[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Perdão, eu discordo do seu posicionamento. Como você mesmo disse, um chipset é Ctrl + C, Ctrl + V do outro. B450 receber suporte e B350 não receber é uma decisão puramente comercial. Não é justo chamar os donos de B350/X370 que reclamarem de mal intencionados.
Não é assim que funciona não...

Provavelmente essa BIOS vai ser beta, simplesmente por que muitas coisas que as novas mobos teriam essas mobos mais antigas não suportam, com PCI 4.0, aquele negocio de fast storage que vem com o PCI 4, sistema de refrigeração decente, aquele negocio de energia que esqueci o nome e outras coisas que só foram colocadas com o tempo.
Literalmente eles vão lançar uma BIOS capada para funcionar nessas mobos mais antigas por que a galera reclamou.

Anotem e me cobrem, o que vai ter de choro de nego que perdeu MOBO, que comprou mobo que não tem "suporte" e vai infernizar os foruns chingando a AMD não tá no gibi.
Eles simplesmente quiseram não liberar por causa dessa situação acima, um exemplo bem clássico é nego dizendo que Ryzen só presta com memória x, coisa que aconteceu na época dos Ryzen 1xxx.
Rato de forum como nós sabe lidar com essas coisas, mais a maioria dos usuários são extremamente burros e vão colocar a culpa na AMD por isso.

Última edição:
Estava olhando a nota oficial da AMD e um termo em especifico me chamou muita atenção é esperado pela comunidade que o zen 4 futuro ryzen 5000 ocorra uma mudança de Socket , porem após o anuncio da AMD a respeito do suporte das b450/470 um dos temos me pareceu muito peculiar.
  1. Esse é o caminho final que a AMD pode habilitar para as placas-mãe da série 400 adicionarem novo suporte à CPU. Os lançamentos de CPU além do "Zen 3" exigirão uma placa-mãe mais nova.
  2. A AMD continua recomendando que os clientes escolham uma placa-mãe da série AMD 500 para obter o melhor desempenho e recursos com nossos novos CPUs.

Acredito que aqui tem um detalhe muito importante , muitos acreditam como falei que ultimo cpu AM4 suportado seria o ryzen 4000 zen 3 , mas com essa postagem deixa a possibilidade de mais uma gen alem do esperado para plataforma x570/550 e AMD ja deixa claro que nao vai ser suportado por placas anteriores.
talvez um zen3+ aparecera antes da migração de socket memoria etc.

Minha ideia desde que peguei o R5 2600 era de vender mobo+cpu e trocar pelo 4xxx + B550/650, porém, como minha TUF morreu e tive que comprar uma mobo nova começo desse ano fiquei balançado em só trocar CPU, mas vou esperar os próximos capítulos. hahaha

Provavelmente essa BIOS vai ser beta, simplesmente por que muitas coisas que as novas mobos teriam essas mobos mais antigas não suportam, com PCI 4.0, aquele negocio de fast storage que vem com o PCI 4, sistema de refrigeração decente, aquele negocio de energia que esqueci o nome e outras coisas que só foram colocadas com o tempo.
Literalmente eles vão lançar uma BIOS capada para funcionar nessas mobos mais antigas por que a galera reclamou.

Anotem e me cobrem, o que vai ter de choro de nego que perdeu MOBO, que comprou mobo que não tem "suporte" e vai infernizar os foruns chingando a AMD não tá no gibi.
Eles simplesmente quiseram não liberar por causa dessa situação acima, um exemplo bem clássico é nego dizendo que Ryzen só presta com memória x, coisa que aconteceu na época dos Ryzen 1xxx.
Rato de forum como nós sabe lidar com essas coisas, mais a maioria dos usuários são extremamente burros e vão colocar a culpa na AMD por isso.
Vamos ver como vai acontecer. Eu tenho minhas dúvidas de quanta diferença essas features mais novas trazem do ponto de vista do programador que vai editar as tabelas de uma BIOS.

Não foi o que quis dizer. Eu disse que seria mal intencionado quem tivesse usando uma placa da série 400 e reclamasse futuramente da AMD pelo fato dela não permitir o suporte de uma suposta série 5000 nas placas B450/X470, algo que a mesma deixou a entender que faria nas placas da série 500 (ao menos é o que o vídeo do HUB dá a entender). Logo, não estava insinuando que a reclamação dos usuários das X370/B350 em cima do fato da AMD não permitir o suporte dos futuros Ryzen 4000 nessas placas seria mal intencionada.

Caso isso se cumpra (o que não há no momento qualquer garantia que aconteça), os donos das B450/X470 até poderão reclamar, mas sua reclamação será infundada, pois a AMD deixou bem claro que a série 4000 seria a última série suportada por essas placas e caso surja alguma série depois dessa que ainda consiga trabalhar com o socket AM4 e DDR4, ela somente suportará as placas da série 500.

Quanto à questão das série 300/400 suportarem ou não a geração 4000 dos Ryzen, acredito que o fator qualidade das placas pesou contra na decisão de permitir o suporte. Não que não existam B450/X470 de péssima qualidade/construção, mas na primeira geração a atenção dos fabricantes aos detalhes era bem mais precário (que só veio melhorar pra valer na série 500), e como a grande maioria das pessoas prefere economizar na compra da placa-mãe por não a considerar uma compra crucial para a estabilidade/desempenho do sistema ("placa-mãe não dá FPS"), as chance da AMD levar a culpa pelas cagadas dos fabricantes das placas seriam enormes. Comercial ou não, acredito que isso tenha influenciado a decisão deles.

Falouws :cool:
Concordo com tudo que você falou. Interpretei mal o seu post anterior, achei que estava se referindo aos donos das 300.

:allgoods:

problema e as bios cheias de firulas gráficas
se ficar estilo ms-dos cabe tudo essa parada de fast storage não e um app que usa a ram pra fazer um disco temporário ?

Perdão, eu discordo do seu posicionamento. Como você mesmo disse, um chipset é Ctrl + C, Ctrl + V do outro. B450 receber suporte e B350 não receber é uma decisão puramente comercial. Não é justo chamar os donos de B350/X370 que reclamarem de mal intencionados.

O fato é que a AMD enganou quem comprou B350/X370, tenho uma B350 que é muito melhor que várias B450 por aí e mesmo assim não terei direito a pegar Ryzen 4000. Quem comprou Ryzen da primeira geração e apostou na empresa com um produto novo e vai ser colocado pra escanteio. Minha opinião é que a AMD/Intel/Nvidia são iguais, o dia que for mudar de plataforma não vou levar as promessas da AMD a sério na minha escolha.

O fato é que a AMD enganou quem comprou B350/X370, tenho uma B350 que é muito melhor que várias B450 por aí e mesmo assim não terei direito a pegar Ryzen 4000. Quem comprou Ryzen da primeira geração e apostou na empresa com um produto novo e vai ser colocado pra escanteio. Minha opinião é que a AMD/Intel/Nvidia são iguais, o dia que for mudar de plataforma não vou levar as promessas da AMD a sério na minha escolha.
Até onde verifiquei, não foi a AMD que esta fazendo o boicote, e sim as montadoras das placas (Asus, MSI, Gigabyte, etc) que acabaram utilizando um sistema/memoria de BIOS que não permitira suporte ao Ryzen 4000. Tanto que as noticias mais recentes mostram que ALGUMAS placas B450 e X470 terão suporte, pois a BIOS permitirá.

Ultimately the reason for the lockout was down to the BIOS size. Each generation of processors require a portion of the BIOS space for compatibility code – normally if you can support one processor from a generation, then you can support them all. We are also in the era of graphical interface BIOSes, and as a result some of the BIOS code was reserved for fancy menus and the ability to adjust fan curves or update the BIOS in a more intuitive way. All of this takes up space, and some vendors ditched the fancy graphics in order to support more processors.

Most AMD motherboards are outfitted with 128 megabit (16 megabyte) BIOS chips. The reason why this is the case is due to a limitation on some of AMD’s early AM4 processors – due to design, they can only ever address the first 16 megabytes of a BIOS chip. So even if a motherboard vendor had a larger BIOS chip, say MSI had a 32 megabyte chip, then it would actually operate like two partitioned BIOSes and it would get very complicated. There is no easy way to support every AM4 processor with a simple 16 megabyte BIOS.

Última edição:
Já voltaram atrás. Tava na cara kkkkkk

Imagina o tanto de processo que iam tomar? Teve fabricante de placa-mãe que usou compatibilidade com Ryzens futuros em peça de marketing... sem chance de voltar atrás agora.

Já vamos nos preparando para o inferno das BIOS.

Eu ri do cara do hardware unboxed discretamente se dando algum mérito nessa decisão. O mérito não é de nenhum youtuber, é dos usuários em fóruns e reddit que pressionaram. Se ficassem quietos eles empurravam esse sapo goela abaixo dos compradores. Bom, pelo jeito vou manter minha MSI Gaming Plus B450, espero que MSI não venha com conversa mole com as não "max".

Eu ri do cara do hardware unboxed discretamente se dando algum mérito nessa decisão. O mérito não é de nenhum youtuber, é dos usuários em fóruns e reddit que pressionaram. Se ficassem quietos eles empurravam esse sapo goela abaixo dos compradores. Bom, pelo jeito vou manter minha MSI Gaming Plus B450, espero que MSI não venha com conversa mole com as não "max".
Se o BIOS for esse que não tem volta, então vai caber em qualquer chip.

Até onde verifiquei, não foi a AMD que esta fazendo o boicote, e sim as montadoras das placas (Asus, MSI, Gigabyte, etc) que acabaram utilizando um sistema/memoria de BIOS que não permitira suporte ao Ryzen 4000. Tanto que as noticias mais recentes mostram que ALGUMAS placas B450 e X470 terão suporte, pois é necessário avaliar placa a placa.

O chipset é da AMD, acredito que a mesma tenha capacidade e tamanho suficiente para avaliar o que leva o nome da empresa.

A MSI B450 TOMAHAWK MAX é essas coisas todas? Eu vejo a galera pagando um pau danado pra essa mobo, mas depois do desastre que foram as mobos da MSI na primeira e segunda geração dos Ryzen, fico meio cabreiro e comprar uma.

A MSI B450 TOMAHAWK MAX é essas coisas todas? Eu vejo a galera pagando um pau danado pra essa mobo, mas depois do desastre que foram as mobos da MSI na primeira e segunda geração dos Ryzen, fico meio cabreiro e comprar uma.
Tem um bom vrm e bios de 32mb, mas pelo preço que pedem nela eu acho que não compensa.

Até onde verifiquei, não foi a AMD que esta fazendo o boicote, e sim as montadoras das placas (Asus, MSI, Gigabyte, etc) que acabaram utilizando um sistema/memoria de BIOS que não permitira suporte ao Ryzen 4000. Tanto que as noticias mais recentes mostram que ALGUMAS placas B450 e X470 terão suporte, pois a BIOS permitirá.

Ultimately the reason for the lockout was down to the BIOS size. Each generation of processors require a portion of the BIOS space for compatibility code – normally if you can support one processor from a generation, then you can support them all. We are also in the era of graphical interface BIOSes, and as a result some of the BIOS code was reserved for fancy menus and the ability to adjust fan curves or update the BIOS in a more intuitive way. All of this takes up space, and some vendors ditched the fancy graphics in order to support more processors.

Most AMD motherboards are outfitted with 128 megabit (16 megabyte) BIOS chips. The reason why this is the case is due to a limitation on some of AMD’s early AM4 processors – due to design, they can only ever address the first 16 megabytes of a BIOS chip. So even if a motherboard vendor had a larger BIOS chip, say MSI had a 32 megabyte chip, then it would actually operate like two partitioned BIOSes and it would get very complicated. There is no easy way to support every AM4 processor with a simple 16 megabyte BIOS.

wPbFNxd.png

Penso da mesma forma. A AMD apenas resolveu que só possibilitará a compatibilidade entre Zen 3 e X470/B450. Poderia fazer o mesmo com as X370/B350 e cada fabricante que tomasse sua decisão.

Quanto à questão das série 300/400 suportarem ou não a geração 4000 dos Ryzen, acredito que o fator qualidade das placas pesou contra na decisão de permitir o suporte. Não que não existam B450/X470 de péssima qualidade/construção, mas na primeira geração a atenção dos fabricantes aos detalhes era bem mais precário (que só veio melhorar pra valer na série 500), e como a grande maioria das pessoas prefere economizar na compra da placa-mãe por não a considerar uma compra crucial para a estabilidade/desempenho do sistema ("placa-mãe não dá FPS"), as chance da AMD levar a culpa pelas cagadas dos fabricantes das placas seriam enormes. Comercial ou não, acredito que isso tenha influenciado a decisão deles.

Falouws :cool:

Mas mesmo nas X370/B350 há placas com boa construção. Assim como no caso das B450/X470, a AMD poderia pura e simplesmente abrir a possibilidade de upgrade e deixar cada fabricante decidir. No final das contas, quem banca RMA de mobo é o fabricante. Eu compreendo que, além disso, há a questão da imagem de quem fabrica o processador. Mas o fato é que, queiramos ou não, a decisão é mais mercadológica do que técnica; isso mesmo considerando que das X370/B350 para as X470/B450 houve, em regra, um salto de qualidade.

Acredito firmemente que a orientação da AMD está no segundo parágrafo do seu comentário. Mas a falta de suporte para algumas tecnologias acessórias nas X370/B350 não é argumento técnico plausível para bloquear a possibilidade de upgrade na plataforma.

No mais, concordo com o restante.

Quando mudou seus termos substituindo through por until.

Vou falar para vocês; tenho uma X370 Taichi; se vocês pesquisarem sobre a mobo, vão ver que é melhor que boa parte de mobos top como as X570 e as X470, sua qualidade de construção é excelente, tá em nível de entusiasta.
Acho que é obrigatório a AMD dá suporte pelo menos nesse ano a série 4000 para todas as mobos AM4; e falo baseado no fato de que isso foi o prometido lá atrás. Criem uma BIOS Beta e deixem bem claro quais processadores perderão suporte e quais não; e ótimo.

2021 com Ryzen 5000? Aí tudo bem porque ela já terá cumprido o que anunciou.

Se não for o caso, vou ficar insatisfeito e com o pé atrás.

Não vou criticar ao extremo porque a AMD revolucionou o mercado de CPU com os Zen la nos Ryzen de 1° Geração.
O tanto de dinheiro que deixei de gastar apenas trocando CPU jamais seria igual na Intel, mas creio que a própria deveria cumprir com a sua palavra, é benéfico até ao seu próprio marketing.
Não me parece interessante uma política traiçoeira dessa ainda mais com uma crise econômica global onde deixar favorável a aquisição dos produtos é um caminho melhor.

Última edição:
Inserir microcode em BIOS é moleza, se não liberarem por bem, acho que vai por mal msm.

Amostras de engenharia AMD Ryzen 4000 “Vermeer” (Zen3) de até 4,6 GHz listadas

Lançamento previsto para setembro

KtqL8bC.png

AMD-Vermeer-1536x864.jpg

B450 Aorus M ou B450M Steel Legend?
Alguma delas tem bios 32mb?

Última edição:
Inserir microcode em BIOS é moleza, se não liberarem por bem, acho que vai por mal msm.

O problema aí reside no esquema da Agesa pelo que li por hora.
E concordo com o @GamesBrs, existe modelos de X370 que em nível de construção dão tapa nas X570 fácil (como a minha). Seria triste não receberem um suporte, nem que demore um pouco mais.

Vou falar para vocês, tenho uma X370 Taichi; se vocês pesquisarem sobre a mobo, vão ver que é melhor que boa parte de mobos top como as X570 e as X470, sua qualidade de construção é excelente, tá em nível de entusiasta.
Acho que é obrigatório a AMD dá suporte pelo menos nesse ano a série 4000 para todas as mobos AM4; e falo no fato de que isso foi o prometido lá atrás. Criem uma BIOS Beta e deixem bem claro quais processadores perderão suporte e quais não; e ótimo.

2021 com Ryzen 5000? Aí tudo bem porque ela já terá cumprido o que anunciou.

Se não for o caso, vou ficar insatisfeito e com o pé atrás.

Não vou criticar ao extremo porque a AMD revolucionou o mercado de CPU com os Zen la nos Ryzen de 1° Geração.
O tanto de dinheiro que deixei de gastar apenas trocando CPU jamais seria igual na Intel, mas creio que a própria deveria cumprir com a sua palavra, é benéfico até ao seu próprio marketing.
Não me parece interessante uma política traiçoeira dessa ainda mais com uma crise econômica global onde deixar favorável a aquisição dos produtos é um caminho melhor.

Que a Taichi X370 tem a capacidade de suportar a nova geração, com certeza tem, isso vai depender apenas de uma questão de BIOS. É torcer para a fabricante pensar nos usuários, quem sabe as versões entusiastas, gamer recebem atualizações para suporte. Mas entra a questão comercial da coisa, querem é vender linha nova e, quem é entusiastas normalmente acompanha os lançamentos.

Estou com a X570 Taichi (queria a Phantom mas não deu $$), peguei mais visando a construção e qualidade dos componentes, tinha vontade de ter da linha desde a X370.

Users who are viewing this thread

Voltar