[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Sinceramente eu me esforço bastante para te entender. Desde que começou a postar sobre isso semanas atrás nunca soube se você está usando 3733 ou 3800.

Ele fica mandando mensagens sem nexo, aleatórias no meio do topic :haha:
 
Fala pessoal, semana passada resolvi aposentar meu 8350 velho de guerra. Peguei na Pichau um daqueles Kit Upgrade: PRIME B450M-GAMING/BR + Ryzen 5 3600 + 8 GB (já pedi mais 8).

Caras, quanta diferença...velhos que salto de qualidade e velocidade!! Fiquei muito, muito satisfeito com o que vi até aqui. O processador da conta muito bem dos jogos e renderizações que preciso fazer!!! Sobre as temperaturas, não uso gabinete a muitos anos, ele funciona aberto mesmo...e não fico monitorando o tempo todo, mas jogando (Assetto Corsa Competizione) fica na faixa dos 60 - 65°.

Quem estiver em dúvida, pode ir de olhos fechados que vale muito a pena!!
 
Fala pessoal, semana passada resolvi aposentar meu 8350 velho de guerra. Peguei na Pichau um daqueles Kit Upgrade: PRIME B450M-GAMING/BR + Ryzen 5 3600 + 8 GB (já pedi mais 8).

Caras, quanta diferença...velhos que salto de qualidade e velocidade!! Fiquei muito, muito satisfeito com o que vi até aqui. O processador da conta muito bem dos jogos e renderizações que preciso fazer!!! Sobre as temperaturas, não uso gabinete a muitos anos, ele funciona aberto mesmo...e não fico monitorando o tempo todo, mas jogando (Assetto Corsa Competizione) fica na faixa dos 60 - 65°.

Quem estiver em dúvida, pode ir de olhos fechados que vale muito a pena!!
Em teoria essa placa daria conta, mas eu ficaria atento às temperaturas dos vrm's dessa placa mãe aí, pois não possui nem um dissipador sobre eles, ainda + qnd vc disse q faz renderizações o que exigem bastante processamento. Recomendaria (se estiver dentro dos 7 dias de arrependimento) trocar pelo - por uma Asus TUF b450 Gaming Plus, mais por precaução e pra ter maior longevidade da placa.
 
Resolvi ficar com minha a320 mesmo e fazer over pra 4.5ghz, se fritar fritou, ai eu ja almóço :coolface:

Mas a320 faz overclock? Sempre soube que a era bloqueado para over.
 
Última edição:
Mas a faz overclock? Sempre soube que a era bloqueado para over.

Faço over na a320 normal, configuro clock e voltagem, tem ate pstates nessa asrock :joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sinceramente eu me esforço bastante para te entender. Desde que começou a postar sobre isso semanas atrás nunca soube se você está usando 3733 ou 3800.

Eu fiz varios testes, o unico que ficou estavel foi em 3733 :bat: O Que eu nunca entendi foi que em 3800 c16 o IF fica 950mhz e latencia vai pra 80ns :feelbad:
 
Última edição:
Faço over na a320 normal, configuro clock e voltagem, tem ate pstates nessa asrock :joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu fiz varios testes, o unico que ficou estavel foi em 3733 :bat: O Que eu nunca entendi foi que em 3800 c16 o IF fica 950mhz e latencia vai pra 80ns :feelbad:
Você está fixando o IF na BIOS? Ou está deixando automático.

Quando eu fui fazer over nas minhas memórias, eu sempre setava os clocks das memórias e do IF manualmente. Assim não acontece isso que você reportou.
 
Rapaz, consegui 3800 cl15, 63.8ns de latência :notbad:
Queria ter mais experiência e tentar mandar 3800 cl14, aproveitar que eu tenho 4 pentes de b-die aqui (vou ficar só com dois) e ver quais performam melhor...

Com o DRAM 1.6.2 eu usava o fast pra 3800 cl16, com os mesmos parêmetros, colocando cl15 nem ligava, com as voltagens do DRAM 1.7.0 consegui setar tupo cl15 só subindo a voltagem pra 1.48v, vou tentar o cl14, queria que ele tivesse o perfil extreme ainda, daria pra me basear melhor.
 
Pessoal, qual é um bom clock e latência de memória para o ryzen 1600?

3200mhz cl16?

Qual seria o clock+latência ideal para este processador?
 
Rapaz, consegui 3800 cl15, 63.8ns de latência :notbad:
Queria ter mais experiência e tentar mandar 3800 cl14, aproveitar que eu tenho 4 pentes de b-die aqui (vou ficar só com dois) e ver quais performam melhor...

Com o DRAM 1.6.2 eu usava o fast pra 3800 cl16, com os mesmos parêmetros, colocando cl15 nem ligava, com as voltagens do DRAM 1.7.0 consegui setar tupo cl15 só subindo a voltagem pra 1.48v, vou tentar o cl14, queria que ele tivesse o perfil extreme ainda, daria pra me basear melhor.
1.48v ? Deve tá queimando isso ai
 
Pessoal, qual é um bom clock e latência de memória para o ryzen 1600?

3200mhz cl16?

Qual seria o clock+latência ideal para este processador?
Até @3200Mhz CL16 mesmo, mais que isso muito difícil.
 
Você está fixando o IF na BIOS? Ou está deixando automático.

Quando eu fui fazer over nas minhas memórias, eu sempre setava os clocks das memórias e do IF manualmente. Assim não acontece isso que você reportou.

Minha bios não tem a opção IF, o que eu mudei foi o FCLK que estava em auto e demorou pra mim descobrir isso, ai fica 950mhz no north bridge clock no AIDA com latencia 80ns, colocando o FCLK em 1867mhz o north bridge clock fica tambem 1867mhz e a latencia cai pra 67ns
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz, consegui 3800 cl15, 63.8ns de latência :notbad:
Queria ter mais experiência e tentar mandar 3800 cl14, aproveitar que eu tenho 4 pentes de b-die aqui (vou ficar só com dois) e ver quais performam melhor...

Com o DRAM 1.6.2 eu usava o fast pra 3800 cl16, com os mesmos parêmetros, colocando cl15 nem ligava, com as voltagens do DRAM 1.7.0 consegui setar tupo cl15 só subindo a voltagem pra 1.48v, vou tentar o cl14, queria que ele tivesse o perfil extreme ainda, daria pra me basear melhor.

Vai em frente que 1.60v vc consegue, to torcendo aqui :coolface:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O PC ignora o pedido para deixar o FCLK em 900 MHz?

O FCLK se ficar em auto fica em 950mhz, ai eu descobri essa opção muito bem escondida na bios da asrock e mudei pra 1867mhz e lstencia deu 67ns, coloquei 1900mhz mas o pc nao boota
 
Belo over cara, parabéns! É 24/7 ou só quando tem carga pesada?

Opa, Valeu!

Eu não sei se você viu o screenshot do Ryzen Master, mas ele não está em over em todos os cores.

Metade está em 4,5GHz, e metade abaixo. Com isso eu consigo deixar a temperatura em 72o C. Além disso consigo um excelente rendimento em multitarefas, e um excelente rendimento por clock.

R6 lagando as vezes abaixo de 200, mas em geral 220, 240fps....
 
Latência aqui em 65,8 com 3800 CL16.
 
Fala galera, resolvi trocar o cooler aqui mesmo, o H7 não estava mais segurando o 3700x nesses dias quentes do Sul, em full load estava batendo 95-96°. Encontrei um Dark Rock Pro 4 por um valor bem interessante no ebay e resolvi arriscar, acabei não sendo taxado.

Segue os primeiros testes que fiz:
uI3oj0S.jpg

iMCvHf9.jpg


Diferença de praticamente 15° em full load, mas os picos de temperatura em stock ainda acontecem, alguma configuração para ajudar nisso sem perder desempenho?
Ainda preciso atualizar a bios aqui e instalar o ultimo drive do chipset para ver se muda alguma coisa.
 
Fala galera, resolvi trocar o cooler aqui mesmo, o H7 não estava mais segurando o 3700x nesses dias quentes do Sul, em full load estava batendo 95-96°. Encontrei um Dark Rock Pro 4 por um valor bem interessante no ebay e resolvi arriscar, acabei não sendo taxado.

Segue os primeiros testes que fiz:



Diferença de praticamente 15° em full load, mas os picos de temperatura em stock ainda acontecem, alguma configuração para ajudar nisso sem perder desempenho?
Ainda preciso atualizar a bios aqui e instalar o ultimo drive do chipset para ver se muda alguma coisa.

Interessante, como temos uma configuração razoavelmente parecida fiz o teste para comparar, olhe o resultado de 2 passadas no Cinebench R20.

HvKfKha.jpg


Eu sempre gostei de um bom air cooler, estava seriamente pensando em trocar meu Watercooler de qualidade duvidosa (só o comprei porque custou 150 reais) por um Scythe Fuma 2, porem ele não deixa tanto a desejar comparado ao seu Dark Rock Pro 4, acho que vou manter mais um tempo, pelo menos até aparecer uma promoção realmente boa de um air cooler do nível do Fuma 2.
 
Interessante, como temos uma configuração razoavelmente parecida fiz o teste para comparar, olhe o resultado de 2 passadas no Cinebench R20.

HvKfKha.jpg


Eu sempre gostei de um bom air cooler, estava seriamente pensando em trocar meu Watercooler de qualidade duvidosa (só o comprei porque custou 150 reais) por um Scythe Fuma 2, porem ele não deixa tanto a desejar comparado ao seu Dark Rock Pro 4, acho que vou manter mais um tempo, pelo menos até aparecer uma promoção realmente boa de um air cooler do nível do Fuma 2.
Ótimo o resultado em, sabe qual a temperatura ambiente? Eu testei em um dia bem quente aqui, acima dos 28°. Agora a noite na casa dos 22° a máxima foi de 76°. O Fuma 2 é um excelente cooler, bem próximo ao DRP4, mas tendo um custo beneficio melhor. Até cogitei pegar um aqui, mas como sempre quis pegar um Be Quiet!, gastei um pouco mais.
 
Pessoal, o que aconteceu com os preços dos Ryzen 3 2200G? Até pouco tempo atrás era fácil encontrar por menos de R$ 400,00...


:feelbad:
 
Ótimo o resultado em, sabe qual a temperatura ambiente? Eu testei em um dia bem quente aqui, acima dos 28°. Agora a noite na casa dos 22° a máxima foi de 76°. O Fuma 2 é um excelente cooler, bem próximo ao DRP4, mas tendo um custo beneficio melhor. Até cogitei pegar um aqui, mas como sempre quis pegar um Be Quiet!, gastei um pouco mais.

Na rua tava em torno de 22, aqui dentro devia estar uns 27, mesmo assim, são próximos, mas, ainda quero um bom Air Cooler de novo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo