[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Sim, o slot fica na frente da mobo, vizinho à fan do chipset. O único inconveniente é que você provavelmente terá que remover a placa de vídeo para retirar o SSD do slot primáriol, já que ela atrapalha fisicamente a remoção do mesmo.

Achei estranho a tua declaração de que 2 das portas SATA disponíveis eram controlados por um chipset de terceiros, mas realmente confirmei a informação junto ao site do fabricante. Esquisito demais a MSI fazer isso, considerando que a minha placa, segundo o site da Asus, possui 8 portas SATA controladas diretamente pelo chipset X570 e o único compartilhamento de linhas que existe é entre 2 slots PCI-E, o PCI-Ex16_3 e o PCI-Ex1_2. Se ao menos essa placa tivesse 3 slots M.2, como acontece com alguns modelos mais completos da marca, até entenderia o fato, mas sabendo que o chipset X570 tem linhas pra dar e vender, a decisão da MSI nesse modelo é um tanto quanto estranha...

Posso eventualmente testar meu SSD SATA Intel noutra porta SATA disponível, mas acredito que o resultado do teste será o mesmo, considerando que a Asus tenha falado à verdade sobre todas as portas SATA serem controladas pelo chipset da AMD.

Quanto à questão do SSD ADATA, não creio ser necessário fazer mais testes com ele noutro PC, pois quando fiz a mudança do mesmo do slot M.2 ligado ao chipset para o slot M.2 ligado à CPU, o resultado do meu benchmark bateu, por exemplo, com o resultado obtido pelo @StayHeavy, que tem um 3700X + B450M Steel Legend e usa exatamente o mesmo SSD, e com o teste feito pelo meu amigo, que recentemente adquriu uma B450M Gaming + esse SSD SX6000 Pro e casou ambos com seu antigo 2700X. Portanto, problema com o SSD (que eu até desconfiei por um momento que fosse), não é.

Pode ser que seja driver/software, mas o que é bizarro é que eu testei com o Live USB do Linux Mint 19.3 e mesmo lá o problema com a leitura e gravação nesse SSD, ao menos na porta M.2 ligado ao chipset, persistiu. Entretanto, não refiz o teste ainda com o SSD instalado no M.2 ligado ao processador para ter certeza do fato.

Também não acho que seja problema de firmware do SSD, pois como disse antes no slot primário o teste que fiz recentemente bateu com o resultado obtido pelos outros usuários do mesmo SSD e que estão instalados da mesma forma. Tudo leva a crer que o problema está relacionado ao chipset, resta saber se de fato é driver ou hardware.

Falouws :cool:
chip set tem linha pcie 4X em 4.0
um monte de parada ligada nele e normal não batar a velocidade máxima

Revisão da AMD Ryzen 5 4600H, a CPU de laptop mais rápida de todos os tempos

Nossa senhora, que surra.

Com a chegada dos Zen2 aos notebooks a tendência é que a vantagem da AMD seja muito maior do que nos desktops, justamente porque em notebooks a Intel não pode aumentar consumo que nem faz nos desktops, tanto por limitações de bateria quanto de temperatura.

Galera,

Das memórias RAM da Adata linha XPG, qual é a melhor no quesito chip para overclock. O preços são um tanto quanto próximos, ou será que muda somente ais o design?

XPG Spectrix D41
XPG Spectrix D80
XPG Spectrix D60G

Fui trocar o cooler do Ryzen 5 3500x e dois pinos quebraram, e agora ele não funciona mais, já posso chorar e usar ele de apoio de porta?

Me falaram que algumas empresas aqui no RJ e em SP fazem reparo disso, alguém conhece? :(((

Fui trocar o cooler do Ryzen 5 3500x e dois pinos quebraram, e agora ele não funciona mais, já posso chorar e usar ele de apoio de porta?

Me falaram que algumas empresas aqui no RJ e em SP fazem reparo disso, alguém conhece? :(((
:chan: como vc conseguiu quebrar não so entortou (o que e bem comum ja que siu tudo junto )
o esquema e soltar e empurrar pros lados pra não acontecer isso

:chan: como vc conseguiu quebrar não so entortou (o que e bem comum ja que siu tudo junto )
o esquema e soltar e empurrar pros lados pra não acontecer isso

Rapaz, então, eu vi relatos na internet depois que fiz a proeza.
Pelo que pude ver, um pino ficou dentro da placa mãe, o outro não faço idéia onde foi parar.

To caçando uma assistência técnica que faça esse reparo, reza a lenda em alguns lugares tem empresas que fazem esse reparo D:
Plena crise ter que me matar comprando outro, triste.

Pelo que pude ver, um pino ficou dentro da placa mãe, o outro não faço idéia onde foi parar.

To caçando uma assistência técnica que faça esse reparo, reza a lenda em alguns lugares tem empresas que fazem esse reparo D:

Mas como você quebrou ?

uma a320 biostar aguenta frequencia de memoria 2993 mhz?

Estou com um kit
ryzen 3 1200 sem cooler 230 mercado livre
2x4gb Kingston 2400 mhz 120+120 240 mercado livre
biostar a320 290 terabyte
cx450m 290 terabyte

gastei ao todo nesse kit 1,050 tive sorte de comprar essas peças antes dessa pandemia esse mês está para vir um gabinete e cooler..

chip set tem linha pcie 4X em 4.0
um monte de parada ligada nele e normal não batar a velocidade máxima

Balela e você sabe muito bem disso... A única forma de não dar a velocidade máxima aqui seria se eu tivesse saturado todas as portas e tivesse transmitindo dados de forma simultânea entre os dispositivos, algo que não estava fazendo.

Existe algum bug de software ou defeito físico no chipset X570 que impede que dispositivos de armazenamento ligados a ele possam trabalhar no máximo da sua capacidade, ponto. Como corrigir isso é o X da questão...

Mas como você quebrou ?

Então, ao retirar o cooler, o processador veio colado no cooler, (o que é absurdo, porque eu travei ele na placa mãe na instalação), não sei se nisso de vir colado pode ter feito uma força a mais nos conectores e algum que já estava torto acabou saindo, só sei que estou extremamente ferrado. kkkkk

Fui procurar na internet e vi muita gente criticando a pasta térmica usada, que era quase uma cola,

Então, ao retirar o cooler, o processador veio colado no cooler, (o que é absurdo, porque eu travei ele na placa mãe na instalação), não sei se nisso de vir colado pode ter feito uma força a mais nos conectores e algum que já estava torto acabou saindo, só sei que estou extremamente ferrado. kkkkk

Fui procurar na internet e vi muita gente criticando a pasta térmica usada, que era quase uma cola,

Essa pasta térmica que você está falando é a que vem junto com o cooler box da AMD?

Apesar de absurdo, é mais comum do que se imagina, pois a trava do socket só impede a CPU de sair do mesmo até certo nível de força exercido (diferentemente do que ocorre com a Intel, onde existe uma "arapuca" de metal que prende o processador ao socket e ele só sai de lá depois dela ter sido devidamente removida). Por isso a recomendação é sempre remover o cooler estando o PC ainda quente, mas tendo o cuidado de fazer movimentos horários e anti-horários para garantir que a pasta térmica não está grudada na base do cooler, o que infelizmente acabou acontecendo contigo (e que pode acontecer com qualquer outra pasta térmica, não é exclusividade da massa de pedreiro que a AMD usa nos seus coolers).

Existem maneiras para reparar isso, mas as chances de um reparo bem sucedido não são lá muito boas :feelbad:

Galera,

Uma dúvida...será que dá diferença de chips se comprar memórias separadas do que um Kit ? Estou vendo aqui e a diferença pode chegar até uns 80,00 reais se eu comprar pentes separados do que um kit

Essa pasta térmica que você está falando é a que vem junto com o cooler box da AMD?

Sim, essa mesma.

Apesar de absurdo, é mais comum do que se imagina, pois a trava do socket só impede a CPU de sair do mesmo até certo nível de força exercido (diferentemente do que ocorre com a Intel, onde existe uma "arapuca" de metal que prende o processador ao socket e ele só sai de lá depois dela ter sido devidamente removida). Por isso a recomendação é sempre remover o cooler estando o PC ainda quente, mas tendo o cuidado de fazer movimentos horários e anti-horários para garantir que a pasta térmica não está grudada na base do cooler, o que infelizmente acabou acontecendo contigo (e que pode acontecer com qualquer outra pasta térmica, não é exclusividade da massa de pedreiro que a AMD usa nos seus coolers).

Existem maneiras para reparar isso, mas as chances de um reparo bem sucedido não são lá muito boas :feelbad:

Triste, queria ter visto isso antes.
Sempre tive processadores intel, dois intel core i5, dois i7... Ai vendi e fiquei sem PC gamer por anos.
Esse ano decidi montar um com Ryzen e não tinha essa sabedoria, agora me ferrei (Pra não dizer outra coisa).

Pensa no ódio mortal que estou sentindo...
Você não tem menor ideia de alguma loja no Brasil que faça esse reparo né?

Procurei no face e por ai vai, porém as que encontrei, fecharam no final de 2019, triste.

Mas que 💩...

Se você tiver certeza que não tem pino algum dentro do socket da placa mãe, você pode tentar ligar o pc com esse processador. Alguns pinos não tem função (NC, "não conectado" ou GND "Ground", terra).

Veja se no lugar dos pinos arrancados, ficou a trilha (PAD). Se tiver arrancado o pad, não tem como reparar (soldar o pino de novo), ai vc fica dependente de ser um pino sem função.

Eu ia falar pra você tentar entrar em contato com a getechinformatica, mas tenho 99,9% de certeza que eles não arrumam pino de processador AMD, só pino de placa mãe lga.

Ae caras, infelizmente hoje mais cedo cometi a burrada de entortar uns 3 pinos do meu 1600af, nem tentei arrumar de medo. Vou mandar pra assistência semana que vem. Tem alguma chance de ter danificado a mobo e se é provável "recuperar" o cpu?
:(

Ae caras, infelizmente hoje mais cedo cometi a burrada de entortar uns 3 pinos do meu 1600af, nem tentei arrumar de medo. Vou mandar pra assistência semana que vem. Tem alguma chance de ter danificado a mobo e se é provável "recuperar" o cpu?
:(
Posta foto do estrago, mas a priori eu diria que tem jeito. E a mobo deve estar ok.

Posta foto do estrago, mas a priori eu diria que tem jeito. E a mobo deve estar ok.
É tão sutil que nem aparece na câmera, mas o cpu não encaixou na mobo, então...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mjRqOTT.jpg

São esses 3 da ponta ai, acho que dá pra ver

Última edição:
Bah, muito de leve. Não acho que terá problemas se quem mexer for competente.

mjRqOTT.jpg

A véi... só isso? se fosse meu, eu mesmo arrumaria com uma agulha ou um palito... é só não ser um ogro.

obs: o titulo é bait...

mjRqOTT.jpg

Cara com um pouco de paciência vc mesmo faz isso, acho melhor ainda do que levar em algum lugar.

Vá com bastante calma e sem pressa, ta bem de leve.

mjRqOTT.jpg

Dá pra desentortar tranquilo...

Prefiro nem tentar caras, tremo demais quando to fazendo isso, se acabar quebrando já era, prefiro pagar 100zin.

Nada mais doloroso que o memtest falhar após os 95%.

Users who are viewing this thread

Voltar