chip set tem linha pcie 4X em 4.0Sim, o slot fica na frente da mobo, vizinho à fan do chipset. O único inconveniente é que você provavelmente terá que remover a placa de vídeo para retirar o SSD do slot primáriol, já que ela atrapalha fisicamente a remoção do mesmo.
Achei estranho a tua declaração de que 2 das portas SATA disponíveis eram controlados por um chipset de terceiros, mas realmente confirmei a informação junto ao site do fabricante. Esquisito demais a MSI fazer isso, considerando que a minha placa, segundo o site da Asus, possui 8 portas SATA controladas diretamente pelo chipset X570 e o único compartilhamento de linhas que existe é entre 2 slots PCI-E, o PCI-Ex16_3 e o PCI-Ex1_2. Se ao menos essa placa tivesse 3 slots M.2, como acontece com alguns modelos mais completos da marca, até entenderia o fato, mas sabendo que o chipset X570 tem linhas pra dar e vender, a decisão da MSI nesse modelo é um tanto quanto estranha...
Posso eventualmente testar meu SSD SATA Intel noutra porta SATA disponível, mas acredito que o resultado do teste será o mesmo, considerando que a Asus tenha falado à verdade sobre todas as portas SATA serem controladas pelo chipset da AMD.
Quanto à questão do SSD ADATA, não creio ser necessário fazer mais testes com ele noutro PC, pois quando fiz a mudança do mesmo do slot M.2 ligado ao chipset para o slot M.2 ligado à CPU, o resultado do meu benchmark bateu, por exemplo, com o resultado obtido pelo @StayHeavy, que tem um 3700X + B450M Steel Legend e usa exatamente o mesmo SSD, e com o teste feito pelo meu amigo, que recentemente adquriu uma B450M Gaming + esse SSD SX6000 Pro e casou ambos com seu antigo 2700X. Portanto, problema com o SSD (que eu até desconfiei por um momento que fosse), não é.
Pode ser que seja driver/software, mas o que é bizarro é que eu testei com o Live USB do Linux Mint 19.3 e mesmo lá o problema com a leitura e gravação nesse SSD, ao menos na porta M.2 ligado ao chipset, persistiu. Entretanto, não refiz o teste ainda com o SSD instalado no M.2 ligado ao processador para ter certeza do fato.
Também não acho que seja problema de firmware do SSD, pois como disse antes no slot primário o teste que fiz recentemente bateu com o resultado obtido pelos outros usuários do mesmo SSD e que estão instalados da mesma forma. Tudo leva a crer que o problema está relacionado ao chipset, resta saber se de fato é driver ou hardware.
Falouws![]()
um monte de parada ligada nele e normal não batar a velocidade máxima