Tu subiu as suas com xmp ligado?
Aqui liguei xmp, setei 1.35v padrão e tentei subir 3400 e o pc nem bootou.
As minhas são da teamgroup tuf edition black 3200mhz
Então, as minhas são 3200mhz da hyperX, eu apenas liguei o XMP, selecionando o perfil 1 (3200mhz), o perfil 2 se não me engano é 3000mhz com latências ligeiramente menores. (acho que nunca nem testei 3000, haha). Pelo o que olhei por cima aqui na bios, não precisei setar a tensão dela, acho que é automático 1.35V. Em uso, elas vão até ~1.38V não passam disso.
A bios dessa Gigabyte é um lix0 (deve ter placa A320 com bios melhor que ela), nem tensão fixa no processador eu posso setar, apenas o que ela chama de Dynamic Vcore (creio que seja similar ao que outras placas chamam de Offset, é como se o valor que eu seto ali, fosse o tanto a mais de tensão que o processador pode ir além do que ele iria por padrão numa situação "X").
Eu sou meio leigo em overclock, sei o basico do basico, que é mais clock no cpu, mais tensão ele vai precisar, e só. Limite de 1.4V pro cpu, SoC de preferencia em no maximo 1.2V e RAM DDR4 abaixo de 1.45V. o resto eu nem me aprofundo, até porque minha bios só tem isso ai mesmo
Mas foi o suficiente pra deixar o CPU em 3.85GHz com as memos em 3200mhz (o padrão delas) e sem fritar ou crashar o tempo todo nos jogos. No stress test do aida64 por 1 Hora ele não dava nada, e no memtest ele também passava. No prime95 lembro que ele não passava, mas pqp, prime stressa o CPU de um jeito que nunca vou usa-lo. tanto que estou a 1 ano mais ou menos rodando assim e nem lembro qual foi a ultima vez que meu deu freezy ou crash. Se eu aumento o CPU 25mhz a mais que seja, ja crasha por qualquer coisa, mesmo que eu libere mais tensão pro Vcore ou pro SoC, então acho que o limite dele é por ai mesmo. Memórias nunca nem mexi muito senão tentar diminuir as latencias dela usando o DRAM, mas é muito chato e de pouco que mexi, não tive resultados positivos, então deixei assim mesmo.
Até onde me lembro, um dos "calcanhares de aquiles" dos Ryzens de 1ªgeração era o controlador de memórias deles. Não são todas as unidades que conseguem ir muito além dos 3200mhz, aliás, pelo menos antigamente o pessoal chorava bastante que não conseguia nem pegar 3000mhz nos seus sistemas, então...
Faz mais de 1 ano que não mexo nisso ai, então já nem lembro mais o que fiz direito, vou deixar umas prints da minha bios (a gigabyte pelo menos chama isso de bios...) e do HWinfo fazendo alguns testes de cinebench e o stress test do CPUid. Não sei se lhe ajuda a tirar alguma duvida sua, mas dadas as minhas limitações, é o que eu posso fazer
EDIT: não saiu no print do HWinfo, mas o valores na ordem são: atual-min-max-média.