[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Eu entortei o pino do meu desinstalando o cooler box dele, a pasta térmica da AMD parece cola. Eu consegui corrigir isso, mas pode ser seu caso pelo que você disse.
mais tira tudo junto com a amd nunca foi novidade se não empurrar pro lado vem tudo junto mesmo :haha:
serve como treino i assim afastar o tira coloca cooler
 
Eu tenho uma x470 gt8, esses 0.5ghz é bug de BIOS geralmente causado pelo sleep mode do windows, quando ele " acorda do sleep" buga a frequência, e só resolvi aqui limpando o CMOS, aconselho você tentar isso / reflashar a bios, em relação ao código 33 acredito que seja normal, aqui também fica com esse código após ligado. Em relação as rams, não posso opinar muito, to misturando uma crucial ballistix com uma g.skill, porém testei já ambas sozinhas na mobo, a crucial 2400mhz ( consigo rodar em 2933mhz), e a g.skill 2800mhz ( só consigo rodar em 2666mhz) , as duas juntas com muito sacrificio consegui deixar em 2666mhz, mas já li em vários lugares que é semi impossivel colocar ram em 3200mhz na GT8, nem b-die ta subindo nesse clock. ( eu particularmente devo pedir RMA dela ano que vem, eu tenho outros problemas com ela que já citei aqui no forum, inclusive de áudio)

PS: pode acontecer aí na sua também, cuidado ao manusear o offset do vcore do CPU, pois aqui um dia coloquei +0,15v a bios jogou +0,35v, além de demorar pra dar POST, e também fica ligado nos valores do VSOC aqui a partir de determinado valor acho que 0.99V, o PC demora absurdamente pra dar POST também)
se a frequência ta errada atualiza a bios
 
Se eu tirar a bateria da minha placa mae q é de fabrica pro ryzen da 1 geraçao, a bios vai resetar pra versao de fabrica e vou precisar atualizar ela de novo pra usar meu ryzen da 2 geraçao?
 
Se eu tirar a bateria da minha placa mae q é de fabrica pro ryzen da 1 geraçao, a bios vai resetar pra versao de fabrica e vou precisar atualizar ela de novo pra usar meu ryzen da 2 geraçao?

Não cara... A BIOS gravada vai continuar na mesma versão, se tirar a bateria ela só reseta as configurações.
 
Se eu tirar a bateria da minha placa mae q é de fabrica pro ryzen da 1 geraçao, a bios vai resetar pra versao de fabrica e vou precisar atualizar ela de novo pra usar meu ryzen da 2 geraçao?

No caso ai vc tem que atualizar a bios com a 1° geração de ryzen e pra depois usar a 2° geração dos processadores.
 
No caso ai vc tem que atualizar a bios com a 1° geração de ryzen e pra depois usar a 2° geração dos processadores.
Acho que a resposta de cima(Igor) condiz melhor com a situação.
 
Essa tabela acho meio furada. Baseia-se numa outra do Reddit que já falaram não ser 100% precisa. Sem falar que pode estar desatualizada.
Ex.: Patriot 3733 não está vindo mais Ss B-die.. agora é Hynyx A-die. Antes que falem, 2 usuários ainda conseguiram B-die (@Acalanata foi um deles, 'from Amazon-USA'), mas, um colega de Orlando,Fl já pegou com Hynix recentemente e devolveu.
A 3400 não está ali, mas, vi um review alemão com ela B-die e outro, com D-die. Um colega deu azar, pegou o pior dos mundos, E-die 2Rx8 nessa.

Rapaz, que notícia brochante! Tô usando aqui atualmente em 3333 14-14-14-30 em 1.4V e esperando a agesa 1.0.0.6 pra ver se consigo 3466 novamente... Acima de 3333 tem dado crash em ff15.

Saindo Ryzen novo, vou upar processador e placa mãe. Meu slot m2 na traseira está fritando meu nvme :fuu:
 
Phodis mesmo! Os chips B-die da 3733 certamente foram redirecionados para a nova 3866 dela. Ao menos, o colega lá de Orlando conseguiu 3533 (Hynix A-die é top tbm).
Já passou do tempo dessa afinidade DDR4-AM4 dar passo adiante. Aliás, em Intel, essa 3866 bateu 4100 CL 19 1,40V
 
Prezados,

Eu preciso fazer upgrade com certa urgência, mas tá difícil achar placa B450... se alguém tiver dica de loja, agradeço!

Dúvida técnica:
Estou tentado a comprar essas novas memórias DDR4 da HyperX de 4000Mhz/CL19 ou de 3600Mhz/CL17. ( ver na terab. )
Mas parece que as placas pra Ryzen suportam no máximo 3200mhz ou 3400mhz, e aparentemente essas memorias não tem perfil JEDEC/XMP pra essas velocidades menores.

Alguma luz neste assunto ?
 
Prezados,

Eu preciso fazer upgrade com certa urgência, mas tá difícil achar placa B450... se alguém tiver dica de loja, agradeço!

Dúvida técnica:
Estou tentado a comprar essas novas memórias DDR4 da HyperX de 4000Mhz/CL19 ou de 3600Mhz/CL17. ( ver na terab. )
Mas parece que as placas pra Ryzen suportam no máximo 3200mhz ou 3400mhz, e aparentemente essas memorias não tem perfil JEDEC/XMP pra essas velocidades menores.

Alguma luz neste assunto ?


Não é verdade, o Ryzen até suporta memórias nessa velocidade, mas 3600 ~4000 até pra Intel não é certeza de subir facilmente.
Onde vc viu que essas memórias não perfil JEDEC com clock mais baixo? Não acredito que o chip não tenha JEDEC com perfil mais conservador pra das post. Até pq eu nunca vi um chip com JEDEC acima de 2666mhz

Mas sim, é bem provável que pra subir à essas velocidades vc terá que ir na unha.


Sobre as MoBo, fica de olho que na kabum volta e meia aprece uma, mas nenhum TOP, a ultima que apareceu foi uma Asrock B450 Gaming K4 e nem tava com preço muito atraente.

Ryzen tem o melhor custo beneficio, porem com essa escassez de AM4 e as poucas que tem com os preços nas alturas, acaba que Intel fica elas por elas.

Deve ser golpe pras lojas venderem os estoque de Intel 9a geração que ficou encalhado pq nesse fim de ano, o povo só comprou AMD !! hehehe
 
Última edição:
Prezados,

Eu preciso fazer upgrade com certa urgência, mas tá difícil achar placa B450... se alguém tiver dica de loja, agradeço!

Dúvida técnica:
Estou tentado a comprar essas novas memórias DDR4 da HyperX de 4000Mhz/CL19 ou de 3600Mhz/CL17. ( ver na terab. )
Mas parece que as placas pra Ryzen suportam no máximo 3200mhz ou 3400mhz, e aparentemente essas memorias não tem perfil JEDEC/XMP pra essas velocidades menores.

Alguma luz neste assunto ?

Ah sim,
poiseh, mas elas bootam em 2400 e se via XMP vc não conseguir ligar, pode tentar subir as velocidades na unha mesmo. Mas a placa mãe vai ler o perfil XMP dela.
Possivelmente, consiga 3600/3533/3466 a depender da mobo. Apesar do relato abaixo ser de uma 3600, talvez, tire a dúvida, haja vista, o XMP-3600:

https://www.amazon.com/HyperX-Preda...erType=all_reviews&sortBy=recent&pageNumber=1


Kelton

5.0 out of 5 starsWorks at 3600MHz with Ryzen 2700x
December 19, 2018
Style: 3600MHzCapacity: 16GB Kit (2 x 8GB)Verified Purchase
Ram went to 3600Mhz without doing anything fancy. Just set the speed in my BIOS and it worked. OC'd my Ryzen 7 2700x to 4.2Ghz on all cores and it still works fine. If it matters, I have an MSI X470 Gaming M7 AC motherboard.

Helpful
Report abuse

.
 
Possivelmente, consiga 3600/3533/3466 a depender da mobo. Apesar do relato abaixo ser de uma 3600, talvez, tire a dúvida, haja vista, o XMP-3600:

https://www.amazon.com/HyperX-Preda...erType=all_reviews&sortBy=recent&pageNumber=1


Kelton

5.0 out of 5 starsWorks at 3600MHz with Ryzen 2700x
December 19, 2018
Style: 3600MHzCapacity: 16GB Kit (2 x 8GB)Verified Purchase
Ram went to 3600Mhz without doing anything fancy. Just set the speed in my BIOS and it worked. OC'd my Ryzen 7 2700x to 4.2Ghz on all cores and it still works fine. If it matters, I have an MSI X470 Gaming M7 AC motherboard.

Helpful
Report abuse

.


Ah sim,
poiseh, mas elas bootam em 2400 e se via XMP vc não conseguir ligar, pode tentar subir as velocidades na unha mesmo. Mas a placa mãe vai ler o perfil XMP dela.


Valeu!

Acabei comprando a HyperX 3600 HX436C17PB3 https://www.kingston.com/dataSheets/HX436C17PB3_16.pdf
A 4000 acabou hoje :(

Os timings da 3600 são esses aqui:
•JEDEC: DDR4-2400 CL17-17-17 @1.2V
•XMP Profile #1: DDR4-3600 CL17-19-19 @1.35V
•XMP Profile #2: DDR4-3000 CL15-17-17 @1.35V
 
Te falo ainda que é exatamente a mesma memória. A 4000 e a 3600

HUAUHAUAUAUHUA! Não duvido nada!
Agora vai ser aquela novela pra achar uma MOBO decente. Na praça praticamente só tem a Gigabyte B450M DS3H - por $600, no ML (!) O meu mínimo são 4 slots DDR4 + 2 slots PCIEX
Preferia uma ASRock ou MSI, pq já perdi 3 placas da GB com chipset Intel Q77. (uma bo$!@ de chipset, diga-se de passagem).
Se ter na telha, eu toco um fod@-$e e pego uma ASRock A320M Pro4 mesmo, por 400 pilas!


Pergunta: o Ryzen R7 2700 (sem X) e R5 2600X então com mesmo preço... ~ R$ 1.350. Qual melhor performance?
Ou espero os Ryzen 3000...
 
HUAUHAUAUAUHUA! Não duvido nada!
Agora vai ser aquela novela pra achar uma MOBO decente. Na praça praticamente só tem a Gigabyte B450M DS3H - por $600, no ML (!) O meu mínimo são 4 slots DDR4 + 2 slots PCIEX
Preferia uma ASRock ou MSI, pq já perdi 3 placas da GB com chipset Intel Q77. (uma bo$!@ de chipset, diga-se de passagem).
Se ter na telha, eu toco um fod@-$e e pego uma ASRock A320M Pro4 mesmo, por 400 pilas!


Pergunta: o Ryzen R7 2700 (sem X) e R5 2600X então com mesmo preço... ~ R$ 1.350. Qual melhor performance?
Ou espero os Ryzen 3000...
Toma cuidado com essas A320 e B350/450 mais porcas com CPU top.

Eu segurava ate fevereiro, pra ver o anuncio na CES da AMD (dia 9/jan) pra ter uma noção do que tá por vir e se esses navios chegam trazendo MoBo AM4. Pq a oferta tá triste.
Tá até parecendo que as lojas não querem vender MoBo AM4 pra forçar a galera dar saída no estoque dos Intel 9aGen que ela fez e não vendeu, pq so saiu Ryzen no fim do ano hehehe
 
Me tirem uma duvida

Oque pode causar stuttering nos games (drop fps como carregamento de cenario) HD ou usar memoria single channel nos ryzen?
 
Os dois podem, supondo que seu hd não seja tão antigo, mas provável o single channel estar causando stutters.

hd sata 2 7200rpm

ja comprei o segundo pente, semana q vem chega, mas pelo q vi de single x dual da uma boa diferença não só pelo fps medio, mas uso de gpu aumente consideravelmente em jogos q nao chegam a 99% usage.
 
HUAUHAUAUAUHUA! Não duvido nada!
Agora vai ser aquela novela pra achar uma MOBO decente. Na praça praticamente só tem a Gigabyte B450M DS3H - por $600, no ML (!) O meu mínimo são 4 slots DDR4 + 2 slots PCIEX
Preferia uma ASRock ou MSI, pq já perdi 3 placas da GB com chipset Intel Q77. (uma bo$!@ de chipset, diga-se de passagem).
Se ter na telha, eu toco um fod@-$e e pego uma ASRock A320M Pro4 mesmo, por 400 pilas!


Pergunta: o Ryzen R7 2700 (sem X) e R5 2600X então com mesmo preço... ~ R$ 1.350. Qual melhor performance?
Ou espero os Ryzen 3000...

Tá caro esse Ryzen 5 2600x viu. Na terabyte e Kabum tá saindo na faixa de R$ 1150. Eu tô esperando uma promoção por R$ 1050 pra pegar. Na Cissa estava esse preço na semana passada.
A placa-mãe eu peguei uma ASRock B450M HDV DDR4. Vi boas recomendações, apesar do pessoal sempre preferir placas-mãe mais tops.
 
Última edição:
Que chip coloco no Dram Ryzen Calculator, no Thaipoon esta assim ? Consegui setar em 2800mhz no auto la na BIOS, acima disso o pc reinicia, queria fazer manualmente através dos dados obtidos pelo Dram calculator.

Eo7soUr.jpg
 
Essa é ruim, hein! Nem XMP tem... :thatass:
 
Essa é ruim, hein! Nem XMP tem... :thatass:

É uma Hyper X, mas como é um modelo 2400 e ela é 2400 JEDEC nao tem pq ter perfil XMP.
 
Que chip coloco no Dram Ryzen Calculator, no Thaipoon esta assim ? Consegui setar em 2800mhz no auto la na BIOS, acima disso o pc reinicia, queria fazer manualmente através dos dados obtidos pelo Dram calculator.

Eo7soUr.jpg

O seu chip nao deve ser reconhecido pois deve estar com uma versão mais antiga do thaipoon.
Ta ai o datasheet do chip. Como o programa nao reconheceu exatamente qual chip é, tenta por aproximação. mas deve ser A-die

https://www.micron.com/~/media/documents/products/data-sheet/dram/ddr4/8gb_ddr4_sdram.pdf
 
É uma Hyper X, mas como é um modelo 2400 e ela é 2400 JEDEC nao tem pq ter perfil XMP.
 


O seu chip nao deve ser reconhecido pois deve estar com uma versão mais antiga do thaipoon.
Ta ai o datasheet do chip. Como o programa nao reconheceu exatamente qual chip é, tenta por aproximação. mas deve ser A-die

https://www.micron.com/~/media/documents/products/data-sheet/dram/ddr4/8gb_ddr4_sdram.pdf

Estou com a versão 13 a única que consegui, não consigo entrar no site pra baixar a mais atual.


Quando importo os dados no Dram calculator e clico em Calculate Safe aparece essa mensagem abaixo a respeito de JIT debug algo assim, se eu clico em R XMP e depois Calculate Safe ele gera os numeros, porem no Frequency que setei em 2933 ele volta pra 2800, será que é o máximo.

b1rY3Rj.jpg


Edit.
Vi la que é o tipo de chip que coloca que limita a frequencia.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo