[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Ryzen 4500U: 50% mais rápido que o i5 8250U



Revisão do ThreadRipper 3990x Megathread



























 
Quando do lançamento a AMD informou a compatibilidade mínima até a 3a geração.......
Compre se quiser se arriscar.....

Com a minha HeroVl já perdi um monte de compatibilidades....

Vou ter que preparar o bolso pra pegar uma x570 ou x470, o lula mora aqui na frente, vou pedir um trocado pra comprar uma :coolface:
 
Vocês que tem a B450M Steel Legend pode me informar qual eo caminho passo a passo,teve até ai um colega em um post que mandou cada passo na Steel,mas não tô achando mais, pra usar o plano de energia do 1USMUS,porque varia de BIOS pra BIOS e tô meio perdido.
 
Vocês que tem a B450M Steel Legend pode me informar qual eo caminho passo a passo,teve até ai um colega em um post que mandou cada passo na Steel,mas não tô achando mais, pra usar o plano de energia do 1USMUS,porque varia de BIOS pra BIOS e tô meio perdido.
As opções CPPC e CPPC prefered ficam meio escondidas, se não me engano em AMD CBS, aí dentro de outra opção.
 
Da experiência que tive com o Ryzen 5 3600 + Aida64 é que a temperatura vai pras alturas, mesmo com um Gammax GTE aqui. Tô, entretanto, utilizando pastas térmicas bem ruins (inclusive, to com a que veio junto do cooler pq minha antiga tava muito velha, bugou com o processador, e tô esperando chegar minha CM Mastergel Maker). De todo modo, a média no Aida64 por aqui bateu 82c; cheguei a colocar um ventilador apontado pro gabinete com tampa aberta e não mudou nada. Depois posso relatar se houve alguma mudança com a nova pasta térmica.

Em outros testes, as temperaturas são bem mais de boas. Cinebench é 75c. Prime95, 76c. Jogos é inferior a isso também. Busquei ler bastante na internet, e infelizmente acho que a situação é essa mesma: pelo desempenho que os 3600 entregam, tem a contrapartida das temperaturas. As voltagens são os fatores que mais complicam aparentemente, então é importante estar com a Bios atualizada + driver de chipset atualizado.
 
Da experiência que tive com o Ryzen 5 3600 + Aida64 é que a temperatura vai pras alturas, mesmo com um Gammax GTE aqui. Tô, entretanto, utilizando pastas térmicas bem ruins (inclusive, to com a que veio junto do cooler pq minha antiga tava muito velha, bugou com o processador, e tô esperando chegar minha CM Mastergel Maker). De todo modo, a média no Aida64 por aqui bateu 82c; cheguei a colocar um ventilador apontado pro gabinete com tampa aberta e não mudou nada. Depois posso relatar se houve alguma mudança com a nova pasta térmica.

Em outros testes, as temperaturas são bem mais de boas. Cinebench é 75c. Prime95, 76c. Jogos é inferior a isso também. Busquei ler bastante na internet, e infelizmente acho que a situação é essa mesma: pelo desempenho que os 3600 entregam, tem a contrapartida das temperaturas. As voltagens são os fatores que mais complicam aparentemente, então é importante estar com a Bios atualizada + driver de chipset atualizado.
Mas nessa faixa de 75 °C não está ruim, é característica dessa arquitetura.
 
Mas nessa faixa de 75 °C não está ruim, é característica dessa arquitetura.
Não, realmente é tranquilo, só me refiro ao Aida64 que alguns usuários estavam questionando anteriormente acerca das temperaturas. No Aida a brincadeira é outra (e bem mais quente).
 
Não, realmente é tranquilo, só me refiro ao Aida64 que alguns usuários estavam questionando anteriormente acerca das temperaturas. No Aida a brincadeira é outra (e bem mais quente).
Sim, é porque usa AVX (invoca o capeta na CPU e utiliza cada transistor até o máximo), mas é uma situação bem adversa do que se encontra no dia-a-dia, a menos que faça trabalhos específicos que utilizem instruções AVX, aí tem que investir num cooler melhor, bem como uma refrigeração ativa sobre o VRM.
 
Vou ter que preparar o bolso pra pegar uma x570 ou x470, o lula mora aqui na frente, vou pedir um trocado pra comprar uma :coolface:


Cara, estamos numa situação bem complicada pra investir muito em uma plataforma AM4. Pode ser que nao tenha Ryzen 4000 que nao seja com video integrado. E se for Ryzen 5000 será com DDR5 a princípio.
 
Vocês que tem a B450M Steel Legend pode me informar qual eo caminho passo a passo,teve até ai um colega em um post que mandou cada passo na Steel,mas não tô achando mais, pra usar o plano de energia do 1USMUS,porque varia de BIOS pra BIOS e tô meio perdido.

As opções que o plano de energia do 1USMUS exigem ficam nos caminhos descritos abaixo na BIOS da B450M Steel Legend:

Advanced\AMD CBS\CPU Common Options
- Global C-state Control
- Power Supply Idle Control
Advanced\AMD CBS\NBIO Common Options\SMU Common Options
- CPPC
- CPPC Preferred Cores

Já as opções AMD Cool'n'Quiet e PPC Adjustment não existem na BIOS da B450M Steel Legend, mas essas opções não influenciam em nada na otimização.

Da experiência que tive com o Ryzen 5 3600 + Aida64 é que a temperatura vai pras alturas, mesmo com um Gammax GTE aqui. Tô, entretanto, utilizando pastas térmicas bem ruins (inclusive, to com a que veio junto do cooler pq minha antiga tava muito velha, bugou com o processador, e tô esperando chegar minha CM Mastergel Maker). De todo modo, a média no Aida64 por aqui bateu 82c; cheguei a colocar um ventilador apontado pro gabinete com tampa aberta e não mudou nada. Depois posso relatar se houve alguma mudança com a nova pasta térmica.

Em outros testes, as temperaturas são bem mais de boas. Cinebench é 75c. Prime95, 76c. Jogos é inferior a isso também. Busquei ler bastante na internet, e infelizmente acho que a situação é essa mesma: pelo desempenho que os 3600 entregam, tem a contrapartida das temperaturas. As voltagens são os fatores que mais complicam aparentemente, então é importante estar com a Bios atualizada + driver de chipset atualizado.

Aqui também tenho um Gammaxx GTE com a pasta térmica que veio nele, mas entendo que as temperaturas máximas atingidas em testes de stress não servem como parâmetro para avaliar se as temperaturas estão boas ou não, pois um teste de stress não reflete as condições normais de uso do processador, já que durante um teste de stress o processador fica com 100% de uso o tempo inteiro (porcentagem de uso em que dificilmente o processador chegará você usando o PC em condições normais, mesmo rodando um jogo/aplicação pesada).

Aqui fiz o teste de stress no AIDA64 e meu 3600x ficou entre 78º e 81º com o Gammax GTE, dependendo da temperatura ambiente.

Temperatura ambiente em 28º: chegou no máximo aos 81º
Temperatura mais fria: chegou no máximo aos 78º

Mas não esquento com isso porque dificilmente o processador chegaria nessas temperaturas, mesmo rodando um jogo ou aplicação pesada.
 
Cara, estamos numa situação bem complicada pra investir muito em uma plataforma AM4. Pode ser que nao tenha Ryzen 4000 que nao seja com video integrado. E se for Ryzen 5000 será com DDR5 a princípio.

Resolvi ficar com minha a320 mesmo e fazer over pra 4.5ghz, se fritar fritou, ai eu ja almóço :coolface:
 
A AMD continua a ter uma vantagem massiva e plurianual de servidores TCO pelos próximos dois anos, em nossa opinião.

 
Até chegar em quantos graus é seguro? jogando aqui fica em 70 graus usando 40% da cpu em 3.8ghz
 
Mesma placa mãe? Minha é TUF B350M-Plus. Durou pouco pro meu gosto.

Sim uma TUF B450M-Plus Gaming, tinha comprado 08/2018, mas não sei se foi culpa minha ou ela estava morrendo. O USB Type-C só passava energia. Quando fiz o upgrade para 32GB começou erro atrás de erro no TM5, voltei para o 2x8GB e deu erro na mesma config que eu usava, desmontei, dei uma boa limpada nos slot com álcool isopropílico, remontei e não deu mais sinal de vida.:mad:
 
Com a memoria crucial em 3800mhz c16 que eu uso, jogando rise of tomb raider no '' muito alto '' fica 70 fps com a rx 470 4gb, antes eu usava as memorias smart em 2933mhz c18, sera que eu ganhei fps com essas memorias? eu não lembro quanto fps dava
 
Essa plataforma da AMD realmente é cheia de esquisitices.

Tentei fazer um "over" via CCX, setando 41x no CCX0 e 42x no CCX1 (meu melhor core fica no CCX1).
Consegui estabilidade assim com 1.225V, depois de vários benchmarks e testes de tortura/stress.
Tava bem feliz, pois as temps estavam boas (55~65°C jogando).

(vejam os CCX no Cores Section ali):

uXMxnJD.jpg



Mas eis que percebi um uns spikes chatos nas temps.
Dava pra perceber melhor no gráfico do MSI afterburner.
Ficava parecendo um serrote, em iddle, mais ou menos assim: |\_|\_|\_|\_|\_|\_ ...
Picos de 55°C depois ía baixando pra 45°C ficava uns segundos assim depois outro pico... bem rítmico.
Não tirei print, pois já voltei pra 4.0GHz @ 1,09375V (sem spikes).

Que saco isso :confused:
 
Com a memoria crucial em 3800mhz c16 que eu uso, jogando rise of tomb raider no '' muito alto '' fica 70 fps com a rx 470 4gb, antes eu usava as memorias smart em 2933mhz c18, sera que eu ganhei fps com essas memorias? eu não lembro quanto fps dava
Ganhar, ganhou. Mas lembre-se que latência é tão importante quanto Clock. Não sei se você ainda continua usando @3800Mhz 1:2... Eu por exemplo sai de CL16 pra CL14 em @2666Mhz e ganhei uns 5% de FPS no Tomb Raider.
 
Ganhar, ganhou. Mas lembre-se que latência é tão importante quanto Clock. Não sei se você ainda continua usando @3800Mhz 1:2... Eu por exemplo sai de CL16 pra CL14 em @2666Mhz e ganhei uns 5% de FPS no Tomb Raider.

Esqueci, uso 3733mhz c16 e latencia deu 67ns, fiz um teste coloquei 3800mhz c16 latencia foi pra 80ns, estranho que os outro usam 3800mhz c16 com latencia 65, só pode ser a mobo a320 minha o problema mas to feliz, parece que ganhei fps, se o ipc contar tambem deve isso
 
Esqueci, uso 3733mhz c16 e latencia deu 67ns, fiz um teste coloquei 3800mhz c16 latencia foi pra 80ns, estranho que os outro usam 3800mhz c16 com latencia 65, só pode ser a mobo a320 minha o problema mas to feliz, parece que ganhei fps, se o ipc contar tambem deve isso
Mas por que não usa em 3733 com latência menor??? :wat:
 
3733 67ns > 3800 80ns.

Vamos la, eu disse a vc que estou usando 3733 c16, deu 67ns no aida, coloquei 3800 c16 deu 80ns no aida, não entendi sua pergunta, eu ja estou usando latencia menor, agora eu te pergunto, 67ns é menor 80ns? se é eu ja estou usando, ta zuando comigo ne? :nelson:
 
Vamos la, eu disse a vc que estou usando 3733 c16, deu 67ns no aida, coloquei 3800 c16 deu 80ns no aida, não entendi sua pergunta, eu ja estou usando latencia menor, agora eu te pergunto, 67ns é menor 80ns? se é eu ja estou usando, ta zuando comigo ne? :nelson:
Sinceramente eu me esforço bastante para te entender. Desde que começou a postar sobre isso semanas atrás nunca soube se você está usando 3733 ou 3800.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo