no modo de segurança, mas não funcionou.

A placa ligava, girava os fans, mas em momento algum apresentou vídeo, sequer a BIOS, tanto em HDMI quanto na Displayport.

Perdi a conta de quantas vezes removi a placa nova e coloquei a antiga para tentar fazer novos ajustes para tentar reinstalar. E toda vez que eu colocava a antiga, essa funcionava de primeira.

Infelizmente não tenho outra máquina para testá-la. Estou pensando seriamente em devolver dentro dos 7 dias. Não dá pra esperar um RMA da Sapphire, pois a combinação Receita Federal + Correios são inviáveis.

Fiquei muito frustrado com isso, pois achei que a instalação ia correr de boa.

Existe ainda algo que eu possa fazer para corrigir isso?

Segue minha configuração:

AMD FX-8350
Asus M5A97 EVO
Seventeam ST-750Z-AF 750W
GeIL 2 x 4GB 1600MHZ C9 Enhance CORSA
Samsung SSD 840 Evo 250GB
Seagate HD 500GB/1TB

Eu tive o mesmo problema, a solução no meu caso foi resetar a bios da placa mãe.
Após isso subiu normalmente a imagem.
Boa sorte.
 
Que zica hein mano..tenta atualizar a mobo ou resetar a BIOS como o amigo acima falou mas o melhor mesmo seria vc testa sua 390x no PC de outra pessoa para ver se o problema está mesmo na VGA
 
Que zica hein mano..tenta atualizar a mobo ou resetar a BIOS como o amigo acima falou mas o melhor mesmo seria vc testa sua 390x no PC de outra pessoa para ver se o problema está mesmo na VGA
A placa de vídeo tem uma chave seletora, tentei nos dois modos: Legacy e UEFI e ambos não funcionaram.

A bios da placa-mãe é antiga, mas está atualizada na última versão.

O que eu não tentei ainda foi resetar a Bios da mobo, não pensei nisso.

Quanto a solução em outros lugares, estou procurando...
 
Estou querendo comprar uma R9 390 ou R9 390X, estou em dúvida se espero pela blackfriday, será que vai ter alguma promoção com o dólar alto desse jeito?
Antes tinha r9 390 por 1600, agora não tem por menos de 2000.
 
Estou querendo comprar uma R9 390 ou R9 390X, estou em dúvida se espero pela blackfriday, será que vai ter alguma promoção com o dólar alto desse jeito?
Antes tinha r9 390 por 1600, agora não tem por menos de 2000.
Do jeito que as coisas estão indo com o dólar na casa dos 4 reais é melhor comprar agora amigo..procure alguma promoção porque na Black Fraude acho meio difícil vc encontrar algo "barato" se antes com o dólar a 2.80-3 reais já não era imagine agora
 
Vocês que tem R9 390/X também ficam incomodado com o calor como eu?
Eu estou bolando colocar um Kraken G10 + Corsair h55 ou outro para resfriar um pouco ela
 
Vocês que tem R9 390/X também ficam incomodado com o calor como eu?
Eu estou bolando colocar um Kraken G10 + Corsair h55 ou outro para resfriar um pouco ela

Eu fico meio bolado com a temperatura do gabinete sim, mas no meu caso é pela má ventilação do meu gabinete e a região que é muito quente. No mais, minhas temperaturas são bem normais, e a maior foi 85º com temperatura ambiente 34º. Aí liguei o ventilador hehe. Mas qualquer sistema mais High End vai esquentar mesmo.

PS.
Como ficou a 390 neste teu sistema com um 4770?
 
No Far Cry 4, que acabei de zerar ficou com 63~65 °C ventoinhas no máximo e tampa aberta. Bem verdade que o gabinete fica no chão e pouco ventilado.
Fica chato para mim pois no RJ já é quente e vai ficar mais ainda
 
No Far Cry 4, que acabei de zerar ficou com 63~65 °C ventoinhas no máximo e tampa aberta. Bem verdade que o gabinete fica no chão e pouco ventilado.
Fica chato para mim pois no RJ já é quente e vai ficar mais ainda

Porra meu, para de chorar! kkkkkk

60/65 graus tá fria ainda, nem começou a esquentar.

Estou falando de 85ºC, sendo que meu gabinete está todo fechado pela baia da minha mesa. Só entra ar na frente e e em cima. Internamente chegou a 54ºC por conta do over no processador que faz a placa mãe ferver. e a temperatura do quarto, 34ºC, tá bom ou quer mais?
 
Última edição:
Huehue eu sei. Fiquei muito tempo sem GPU, só no PS4 e estranhei muito esse calor. Vlw pelo retorno. O Kraken G10 já está aqui, até o final de semana devo pegar um Corsair h55 pelo menos e montar tudo nessa GPu
 
A placa de vídeo tem uma chave seletora, tentei nos dois modos: Legacy e UEFI e ambos não funcionaram.

A bios da placa-mãe é antiga, mas está atualizada na última versão.

O que eu não tentei ainda foi resetar a Bios da mobo, não pensei nisso.

Quanto a solução em outros lugares, estou procurando...

Tive o mesmo problema, porem eu tinha uma gtx 770 no pc, agora eu tenho um r 390.

No caso eu tive que formatar o pc, no meu caso foi facil pois todos os arquivos importantes eu deixei em outra partição... E aproveitei na epoca e instalei o windows 10 kkkk, mas acho que so resetar a bios da certo..... E um caso cronico da amd, muitos tiveram o problema , não é defeito na placa.
 
Huehue eu sei. Fiquei muito tempo sem GPU, só no PS4 e estranhei muito esse calor. Vlw pelo retorno. O Kraken G10 já está aqui, até o final de semana devo pegar um Corsair h55 pelo menos e montar tudo nessa GPu

Show meu! Me diz como ficou? Eu estou com duas r9 390, Mas só uma instalada. E pensei no NZXT. Vi ele no Boa Dica. Vou todo mês ao Rio para trabalho, mas na hora de voltar acabo ficando com preguiça de desviar do caminho e passar no Edifício Central. O NZXT é pronto, não precisa montar nada, tira o cooler da placa e monta o NZXT.

Se possível faz um teste antes e depois para eu poder ver como ficou? Não precisa postar screen não, só comentar como estava antes em load e como ficou depois. Valeu!
 
Tive o mesmo problema, porem eu tinha uma gtx 770 no pc, agora eu tenho um r 390.

No caso eu tive que formatar o pc, no meu caso foi facil pois todos os arquivos importantes eu deixei em outra partição... E aproveitei na epoca e instalei o windows 10 kkkk, mas acho que so resetar a bios da certo..... E um caso cronico da amd, muitos tiveram o problema , não é defeito na placa.

Pessoal, obrigado pela ajuda. Consegui resolver!!!

Ontem cheguei com mais calma em casa e realizei os seguintes passos:
  1. Abri uma cerveja;
  2. Baixei a última versão do Catalyst (15.7.1) e deixei no desktop;
  3. Conforme indicado por alguns, voltei a BIOS para as configurações otimizadas (default);
  4. Desinstalei o Catalyst manualmente pelo painel de controle;
  5. Usando o DDU, reiniciei em modo de segurança e desinstalei o driver na terceira opção "Clean and Shutdown", para instalação de uma nova placa;
  6. Após a máquina desligar, instalei a 390X e optei por colocar o cabo numa nova porta do Displayport, apenas por precaução;
  7. Liguei a máquina e ela deu sinal de vida. Chegou a piscar na tela de inicialização do Windows, mas esperei um pouco e ela voltou a ser exibida;
  8. Corri para o desktop e instalei o Catalyst que estava lá;
  9. Fiz algumas configurações básicas, ativei o Freesync que o meu monitor suporta;
  10. Joguei um pouco de GTA V e Metro 2033 Redux em 2560x1080, ambos cravados em 60fps (com umas pequenas quedas de fps no Metro). :)
Obs.:
  • Notei que o cabo displayport não fica perfeitamente encaixado na placa, pois a chapa do gabinete atrapalha um pouco e qualquer esbarrão mais forte a conexão com o monitor se perde, o que é muito ruim;
  • Não precisei formatar o Windows 10, mas ainda estou planejando uma instalação limpa do mesmo;
  • A GPU está com o switch da bios acesa, acho que indicando modo UEFI, mas meu Windows está instalado em modo Legacy, o que achei estranho. Mas estou com medo de mexer nesse switch e ela não funcionar mais. :oops:
  • Ainda preciso realizar mais testes, no entanto, já estou bem mais aliviado.

Valeu pessoal! Qualquer dúvida estou aí.
 
Pessoal, obrigado pela ajuda. Consegui resolver!!!

Ontem cheguei com mais calma em casa e realizei os seguintes passos:
  1. Abri uma cerveja;
  • A GPU está com o switch da bios acesa, acho que indicando modo UEFI, mas meu Windows está instalado em modo Legacy, o que achei estranho. Mas estou com medo de mexer nesse switch e ela não funcionar mais. :oops:
  • Ainda preciso realizar mais testes, no entanto, já estou bem mais aliviado.

Valeu pessoal! Qualquer dúvida estou aí.

É assim que se faz! Hehe.

Cara, não tem muito o que dar errado. Faz alguns anos que não vejo corrupção do sistema operacional. Então fica tranquilo para ajustar o sistema.
 
Vocês que tem R9 390/X também ficam incomodado com o calor como eu?
Eu estou bolando colocar um Kraken G10 + Corsair h55 ou outro para resfriar um pouco ela

direcu2 ou 3? pesquisei bastante sobre elas, a melhor de temperatura esta MSI e POWERCOLOR, as 390 e 390x strix ta com temperatura muito elevada cara, não sei pq
 
direcu2 ou 3? pesquisei bastante sobre elas, a melhor de temperatura esta MSI e POWERCOLOR, as 390 e 390x strix ta com temperatura muito elevada cara, não sei pq

É mais uma cagada da Asus...

O GPU tem mau contato com os heatpipes.

AS7V1905.jpg


O GPU só pega 3 de 5.

A Fury Strix também não pega tudo; pega 4 de 5 e já fica bem + fria.

cooler2.jpg
 
Última edição:
Pessoal, obrigado pela ajuda. Consegui resolver!!!

Ontem cheguei com mais calma em casa e realizei os seguintes passos:
  1. Abri uma cerveja;
  2. Baixei a última versão do Catalyst (15.7.1) e deixei no desktop;
  3. Conforme indicado por alguns, voltei a BIOS para as configurações otimizadas (default);
  4. Desinstalei o Catalyst manualmente pelo painel de controle;
  5. Usando o DDU, reiniciei em modo de segurança e desinstalei o driver na terceira opção "Clean and Shutdown", para instalação de uma nova placa;
  6. Após a máquina desligar, instalei a 390X e optei por colocar o cabo numa nova porta do Displayport, apenas por precaução;
  7. Liguei a máquina e ela deu sinal de vida. Chegou a piscar na tela de inicialização do Windows, mas esperei um pouco e ela voltou a ser exibida;
  8. Corri para o desktop e instalei o Catalyst que estava lá;
  9. Fiz algumas configurações básicas, ativei o Freesync que o meu monitor suporta;
  10. Joguei um pouco de GTA V e Metro 2033 Redux em 2560x1080, ambos cravados em 60fps (com umas pequenas quedas de fps no Metro). :)
Obs.:
  • Notei que o cabo displayport não fica perfeitamente encaixado na placa, pois a chapa do gabinete atrapalha um pouco e qualquer esbarrão mais forte a conexão com o monitor se perde, o que é muito ruim;
  • Não precisei formatar o Windows 10, mas ainda estou planejando uma instalação limpa do mesmo;
  • A GPU está com o switch da bios acesa, acho que indicando modo UEFI, mas meu Windows está instalado em modo Legacy, o que achei estranho. Mas estou com medo de mexer nesse switch e ela não funcionar mais. :oops:
  • Ainda preciso realizar mais testes, no entanto, já estou bem mais aliviado.

O importante foi ter a atitude certa!
 
Como o outro tópico foi fechado, segue mais um teste com o velho de guerra Q9550 + R9 390.
Fiz em stock e o outro com leve overclock na VGA apenas para comparação.
Deixei também as infos da CPU e VGA rodando pelo afterburn.

Middle Earth Shadow of Mordor
1080p Preset Ultra
SAPPHIRE NITRO R9 390 8G D5 + Q9550@3612MHz + Windows 8.1 X64 Pro
Driver 15.7

Stock.
LApTVea.png


Over.
x2pb0hb.png


Para uma configuração bem antiga estou muito satisfeito com os resultados que obtive até o momento.
Só falta agora arrumar mais um tempinho para a jogatina.
Abraços.
 
Como o outro tópico foi fechado, segue mais um teste com o velho de guerra Q9550 + R9 390.
Fiz em stock e o outro com leve overclock na VGA apenas para comparação.
Deixei também as infos da CPU e VGA rodando pelo afterburn.

Middle Earth Shadow of Mordor
1080p Preset Ultra
SAPPHIRE NITRO R9 390 8G D5 + Q9550@3612MHz + Windows 8.1 X64 Pro
Driver 15.7

Stock.
LApTVea.png


Over.
x2pb0hb.png


Para uma configuração bem antiga estou muito satisfeito com os resultados que obtive até o momento.
Só falta agora arrumar mais um tempinho para a jogatina.
Abraços.
Average 110 fps, com um Q9550! :mother: A minha faz 94 em stock!

PQP! Parabéns, cara!
 
Como o outro tópico foi fechado, segue mais um teste com o velho de guerra Q9550 + R9 390.
Fiz em stock e o outro com leve overclock na VGA apenas para comparação.
Deixei também as infos da CPU e VGA rodando pelo afterburn.

Middle Earth Shadow of Mordor
1080p Preset Ultra
SAPPHIRE NITRO R9 390 8G D5 + Q9550@3612MHz + Windows 8.1 X64 Pro
Driver 15.7

Stock.
LApTVea.png


Over.
x2pb0hb.png


Para uma configuração bem antiga estou muito satisfeito com os resultados que obtive até o momento.
Só falta agora arrumar mais um tempinho para a jogatina.
Abraços.
Guerreiro hein esse seu Q9550 :jornal::notbad: ta segurando muito bem ainda Parabéns mano!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo