[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Interessante, como temos uma configuração razoavelmente parecida fiz o teste para comparar, olhe o resultado de 2 passadas no Cinebench R20.

HvKfKha.jpg


Eu sempre gostei de um bom air cooler, estava seriamente pensando em trocar meu Watercooler de qualidade duvidosa (só o comprei porque custou 150 reais) por um Scythe Fuma 2, porem ele não deixa tanto a desejar comparado ao seu Dark Rock Pro 4, acho que vou manter mais um tempo, pelo menos até aparecer uma promoção realmente boa de um air cooler do nível do Fuma 2.

olha se eu encontrasse o Cryorig A40 ultimate ou o A80 pegaria sem pensar, hoje como tenho o A40 "comum" digo que foi um senhor WC acessível.

o 3700x em stock aqui com temp ambiente na casa dos 26º duas passadas no CB 20 fica em 68º.
Já no blender stock deu 75º e over 4.3Ghz finalizou o teste com 78º.

Estou tentando encontrar o A80, depois de ver a excelente performance do meu atual me arrependo toda vez que lembro que poderia ter pego ele, mas por não conhecer a marca na época fui pão duro por 150 de diferença.
 
Aqui varia entre 63.6ns ou até um pouco menos com 3800C14.
Tem algum print de como estão seus timmings e voltagens? Queria ver se chego no cl14 (tenho 4 pentes b-die aqui, vou ficar com os dois melhores). Alias, tá com b-die ou micron-e?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

1.48v ? Deve tá queimando isso ai
Tá manjando legal.

Vai em frente que 1.60v vc consegue, to torcendo aqui :coolface:
:hahaha:
1.5v é o máximo pra daily use.
 
Última edição:
Tem algum print de como estão seus timmings e voltagens? Queria ver se chego no cl14 (tenho 4 pentes b-die aqui, vou ficar com os dois melhores). Alias, tá com b-die ou micron-e?

Tem, sim.
Procura por meus posts nesse tópico e você acha na primeira página. Voltagem acho que era 1,5v por sinal (depois consegui baixar pra 1.48v).
EDIT: B-die. Trouxe esse kit da patriot no tempo da alta de memória.
 
Última edição:
Que esquisito. Bom que você conseguiu resolver!

O Problema é a mobo, a320 não foi feita pra over mesmo, valeu :bat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem chegou meu cooler lucifer k2, fui jogar e fazer stress e nao acreditei na temperatura, agora eu pergunto, universitarios ta certo isso? :hmm2:
Só na subo mais o clock por causa da minha mobo a320 mas subirei quando a mobo nova chegar :coolface:

Jogando ac origens e gta 5 a temp nao passa de 45 graus com 3.8ghz no 3600, antes ficava 80 graus, alguem acredita nisso?:mr:
Stress na cpu não passa de 45 graus tambem, alguem acredita nisso? :mr:
Por 147 reais foi barato pra abaixar assim :awesome:
 
Última edição:
O Problema é a mobo, a320 não foi feita pra over mesmo, valeu :bat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem chegou meu cooler lucifer k2, fui jogar e fazer stress e nao acreditei na temperatura, agora eu pergunto, universitarios ta certo isso? :hmm2:
Só na subo mais o clock por causa da minha mobo a320 mas subirei quando a mobo nova chegar :coolface:

Jogando ac origens e gta 5 a temp nao passa de 45 graus com 3.8ghz no 3600, antes ficava 80 graus, alguem acredita nisso?:mr:
Stress na cpu não passa de 45 graus tambem, alguem acredita nisso? :mr:
Por 147 reais foi barato pra abaixar assim :awesome:
Dependendo do VCore está normal. O Wraith Stealth é uma porcaria.
 
O Problema é a mobo, a320 não foi feita pra over mesmo, valeu :bat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem chegou meu cooler lucifer k2, fui jogar e fazer stress e nao acreditei na temperatura, agora eu pergunto, universitarios ta certo isso? :hmm2:
Só na subo mais o clock por causa da minha mobo a320 mas subirei quando a mobo nova chegar :coolface:

Jogando ac origens e gta 5 a temp nao passa de 45 graus com 3.8ghz no 3600, antes ficava 80 graus, alguem acredita nisso?:mr:
Stress na cpu não passa de 45 graus tambem, alguem acredita nisso? :mr:
Por 147 reais foi barato pra abaixar assim :awesome:

O CPB (Core Performance Boost) está habilitado ou desabilitado? Se estiver desabilitado está normal, o ideal é fazer os testes com o CPB habilitado, pois com o CPB habilitado o clock subirá um pouco mais quando exigido, podendo chegar a até 4,2 ghz no caso do Ryzen 5 3600, o que fará com que as voltagens e temperaturas também subam um pouco mais, ai dá para ter uma ideia melhor da eficiência do cooler.

Recomendo também que faça o teste de stress utilizando o software AIDA64, pois vi o pessoal comentando aqui no fórum que o software em questão exige um pouco mais do processador no teste de stress que outros softwares do gênero.
 
Última edição:
O CPB (Core Performance Boost) está habilitado ou desabilitado? Se estiver desabilitado está normal, o ideal é fazer os testes com o CPB habilitado, pois com o CPB habilitado o clock subirá um pouco mais quando exigido, podendo chegar a até 4,2 ghz no caso do Ryzen 5 3600, o que fará com que as voltagens e temperaturas também subam um pouco mais, ai dá para ter uma ideia melhor da eficiência do cooler.

Recomendo também que faça o teste de stress utilizando o software AIDA64, pois vi o pessoal comentando aqui no fórum que o software em questão exige um pouco mais do processador no teste de stress que outros softwares do gênero.

Uso o CPB desabilitado, nao posso subir mais o clock por causa da mobo a320-dgs fritar, quando comprar uma mobo top vou usar em 4.2ghz :bat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dependendo do VCore está normal. O Wraith Stealth é uma porcaria.

1.25v, sim o coolerbox é ruim, queria aumentar o clock pra 4.2ghz mas tenho medo de fritar a mobo a320 :feelbad:
 
Uso o CPB desabilitado, nao posso subir mais o clock por causa da mobo a320-dgs fritar, quando comprar uma mobo top vou usar em 4.2ghz :bat:

Entendi. Enquanto a mobo nova não chega, tenta fazer o teste de stress com o AIDA64 para ver se a temperatura máxima fica parecida com a que você comentou antes.
 
Entendi. Enquanto a mobo nova não chega, tenta fazer o teste de stress com o AIDA64 para ver se a temperatura máxima fica parecida com a que você comentou antes.

Fiz aqui, parece que deu 61 graus ta certo? mais pra cima tem outra temp cpu e esta 45 graus, nao entendi

Capturar.png


 
Última edição:
Fiz aqui, parece que deu 61 graus ta certo? mais pra cima tem outra temp cpu e esta 45 graus, nao entendi

Capturar.png



Tenta fazer o teste com o AIDA64 e ver as temperaturas máximas com o HWINFO, ele mostra de uma forma mais clara as temperaturas atuais, mínimas e máximas.
 
Vi que Aorus costuma ter 3 anos de garantia. Alguém que tenha B450 Aorus pode confirmar? No site diz um ano.
 
Passando pra repassar as temperaturas agora que chegou minha nova pasta térmica aqui em casa (CM Mastergel Maker). Tanto no Cinebench como no Aida64 as temperaturas baixaram em torno de 7-8 graus, dependendo a rodada do teste. Moro em Floripa, tá um calor desgraçado por aqui, então com as temperaturas chegando no máximo em 72 graus no Cinebench fiquei bem satisfeito. Recomendo bastante essa pasta :)
 
Tenta fazer o teste com o AIDA64 e ver as temperaturas máximas com o HWINFO, ele mostra de uma forma mais clara as temperaturas atuais, mínimas e máximas.

Com o HWINFO descobri que o FCLK da minha mobo a320 é o IF da ram, na bios no auto a latencia aumento muito, como eu coloquei 1867mhz a latecvia abaixou 15ns, incrivel isso

Postado, ficou 5 minutos, nao passa dos 60 graus, então o cooler luficer k2 é bom ou é ruim?

 
Com o HWINFO descobri que o FCLK da minha mobo a320 é o IF da ram, na bios no auto a latencia aumento muito, como eu coloquei 1867mhz a latecvia abaixou 15ns, incrivel isso

Postado, ficou 5 minutos, nao passa dos 60 graus, então o cooler luficer k2 é bom ou é ruim?


Excelente temperatura para um teste de stress. Realmente esse cooler cumpre o que promete.
 
Com o HWINFO descobri que o FCLK da minha mobo a320 é o IF da ram, na bios no auto a latencia aumento muito, como eu coloquei 1867mhz a latecvia abaixou 15ns, incrivel isso

Postado, ficou 5 minutos, nao passa dos 60 graus, então o cooler luficer k2 é bom ou é ruim?



Qual o clock do CPU?
Achei 67W muito baixo ali.
Ele tá capado em 3600Mhz?

Aqui o 3700 passa de 100W em 4200MHz.
 
Uso 3.8ghz manual na bios, sera que a mobo a320-dgs aguenta 4.0ghz?


Se ela aguenta o 3600 em stock (que passa disso com o booster), muito provavelmente sim.

O cooler parece ser bom, mas nada excepcional.
Aqui o Wraith Prism segura o 3700X em 72ºC no Aida64 (4000Mhz).

Mete 4000Mhz pra gente ver qualé desse cooler aí, fiquei curioso.
 
olha se eu encontrasse o Cryorig A40 ultimate ou o A80 pegaria sem pensar, hoje como tenho o A40 "comum" digo que foi um senhor WC acessível.

o 3700x em stock aqui com temp ambiente na casa dos 26º duas passadas no CB 20 fica em 68º.
Já no blender stock deu 75º e over 4.3Ghz finalizou o teste com 78º.

Estou tentando encontrar o A80, depois de ver a excelente performance do meu atual me arrependo toda vez que lembro que poderia ter pego ele, mas por não conhecer a marca na época fui pão duro por 150 de diferença.
Tenho o R1 universal, com Kit mod Olympic rings... bateu um AIO 360 que montei (H120+H60+bomba+resev)... É top! :freddy:

.
 
Se ela aguenta o 3600 em stock (que passa disso com o booster), muito provavelmente sim.

O cooler parece ser bom, mas nada excepcional.
Aqui o Wraith Prism segura o 3700X em 72ºC no Aida64 (4000Mhz).

Mete 4000Mhz pra gente ver qualé desse cooler aí, fiquei curioso.

Meti 4000mhz, usando pasta termica que vem no cooler, tu deve estar usando uma pasta top certo?
Agora nao sei se deixo 4000mhz ou volto pra 3800mhz e ai?

 
Meti 4000mhz, usando pasta termica que vem no cooler, tu deve estar usando uma pasta top certo?
Agora nao sei se deixo 4000mhz ou volto pra 3800mhz e ai?



Suas temps estão boas. Relaxe.
Esse cenário de stress test do AIDA não faz parte do dia-a-dia.

Eu deixaria em 4.0Ghz.
Qual o vcore aí?

obs: tô usando uma Arctic Silver 5 velha que tinha aqui, e acho até que piorou com ela (lembrando que o Wraith Prism é da CoolerMaster e vinha com um elastômero aparentemente muito bom, e eu com minha paranóia não deveria ter trocado).
 
Meti 4000mhz, usando pasta termica que vem no cooler, tu deve estar usando uma pasta top certo?
Agora nao sei se deixo 4000mhz ou volto pra 3800mhz e ai?


Ainda assim a temperatura está muito boa, máximo 75° em teste de stress intenso a 4,0 GHz está tranquilo. Cooler muito bom.

O meu 3600x com o Gammax GTE e clock liberado para chegar a até 4,4ghz que é o máximo que o 3600x pode chegar, a temperatura máxima fica entre 78° e 81° dependendo da temperatura ambiente, mas é tranquilo, porque conforme falado pelo user acima, o uso durante um teste de stress não reflete as condições normais de uso do processador no dia a dia e dificilmente o processador chegaria em uma temperatura dessas no uso diário.
 
Última edição:
Minha bios não tem a opção IF, o que eu mudei foi o FCLK que estava em auto e demorou pra mim descobrir isso, ai fica 950mhz no north bridge clock no AIDA com latencia 80ns, colocando o FCLK em 1867mhz o north bridge clock fica tambem 1867mhz e a latencia cai pra 67ns

Em algumas mobos o nome é FCLK mesmo. Desculpa não ter informado antes.

Que bom que deu certo.
 
É impressão minha ou o cooler box dos Ryzen 3600 é uma porcaria?

Acabei de montar o PC, gabinete legalzinho e talz e o processador está batendo 50 graus em idle.

Vou ver se pego um conjunto de fans e um cooler melhor ...

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo