[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Caramba, não sabia que tava tão mal. Imaginei que estivesse ao menos jogável. Esses jogos devem estar triturando os 4 threads do i5.

É cara, tava horrível com a 2060 super.
Com a 970 ficava bem tranquilo

To é com medo é da temperatura, batendo 70 graus++ agora no inverno

Reviews apontam uma diferença de ~5% com uma 2080 Ti entre um 3600 e 3700X. Talvez essa diferença aumente após popularização dos 8C dos novos consoles, mas sinceramente acho pouco provável. Com outras placas a diferença deve ser virtualmente nula. Sobre o 3600 acho que é só 1400 pra cima agora =/
Por curiosidade, 5% em full HD/1440p ou 4k? Ou seria fixo mesmo?

Alguem com ryzen 1x00 e memórias hynix c die?

Prooooovavelmente não saberei responder alguma duvida sua sobre tweaks de memórias, pois não faço, apenas ativo o XMP e fim. Tentei ficar brincando com o DRAM calculator uma vez, mas o XMP já deixa bem próximo (ou até melhor) do que o modo SAFE do DRAM, então... deixei pra lá, e mesmo que consiga alguma melhoria, será irrisória.

Apenas respondendo a sua pergunta, kkk

Snap17052020225646.png

cachemem.png

Prooooovavelmente não saberei responder alguma duvida sua sobre tweaks de memórias, pois não faço, apenas ativo o XMP e fim. Tentei ficar brincando com o DRAM calculator uma vez, mas o XMP já deixa bem próximo (ou até melhor) do que o modo SAFE do DRAM, então... deixei pra lá, e mesmo que consiga alguma melhoria, será irrisória.

Snap17052020225646.png

cachemem.png

Tu subiu as suas com xmp ligado?
Aqui liguei xmp, setei 1.35v padrão e tentei subir 3400 e o pc nem bootou.
As minhas são da teamgroup tuf edition black 3200mhz

Tu subiu as suas com xmp ligado?
Aqui liguei xmp, setei 1.35v padrão e tentei subir 3400 e o pc nem bootou.
As minhas são da teamgroup tuf edition black 3200mhz

Então, as minhas são 3200mhz da hyperX, eu apenas liguei o XMP, selecionando o perfil 1 (3200mhz), o perfil 2 se não me engano é 3000mhz com latências ligeiramente menores. (acho que nunca nem testei 3000, haha). Pelo o que olhei por cima aqui na bios, não precisei setar a tensão dela, acho que é automático 1.35V. Em uso, elas vão até ~1.38V não passam disso.

A bios dessa Gigabyte é um lix0 (deve ter placa A320 com bios melhor que ela), nem tensão fixa no processador eu posso setar, apenas o que ela chama de Dynamic Vcore (creio que seja similar ao que outras placas chamam de Offset, é como se o valor que eu seto ali, fosse o tanto a mais de tensão que o processador pode ir além do que ele iria por padrão numa situação "X").

Eu sou meio leigo em overclock, sei o basico do basico, que é mais clock no cpu, mais tensão ele vai precisar, e só. Limite de 1.4V pro cpu, SoC de preferencia em no maximo 1.2V e RAM DDR4 abaixo de 1.45V. o resto eu nem me aprofundo, até porque minha bios só tem isso ai mesmo :haha:

Mas foi o suficiente pra deixar o CPU em 3.85GHz com as memos em 3200mhz (o padrão delas) e sem fritar ou crashar o tempo todo nos jogos. No stress test do aida64 por 1 Hora ele não dava nada, e no memtest ele também passava. No prime95 lembro que ele não passava, mas pqp, prime stressa o CPU de um jeito que nunca vou usa-lo. tanto que estou a 1 ano mais ou menos rodando assim e nem lembro qual foi a ultima vez que meu deu freezy ou crash. Se eu aumento o CPU 25mhz a mais que seja, ja crasha por qualquer coisa, mesmo que eu libere mais tensão pro Vcore ou pro SoC, então acho que o limite dele é por ai mesmo. Memórias nunca nem mexi muito senão tentar diminuir as latencias dela usando o DRAM, mas é muito chato e de pouco que mexi, não tive resultados positivos, então deixei assim mesmo.

Até onde me lembro, um dos "calcanhares de aquiles" dos Ryzens de 1ªgeração era o controlador de memórias deles. Não são todas as unidades que conseguem ir muito além dos 3200mhz, aliás, pelo menos antigamente o pessoal chorava bastante que não conseguia nem pegar 3000mhz nos seus sistemas, então...

Faz mais de 1 ano que não mexo nisso ai, então já nem lembro mais o que fiz direito, vou deixar umas prints da minha bios (a gigabyte pelo menos chama isso de bios...) e do HWinfo fazendo alguns testes de cinebench e o stress test do CPUid. Não sei se lhe ajuda a tirar alguma duvida sua, mas dadas as minhas limitações, é o que eu posso fazer :lol2:

EDIT: não saiu no print do HWinfo, mas o valores na ordem são: atual-min-max-média.

Última edição:
Bom dia
Vale a pena sair de um Ryzen 1800x pra um 3600 só pra games?
Apareceu um amigo meu querendo comprar o meu 1800x
Uso uma RX 580 e não pretendo mudar tão cedo

No ultra e no very low ainda ficava uma porcaria!

Eu não conseguia usar DISCORD e jogar cod warzone, nem pubg, nem escape from tarkov.
A voz ficava saindo toda robótica.

Fora que no pubg e no warzone a sensibilidade ficava pesada e arrastando, parecia que eu estava com 30hz no monitor.
Uma experiência muito ruim mesmo
Maluco, num tinha algum problema no windows não?! Pq nem meu FX tá tão ruim assim, pelo menos consigo usar o discord junto sem problema. E olha que já usei junto com AC Odyssey que usou o PC mais do que COD, e mesmo assim não tenho problemas com programas em segundo plano, ok que eu não rodo 60fps todo jogo, mas a experiência não é ruim dessa maneira. Só vi o Discord ficar dessa maneira no meu notebook que é um I5 7200u, e bate 100% com qualquer coisa que use nele.

Bom dia
Se não vai trocar tão cedo d vga, ou não faz mta questão de fps alto é melhor manter o seu 1800x, já q não terá ganho qse nenhum de fps.

Eu lendo alguns reviews, a recomendação geral para ter menor latência nas memórias é a 3773mhz, mas eu consigo menor latência se seto a 3800mhz, utilizando os mesmos timings entre as duas frequências.
Alguém já testou pra confirmar isso?

Bom dia Galera dos 3700/3800/3900

A fim de obter uma temperatura "comportada" e menos oscilante , como ja conhecemos dos ryzen , que não são altas , mas elas dão um "PULO" mto grande, do nada salta de 50 p/ 80 e volta pra 60. Resolvi brincar na bios e apenas setar algumas coisas manualmente para ter mais controle sobre isto e claro , menor.

Em stock , o processador trabalhava com um vcore automatico que ia desde 0.8 a 1.4 se nao me engano. e Logicamente qnd jogando ficava sempre mto alto 1.3 1.35 1.4 e temperaturas na casa de 70º rodando a 4.200.

O que alterei apenas > Clock fixo 4.300 e vcore fixo 1.2675 ( q foi o valor exato que rodei o Intel Burn test no modo mais avancado , e ele passou em todos.
minhas temperaturas estão excelentes.. jogando horas e horas fico entre 62 e 65 e com o clock sem oscilar , coisa que em stock ele oscilava de 4.175 a 4.225.
Ou seja estou com mais desempenho por volta de 100 a 125mhz e com 5-8º a menos.

Minha intenção toda com isto , não foi a procura de desempenho , pois esta sobrando bastante CPU para o meu uso.. foi apenas para essa temperatura oscilante doida ficar fixa e , o wc nao ficar tendo picos sem necessidade , pois ele pulava de 30-40% para 80% por segundos e voltava.

qual a duvida ? eu rodando fixo a 1.2675 de vcore, terei um CONSUMO de energia maior ( mesmo nao usando o poder todo dos 4.3 ? )
atualmente estou trabalhando Home Office , e o uso do setup inteiro eh praticamente nulo , pois so uso navegador , office e um sistema levissimo... Tanto é que meu WC fica operando com 10-20% e o cpu a 42º.

Se não vai trocar tão cedo d vga, ou não faz mta questão de fps alto é melhor manter o seu 1800x, já q não terá ganho qse nenhum de fps.

Jogo a 75hz, o 1800x aguenta tranquilo empurrar?

Eu lendo alguns reviews, a recomendação geral para ter menor latência nas memórias é a 3773mhz, mas eu consigo menor latência se seto a 3800mhz, utilizando os mesmos timings entre as duas frequências.
Alguém já testou pra confirmar isso?
Aqui eu pego as mesmas latências nas duas frequências, porém rodo a 3733Mhz pra deixar em 1:1 com o IF.
Vi que era possível 3800CL14 mas ia precisar de uma tensão muito agressiva (acima de 1.48V) e desisti.

Bom dia
Eu trocaria esse 1800X só lá em 2022 ou mais, com DDR5 no mercado.

Aqui eu pego as mesmas latências nas duas frequências, porém rodo a 3733Mhz pra deixar em 1:1 com o IF.
Vi que era possível 3800CL14 mas ia precisar de uma tensão muito agressiva (acima de 1.48V) e desisti.

Eu trocaria esse 1800X só lá em 2022 ou mais, com DDR5 no mercado.

Como funciona isso de 1:1? Tipo, eu coloco 3733Mhz nas memórias e deixo o fclk no auto? Normalmente eu tenho colocado a metade da memória nesse fckl na bios (1866,5 pra esse caso).

Maluco, num tinha algum problema no windows não?! Pq nem meu FX tá tão ruim assim, pelo menos consigo usar o discord junto sem problema. E olha que já usei junto com AC Odyssey que usou o PC mais do que COD, e mesmo assim não tenho problemas com programas em segundo plano, ok que eu não rodo 60fps todo jogo, mas a experiência não é ruim dessa maneira. Só vi o Discord ficar dessa maneira no meu notebook que é um I5 7200u, e bate 100% com qualquer coisa que use nele.
Pior que não, era do uso do processador no talo mesmo

Snap17052020225646.png

cachemem.png
Rapaz, testei aqui, com 3066 mhz consegui baixar mais os timings e baixar um pouco a latencia. De toda forma vai ser perto dos 70 ms mesmo. Tempos atrás eu tinha um kit samsung bdie que ficava 67ms de latencia, mas usava 3200mhz 14-14-14-28 (se não me engano).
Mas achei cxb essas memo que peguei, 600 pila no ml em 12x, patriot 3733mhz cl 17.
Se um dia precisar upar o processador ja tenho as memórias.

Como funciona isso de 1:1? Tipo, eu coloco 3733Mhz nas memórias e deixo o fclk no auto? Normalmente eu tenho colocado a metade da memória nesse fckl na bios (1866,5 pra esse caso).
É isso mesmo, tu colocar o valor da memória (1866,5, aparece 3733 porque DDR = Double Data Rate).
Nos testes aqui, 3800CL15 teve latência consideravelmente pior que 3733CL15 (ambos com FCKL em 1866). Ideal seria 3800 com FCKL em 1900, mas pra isso eu ia ter que aumentar as tensões do Ryzen e não quero fazer isso até chegar o watercooler.

Pior que não, era do uso do processador no talo mesmo
As threads a mais do FX devem estar fazendo diferença. Li que eles saem na frente dos i5 antigos em testes recentes.

É isso mesmo, tu colocar o valor da memória (1866,5, aparece 3733 porque DDR = Double Data Rate).
Nos testes aqui, 3800CL15 teve latência consideravelmente pior que 3733CL15 (ambos com FCKL em 1866). Ideal seria 3800 com FCKL em 1900, mas pra isso eu ia ter que aumentar as tensões do Ryzen e não quero fazer isso até chegar o watercooler.

As threads a mais do FX devem estar fazendo diferença. Li que eles saem na frente dos i5 antigos em testes recentes.

É isso mesmo, é o limite de threads do 6600k!

Uma pergunta, consegui estabilizar 4.3 no ryzen 3600 com 1.31v.
Vale a pena 100mhz a mais no ryzen?

Em 4.2 consigo estabilizar a 1.22v

qual a duvida ? eu rodando fixo a 1.2675 de vcore, terei um CONSUMO de energia maior ( mesmo nao usando o poder todo dos 4.3 ? )

Não.

Instale o HWInfo64 e monitore o consumo do CPU e verá que em iddle ele fica ali entre 25~30W, e em full ele deve pular pra 105~120W (valores presumidos pela sua velocidade setada, pq aqui vai pra 100~110W em 4.2GHz em full stress).
No Ryzen Master tbm dá pra ver os cores em velocidade menor ou dormindo, em iddle.
Além disso, também testei com um Wattímetro ligado na tomada, e a energia que o PC puxa varia conforme a carga.

Aqui uso com multi travado desde o dia em que montei a máquina, há 04 meses. (inicialmente em 4.2, depois em 4.0 pq tava sobrando desempenho pra o meu uso: 1080p@60). CPU fria e sem picos de corrente e temp.

Uma pergunta, consegui estabilizar 4.3 no ryzen 3600 com 1.31v.
Vale a pena 100mhz a mais no ryzen?

Em 4.2 consigo estabilizar a 1.22v

Geralmente 100mhz não fazem diferença. Com quase 0.1v de diferença é melhor deixar 4.2. Quais testes tu fez? É que tenho visto muita gente rodando um Cinebench ou jogando achando que tá estável, mas o OC não aguenta 10 min de um stress mais pesado tipo Prime95.

Última edição:

Pois é, se eu uso 3800 na memória e fixo 1900 no FCKL, fico com 67,1 de latência, mas se uso 3733 e 1866,5, a latência sobe para 68.

ps. Acho que minhas latências são maiores um pouco porque uso 4 pentes.

Geralmente 100mhz não fazem diferença. Com quase 0.1v de diferença é melhor deixar 4.2. Quais testes tu fez? É que tenho visto muita gente rodando um Cinebench ou jogando achando que tá estável, mas o OC não aguenta 10 min de um stress mais pesado tipo Prime95.

5 passadas no cinebench e jogando pubg, cod e escape from tarkov e fica bem estável!

Acho que vou descer para 4.2 então, creio que não vale a pena forçar os vrms e as temperaturas

Aproveitando o embalo, eu estou querendo fazer um up, no meu pc eu: Jogo, faço lives e renderizo vídeos. Tenho 2k limpo, e venderia mobo + CPU + GPU da assinatura pra inteirar o valor. Com o total, eu queria montar um equipamento que me garantisse 144 fps em praticamente qualquer game, atualmente nem no Assetto Corsa Competizione, nem no COD Warzone eu consigo (mesmo no low em ambos).

A ideia seria uma 1660ti + 3600. Porém com essa alta, eu poderia esperar de boas, como estou esperando, mas agora com essa questão do suporte e preços da linha X570 etc, não sei se não vale mais a pena ficar com uma B450 + 3600, ou espero sair a geração nova. De qualquer forma vou esperar o dólar baixar, mas alguém poderia sugerir algo nesse sentido?

Revisão da AMD Ryzen 5 4600H, a CPU de laptop mais rápida de todos os tempos

Users who are viewing this thread

Voltar