[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Mano, agora que eu fiquei sabendo que a Crosshair VII dá suporte ao ASUS Flash Back BIOS, podendo fazer o update da BIOS sem o processador! Porra, show crl!
 
O review que chega mais perto da realidade do CS

A sequência de testes vem de uma final de replay entre Cloud9 e Faze Clan em Eleague Boston Major no início deste ano, onde seguimos o jogador Skadoodle durante a quinta rodada do primeiro card.

Counter Strike: Global Offensive
CS:GO

https://www.sweclockers.com/test/27760-amd-ryzen-9-3900x-och-7-3700x-matisse/21#content

17653
 
O review que chega mais perto da realidade do CS

A sequência de testes vem de uma final de replay entre Cloud9 e Faze Clan em Eleague Boston Major no início deste ano, onde seguimos o jogador Skadoodle durante a quinta rodada do primeiro card.

Counter Strike: Global Offensive
CS:GO

https://www.sweclockers.com/test/27760-amd-ryzen-9-3900x-och-7-3700x-matisse/21#content

17653

Provavelmente o 3600 faço em torno de 200/300 também, seguindo perfomance anteriores.
 
Se você quer fazer overclock e ainda usar o recurso do coo'n'quiet tem que faze-lo alterando a voltagem pelo modo offset, se definir a voltagem manualmente o cool'n' quiet fica desabilitado...

Minha MSI B450-A PRO não tem opção de offset ainda, está com BIOS de setembro de 2018, vi que na BIOS de JAN/19 lançaram o offset
 
Comentários no vídeo do youtube são interessantes



Chipset AMD Ryzen 3000 X570 observado em mais de duas vezes o consumo de energia em comparação com o X470

https://hothardware.com/news/amd-x570-chipset-voracious-power-consumption-compared-x470

O famoso overclocker der8auer é conhecido por postar vídeos de limpeza , onde ele remove o heatspreaderintegrado (IHS) de uma CPU para verificar o que está por baixo (solda ou graxa). Desta vez, no entanto, ele fez algo diferente. O ás de overclocking despiu uma placa-mãe X570 para observar o consumo de energia do chipset, comparado a uma placa-mãe X470 . Os resultados são interessantes.

Uma coisa a notar sobre o chipset X570 é que ele suporta o padrão PCI Express 4.0 . Isso duplica a largura de banda em comparação com o PCIe 3.0, permitindo dispositivos potencialmente mais rápidos, o que vimos com um punhado de SSDs PCIe 4.0 que impulsionam velocidades de leitura sequenciais de 5.000 MB / s. A AMD optou por não permitir que os fabricantes de placas-mãe adicionem suporte ao PCIe 4.0 nas placas-mãe X470 e anteriores, por causa dos requisitos de energia (alguns seriam capazes de lidar com isso, outros não).

Com isso em mente, der8auer pegou uma placa-mãe ASUS Crosshair VIII Hero e mediu o consumo de energia do chipset. Isso não é tarefa fácil, como explica no vídeo acima. No entanto, ele fez uma série de medições. De particular interesse é como o consumo de energia do chipset parece quando rodando um SSD PCIe 4.0, que ele conseguiu colocar em suas mãos durante duas semanas de testes.

Ele também comparou os resultados a algumas medidas que ele fez com uma placa-mãe X470. Aqui está um gráfico que ele juntou dos resultados ...

V1urCu5.jpg


Isso é surpreendente, para dizer o mínimo. No modo inativo, a placa X570 está desenhando em torno de 7,38 W do chipset, de acordo com as medições da der8auer. Isso é mais do que o dobro do X470, que ele gravou em 2,89W. O que é realmente interessante, no entanto, é que conectar um SSD PCIe 4.0 não gerou muito mais potência em comparação com um SSD PCIe 3.0.

"O SSD PCIe 4.0 tem basicamente o mesmo consumo de energia que o gen 3. Isso é o que eu esperava, porque todos nos disseram quando o X570 foi lançado que o chipset tem um consumo de energia muito maior devido ao PCI Express gen 4, mas isso é Exatamente o oposto. Aumentando o consumo de energia de 0.3-0.4W indo de um gen 3 para gen 4 NVMe drive, eu não sei ... isso é quase tolerância de medição ... Eu realmente não entendi, "der8auer diz.

É uma boa pergunta - talvez os SSDs NVMe não coloquem muita pressão no chipset, mesmo com velocidades PCIe 4.0. Parte do benefício da largura de banda adicional também está tendo mais faixas para trabalhar, para vários dispositivos trabalhando a todo vapor, incluindo placas de vídeo de próxima geração e SSDs velozes.

Seja qual for o motivo, é pelo menos interessante que o X570 sempre consiga mais energia em comparação com o X470 no nível do chipset, seja em modo inativo ou ao alimentar dispositivos. Isso será algo para explorar com o passar do tempo.





Esse teste está me fazendo repensar uma X570. Primeiro pelo consumo, será que esse consumo mais alto da motherboard pode ter um impacto considerável no consumo total do sistema?

E ainda tem o lance desse chipset ser refrigerado por um FAN... isso pode se tornar uma tremenda dor de cabeça no futuro.

Pegaria uma X470 top... questão é arrumar uma que atualize a BIOS com facilidade (sem CPU) e não tenha bugs com a nova geração, pretendo colocar um 3900X, outra esperança é que comecem a chegar X470's no mercado já com as bios compatíveis com Ryzen 3xxx.
 
Última edição:
O cooler que acompanha o Ryzen 9 3900x aguenta ele em 5GHz?
 
Estou a muitos anos sem mudar de processador, tinha o i5 4600 e mudei para o i7 4770s na época que saiu Battlefield 1 pois era tenso de jogar sem o HT. Hoje passo pelo msemo no Battlefield V e jogos que demandam de CPU.

Ta compensando pegar o 2700x ainda ou melhor ir direto no 3700x ?
 
Estou a muitos anos sem mudar de processador, tinha o i5 4600 e mudei para o i7 4770s na época que saiu Battlefield 1 pois era tenso de jogar sem o HT. Hoje passo pelo msemo no Battlefield V e jogos que demandam de CPU.

Ta compensando pegar o 2700x ainda ou melhor ir direto no 3700x ?

Bom eu pequei o 3700x pensando no futuro e não queria descer para um de 6 núcleos apesar do 3600 ser suficiente, estou aqui com o 2700 mas vou passar a frente, como não vou fazer over até porque esta cpu já tem um clock ótimo para as minhas necessidades está de bom tamanho, comprei na Guerra Digital. Vou usá-lo na Giga X470 Ultra Gaming. Vou esperar chegar para ver se atualizo para a nova bios F41b. Até porque comprei um SSD NVMe de 512gb S11 Pro da Adata para o sistema operacional.
 
Última edição:
Esse teste está me fazendo repensar uma X570. Primeiro pelo consumo, será que esse consumo mais alto da motherboard pode ter um impacto considerável no consumo total do sistema?

E ainda tem o lance desse chipset ser refrigerado por um FAN... isso pode se tornar uma tremenda dor de cabeça no futuro.

Pegaria uma X470 top... questão é arrumar uma que atualize a BIOS com facilidade (sem CPU) e não tenha bugs com a nova geração, pretendo colocar um 3900X, outra esperança é que comecem a chegar X470's no mercado já com as bios compatíveis com Ryzen 3xxx.

Para 3900x e 3950x o ideal seria as X570 mesmo.

Olha a diferença da qualidade da construção da X470 para X570

X470

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-X470-PRO/

X570

https://www.asus.com/Motherboards/PRIME-X570-PRO/

Sem comparação
 
  • Curtir
Reações: GSJ
Estou a muitos anos sem mudar de processador, tinha o i5 4600 e mudei para o i7 4770s na época que saiu Battlefield 1 pois era tenso de jogar sem o HT. Hoje passo pelo msemo no Battlefield V e jogos que demandam de CPU.

Ta compensando pegar o 2700x ainda ou melhor ir direto no 3700x ?



Eu iria de 3700x, a diferença de preço não está tão grande assim pensando na longevidade que essa cpu vai proporcionar, vai dar pra passar um bom tempo no socket AM4 antes de precisar upar para o AM5 que deve vir com memórias DDR5, onde tudo será mais caro.
 



Eu edito mais video do que jogo, muito mais.

Estava afim de trocar o meu 2700X para um 3700X, mas pel que vi, não muda da agua para o vinho em questão de edição.

Agora tu me posta esse video e mostra que tb em jogos mais atuais a coisa não muda muito.


Tenho uma GTX 1070TI e o 2700X e jogo em 1080p 60Fps.

Será que vale a pena trocar o meu processador?
 
Eu edito mais video do que jogo, muito mais.

Estava afim de trocar o meu 2700X para um 3700X, mas pel que vi, não muda da agua para o vinho em questão de edição.

Agora tu me posta esse video e mostra que tb em jogos mais atuais a coisa não muda muito.

Tenho uma GTX 1070TI e o 2700X e jogo em 1080p 60Fps.

Será que vale a pena trocar o meu processador?

Não
 
Para 3900x e 3950x o ideal seria as X570 mesmo.

Olha a diferença da qualidade da construção da X470 para X570

X470

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-X470-PRO/

X570

https://www.asus.com/Motherboards/PRIME-X570-PRO/

Sem comparação

Vi um teste de um cara testando uma Strix X470/570, Crosshair VII/VIII, MSI GodLike, TUF X570 Gaming Plus e uma outra da MSI com um 3700X e 3900X e a diferença de desempenho foi irrelevante, fora que todas as placas testadas não tiveram nenhum problema. Acredito que dependendo da hierarquia da placa vc pode mto bem economizar e pegar uma X470. Terá ainda o PCIe 4.0 via controlador da CPU e sem dissipação ativa no chipset da mobo (pra quem acha ruim isso). Se eu achar ele eu posto aqui, por enquanto eu deixo este teste bem bacana sobre o IF de placas X370/X470/X570 com Ryzen 3000: https://www.overclock.net/forum/13-amd-general/1728878-ryzen-3000-memory-fabric-x370-x470-x570.html
 
Vi um teste de um cara testando uma Strix X470/570, Crosshair VII/VIII, MSI GodLike, TUF X570 Gaming Plus e uma outra da MSI com um 3700X e 3900X e a diferença de desempenho foi irrelevante, fora que todas as placas testadas não tiveram nenhum problema. Acredito que dependendo da hierarquia da placa vc pode mto bem economizar e pegar uma X470. Terá ainda o PCIe 4.0 via controlador da CPU e sem dissipação ativa no chipset da mobo (pra quem acha ruim isso). Se eu achar ele eu posto aqui, por enquanto eu deixo este teste bem bacana sobre o IF de placas X370/X470/X570 com Ryzen 3000: https://www.overclock.net/forum/13-amd-general/1728878-ryzen-3000-memory-fabric-x370-x470-x570.html

Minha preocupação seria a temperatura dos VRM's nas X470 com RYZEN 9 3900x e RYZEN 9 3950x

Desempenho será o mesmo nas X570 e X470
 
Terá ainda o PCIe 4.0 via controlador da CPU e sem dissipação ativa no chipset da mobo (pra quem acha ruim isso).
Reza a lenda que a AMD vai trancar isso em versões AGESA posteriores. Porém será que é algo realmente necessário pros próximos anos?
:hmm:
 
Minha preocupação seria a temperatura dos VRM's nas X470 com RYZEN 9 3900x e RYZEN 9 3950x

Desempenho será o mesmo nas X570 e X470

É a lógica do "mais caro, melhor". É claro que as ASUS Prime da vida tiveram melhorias nos seus VRMs e mosfets por conta do novo chipset, mas não significa que não tenha X470 que suporte mto bem os Ryzen de mais núcleos. Até semana passada tinha Taichi X470 sendo vendido por uns +- 1400 reais na Terabyte. Onde vc encontraria um preço de Taichi no Brasil por 1400? E outra, suporta perfeitamente os novos Ryzen de mais núcleos. O segredo é pesquisar e ver na tabela do Google Docs quais mobos suportam perfeitamente Ryzen de 12 núcleos pra cima sem torrar os VRMs. É chato ficar pesquisando? É, mas pelo menos vc evita dores de cabeça.

Estou acionando agora o Grabr e comprando uma Crosshair VII Hero na Amazon US. Não aguentei! :isso:
 
Reza a lenda que a AMD vai trancar isso em versões AGESA posteriores. Porém será que é algo realmente necessário pros próximos anos?
:hmm:

Ela pode até bloquear, mas acho que dificilmente as fabricantes vão seguir, fora que os modders podem mto bem postar uma BIOS mod com o suporte ativo. Sobre o PCIe 4.0 isso pra agora é irrelevante, se nem nos jogos a 3.0 é totalmente usado, quem dirá o 4. Pra IA, Machine Learning e data center o 4.0 é perfeito, pra usuário comum não sei se sentirá diferença (acredito que não!).
 
É a lógica do "mais caro, melhor". É claro que as ASUS Prime da vida tiveram melhorias nos seus VRMs e mosfets por conta do novo chipset, mas não significa que não tenha X470 que suporte mto bem os Ryzen de mais núcleos. Até semana passada tinha Taichi X470 sendo vendido por uns +- 1400 reais na Terabyte. Onde vc encontraria um preço de Taichi no Brasil por 1400? E outra, suporta perfeitamente os novos Ryzen de mais núcleos. O segredo é pesquisar e ver na tabela do Google Docs quais mobos suportam perfeitamente Ryzen de 12 núcleos pra cima sem torrar os VRMs. É chato ficar pesquisando? É, mas pelo menos vc evita dores de cabeça.

Estou acionando agora o Grabr e comprando uma Crosshair VII Hero na Amazon US. Não aguentei! :isso:
 


Ela pode até bloquear, mas acho que dificilmente as fabricantes vão seguir, fora que os modders podem mto bem postar uma BIOS mod com o suporte ativo. Sobre o PCIe 4.0 isso pra agora é irrelevante, se nem nos jogos a 3.0 é totalmente usado, quem dirá o 4. Pra IA, Machine Learning e data center o 4.0 é perfeito, pra usuário comum não sei se sentirá diferença (acredito que não!).

De acordo com aquela tabela apenas 6 placas X470 suportam RYZEN 9 3950x

Quando se trata da RYZEN 9 3900x a quantidade já aumenta até nas B450, mas vai saber na prática
 
Estou acionando agora o Grabr e comprando uma Crosshair VII Hero na Amazon US. Não aguentei!

Amigo, quanto fica em % de taxas em cima do produto depois no final de tudo? Já tive curiosidade mas nunca vi relatos de pessoas que usaram. Sem condições de comprar no BR, quero uma X570 de pelo menos 200 dólares + 3900X ou 3950X... pelo preço se eu comprar uma passagem de avião ir buscar pessoalmente e voltar sai mais barato ainda.
 
De acordo com aquela tabela apenas 6 placas X470 suportam RYZEN 9 3950x

Quando se trata da RYZEN 9 3900x a quantidade já aumenta até nas B450, mas vai saber na prática

Qual critério para filtrar os VRMs para saber se suporta o 3950X ou 3900X?
 
Amigo, quanto fica em % de taxas em cima do produto depois no final de tudo? Já tive curiosidade mas nunca vi relatos de pessoas que usaram. Sem condições de comprar no BR, quero uma X570 de pelo menos 200 dólares + 3900X ou 3950X... pelo preço se eu comprar uma passagem de avião ir buscar pessoalmente e voltar sai mais barato ainda.
 


Qual critério para filtrar os VRMs para saber se suporta o 3950X ou 3900X?

Todas X570 suportam

Tem essa tabela

58am663beh931.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo