[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
hIt8OWh.png

Benchmark feito por um amigo meu que também adquiriu o mesmo SSD na Kabum, mas o instalou numa B450M Gaming da Gigabyte + R7 2700X.

Sério, eu não tenho a MENOR ideia de como resolver esse impasse na lentidão da leitura e gravação dessa X570... :fuu: Do pouco que pesquisei e conseguir encontrar, ninguém dava uma solução clara pro problema, apenas tentavam fazer alguns testes, porém sem sucesso. Acho muito difícil ser problema com o SSD, então mandá-lo para a garantia da Kabum está fora de questão, mas a placa-mãe e a CPU ainda estão na garantia, mas não por muito mais tempo.
Ninguém mais com a combinação Ryzen 3000 + X570 + SSD que passou pelo mesmo problema e conseguiu uma solução? :john:

Falouws :cool:

hIt8OWh.png

Benchmark feito por um amigo meu que também adquiriu o mesmo SSD na Kabum, mas o instalou numa B450M Gaming da Gigabyte + R7 2700X.

Sério, eu não tenho a MENOR ideia de como resolver esse impasse na lentidão da leitura e gravação dessa X570... :fuu: Do pouco que pesquisei e conseguir encontrar, ninguém dava uma solução clara pro problema, apenas tentavam fazer alguns testes, porém sem sucesso. Acho muito difícil ser problema com o SSD, então mandá-lo para a garantia da Kabum está fora de questão, mas a placa-mãe e a CPU ainda estão na garantia, mas não por muito mais tempo.
Ninguém mais com a combinação Ryzen 3000 + X570 + SSD que passou pelo mesmo problema e conseguiu uma solução? :john:

Desempenho do meu SSD M.2 na X570 aqui:

DkMePWp.jpg

Desempenho do meu SSD M.2 na X570 aqui:

DkMePWp.jpg

Não cheguei a pesquisar especificamente esse modelo por causa do seu custo acima do meu orçamento. Teu teste está batendo com os testes dos reviewers? :hmm:

Tu tá com quais softwares instalados além do driver do chipset (que, creio eu, seja o mais recente)? Tu tá usando a última BIOS disponível para a tua TUF?

Não cheguei a pesquisar especificamente esse modelo por causa do seu custo acima do meu orçamento. Teu teste está batendo com os testes dos reviewers? :hmm:

Tu tá com quais softwares instalados além do driver do chipset (que, creio eu, seja o mais recente)? Tu tá usando a última BIOS disponível para a tua TUF?

Esse SSD saiu por menos de R$500 pra mim, no final de dezembro, em uma promo na Americanas que dava 20% de volta no AME, ficava por menos de R$800 (podia dividir em 12x) com frete grátis ainda, e eu tinha um saldo parado lá. No mesmo dia saiu na Submarino por R$720 (com AME)...
Cheguei a compartilhar essa oferta na área de promoções daqui, mas o pessoal achou caro na época.
Acho que o @Arris chegou a pegar essa promo também.
Como a gente era feliz e não sabia...

Sim, os números batem com as especificações (no caso da escrita chega a ultrapassar).

Tudo atualizado aqui.

E cabe ressaltar o seguinte;

O 3900X você funciona ele numa B350 que dá pra se achar na casa dos 400~650 Reais, dependendo da placa mãe. Esse novo Intel, exige MOBO nova.

Logo, o custo do KIT se torna ainda mais inviável do que analisando CPU vs CPU somente.

Bem lembrado!
Ainda tem aqueles, como eu, que só fizeram o up de CPU, mantendo a mobo.

Outro custo escondido é que muitas vezes essas CPUs só vão atingir os clocks esperados com uma refrigeração robusta.
O 3900X parece funcionar ok com cooler stock, mas não sei como ele se comporta se tu quiser botar o IF em 1:1 com as memórias. Já o 10900K vai precisar de um watercooler pra atingir 5Ghz+ e ter a fantástica performance em games que essas CPUs trazem.

A propósito galera, vocês têm deixado o Gear Down em Enabled ou Disabled? Perceberam diferenças de performance entre eles? E quanto ao CR, deixam em 2T ou 1T?

Minhas memórias são 3200MHz CL16. Só aumentei a frequência para 3333MHz e o IF para 1666, para ficar 1:1, sem mexer em mais nada (CR 1T, por padrão).

Outro custo escondido é que muitas vezes essas CPUs só vão atingir os clocks esperados com uma refrigeração robusta.
O 3900X parece funcionar ok com cooler stock, mas não sei como ele se comporta se tu quiser botar o IF em 1:1 com as memórias. Já o 10900K vai precisar de um watercooler pra atingir 5Ghz+ e ter a fantástica performance em games que essas CPUs trazem.

A propósito galera, vocês têm deixado o Gear Down em Enabled ou Disabled? Perceberam diferenças de performance entre eles? E quanto ao CR, deixam em 2T ou 1T?

Gear Down em Enabled ...

Nao sei porque mais consegui deixar minhas memorias 2933Mhz com esse negocio ativado. A recomendação pelo Dram Calculator informa para deixar desativado, na verdade em foruns tambem.

Esse SSD saiu por menos de R$500 pra mim, no final de dezembro, em uma promo na Americanas que dava 20% de volta no AME, ficava por menos de R$800 (podia dividir em 12x) com frete grátis ainda, e eu tinha um saldo parado lá. No mesmo dia saiu na Submarino por R$720 (com AME)...
Cheguei a compartilhar essa oferta na área de promoções daqui, mas o pessoal achou caro na época.

Sim, os números batem com as especificações (no caso da escrita chega a ultrapassar).

Tudo atualizado aqui.

Na época eu tava meio apertado, mas digo a você que se tivesse visto por esse preço provavelmente teria comprado... :feelbad:

Tudo atualizado, incluindo a BIOS para a última versão? Se for, talvez seja hora de atualizar a minha e ver se consigo resolver esse impasse, porque do contrário vou ter que acionar a RMA de alguém ai, só resta saber se vai ser da Pichau ou da AMD... :mas:

Não posso aceitar que a plataforma top da AMD tenha esse tipo de problema e NINGUÉM conseguiu desvendar a causa ainda, ou pior ainda, não tem nenhum techtuber gritando aos 4 ventos à respeito disso... O print lá do meu amigo foi sem driver de qualquer espécie, somente a instalação do Windows recém feita. Não sei qual a BIOS que a Gigabyte dele veio, mas não acredito que tenha vindo com a mais atualizada possível também.

Tu tá usando o SSD no slot ligado à CPU ou ao chipset?

Na época eu tava meio apertado, mas digo a você que se tivesse visto por esse preço provavelmente teria comprado... :feelbad:

Tudo atualizado, incluindo a BIOS para a última versão? Se for, talvez seja hora de atualizar a minha e ver se consigo resolver esse impasse, porque do contrário vou ter que acionar a RMA de alguém ai, só resta saber se vai ser da Pichau ou da AMD... :mas:

Não posso aceitar que a plataforma top da AMD tenha esse tipo de problema e NINGUÉM conseguiu desvendar a causa ainda, ou pior ainda, não tem nenhum techtuber gritando aos 4 ventos à respeito disso... O print lá do meu amigo foi sem driver de qualquer espécie, somente a instalação do Windows recém feita. Não sei qual a BIOS que a Gigabyte dele veio, mas não acredito que tenha vindo com a mais atualizada possível também.

Tu tá usando o SSD no slot ligado à CPU ou ao chipset?

Tenta atualizar a BIOS

Tenta atualizar a BIOS

É o que estou me prontificando a fazer agora. Não era algo que não queria, pois não gostei muito das mudanças trazidas pela AGESA 1.0.0.4B (da forma como eu uso hoje meu 3600, ela meio que não me afeta tanto, mas se quiser ativar o boost e o caramba, posso eventualmente ter alguma perda de performance), mas é uma alternativa que tenho, então vamos tentar e torcer para que isso se corrija...

Tudo atualizado aqui.
Sim. Pra mim saiu menos de 800 reais. To muito contente com o ssd, ainda mais em tempos de dólar a 6 reais

Tenta atualizar a BIOS

Atualizei para a 1404 (ainda tem 3 a frente dela) e...

7feIN4v.png

Ficou pior... Até considero perder performance em virtude dos dados que já pus dentro desse SSD, mas perder tudo isso? Takipariu!! :morre:

Slot de cima (CPU).

Usando ele sem dissipação térmica e tu teve aquela performance? Interessante...

Enfim, independente do slot, não era para eu estar tendo esse tipo de problema, pois ambos são ligados com 4 linhas PCI-E 4.0 e teriam capacidade de usufruir do potencial máximo desse SSD.

Acabei de atualizar a BIOS e o problema piorou. Não sei mais o que fazer além de tentar entrar em contato com a Asus ou com a loja onde comprei e solicitar RMA, algo que não queria fazer porque se não fosse isso, o PC estaria funcionando perfeitamente e eu só tenho esse PC pra fazer meus afazeres :feelbad:

7feIN4v.png

Ficou pior... Até considero perder performance em virtude dos dados que já pus dentro desse SSD, mas perder tudo isso? Takipariu!! :morre:

Enfim, independente do slot, não era para eu estar tendo esse tipo de problema, pois ambos são ligados com 4 linhas PCI-E 4.0 e teriam capacidade de usufruir do potencial máximo desse SSD.

Acabei de atualizar a BIOS e o problema piorou. Não sei mais o que fazer além de tentar entrar em contato com a Asus ou com a loja onde comprei e solicitar RMA, algo que não queria fazer porque se não fosse isso, o PC estaria funcionando perfeitamente e eu só tenho esse PC pra fazer meus afazeres :feelbad:

Putz, que merda =/
O jeito é RMA com a Asus, eu imagino.

7feIN4v.png

vai pra ultima

Sem dissipação extra.
Esse SSD tem um adesivo com partículas de grafeno que funciona como um leve dissipador.
Durante o benchmark atingiu 65° no final do teste. Em iddle fica entre 40~47°.

Putz, que merda =/
O jeito é RMA com a Asus, eu imagino.

Ao que parece, sim:

cvGNQWP.png

Botei a última BIOS disponível, lançada em Abril, e o problema persiste. A leitura, que está abaixo, não está tanto, mas a gravação MUITO me incomoda, pois eu paguei pra ter 1500 MB/s pelo menos e estou tendo bem menos do que isso...

Vou ver se peço a um amigo meu pra testar esse SSD numa B450 e tirar de uma vez por todas essa prova dos 7. O ruim é que ele trabalha no regime de 48h, então eu só iria vê-lo exatamente no último dia que poderia acionar a garantia dentro dos 7 dias :feelbad:

Vou entrar em contato com a loja e ver o que eles podem fazer.

vai pra ultima

Já estou, não resolveu...

Sem dissipação extra.
Esse SSD tem um adesivo com partículas de grafeno que funciona como um leve dissipador.
Durante o benchmark atingiu 65° no final do teste. Em iddle fica entre 40~47°.

Aqui bateu 69°C no teste final, mas estou com o quarto fechado, abafado, e sem dissipação térmica sobre o SSD. Em idle ele fica em 42°C praticamente cravado.

Ao que parece, sim:

cvGNQWP.png

Botei a última BIOS disponível, lançada em Abril, e o problema persiste. A leitura, que está abaixo, não está tanto, mas a gravação MUITO me incomoda, pois eu paguei pra ter 1500 MB/s pelo menos e estou tendo bem menos do que isso...

Vou ver se peço a um amigo meu pra testar esse SSD numa B450 e tirar de uma vez por todas essa prova dos 7. O ruim é que ele trabalha no regime de 48h, então eu só iria vê-lo exatamente no último dia que poderia acionar a garantia dentro dos 7 dias :feelbad:

Vou entrar em contato com a loja e ver o que eles podem fazer.

Já estou, não resolveu...

Aqui bateu 69°C no teste final, mas estou com o quarto fechado, abafado, e sem dissipação térmica sobre o SSD. Em idle ele fica em 42°C praticamente cravado.

Tinha visto umas paradas assim como o seu problema no reddit um tempo atrás.
Muita gente tendo esse problema.
Basicamente antes de desistir do produto, tente se puder fazer os testes seguintes:
Manter bios e testar diferentes versões de drivers de chipset.
Testar com ou sem o drive de Raid instalado caso vc tenha colocado.
Se tiver a possibilidade, deletar todas as partições e testar com um windows zerado. Tanto com os drivers automaticos do Windows como também depois com os da placa mae e amd instalados.

Digo isso pois a maioria do pessoal conseguiu resolver mudando drivers ou tirando drivers de raid que n tavam usando.

É esperado que não. Zen 4 deve ser DDR5.
wtf
isso é loucura
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que vc quis dizer Ryzen 4xxx né? Zen3. As x570 serão compatíveis sim.
não, quis dizer zen 4 mesmo, que nem ta tão longe assim

então você compra uma x570 hoje, e em 2022 ela não ta suportando mais as tecnologias lançadas
que bizarrice

wtf
isso é loucura

então você compra uma x570 hoje, e em 2022 ela não ta suportando mais as tecnologias lançadas
que bizarrice
Uai, normal não suportar, vai ser DDR5. A x570, se não me engano, dá suporte desde a gen 2, ou seja, serão 4 gerações.

Basicamente antes de desistir do produto, tente se puder fazer os testes seguintes:
Se tiver a possibilidade, deletar todas as partições e testar com um windows zerado. Tanto com os drivers automaticos do Windows como também depois com os da placa mae e amd instalados.

Digo isso pois a maioria do pessoal conseguiu resolver mudando drivers ou tirando drivers de raid que n tavam usando.

Talvez o problema que tu viu no reddit foi o do SSD Sata com performance baixa que praticamente todas as x570 tem.

A minha também ficou com leitura e escrita inferior a minha placa-mãe z97.

Problema com NVME por culpa do chipset eu não tinha visto ainda.

.

Gear Down em Enabled ...

Nao sei porque mais consegui deixar minhas memorias 2933Mhz com esse negocio ativado. A recomendação pelo Dram Calculator informa para deixar desativado, na verdade em foruns tambem.
Gear Down faz com que a ram, caso tenha problema em boot ou estabilidade, rode em metade da frequência e metade da latência (em vez de 3200cl14, por exemplo, ela rodaria em 1600cl7), o que, teoricamente, dá um resultado muito próximo do que deveria. O problema principal é se sua aplicação seja muito mais sensível a frequência do que latência ou se vc está com latência impar (3200cl15, por exemplo, iria pra 1600cl8, que seria mais próximo de 3200cl16 do que 3200cl15, pois não existe cl7,5).
Deixar desativado é melhor, o gear down é meio que uma gambiarra que a AMD inventou,até que funciona bem, mas a se ele entrou em ação quer dizer que a RAM não estava estável.

wtf
isso é loucura

que bizarrice
Bizarro seria se conseguissem lançar alguma placa compatível com DDR4 e DDR5 ao mesmo tempo, normal o ultimo lançamento ser obsoleto no ano seguinte, se esse ano for a virada de alguma tecnologia que não tenha como ser retrocompativel. Sua reclamação equivale a alguém chegar aqui e falar "pô, que absurdo minha memória ddr3 não funcionar com os ryzen..."

Até pode ser que seja problema com o driver do chipset, mas estou usando a última versão disponível no site da AMD e, agora, com a última BIOS também, numa instalação do Windows relativamente limpa (fiz ela tem um tempo, instalei alguns programas, mas não mexi muito por conta dos bugs que tava tendo de reconhecimento desse SSD Intel com o resto dos meus dispositivos de armazenamento), e o problema persiste. Testei inclusive usando uma ISO bootável do Linux Mint e, ao menos lá, o problema também aconteceu; ou seja, se o problema fosse realmente de software, no Linux não era pra ter dado isso...

Por que testar com o driver de RAID se eu nem RAID possuo? :hmm: Enfim, é algo a se testar, então como testei sem (considerando que o driver do chipset não tem essa parada), farei o teste com assim que possível.

Também não deixo o Windows atualizar automaticamente: estou usando a 1909 nessa instalação, mas assim que a fiz, desativei as atualizações automáticas para evitar que ele zoasse alguma coisa. Não sei se tem algo mais recente lá em termos de drivers, mas creio que não. Outra coisa que poderia testar seria os drivers do site da Asus, mas acho bem impróvavel deles serem mais recentes ou mesmo de solucionarem meu problema.

Talvez o problema que tu viu no reddit foi o do SSD Sata com performance baixa que praticamente todas as x570 tem.

A minha também ficou com leitura e escrita inferior a minha placa-mãe z97.

Problema com NVME por culpa do chipset eu não tinha visto ainda.

.

Fico na dúvida com quem devo falar, se é com o suporte da Asus (que pode ser inexistente, não duvido nada), com o da AMD (até tentei ontem procurar uma forma de entrar em contato, mas só vi o formulário para abertura do processo de garantia; se alguém tiver o email de suporte deles e puder me passar, agradeço desde já) ou mesmo com a loja onde eu comprei (pois a placa ainda está na garantia, mas queria ver se conseguia resolver isso sem ter que enviá-la para RMA e ficar só Deus sabe quanto tempo sem PC...

Enfim, como inventei de tirar a poeira do meu CPU cooler e toda ela caiu sobre a VGA, resolvi por desencargo de consciência (já que tinha que tirar a VGA de qualquer jeito para remover a poeira sobre seu backplate) mudar a posição do SSD NVME do slot de baixo para o de cima, mais próximo ao processador e ligado diretamente à ele. Resultado:

3TpwOw3.png

Não fiz mais nada além disso, e já tinha tanto atualizado para a última BIOS (que, se impactou no teste, foi algo negativo) como para o último driver do chipset (nenhuma alteração do ponto de vista positivo), obtendo o mesmo resultado zoado de antes especialmente nas velocidades de gravação. Também, por desencargo de consciência, resolvi testar a velocidade do SSD Intel. Resultado:

KHRS0sA.png

As velocidades de leitura aparentemente batem com a especificação desse modelo, mas as velocidades de gravação continuam mais baixas do que o esperado. Pelo visto, tudo o que é ligado diretamente ao chipset X570, ao menos no tocante ao armazenamento, está sofrendo perdas significativas nas velocidades de transferência, especialmente nas de gravação. A dúvida que me resta agora é se isso é problema de hardware do chipset, ou se pode ser resolvido por meio de software...

Por enquanto, vou deixar o SSD no slot de cima mesmo e ir usando, mas no dia que eu decidir substituir esse SSD Intel por um NVME e tiver que usar o ADATA que tenho hoje no slot de baixo, como fica? :poker:

Sei que é algo trabalhoso (até porque estou enfrentando isso desde que esse SSD chegou), mas se alguma alma caridosa puder confirmar as minhas suspeitas, isto é, trocar a posição do SSD NVME do slot ligado diretamente à CPU para o slot ligado diretamente ao chipset e fazer o teste de velocidade com o CrystalDiskMark, eu agradeço enormente.

Users who are viewing this thread

Voltar