[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
wtf
isso é loucura
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não, quis dizer zen 4 mesmo, que nem ta tão longe assim

então você compra uma x570 hoje, e em 2022 ela não ta suportando mais as tecnologias lançadas
que bizarrice
não e cara ja cumpriu e muito o time azul troca troca e não vejo esse choro
deve ter restrições que não da pra mudar devido a compatibilidade e uma X570 não se torna ruim so por que não e compatível com um processador mais novo
se vier ddr5 pra 98% de quem joga não faz diferença so entusiasta
agora que os plebeu(consoles) ficarão mais possantes então quem sabe o pc e usado de forma decente
tenho que trocar a vga não ta mais aguentando os jogos mais novos :\

Gear Down faz com que a ram, caso tenha problema em boot ou estabilidade, rode em metade da frequência e metade da latência (em vez de 3200cl14, por exemplo, ela rodaria em 1600cl7), o que, teoricamente, dá um resultado muito próximo do que deveria. O problema principal é se sua aplicação seja muito mais sensível a frequência do que latência ou se vc está com latência impar (3200cl15, por exemplo, iria pra 1600cl8, que seria mais próximo de 3200cl16 do que 3200cl15, pois não existe cl7,5).
Deixar desativado é melhor, o gear down é meio que uma gambiarra que a AMD inventou,até que funciona bem, mas a se ele entrou em ação quer dizer que a RAM não estava estável.

Bizarro seria se conseguissem lançar alguma placa compatível com DDR4 e DDR5 ao mesmo tempo, normal o ultimo lançamento ser obsoleto no ano seguinte, se esse ano for a virada de alguma tecnologia que não tenha como ser retrocompativel. Sua reclamação equivale a alguém chegar aqui e falar "pô, que absurdo minha memória ddr3 não funcionar com os ryzen..."
dual slot ja teve isso no passado mais so nas placas bem básicas hoje com as altas frequências não sei se e viável

já vi relatos de nvme com baixa velocidade em x570. Zuado hein. Na steel legend o mp510 tá perfeito.

já vi relatos de nvme com baixa velocidade em x570. Zuado hein. Na steel legend o mp510 tá perfeito.

Mas se tu por teu MP510 no slot de baixo da tua Steel Legend, ele vai virar uma carroça :haha:

Brincadeiras a parte, ao menos no caso da X570, isso não era pra acontecer: é o chipset mais caro fornecido hoje pela AMD e tem linhas PCI-E pra dar e vender, permitindo ligações simultâneas de componentes que deveriam ser usados em seu potencial máximo e sem qualquer compartilhamento de banda que não seja durante a comunicação do chipset com a CPU. Espero realmente que isso seja problema com software e não de hardware, porque não me passa pela cabeça ter que fazer RMA dessa placa e fazer downgrade para uma X470 ou B450, além de ficar sem meu PC que tem funcionando de boa não fosse por esse problema e aquele de reconhecimento do meu SSD Intel (que, aparentemente, foi resolvido com a atualização de BIOS que fiz)...

Falouws :cool:

Mas se tu por teu MP510 no slot de baixo da tua Steel Legend, ele vai virar uma carroça :haha:

Brincadeiras a parte, ao menos no caso da X570, isso não era pra acontecer: é o chipset mais caro fornecido hoje pela AMD e tem linhas PCI-E pra dar e vender, permitindo ligações simultâneas de componentes que deveriam ser usados em seu potencial máximo e sem qualquer compartilhamento de banda que não seja durante a comunicação do chipset com a CPU. Espero realmente que isso seja problema com software e não de hardware, porque não me passa pela cabeça ter que fazer RMA dessa placa e fazer downgrade para uma X470 ou B450, além de ficar sem meu PC que tem funcionando de boa não fosse por esse problema e aquele de reconhecimento do meu SSD Intel (que, aparentemente, foi resolvido com a atualização de BIOS que fiz)...

O ssd nvme aí está 100% funcional em outras placas nesse momento?

O ssd nvme aí está 100% funcional em outras placas nesse momento?

O meu em particular não foi testado em outro PC, mas como esse SSD é bem popular por causa da sua relação capacidade x preço, o que não falta é gente com configuração similar usando ele. Aqui mesmo foi postado testes dele sendo rodado em placas-mães B450, tanto com Ryzen 3000 quanto com Ryzen 2000 e em ambos os casos os testes bateram com a realidade especificada pelo fabricante do SSD. No meu caso, quando usei o slot secundário da minha placa-mãe, que é ligado diretamente ao chipset, tive perda de performance sabe-se lá porque motivo, mas quando o instalei no slot principal, que é ligado ao processador (como todos os demais assim fizeram), os testes apontaram as velocidades informadas pelo fabricante e também coincidiram com os resultados obtidos pelos outros usuários do mesmo modelo de SSD. Ou seja, o problema aqui está relacionado com o chipset X570 e com os dispositivos que são conectados diretamente a ele e não ao processador. Até pensei em emprestar esse SSD a um amigo para que ele o testasse na sua B450M Pro4, mas diante do resultado que obtive aqui, creio não ser mais necessário.

Vi pela tua assinatura que tu tem uma X570 também, juntamente com um SSD SX8200. Teria como você realizar esse teste, de ligar o SSD no slot M.2 controlado pelo chipset, pra ver se tu obtém perda de performance assim como eu tive? Agradeço desde já a ajuda prestada :joia:

O meu em particular não foi testado em outro PC, mas como esse SSD é bem popular por causa da sua relação capacidade x preço, o que não falta é gente com configuração similar usando ele. Aqui mesmo foi postado testes dele sendo rodado em placas-mães B450, tanto com Ryzen 3000 quanto com Ryzen 2000 e em ambos os casos os testes bateram com a realidade especificada pelo fabricante do SSD. No meu caso, quando usei o slot secundário da minha placa-mãe, que é ligado diretamente ao chipset, tive perda de performance sabe-se lá porque motivo, mas quando o instalei no slot principal, que é ligado ao processador (como todos os demais assim fizeram), os testes apontaram as velocidades informadas pelo fabricante e também coincidiram com os resultados obtidos pelos outros usuários do mesmo modelo de SSD. Ou seja, o problema aqui está relacionado com o chipset X570 e com os dispositivos que são conectados diretamente a ele e não ao processador. Até pensei em emprestar esse SSD a um amigo para que ele o testasse na sua B450M Pro4, mas diante do resultado que obtive aqui, creio não ser mais necessário.

Vi pela tua assinatura que tu tem uma X570 também, juntamente com um SSD SX8200. Teria como você realizar esse teste, de ligar o SSD no slot M.2 controlado pelo chipset, pra ver se tu obtém perda de performance assim como eu tive? Agradeço desde já a ajuda prestada :joia:

Se não for atrás, tenho como sim. Não olhei no manual e montei aonde era cômodo na época lol.

Questão do ssd Satã é que algumas portas são controladas pela asmedia (aqui seria a porta 1 e 2 por sinal) e nelas o negócio não é promissor.
Meu ponto é que apesar de ser provável que não seja culpa da sua unidade de ssd em si, eu não descartaria testar esse nvme em outro hardware.

Cara, eu aposto em problema de driver/software.

Se vc jogar no Google os termos X570 NVME performance issues aparece muita coisa.

Tentou fazer update no firmware do SSD?

Se não for atrás, tenho como sim. Não olhei no manual e montei aonde era cômodo na época lol.

Questão do ssd Satã é que algumas portas são controladas pela asmedia (aqui seria a porta 1 e 2 por sinal) e nelas o negócio não é promissor.
Meu ponto é que apesar de ser provável que não seja culpa da sua unidade de ssd em si, eu não descartaria testar esse nvme em outro hardware.

Sim, o slot fica na frente da mobo, vizinho à fan do chipset. O único inconveniente é que você provavelmente terá que remover a placa de vídeo para retirar o SSD do slot primáriol, já que ela atrapalha fisicamente a remoção do mesmo.

Achei estranho a tua declaração de que 2 das portas SATA disponíveis eram controlados por um chipset de terceiros, mas realmente confirmei a informação junto ao site do fabricante. Esquisito demais a MSI fazer isso, considerando que a minha placa, segundo o site da Asus, possui 8 portas SATA controladas diretamente pelo chipset X570 e o único compartilhamento de linhas que existe é entre 2 slots PCI-E, o PCI-Ex16_3 e o PCI-Ex1_2. Se ao menos essa placa tivesse 3 slots M.2, como acontece com alguns modelos mais completos da marca, até entenderia o fato, mas sabendo que o chipset X570 tem linhas pra dar e vender, a decisão da MSI nesse modelo é um tanto quanto estranha...

Posso eventualmente testar meu SSD SATA Intel noutra porta SATA disponível, mas acredito que o resultado do teste será o mesmo, considerando que a Asus tenha falado à verdade sobre todas as portas SATA serem controladas pelo chipset da AMD.

Quanto à questão do SSD ADATA, não creio ser necessário fazer mais testes com ele noutro PC, pois quando fiz a mudança do mesmo do slot M.2 ligado ao chipset para o slot M.2 ligado à CPU, o resultado do meu benchmark bateu, por exemplo, com o resultado obtido pelo @StayHeavy, que tem um 3700X + B450M Steel Legend e usa exatamente o mesmo SSD, e com o teste feito pelo meu amigo, que recentemente adquriu uma B450M Gaming + esse SSD SX6000 Pro e casou ambos com seu antigo 2700X. Portanto, problema com o SSD (que eu até desconfiei por um momento que fosse), não é.

Cara, eu aposto em problema de driver/software.

Se vc jogar no Google os termos X570 NVME performance issues aparece muita coisa.

Tentou fazer update no firmware do SSD?

Pode ser que seja driver/software, mas o que é bizarro é que eu testei com o Live USB do Linux Mint 19.3 e mesmo lá o problema com a leitura e gravação nesse SSD, ao menos na porta M.2 ligado ao chipset, persistiu. Entretanto, não refiz o teste ainda com o SSD instalado no M.2 ligado ao processador para ter certeza do fato.

Também não acho que seja problema de firmware do SSD, pois como disse antes no slot primário o teste que fiz recentemente bateu com o resultado obtido pelos outros usuários do mesmo SSD e que estão instalados da mesma forma. Tudo leva a crer que o problema está relacionado ao chipset, resta saber se de fato é driver ou hardware.

Última edição:
Quanto à questão do SSD ADATA, não creio ser necessário fazer mais testes com ele noutro PC, pois quando fiz a mudança do mesmo do slot M.2 ligado ao chipset para o slot M.2 ligado à CPU, o resultado do meu benchmark bateu, por exemplo, com o resultado obtido pelo @StayHeavy, que tem um 3700X +`B450M Steel Legend e usa exatamente o mesmo SSD, e com o teste feito pelo meu amigo, que recentemente adquriu uma B450M Gaming + esse SSD SX6000 Pro e casou ambos com seu antigo 2700X. Portanto, problema com o SSD (que eu até desconfiei por um momento que fosse), não é.

Entendi, então aí resolveu trocando a entrada M.2? Desculpe, não acompanhei bem o seu caso, nobre.

Testei aqui na porta do chipset e não tive redução de velocidade de escrita em nenhum caso. Perdi um pouco de leitura, mas isso é difícil avaliar porque mesmo na entrada ligada direto com a CPU isso ocorre às vezes aqui na minha instalação do Windows (usando Linux ou uma Live USB isso não ocorre, vai entender). Mas o importante é que a escrita ficou na casa dos 1700 em ambos as entradas.

Tem previsão para venda das B550? Estou pensando em ir do 6700k pro R5 3600 provisóriamente até o lançamento dos R 4000.
Pelo que vi, apenas a B550 e X570 irão suportar os cpus novos né?

Vale o investimento do 6700k pro 3600? Não iria mudar mais nada na config além disso (meu PC está na assinatura).

Tem previsão para venda das B550? Estou pensando em ir do 6700k pro R5 3600 provisóriamente até o lançamento dos R 4000.

Vale o investimento do 6700k pro 3600? Não iria mudar mais nada na config além disso (meu PC está na assinatura).
Vc tá tendo gargalo por CPU?
Se for pra sair do seu 6700K pra ir provisoriamente pro 3600 (esperando as B550), pensando em pegar um 4XXX, talvez valha a pena esperar os 4XXX saírem. Ou se quiser ir pro 3600 mesmo, vá de x570.

Entendi, então aí resolveu trocando a entrada M.2? Desculpe, não acompanhei bem o seu caso, nobre.

Testei aqui na porta do chipset e não tive redução de velocidade de escrita em nenhum caso. Perdi um pouco de leitura, mas isso é difícil avaliar porque mesmo na entrada ligada direto com a CPU isso ocorre às vezes aqui na minha instalação do Windows (usando Linux ou uma Live USB isso não ocorre, vai entender). Mas o importante é que a escrita ficou na casa dos 1700 em ambos as entradas.

Por ora, resolveu, mas futuramente se eu comprar um outro SSD M.2? Um deles ficará com as velocidades prejudicadas, especialmente as de gravação, e não é bem isso que queria ter (só no caso de uso intenso, com múltiplos dispositivos trafegando informações, o que é perfeitamente entendível já que apesar de existirem 4 linhas PCI-E 4.0 que fazem ligação da CPU com o chipset, ainda são 4 linhas e elas podem eventualmente ser saturadas dependendo do workload).

Então você fez os testes e concluiu que os resultados das velocidades de gravação foram similares em ambas as portas? Hum, será que a MSI está livre desse bug e os outros fabricantes, não? Porque eu já vi gente reclamando da Gigabyte e Asrock, tem eu que reclamo da Asus, mas realmente não me recordo de nenhum caso envolvendo placas da MSI. Bizarro, pra dizer o mínimo :poker:

Eu não sei se a perda de banda tem relação com o uso de portas USB, Wi-Fi integrado (que está ligado, porém sem conexão) e por aí vai, mas acho estranho não ter relatos disso nas placas com chipsets mais antigos (até pela questão de muitas placas terem apenas 1 slot M.2 disponível e ser justamente aquele ligado diretamente à CPU). Enfim, só espero que esa bronca tenha solução, pois é um tanto frustrante você investir caríssimo numa plataforma para ter esses pormenores chatos...

Até o momento, sim. Se no futuro isso vai mudar, só o tempo dirá, mas segundo informações da própria AMD, apenas as placas B550 (ainda sem precisão de chegar ao mercado) e X570 darão suporte aos futuros Ryzen 4000.

Sim, o salto do 6700K para o 3600 é extremamente válido, porém se você tem a intenção de pegar alguma CPU da futura geração, por que não economizar agora pegando o 1600 AF? Se a troca se dará de qualquer jeito, nada mais justo que economizar nela onde puder. Entretanto, se tu decidir pelo 1600 AF, implica dizer que você terá que optar por uma placa X570 já que aparentemente as futuras B550 não serão compatíveis com ele.

Sim, o salto do 6700K para o 3600 é extremamente válido, porém se você tem a intenção de pegar alguma CPU da futura geração, por que não economizar agora pegando o 1600 AF? Se a troca se dará de qualquer jeito, nada mais justo que economizar nela onde puder. Entretanto, se tu decidir pelo 1600 AF, implica dizer que você terá que optar por uma placa X570 já que aparentemente as futuras B550 não serão compatíveis com ele.

Não acho que o salto de um 6700k para um 3600 seja válido, sai de um 6700k para um 3700x melhorou bem, mas esperava bem mais.
Principalmente agora que ta caro as peças de informática.

Vc tá tendo gargalo por CPU?
Se for pra sair do seu 6700K pra ir provisoriamente pro 3600 (esperando as B550), pensando em pegar um 4XXX, talvez valha a pena esperar os 4XXX saírem. Ou se quiser ir pro 3600 mesmo, vá de x570.
Nunca parei para ver como está o uso de CPU/GPU, mas tenho tido alguns stutters feios jogando AC Origins. Depois que eu limitei a 60fps melhorou um pouco, mas ainda assim acontece hora ou outra.

Até o momento, sim. Se no futuro isso vai mudar, só o tempo dirá, mas segundo informações da própria AMD, apenas as placas B550 (ainda sem precisão de chegar ao mercado) e X570 darão suporte aos futuros Ryzen 4000.

Vou dar uma olhada nele.

Não acho que o salto de um 6700k para um 3600 seja válido, sai de um 6700k para um 3700x melhorou bem, mas esperava bem mais.
Meu medo é esse, investir quase 2k para mudar de plataforma e não ter melhora significativa.

Nunca parei para ver como está o uso de CPU/GPU, mas tenho tido alguns stutters feios jogando AC Origins. Depois que eu limitei a 60fps melhorou um pouco, mas ainda assim acontece hora ou outra.

Vou dar uma olhada nele.

Meu medo é esse, investir quase 2k para mudar de plataforma e não ter melhora significativa.

Se você usa o pc só pra jogar, não faria upgrade agora. Mas se quiser mesmo fazer pegaria no minimo um ryzen 7 3700x. Nunca sairia de um i7 6700k para um ryzen 5 3600.

Eu não trocaria. Seu PC consegue facilmente esperar a próxima geração. Faz um OC nesse CPU aí. Posso estar equivocado, mas ele pega um clock bem maior do que esses 4.2.

Mas aí tem que analisar bem a questão dos jogos jogados, se a CPU está ou não com overclocking, pois isso obviamente impacta no resultado positivo em favor do Ryzen.

Porém, fato é que pros jogos produzidos de, sei lá, 2018 pra cá, os Ryzen 3000 teriam sim vantagem sobre o 6700K, especialmente no FPS MÍNIMO, que é o fator determinante para a estabilidade do sistema. No FPS médio e máximo, realmente, pode não ter tido um salto tão grande quanto o esperado, mas no mínimo a diferença é bem mais perceptível, especialmente nos jogos que conseguem usufruir bem de mais threads ao invés de um higher clock.

Vou dar uma olhada nele.

AC Odyssey realmente é um jogo bem criel tanto para CPU quanto para GPU. Quando tinha meu antigo i5, putz, sofria horrores com a grande oscilação de FPS e do frametime. Com o Ryzen 3600, isso praticamente foi eliminado (ainda tenho spikes vísiveis na linha do frametime, mas eles são bem mais escasso e com menor altura também) e agora a minha performance está limitada a quantos FPS minha placa de vídeo consegue gerar. No geral, a mudança foi literalmente da água pro vinho, gameplay muito mais suave (visível ao se observar a linha do frametime) e com mais FPS também.

Portanto, trocando pro 3600 você vai ter melhoria sim, especialmente nesses jogos mais CPU bound, que usam todas as threads que você conseguir entregar pra ele, mas dependendo do jogo, especialmente alguns mais antigos, não espere mudanças significativas, em especial no FPS médio e máximo. Porém, como você visa fazer o upgrade futuro pro Ryzen 4000, você tem 2 opções: espera o lançamento dele e faz o upgrade direto, ou então pega um quebra-galho que te permita montar a plataforma inicialmente e permitar a CPU Ryzen 4000 quando ela estiver devidamente estabelecida no nosso mercado.

Para ajudar a decidir:

Se você usa o pc só pra jogar, não faria upgrade agora. Mas se quiser mesmo fazer pegaria no minimo um ryzen 7 3700x. Nunca sairia de um i7 6700k para um ryzen 5 3600.
Pra jogo não deve valer a diferença de 3700/3800 pra um 3600. Falo disso até por na época ter feito esse downgrade e não ver mudança significativa.

Agora sair de um 6700k funcionando bem pra um 3600 que deve estar cerca de 1200 reais não deve valer de muito não por conta dos gastos.

Pra jogo não deve valer a diferença de 3700/3800 pra um 3600. Falo disso até por na época ter feito esse downgrade e não ver mudança.

Agora sair de um 6700k funcionando bem pra um 3600 que deve estar cerca de 1200 reais não deve valer de muito não.

Reviews apontam uma diferença de ~5% com uma 2080 Ti entre um 3600 e 3700X. Talvez essa diferença aumente após popularização dos 8C dos novos consoles, mas sinceramente acho pouco provável. Com outras placas a diferença deve ser virtualmente nula. Sobre o 3600 acho que é só 1400 pra cima agora =/

Alguem com ryzen 1x00 e memórias hynix c die?

Só pra jogar? Não recomendo. O 6700K aguenta bem a maioria dos jogos.

Aqui no meu antigo 6600k, usava ele em 4.2 ou 4.5, na 970 segurava de boa né.
Comprei outro pc e a 2060 super chegou 1 semana antes do resto do kit ryzen, sinceramente não dava pra jogar COD, PUBG com a 2060 super e o processador com over a 4.8.

Os jogos pareciam que estavam agarrando, afetava até na sensibilidade, não tinha como jogar mesmo colocando os jogos no ultra! Era processador a 100% praticamente a todo tempo

Aqui no meu antigo 6600k, usava ele em 4.2 ou 4.5, na 970 segurava de boa né.
Comprei outro pc e a 2060 super chegou 1 semana antes do resto do kit ryzen, sinceramente não dava pra jogar COD, PUBG com a 2060 super e o processador com over a 4.8.

Os jogos pareciam que estavam agarrando, afetava até na sensibilidade, não tinha como jogar mesmo colocando os jogos no ultra! Era processador a 100% praticamente a todo tempo
Entendo.
Ainda assim, me parece que a quantidade de jogos nesse cenário é pequena (menos de 5). Consigo lembrar também do BF5 e só.
Se o usuário for jogar esses daí, o up faz sentido. Mas se não, acho que não vale o investimento.

Por curiosidade, você tentou abaixar os gráficos?

Entendo.
Ainda assim, me parece que a quantidade de jogos nesse cenário é pequena (menos de 5). Consigo lembrar também do BF5 e só.
Se o usuário for jogar esses daí, o up faz sentido. Mas se não, acho que não vale o investimento.

Por curiosidade, você tentou abaixar os gráficos?

No ultra e no very low ainda ficava uma porcaria!

Eu não conseguia usar DISCORD e jogar cod warzone, nem pubg, nem escape from tarkov.
A voz ficava saindo toda robótica.

Fora que no pubg e no warzone a sensibilidade ficava pesada e arrastando, parecia que eu estava com 30hz no monitor.
Uma experiência muito ruim mesmo

No ultra e no very low ainda ficava uma porcaria!

Eu não conseguia usar DISCORD e jogar cod warzone, nem pubg, nem escape from tarkov.
A voz ficava saindo toda robótica.

Fora que no pubg e no warzone a sensibilidade ficava pesada e arrastando, parecia que eu estava com 30hz no monitor.
Uma experiência muito ruim mesmo
Caramba, não sabia que tava tão mal. Imaginei que estivesse ao menos jogável. Esses jogos devem estar triturando os 4 threads do i5.

Users who are viewing this thread

Voltar