Bom dia. Tô com um ryzen 9 3900x e utilizando o cooler box. Futuramente irei refazer um watercustom, mas até então irei ficar com o box. Minha dúvida é: Como faço um "underclock" não estou sabendo mexer na bios da b450m asus prime game, cpu fica com um vcore as vezes 1.4. Em idle tá 60º e em game fica entre 70º/76°. Pra mim é muito alto essas temperaturas e não fiz nenhum over, é apenas o booster,
Cara, tenho essa mesma MB. Você poderia compartilhar como é o desempenho dela com o seu processador? Vejo muita gente falar sobre a dissipação no VRM, mas como está o seu uso?? Pois o cenário real diz muito mais do que teorias!
Para quem sai de um HD mecânico, a diferença é notável!
Todo o sistema fica mais rápido e ágil. Desde o momento do boot até o carregamento dos programas, passando pela instalação dos mesmos, pela transferência de arquivos e etc.
Agora, para quem sai de um bom SSD, a diferença não é tão notável. Mas existe.
Bom dia. Tô com um ryzen 9 3900x e utilizando o cooler box. Futuramente irei refazer um watercustom, mas até então irei ficar com o box. Minha dúvida é: Como faço um "underclock" não estou sabendo mexer na bios da b450m asus prime game, cpu fica com um vcore as vezes 1.4. Em idle tá 60º e em game fica entre 70º/76°. Pra mim é muito alto essas temperaturas e não fiz nenhum over, é apenas o booster,
Como você está com o cooler box, experimente colocar o multiplicador em 42 (para ficar 4.2GHz) e o VCore em 1.25V.
Teste, verifique a estabilidade e as temperaturas e abaixe o VCore (em 0.05V) se puder, até achar uma tensão adequada a essa frequência de 4.2GHz.
Para referência, consegui 1.175V com 4.2GHz, utilizando um Corsair H80i V2 no modo silencioso.
PS: como tu teve a coragem de combinar o 3900X com essa placa-mãe, que tem VRM fraco e, ainda por cima, sem qualquer dissipação térmica sobre a mesma???
1) Do Igor'sLab. Ele conseguiu por as mãos numa tabela de OPNs e informações referente a 22 modelos de APUs Renoir, dos quais apenas 10 são para notebooks.
Well, I’m not really a “LisaLeaks” with my website, but the slides from AMD’s “Power and Thermal Data Sheet” for Renoir, which were kindly sent to me from a nice source today, do not lack a certain…
www.igorslab.de
2) Do VideoCardz. O WhyCry recebeu na íntegra uma foto do Ryzen 7 4700G, com o código OPN de 100-000000146.
AMD Renoir with 8 cores and 8 CUs for DESKTOP So here it is, the Ryzen 7 4700G APU we have been seeing in numerous leaks over the past month. Our source claims that the product is a final version and it shouldn’t be long before we see Renoir AM4 in stores. This marks the […]
videocardz.com
Agora, combinando as informações temos essa tabela aqui:
Por algum motivo os CPUs são repetidos 2-a-2 com OPNs diferentes. E então, quem quer ser o primeiro a chutar a nova linha desktop?
O primeiro palpite vem do VideoCardz: 100-000000146 = 4700G, 8c/16t/8cu, 3.6GHz base, 4.4GHz turbo, 2.1GHz igpu, 65W
Os demais? Temos um total de dois CPUs para preencher as vagas dos 4200G, 4400G e 4600G, então alguém ficará de fora ou teremos novos números para s APUs desktop. Bem, ao menos todos terão SMT ativado, só que o que me preocupa com esse 4700G é que ele será um octa-core Zen2 ocupando a vaga do R7 4700, enquanto que o R7 4800 será um Zen3. Isso significa que, em relação à terceira geração o 4700 terá um ganho de ~5% do 3700, enquanto que o 4800 terá um ganho de 15%+ em cima do 3800 (isso se a quantidade de núcleos se manter a mesma)... perceberam o desfoque? E vale lembrar, os Renoir têm metade do L3 do Matisse, e mesmo tendo uma latência inter-core menor eles não são uma escolha prioritária para quem quer combiná-lo com uma GPU high-end de hoje ou mid-end de amanhã (ao menos nos notebooks ele tem uma comunicação PCIe 3.0 x8 para a GPU). Tem a possibilidade de existir um R7 4700X sem iGPU e Zen3, mas isso seria muito confuso para o consumidor médio dada a mesma categoria no nome com diferença de desempenho.
Eita, pegou um preço mto bom no seu 3900 mesmo...2.6k hj é o preço de um 3800X em promoção.
Eu fiz meu up do kit (assinatura) no momento certo tbm, em dezembro do ano passado. Processador + MOBO + RAM por 2.6k...hj esse valor seria só para o processador.
Nada cara, subiram demais os preços da AMD tbm. O 3600 por ex, sempre achava na casa do R$900...hj é 1.3k em promoção...o mesmo para os 3700 e 3800X, tudo na casa dos 2.6k em promoção.
PS: como tu teve a coragem de combinar o 3900X com essa placa-mãe, que tem VRM fraco e, ainda por cima, sem qualquer dissipação térmica sobre a mesma???
Fala, brother. Então, eu coloquei essa mobo porque estava muito barata e vi testes que o vrm não passava de 60º. Não comprei pra fazer overclock. Eu tenho uma x570 tuf gaming, mas não está comigo, aí pra eu não ficar sem mexer (abstinência) comprei essa aqui só pra rodar. Aí meu gabinete infelizmente só tá com um cooler na frente e o mesmo tá chegando até 76º. Quando minha x570 chegar aí sim vou fazer um overzinho.
Cara, tenho essa mesma MB. Você poderia compartilhar como é o desempenho dela com o seu processador? Vejo muita gente falar sobre a dissipação no VRM, mas como está o seu uso?? Pois o cenário real diz muito mais do que teorias!
Cara, o desempenho tá tranquilo. Está chegando ao boost que promete, porém estou usando o cooler box e meu gabinete só tá com um cooler frontal. Como a mobo não tem dissipador nos vrm, fiquei preocupado por o processador está chegando a 76º jogando. Mas se você tiver um airflow maneiro no gabinete e utilizando um cooler bom na cpu, fica tranquilo, da pra fazer um overzinho no seu 3600. Da uma olhada nesse vídeo , ele utilizou um 2700 e fez um over. Como disse, se seu gabinete e cpu tiverem um fluxo de ar bom, essa mobo tá sucesso! (y)
Nada cara, subiram demais os preços da AMD tbm. O 3600 por ex, sempre achava na casa do R$900...hj é 1.3k em promoção...o mesmo para os 3700 e 3800X, tudo na casa dos 2.6k em promoção.
É claro que a AMD vai inflar os preços de acordo com a subida do dólar, mas eu ainda acredito que a maior parte do estoque ainda é com o dólar na casa dos 4.
Com isso a AMD tem mais gordura nos preços pra queimar caso for necessário para competir com os novos Intel 10000.
Essa b450m é temporária. Não sei mexer na bios asus, estou acostumado com a x370 taichi =(
É meio complicado diminuir o vcore. antigamente setava os valores, agora tem que por sinal de negativo e colocar 0.0010?! é isso?!
Testem esse modo de energia e veja se fica bom para vocês, fiz o teste aqui e em idle fica direto em 36/38 no meu r5 3600, ele não tem aquelas disparadas de temperatura e também tive melhor desempenhos em jogos
Fala, brother. Então, eu coloquei essa mobo porque estava muito barata e vi testes que o vrm não passava de 60º. Não comprei pra fazer overclock. Eu tenho uma x570 tuf gaming, mas não está comigo, aí pra eu não ficar sem mexer (abstinência) comprei essa aqui só pra rodar. Aí meu gabinete infelizmente só tá com um cooler na frente e o mesmo tá chegando até 76º. Quando minha x570 chegar aí sim vou fazer um overzinho.
Então desse sorte dele funcionar nessa placa, pois algumas A320 se limitaram a por na BIOS apenas o código referente aos modelos com TDP de no máximo 65W.
Viu testes de VRM que o mesmo não passava de 60 graus? Pelo que me recordo, isso só aconteceu no revisit que o Peperaio fez recentemente nessa placa, e com as CPUs 3600/3700X. Ele não testou o 3900X, até porque ele não tem uma, mas acho que o teste do 2700X mostra claramente porque não se deve casar o 3900X nessa placa.
Enfim, até você receber a X570, sugiro que desative o CPB, pois isso já vai resolver grande parte dos teus problemas. Outra coisa que poderia ser feita seria desativar parte dos núcleos, para que o 3900X trabalhe como um 3700X, mesmo que temporariamente.
Fazer undervolting nos Zen 2 não é recomendado: por mais que se note uma redução na temperatura, há impacto direto na performance e VID pode ficar zoado também, isto é, a CPU pode internamente pedir mais tensão para compensar a redução manual que você acabou fazendo. Ao meu ver, o melhor cenário pra você não ficar sem PC seria desativando o CPB e, caso ainda se mantenha muito quente o VRM ou você note throttling no uso, desativar parte dos núcleos.
Essa b450m é temporária. Não sei mexer na bios asus, estou acostumado com a x370 taichi =(
É meio complicado diminuir o vcore. antigamente setava os valores, agora tem que por sinal de negativo e colocar 0.0010?! é isso?!
Mas a BIOS da Asus é muito parecida com a BIOS da Asrock. Sei disso, pois já mexi numa B450M Pro4 e as opções são basicamente as mesmas, apesar da mudança no visual.
Mudando de assunto, estou no Mint 19.3 agora e fiz teste de velocidade do SSD ADATA nele. Resultado:
Ou seja, pensei que fosse algo de software, mas está com cara de ser BIOS bugada ou hardware mesmo. Resta saber se é a placa-mãe ou mesmo o SSD. Tenho 5 dias pra descobrir isso e quase nenhum tempo livre ou paciência
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Cara, o desempenho tá tranquilo. Está chegando ao boost que promete, porém estou usando o cooler box e meu gabinete só tá com um cooler frontal. Como a mobo não tem dissipador nos vrm, fiquei preocupado por o processador está chegando a 76º jogando. Mas se você tiver um airflow maneiro no gabinete e utilizando um cooler bom na cpu, fica tranquilo, da pra fazer um overzinho no seu 3600. Da uma olhada nesse vídeo , ele utilizou um 2700 e fez um over. Como disse, se seu gabinete e cpu tiverem um fluxo de ar bom, essa mobo tá sucesso! (y)
Aqui pra mim está bem sossegado, é porque ver os relatos de quem tem a placa e um processador mais forte é diferente, sabe. Bem bacana, quando as coisas melhorarem esse seu processador pode ser a próxima aquisição!
Aqui pra mim está bem sossegado, é porque ver os relatos de quem tem a placa e um processador mais forte é diferente, sabe. Bem bacana, quando as coisas melhorarem esse seu processador pode ser a próxima aquisição!
Seria prudente ter um pouco mais de cautela na análise do 3900X com a B450 da ASUS considerando os seguintes pontos:
- 3900X tem o dobro de núcleos e threads em relação ao 3600;
- TDP do 3900X é bem superior ao do 3600;
- O VRM da mobo não é recomendado para uma CPU high-end que exige algo bem mais parrudo para ter desempenho e eficiência aceitáveis diante de uma exigência alta do processador.
Se fosse possível, gostaria de ver um teste de renderização pesado ou outro que exija bastante da CPU (3900X) nessa placa-mãe. Muito provavelmente vai ter thermal throttling e perda de desempenho.
Aqui tbm tô com as configs que o 1usmus sugeriu e com o plano de energia que vc passou.
Aqui fica normal, mesmo quando reinicia. O que acontece é que demora um pouco pra "entrar no plano". Logo que reinicia, ele fica com o clocks como se fossem no plano de alto desempenho do windows (aquele AMD High), mas logo (uns 30seg +/-) depois entra no plano que vc passou e estabiliza.
Então, ele é bugado
mas qual valor que ele deveria ser, qual a diferença dele para o CPU VOLTAGE?
porque quando desbloqueio o multiplicador automaticamente ele já ativa em 1.1v, se eu setar 1.22v a 4200 funciona sem mexer no cpu voltage porque os 2 andam juntos.
Agora se eu deixar ele em 1.1v e setar o cpu voltage em fixed 1.22v, o vid fica em 1.1 e o cpu voltage em 1.1 também
Zen3 atinge nível alarmante - A AMD planeja lançar sua próxima geração Ryzen 4000 de CPUs Zen3 para os principais mercados de desktop e HEDT no final deste ano Espera-se que o Zen3 ofereça...
While AMD claims an IPC improvement for Zen 3 to be around 15-17%, internal testing done by two OEMs reveal that the IPC is even much better.
www.dsogaming.com
A AMD planeja lançar sua próxima geração Ryzen 4000 de CPUs "Zen3" para os principais mercados de desktop e HEDT no final deste ano. Espera-se que o Zen3 ofereça aos ''gamers'' e aos usuários finais uma grande melhoria no desempenho geral e na eficiência.
Agora, de acordo com um vazamento publicado pelo RetiredEngineer@chiakokhua, vindo do Ice Universe, parece que as CPUs Zen 3 nos darão uma quantidade significativa de melhoria no IPC.
Os rumores internos que circulam entre os engenheiros de dois OEMs conhecidos indicam que o desempenho das atuais amostras de engenharia do Zen3 subiu para um nível "alarmante". Observe que essas são amostras iniciais de "engenharia", para que os produtos finais de varejo possam facilmente apresentar números de desempenho ainda mais altos.
Também foi relatado que esses OEMs compararam o desempenho do Ryzen 4000 com os produtos de próxima geração da Intel e, com base nesses resultados, o Ryzen 4000 da AMD superará totalmente a Intel nos números de "desempenho" e "eficiência de energia". Provavelmente eles estão comparando-os com os processadores de última geração "Rocket Lake S" da Intel.
De acordo com o mesmo leaker, é relatado que a AMD alega uma melhoria de IPC para o Zen3 em torno de 15 a 17%, mas testes internos feitos por esses dois OEMs revelam que o IPC é ainda muito melhor do que as alegações da AMD.
Os chips AMD Ryzen 4000, que são baseados na arquitetura avançada "7nm+", podem apresentar um aumento de 15% no IPC, até 20%, com os novos núcleos "Zen3". Essa seria uma grande elevação do IPC para as CPUs Ryzen 4000 Zen3, assumindo que esses resultados sejam precisos.
Com o Zen3, podemos esperar ganhos significativos de IPC, clocks mais rápidos e maior eficiência. A AMD confirmou recentemente que os processadores de desktop Ryzen Zen3 de quarta geração só serão suportados pelos chipsets da série 500.
No entanto, ainda existe a chance de a AMD permitir o lançamento de revisões do BIOS para compatibilidade com o Ryzen 4000, ou pelo menos nos chipsets da série 400, como "X470" e "B450". Isso ainda precisa ser visto.
A família Ryzen 4000 seria a última geração de uso para o soquete AM4 porque, com a série Ryzen 5000, será usada a arquitetura ''Zen4'' que exige um novo soquete e um novo chipset.
Aqui tbm tô com as configs que o 1usmus sugeriu e com o plano de energia que vc passou.
Aqui fica normal, mesmo quando reinicia. O que acontece é que demora um pouco pra "entrar no plano". Logo que reinicia, ele fica com o clocks como se fossem no plano de alto desempenho do windows (aquele AMD High), mas logo (uns 30seg +/-) depois entra no plano que vc passou e estabiliza.
Outro custo escondido é que muitas vezes essas CPUs só vão atingir os clocks esperados com uma refrigeração robusta.
O 3900X parece funcionar ok com cooler stock, mas não sei como ele se comporta se tu quiser botar o IF em 1:1 com as memórias. Já o 10900K vai precisar de um watercooler pra atingir 5Ghz+ e ter a fantástica performance em games que essas CPUs trazem.
A propósito galera, vocês têm deixado o Gear Down em Enabled ou Disabled? Perceberam diferenças de performance entre eles? E quanto ao CR, deixam em 2T ou 1T?