[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

"Algo de errado não está certo. "
" Só me faltou ausência de preguiça ainda"
Meu Deus!!!
Oq vcs querem dizer com isso?
Completamente sem sentido.
Verdade q vcs escrevem assim hj em dia?
Prefiro um português normal bem escrito (não precisa ser culta, mas vcs exageram - dói ler isso).
Melhor vc não arriscar no Inglês ou Alemão, pois nem o português vc escreve direito...
Verdade, além do português, ele não entende matemática. Inclusive estava arrumando confusão no tópico da Navi. Todo mundo tem que cair para o nível dele de conhecimento haha. Pior que mistura inglês nos textos em português. Sei lá, talvez para tentar mostrar que domina o inglês.


Viram isto ?
 
Primeiro vc tem que desativar seu overclock manual.
Habilite CPPC e CPPC prefered cores, core perfomance boost, amd cool and quiet se tiver
Power Supply idle control coloque low current idle
Desabilite o Power Boost Overdrive PBO
Baixe o plano nesse site https://www.guru3d.com/files-details/1usmus-custom-power-plan-for-ryzen-3000-download.html
Quando instalar, selecione o plano de energia no windows 1usmus ryzen power plan. Depois vá nas configurações avançadas dele e selecione desempenho maximo 5% e desempenho mínimo 5%.
Pronto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Verdade, além do português, ele não entende matemática. Inclusive estava arrumando confusão no tópico da Navi. Todo mundo tem que cair para o nível dele de conhecimento haha. Pior que mistura inglês nos textos em português. Sei lá, talvez para tentar mostrar que domina o inglês.


Viram isto ?
Isso já foi postado até no portal adrenaline.
 
Verdade, além do português, ele não entende matemática. Inclusive estava arrumando confusão no tópico da Navi. Todo mundo tem que cair para o nível dele de conhecimento haha. Pior que mistura inglês nos textos em português. Sei lá, talvez para tentar mostrar que domina o inglês.


Viram isto ?
Quem entende é você né? Kkkkkkk Vou nem me dar ao luxo de te responder. Fórum aqui está cada vez mais contaminado de flamerzinho imundo, não ajuda ninguém, não contribui em poha nenhuma, só quer fazer briguinha de ego.
 
Primeiro vc tem que desativar seu overclock manual.
Habilite CPPC e CPPC prefered cores, core perfomance boost, amd cool and quiet se tiver
Power Supply idle control coloque low current idle
Desabilite o Power Boost Overdrive PBO
Baixe o plano nesse site https://www.guru3d.com/files-details/1usmus-custom-power-plan-for-ryzen-3000-download.html
Quando instalar, selecione o plano de energia no windows 1usmus ryzen power plan. Depois vá nas configurações avançadas dele e selecione desempenho maximo 5% e desempenho mínimo 5%.
Pronto
Assim o vcrore bate 1.45v nao? :hmm2: e Em idle ele abaixa tambem?
 
Minha Asus TUF B350M abriu bico, tava pensando em upgrade no Ryzen 3 + mobo 4°geração mas agora preciso correr atrás.

Vendo as tabelas sobre VR fechei nestas 3 que achei no BR. O que me dizem? Eu tô praticamente riscando a Steel, monte de reclamações de bugs na BIOS. Não sei se é algo comum nas B450 ou é pior nela. Fica a dúvida.

ASROCK B450M STEEL LEGEND
ASUS TUF B450M-PLUS GAMING
GIGABYTE B450 AORUS M

Peperaio fez reviews da Steel e TUF... TUF mais fria.

Nesse site achei bons testes da Aorus e Asrock...


Tendendo pela Aorus pelo preço, mais baixo que TUF. Entre ela e Asus não vi diferenças muito significantes.

Reclamação de bugs na BIOS da Steel? Se até ela está sofrendo com bugs (coisa que não estou sabendo, não tenho a placa e portanto não acompanho notícias sobre a mesma), então pelo visto só a Asus está escapando deles, já que tem também relatos da Gigabyte e da MSI...

Agora, se você viu os mesmos vídeos que eu vi do Peperaio, testando a TUF e a Steel, a Steel se comportou mais fria no teste extremo (2700X em OC, simulando a exigência de um 3900X em stock), e não o contrário.

De todo modo, como são placas muito similares em VRM, com diferença na questão das features, iria na mais barata ou naquela que te ofereça a melhor relação entre features que você precisa e preço.

Falouws :cool:
 
Assim o vcrore bate 1.45v nao? :hmm2: e Em idle ele abaixa tambem?
em idle fica 0.928 se não me engano
s5n1Lzt.png
 
Primeiro vc tem que desativar seu overclock manual.
Habilite CPPC e CPPC prefered cores, core perfomance boost, amd cool and quiet se tiver
Power Supply idle control coloque low current idle
Desabilite o Power Boost Overdrive PBO
Baixe o plano nesse site https://www.guru3d.com/files-details/1usmus-custom-power-plan-for-ryzen-3000-download.html
Quando instalar, selecione o plano de energia no windows 1usmus ryzen power plan. Depois vá nas configurações avançadas dele e selecione desempenho maximo 5% e desempenho mínimo 5%.
Pronto
Só lembrando que pra quem tem o Windows 1909, deve-se usar o Plano Universal. O Power Plan é pra Win versão 1903.
 
Reclamação de bugs na BIOS da Steel? Se até ela está sofrendo com bugs (coisa que não estou sabendo, não tenho a placa e portanto não acompanho notícias sobre a mesma), então pelo visto só a Asus está escapando deles, já que tem também relatos da Gigabyte e da MSI...

Faz uns 4 dias que ando lendo desde que minha mobo morreu, então não vi tudo mas nesse tempo a steel destacou com muitas mensagens disso. Não vi tando sobre Gigabyte. Perfeita nenhuma é, quem tá habituado com Ryzen sabe que plataforma não é exatamente plug and play.

Agora, se você viu os mesmos vídeos que eu vi do Peperaio, testando a TUF e a Steel, a Steel se comportou mais fria no teste extremo (2700X em OC, simulando a exigência de um 3900X em stock), e não o contrário.

Asus Em 2700x stock é mais fria, tb no 3700x sem e com OC... só no 2700x com OC é mais quente. mas enfim... muda pouca coisa.
 
Faz uns 4 dias que ando lendo desde que minha mobo morreu, então não vi tudo mas nesse tempo a steel destacou com muitas mensagens disso. Não vi tando sobre Gigabyte. Perfeita nenhuma é, quem tá habituado com Ryzen sabe que plataforma não é exatamente plug and play.



Asus Em 2700x stock é mais fria, tb no 3700x sem e com OC... só no 2700x com OC é mais quente. mas enfim... muda pouca coisa.
Mas a reclamação de bug na BIOS foi uma coisa específica de um user só eu acho e em relação ao som, acho que nem foi BIOS.
 
Mas a reclamação de bug na BIOS foi uma coisa específica de um user só eu acho e em relação ao som, acho que nem foi BIOS.

Aqui mostra um monte de bugs...

 
Aqui mostra um monte de bugs...


Mas você chegou a ler as páginas posteriores do tópico em questão? No início do tópico o user chega a relatar alguns bugs com uma versão específica da BIOS, mas, posteriormente, houve atualizaçao da BIOS da placa e os problemas foram corrigidos, o que é comum ocorrer com a grande maioria das placas, sempre tem algum bug e acabam corrigindo em novas versões da BIOS.

Aqui até o momento não notei nenhum bug, está tudo funcionando 100%. Inicialmente a BIOS chegou a resetar quando eu habilitava o XMP para as memórias rodarem a 3200 MHz, mas isso estava ocorrendo porque eu tinha conectado as memórias nos slots errados (A1-B1 em vez de A2-B2, conforme indicado pelo manual) e depois que corrigi isso, nunca mais resetou.

PS: Não estou falando que a Steel legend é a melhor opção, com certeza há placas melhores, mas apenas alertando que somente o fato de ter visto alguns usuários relatando alguns bugs na BIOS não deve ser o único fator determinante para deixar de pegar a placa, pois bugs na BIOS praticamente toda placa terá, mas geralmente os fabricantes procuram corrigi-los lançando atualizações para a BIOS.
 
Última edição:
Galera, pra um 2700x qual placa mãe seria mais recomendada atualmente? Peguei uma Asus prime b450m gaming/BR e vou pedir devolução pois por falta de informação peguei ela sem pesquisar antes a questão dos VRM.. Tenho alguns modelos em mente, como a Aorus M, Gigabyte gaming X/Biostar Racing X470GTA/Biostaracing X470GTQ/
Asus TUF B450-Plus Gaming. Posso gastar no máximo 680. Pretendo fazer oc apenas no futuro.. Alguém poderia me ajudar?
 
Última edição:
Só resta torcer :rip:
Eles foram projetados pra trabalhar assim. O problema seria usar 24/7 acima de 1.325v.
A maior parte do dia meu cpu fica fresquinho a 0.928v
Eu até gostaria de ter 2 presets,um 2.2gh 0.928 e um 4.2 1.29v. e poder alternar facilmente entre eles quando quiser.
 
Essa disgrama de 5% na máxima e 5% na mínima aqui não funciona que merda, fica travado nos 2.200mhz
 
Essa disgrama de 5% na máxima e 5% na mínima aqui não funciona que merda, fica travado nos 2.200mhz

Mas é isso mesmo. Quando você seta em 5% o estado mínimo e o máximo, o clock fica travado em 2,2ghz, daí quando você rodar um jogo/aplicação mais exigente, o clock subirá proporcionalmente.
 
Galera uma dúvida, tenho o 3600 jogando ele chegava a 82c direto, pq eu uso um watercooler, vi na Net que se desativasse o cpb resolveria, e realmente aconteceu agora em Full load fica a 52c. Eu não entendo muito mais isso faz eu perder desempenho??
 
Galera uma dúvida, tenho o 3600 jogando ele chegava a 82c direto, pq eu uso um watercooler, vi na Net que se desativasse o cpb resolveria, e realmente aconteceu agora em Full load fica a 52c. Eu não entendo muito mais isso faz eu perder desempenho??
Quanto está o clock dele em Full load?
Seu watercooler provavelmente está mal encaixado ou com pouca pasta tendo contato.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo