Tinha visto umas paradas assim como o seu problema no reddit um tempo atrás.
Muita gente tendo esse problema.
Basicamente antes de desistir do produto, tente se puder fazer os testes seguintes:
Manter bios e testar diferentes versões de drivers de chipset.
Testar com ou sem o drive de Raid instalado caso vc tenha colocado.
Se tiver a possibilidade, deletar todas as partições e testar com um windows zerado. Tanto com os drivers automaticos do Windows como também depois com os da placa mae e amd instalados.
Digo isso pois a maioria do pessoal conseguiu resolver mudando drivers ou tirando drivers de raid que n tavam usando.
Até pode ser que seja problema com o driver do chipset, mas estou usando a última versão disponível no site da AMD e, agora, com a última BIOS também, numa instalação do Windows relativamente limpa (fiz ela tem um tempo, instalei alguns programas, mas não mexi muito por conta dos bugs que tava tendo de reconhecimento desse SSD Intel com o resto dos meus dispositivos de armazenamento), e o problema persiste. Testei inclusive usando uma ISO bootável do Linux Mint e, ao menos lá, o problema também aconteceu; ou seja, se o problema fosse realmente de software, no Linux não era pra ter dado isso...
Por que testar com o driver de RAID se eu nem RAID possuo?

Enfim, é algo a se testar, então como testei sem (considerando que o driver do chipset não tem essa parada), farei o teste com assim que possível.
Também não deixo o Windows atualizar automaticamente: estou usando a 1909 nessa instalação, mas assim que a fiz, desativei as atualizações automáticas para evitar que ele zoasse alguma coisa. Não sei se tem algo mais recente lá em termos de drivers, mas creio que não. Outra coisa que poderia testar seria os drivers do site da Asus, mas acho bem impróvavel deles serem mais recentes ou mesmo de solucionarem meu problema.
Talvez o problema que tu viu no reddit foi o do SSD Sata com performance baixa que praticamente todas as x570 tem.
A minha também ficou com leitura e escrita inferior a minha placa-mãe z97.
Problema com NVME por culpa do chipset eu não tinha visto ainda.
.
Fico na dúvida com quem devo falar, se é com o suporte da Asus (que pode ser inexistente, não duvido nada), com o da AMD (até tentei ontem procurar uma forma de entrar em contato, mas só vi o formulário para abertura do processo de garantia; se alguém tiver o email de suporte deles e puder me passar, agradeço desde já) ou mesmo com a loja onde eu comprei (pois a placa ainda está na garantia, mas queria ver se conseguia resolver isso sem ter que enviá-la para RMA e ficar só Deus sabe quanto tempo sem PC...
Enfim, como inventei de tirar a poeira do meu CPU cooler e toda ela caiu sobre a VGA, resolvi por desencargo de consciência (já que tinha que tirar a VGA de qualquer jeito para remover a poeira sobre seu backplate) mudar a posição do SSD NVME do slot de baixo para o de cima, mais próximo ao processador e ligado diretamente à ele. Resultado:
Não fiz mais nada além disso, e já tinha tanto atualizado para a última BIOS (que, se impactou no teste, foi algo negativo) como para o último driver do chipset (nenhuma alteração do ponto de vista positivo), obtendo o mesmo resultado zoado de antes especialmente nas velocidades de gravação. Também, por desencargo de consciência, resolvi testar a velocidade do SSD Intel. Resultado:
As velocidades de leitura aparentemente batem com a especificação desse modelo, mas as velocidades de gravação continuam mais baixas do que o esperado. Pelo visto, tudo o que é ligado diretamente ao chipset X570, ao menos no tocante ao armazenamento, está sofrendo perdas significativas nas velocidades de transferência, especialmente nas de gravação. A dúvida que me resta agora é se isso é problema de hardware do chipset, ou se pode ser resolvido por meio de software...
Por enquanto, vou deixar o SSD no slot de cima mesmo e ir usando, mas no dia que eu decidir substituir esse SSD Intel por um NVME e tiver que usar o ADATA que tenho hoje no slot de baixo, como fica?
Sei que é algo trabalhoso (até porque estou enfrentando isso desde que esse SSD chegou), mas se alguma alma caridosa puder confirmar as minhas suspeitas, isto é, trocar a posição do SSD NVME do slot ligado diretamente à CPU para o slot ligado diretamente ao chipset e fazer o teste de velocidade com o CrystalDiskMark, eu agradeço enormente.
Falouws
