[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal não quero parecer arrogante nem polemizar , não sou bonzao nem nada só tenho quase duas décadas de experiência , porém mesmo com anos já lidando com isso sei que qualquer vacilo é fatal , se eu posso dar uma dica pra vocês , aqueles que não estão acostumados a lidar não desmontem por conta , pasta térmica só se troca se tiver com problemas de temperatura na qual antes não tinham ,pastas de boa qualidade duram anos , oque vejo de placas de vídeo sendo estragadas após procedimento de troca , slot com pinos amassados da Intel , pino torto da AMd e até mesmo quebrado como caso do amigo ali são coisas que podem ser evitadas .

Infelizmente não conheço nenhum procedimento que possa restaurar a pinagem quebrada ,sobre o caso de desentortar é simples mas precisa de uma mão firme e uma agulha ou uma pinça bem fina , o risco de quebrar existe mas é baixo o material dos pinos é maleável até um certo ponto.

Última edição:
Aqui eu uso uma MasterGel Maker e mesmo deixando o CPU em full load antes da remoção, a pasta continua grudada e só consigo remover o cooler do CPU fazendo giros leves horários e anti-horários.

CPU AMD tem que tomar muito cuidado para ficar removendo cooler direto.

Falouws :cool:

Já voltaram atrás. Tava na cara kkkkkk

Imagina o tanto de processo que iam tomar? Teve fabricante de placa-mãe que usou compatibilidade com Ryzens futuros em peça de marketing... sem chance de voltar atrás agora.

Já vamos nos preparando para o inferno das BIOS.

Já voltaram atrás. Tava na cara kkkkkk

Imagina o tanto de processo que iam tomar? Teve fabricante de placa-mãe que usou compatibilidade com Ryzens futuros em peça de marketing... sem chance de voltar atrás agora.

Já vamos nos preparando para o inferno das BIOS.

É, darão o suporte, mas por meio de BIOS beta e só terá acesso à essa BIOS as pessoas que provarem que compraram um Ryzen 4000. Além disso, uma vez atualizado, é um caminho sem volta, ou seja, não terá como reverter o processo para uma BIOS mais antiga a fim de suportar CPUs que tiveram seu suporte removido dessa versão beta.

Por fim, quem futuramente inventar de comprar placas-mães B450 e X470 usadas, terá que ter toda a cautela do mundo para garantir que estará comprando uma placa que tenha versão compatível com a CPU que pretende usar, já que é muito provável que o suporte para os Ryzen 1000 e 2000 seja derrubado nessa BIOS beta, restando apenas os 3000 (talvez incluindo aqui os Picasso, 3200G e 3400G) e os futuros 4000. Mercado Livre/OLX sem dúvida será um terreno minado para isso... :chan:

Pessoal, tenho um i7 4790k com 16gb ddr3 1600 e uma rtx 2080, vou sentir muita diferença se fizer um upgrade pra um Ryzen 3800x com 16gb ddr4 3200?

Pessoal, tenho um i7 4790k com 16gb ddr3 1600 e uma rtx 2080, vou sentir muita diferença se fizer um upgrade pra um Ryzen 3800x com 16gb ddr4 3200?

Fazendo que nem Azaghal jogando "Papers, please!": Vai. Próximo!

Com cerveja!

É, darão o suporte, mas por meio de BIOS beta e só terá acesso à essa BIOS as pessoas que provarem que compraram um Ryzen 4000. Além disso, uma vez atualizado, é um caminho sem volta, ou seja, não terá como reverter o processo para uma BIOS mais antiga a fim de suportar CPUs que tiveram seu suporte removido dessa versão beta.

Por fim, quem futuramente inventar de comprar placas-mães B450 e X470 usadas, terá que ter toda a cautela do mundo para garantir que estará comprando uma placa que tenha versão compatível com a CPU que pretende usar, já que é muito provável que o suporte para os Ryzen 1000 e 2000 seja derrubado nessa BIOS beta, restando apenas os 3000 (talvez incluindo aqui os Picasso, 3200G e 3400G) e os futuros 4000. Mercado Livre/OLX sem dúvida será um terreno minado para isso... :chan:

nada que uma regravadora não resolva , porem isso é relativo agora com liberação oficial da AMD nada impede das fabricantes buscarem soluções mais tranquilas , fora muitas b450 tem 32mb de bios entao pode suportar o processador sem demais limitações.

Seria interessante se você desse mais informações. Teu objetivo com "sentir muita diferença" seria exatamente como? Trabalhando? Jogando? Quais jogos você costuma jogar? Teu monitor é 1080p? 4K? 60hz? 144hz? Enfim, não consigo fazer uma recomendação com uma pergunta tão vaga. Se for só comparar o poder de computação é lógico que o 3800X é absurdamente superior, mas talvez não traga o benefício esperado pra determinado tipo de usuário. Então recomendo que especifique mais o tipo de uso que você faz. Mas adiantando a resposta: sim, tem uma boa diferença.

Não.

Instale o HWInfo64 e monitore o consumo do CPU e verá que em iddle ele fica ali entre 25~30W, e em full ele deve pular pra 105~120W (valores presumidos pela sua velocidade setada, pq aqui vai pra 100~110W em 4.2GHz em full stress).
No Ryzen Master tbm dá pra ver os cores em velocidade menor ou dormindo, em iddle.
Além disso, também testei com um Wattímetro ligado na tomada, e a energia que o PC puxa varia conforme a carga.

Aqui uso com multi travado desde o dia em que montei a máquina, há 04 meses. (inicialmente em 4.2, depois em 4.0 pq tava sobrando desempenho pra o meu uso: 1080p@60). CPU fria e sem picos de corrente e temp.
entendi, então por mais que o VCORE esta setando um valor alto , mas em Idle ou baixo uso a necessiade de wattagem que ele vai puxar sera pequena. Independente se estive com o vcore oscilando loucamente ou travado como esta agora , o consumo é pra ser o mesmo..

Uma coisa que percebi que em FULL , dps que setei travado , o consumo realmente eh na casa de 110w a 120w.. e quando estava STOCK , ele subia muito mais do que isso , ou seja dai sim o consumo era mto mais alto ..

cara so beneficios fazendo o undervolt... tenho 100mhz a mais , -10 graus , e menos uns 30-40w de consumo. TOP DEMAIS.

Rapaz, então, eu vi relatos na internet depois que fiz a proeza.
Pelo que pude ver, um pino ficou dentro da placa mãe, o outro não faço idéia onde foi parar.

To caçando uma assistência técnica que faça esse reparo, reza a lenda em alguns lugares tem empresas que fazem esse reparo D:
Plena crise ter que me matar comprando outro, triste.
e cara usa o fgts quando libera :haha: mas pra quem usava intel e vai pra amd tem que se ligar nisso ja que na intel fica na mob os pinos e nas amd no processador
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Balela e você sabe muito bem disso... A única forma de não dar a velocidade máxima aqui seria se eu tivesse saturado todas as portas e tivesse transmitindo dados de forma simultânea entre os dispositivos, algo que não estava fazendo.

Existe algum bug de software ou defeito físico no chipset X570 que impede que dispositivos de armazenamento ligados a ele possam trabalhar no máximo da sua capacidade, ponto. Como corrigir isso é o X da questão...

vai usando com o tempo pode resolver via update da bios
se não resolver quando a garantia estiver perto do fim aciona tem a possibilidade de ganhar a grana da mob/processador de volta e pegar um melhor

Então, ao retirar o cooler, o processador veio colado no cooler, (o que é absurdo, porque eu travei ele na placa mãe na instalação), não sei se nisso de vir colado pode ter feito uma força a mais nos conectores e algum que já estava torto acabou saindo, só sei que estou extremamente ferrado. kkkkk

Fui procurar na internet e vi muita gente criticando a pasta térmica usada, que era quase uma cola,
amd sempre foi assim isso sempre ocorre ate com implastec

Seria interessante se você desse mais informações. Teu objetivo com "sentir muita diferença" seria exatamente como? Trabalhando? Jogando? Quais jogos você costuma jogar? Teu monitor é 1080p? 4K? 60hz? 144hz? Enfim, não consigo fazer uma recomendação com uma pergunta tão vaga. Se for só comparar o poder de computação é lógico que o 3800X é absurdamente superior, mas talvez não traga o benefício esperado pra determinado tipo de usuário. Então recomendo que especifique mais o tipo de uso que você faz. Mas adiantando a resposta: sim, tem uma boa diferença.
É pra jogar mesmo, eu jogo em uma Sony X905f a maioria dos jogos em 4k com vsync ligado dando uma regulada de leve nos settings. Com o Ryzen também pretendo testar a função de jogar em 2k e 120hz. Pelo que o pessoal falou devo sentir mesmo uma boa diferença, parece que chegou a hora de mudar de processador depois de quase 6 anos com o 4790k!

Galera,

Uma dúvida...será que dá diferença de chips se comprar memórias separadas do que um Kit ? Estou vendo aqui e a diferença pode chegar até uns 80,00 reais se eu comprar pentes separados do que um kit
eu compro separado sempre

Ae caras, infelizmente hoje mais cedo cometi a burrada de entortar uns 3 pinos do meu 1600af, nem tentei arrumar de medo. Vou mandar pra assistência semana que vem. Tem alguma chance de ter danificado a mobo e se é provável "recuperar" o cpu?
:(
desentorta com cartão de credito e fácil isso e pre requisito pra quem tem amd pois a 2 fatos sopre amd
os que entortaram pinos ao tirar o dissipador e os que irão entortar

BETA não seria por exemplo gigabyte não atualiza a 2 bios se for beta ai se der merda e ela volta pra anterior vc fica sem boot (isso ja aconteceu comigo uma vez da época do am2+)
outra coisa são as limitações via tamanho da bios mais hoje todas as mobs tem slot spi/usb disponível podia colocar isso la pois sera uma trata maligina

Última edição:
vai usando com o tempo pode resolver via update da bios
se não resolver quando a garantia estiver perto do fim aciona tem a possibilidade de ganhar a grana da mob/processador de volta e pegar um melhor

A única coisa que ganhei com esse update de BIOS foi instabilidade com meu OC de memória... O update para a 1404 ferrou com o perfil que havia criado e salvo, então tive que fazer do zero. Tentei fazer com as memórias em 3733 MHz (antes tinha feito com elas em 3600 MHz e latências mais arrochadas), mas não importa o que eu setasse, o PC não bootava de jeito nenhum algo, que NUNCA HAVIA acontecido antes com essas memórias (exceto quando tentei por o FCLK a 1900 MHz, ai tive que resetar a BIOS).

Me arrependo amargamente de ter saído da 1203... :bua:

É pra jogar mesmo, eu jogo em uma Sony X905f a maioria dos jogos em 4k com vsync ligado dando uma regulada de leve nos settings. Com o Ryzen também pretendo testar a função de jogar em 2k e 120hz. Pelo que o pessoal falou devo sentir mesmo uma boa diferença, parece que chegou a hora de mudar de processador depois de quase 6 anos com o 4790k!

Se o foco é 4K eu receio que você ficará decepcionado com a troca.

Poderiam ter evitado esse drama desnecessário.
Espero que a memória das pessoas não receba um Ctrl+X.
Eu tenho pra mim que estavam esperando só a Intel lançar os processadores dela pra eles lançarem "essa novidade ", muita gente agora que tem o x470 e o b450 vão comprar felizes os processadores da série 4000 ao invés do da Intel.

Ainda não entendi a lógica do Kit custar mais caro que os pentes separados, sendo que são do mesmo modelo etc.
muita frescura isso e so pra vc pagar mais caro simples
e o mesmo fabricante e a mesma coisa pois mesmo vindo em kit o oc sempre e limitado pela "sobe menos"

Poderiam ter evitado esse drama desnecessário.
Espero que a memória das pessoas não receba um Ctrl+X.

Mas eu acho que eles não tinham de fato a pretensão de permitir esse upgrade, já pra evitar dores de cabeça que ele poderia eventualmente causar a usuários leigos. Tecnicamente, apesar das dificuldades, isso poderia ser feito, mas o departamento de Marketing e PR poderiam causar problemas maiores para a AMD (tanto que eles sequer incluíram as X370 no upgrade, apenas as B450 e X470, que são essencialmente a mesma coisa, especialmente quando comparamos as B350 e 450).

Pelo menos ela deixou claro que apenas a série 400 receberá update e esse será o último update que as 400 irão receber para suportar esta futura geração. Se o povo reclamar, vai ser mal intencionado ao meu ver.

Mas eu acho que eles não tinham de fato a pretensão de permitir esse upgrade, já pra evitar dores de cabeça que ele poderia eventualmente causar a usuários leigos. Tecnicamente, apesar das dificuldades, isso poderia ser feito, mas o departamento de Marketing e PR poderiam causar problemas maiores para a AMD (tanto que eles sequer incluíram as X370 no upgrade, apenas as B450 e X470, que são essencialmente a mesma coisa, especialmente quando comparamos as B350 e 450).

Pelo menos ela deixou claro que apenas a série 400 receberá update e esse será o último update que as 400 irão receber para suportar esta futura geração. Se o povo reclamar, vai ser mal intencionado ao meu ver.

Perdão, eu discordo do seu posicionamento. Como você mesmo disse, um chipset é Ctrl + C, Ctrl + V do outro. B450 receber suporte e B350 não receber é uma decisão puramente comercial. Não é justo chamar os donos de B350/X370 que reclamarem de mal intencionados.

muita frescura isso e so pra vc pagar mais caro simples
e o mesmo fabricante e a mesma coisa pois mesmo vindo em kit o oc sempre e limitado pela "sobe menos"
Peguei 2 Adata XPG D80 3600mhz, vamos ver se sobre bem. Esses kits XPG(em geral) estão com um custo e beneficio até que bom. Conforme for vou pegar mais dois pentes

Perdão, eu discordo do seu posicionamento. Como você mesmo disse, um chipset é Ctrl + C, Ctrl + V do outro. B450 receber suporte e B350 não receber é uma decisão puramente comercial. Não é justo chamar os donos de B350/X370 que reclamarem de mal intencionados.

Não foi o que quis dizer. Eu disse que seria mal intencionado quem tivesse usando uma placa da série 400 e reclamasse futuramente da AMD pelo fato dela não permitir o suporte de uma suposta série 5000 nas placas B450/X470, algo que a mesma deixou a entender que faria nas placas da série 500 (ao menos é o que o vídeo do HUB dá a entender). Logo, não estava insinuando que a reclamação dos usuários das X370/B350 em cima do fato da AMD não permitir o suporte dos futuros Ryzen 4000 nessas placas seria mal intencionada.

Caso isso se cumpra (o que não há no momento qualquer garantia que aconteça), os donos das B450/X470 até poderão reclamar, mas sua reclamação será infundada, pois a AMD deixou bem claro que a série 4000 seria a última série suportada por essas placas e caso surja alguma série depois dessa que ainda consiga trabalhar com o socket AM4 e DDR4, ela somente suportará as placas da série 500.

Quanto à questão das série 300/400 suportarem ou não a geração 4000 dos Ryzen, acredito que o fator qualidade das placas pesou contra na decisão de permitir o suporte. Não que não existam B450/X470 de péssima qualidade/construção, mas na primeira geração a atenção dos fabricantes aos detalhes era bem mais precário (que só veio melhorar pra valer na série 500), e como a grande maioria das pessoas prefere economizar na compra da placa-mãe por não a considerar uma compra crucial para a estabilidade/desempenho do sistema ("placa-mãe não dá FPS"), as chance da AMD levar a culpa pelas cagadas dos fabricantes das placas seriam enormes. Comercial ou não, acredito que isso tenha influenciado a decisão deles.

Users who are viewing this thread

Voltar