[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vou falar para vocês, tenho uma X370 Taichi; se vocês pesquisarem sobre a mobo, vão ver que é melhor que boa parte de mobos top como as X570 e as X470, sua qualidade de construção é excelente, tá em nível de entusiasta.
Acho que é obrigatório a AMD dá suporte pelo menos nesse ano a série 4000 para todas as mobos AM4; e falo no fato de que isso foi o prometido lá atrás. Criem uma BIOS Beta e deixem bem claro quais processadores perderão suporte e quais não; e ótimo.

2021 com Ryzen 5000? Aí tudo bem porque ela já terá cumprido o que anunciou.

Se não for o caso, vou ficar insatisfeito e com o pé atrás.

Não vou criticar ao extremo porque a AMD revolucionou o mercado de CPU com os Zen la nos Ryzen de 1° Geração.
O tanto de dinheiro que deixei de gastar apenas trocando CPU jamais seria igual na Intel, mas creio que a própria deveria cumprir com a sua palavra, é benéfico até ao seu próprio marketing.
Não me parece interessante uma política traiçoeira dessa ainda mais com uma crise econômica global onde deixar favorável a aquisição dos produtos é um caminho melhor.
Pois é, lembro q a AMD veio c/ aquele cronograma desde da 1aG prometendo q o socket am4 q teria longevidade (até 2020), mas não deixou claro q as mobos 3xx não seriam compatíveis c/ os ryzen's 4000. Bom, de fato é q nem vc disse, ela revolucionou o mercado d cpu's c/ os ryzen's, fornecendo compatibilidade p/ 3 gen's, + q a Intel ( q não deveria ser considerado como mérito nenhum, e sim o normal q deveria ser). Entretanto, ela não cumpriu c/ a palavra, ora q ela já anunciasse até 2019, e um outro chipset então, e não 2020. Agr fazer a c/ a imagem manchada msm voltando atrás c/ as 400.

Olá pessoal,
Já estava boletando uma Placa mãe MSI MPG X570 Gaming Plus mas decidi primeiro dar uma pesquisada sobre, e vi aqui nos comentários de vocês que é uma placa com um VRM horrível. Então pensei na MSI B450 Tomahawk que está disponível na loja dos 1024gb. Tenho interesse em usar MSI pelos 3 anos de garantia que a mesma oferece. Possuo um Ryzen 7 3800x (Pretendo fazer over nele), 2x8gb XPG Spectrix D41 com over a 3400mhz. Me ajudem a escolher, porque está complicado viu. kkkkkkk

Última edição:
Que a Taichi X370 tem a capacidade de suportar a nova geração, com certeza tem, isso vai depender apenas de uma questão de BIOS. É torcer para a fabricante pensar nos usuários, quem sabe as versões entusiastas, gamer recebem atualizações para suporte. Mas entra a questão comercial da coisa, querem é vender linha nova e, quem é entusiastas normalmente acompanha os lançamentos.

Estou com a X570 Taichi (queria a Phantom mas não deu $$), peguei mais visando a construção e qualidade dos componentes, tinha vontade de ter da linha desde a X370.
Pra você ver o prejuízo que levarei nessa nova política traíra ao consumidor dela;

Peguei a X370 Taichi quando lançaram os Ryzen de 1° Geração. Paguei menos de 1000 Reais um pouco. ( Dólar era mais barato).

E o primeiro motivo para migrar na época foi a longevidade do Chipset. O Ryzen 1000 era um bom produto, mas o IPC era limitado e com dificuldades para suporta a frequência das memórias, ainda assim confiei que iria vim produtos igual ou melhores. (A gente sabe a dificuldade de confiar na AMD naquela época vindo dos FXs e morta no mercado de CPU naquele momento).

Usei nessa placa mãe:

*Ryzen 1700 a 4.0Ghz + Ram em 3200Mhz CL16, depois migrei para o pente B-Die em 3466Mhz CL14.

*Ryzen 2700X a 4.2Ghz + Ram em 3466Mhz CL14.

*Atualmente Ryzen 3600 a 4.3Ghz + Ram em 3733Mhz CL 14.

Quem tem noção, sabe que esses overclocks são praticamente o melhor que daria para tirar em condições normais.

Apanhei com BIOS bugada, com config... Com o passar do tempo, só não melhorei muito meu conhecimento na plataforma como o próprio suporte da Asrock e dos produtos da AMD melhorou bastante.

(Nos 3000 ela foi uma das primeiras fabricantes a manter suporte).

É de longe a melhor experiência a custo benefício financeiro e de Hardware que já tive na vida.

E a mobo? Sobra... VRM congelados, coisa de alto nível mesmo. Se eu for obrigado a trocar mobo, gastaria no mínimo 2.5K para conseguir ter algo do mesmo naipe que a minha só para ter um Chipset atualizado. (Dólar horrível).

Realmente espero que a AMD ou as Fabricantes mudem isso; foi o que ela prometeu.

Se não mudarem, só vou migrar no AM5 e aproveitar mais um tempo a config atual, processador é top mesmo...
Sem dizer que o preço para tecnologia no Brasil vai ser inviável.

Não vou reclamar demais porque mesmo se cortarem o suporte hoje eu consegui aproveitar bem o dinheiro investido, mas não deixa de ser um erro com o consumidor isso ai, e um erro bem grotesco. Decepcionante.

Última edição:
B450 Aorus M ou B450M Steel Legend?
Alguma delas tem bios 32mb?
A B450 Aorus M eu não sei, mas a B450M Steel Legend é 16MB (128Mb, o que convertendo para megabytes representa 16MB): https://www.asrock.com/MB/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#Specification
Pelo que vi, a B450 Aorus M tem dual bios 16mb, então provavalmente pode ter mais chances de bios pra serie 4000

O motivo de eu pegar uma b450 agora, é que a minha b350 ta indo pro saco, e como eu uso 1st gen, fora de cogitação pegar uma b550 ou x570

Tenho essa Aorus M e a bios dela é 16MB. Ela tem dual bios, mas até onde eu sei, essa bios é apenas para backup (se o PC falha ao iniciar com a bios principal, automaticamente ela tenta 'bootar' com a segunda bios. você não consegue usar ou atualizar essa segunda bios a parte, é automático. (esse recurso é antigo das placas gigabyte, só as mais simples costumam não ter).

Outra maneira de ter uma base, se a bios da placa é 16MB ou 32MB, é entrar no site da fabricante e ir na parte de suporte/downloads e ver o tamanho do arquivo. Se for próximo de 16MB, vocês já sabem.

Se a gigabyte vai conseguir utilizar essa segunda bios com o intuito de ter mais "espaço", não fazemos idéia. Espero que ela de seus "pulos" e traga suporte aos Zen3 nessa placa.

As novas apu Renoir vai ter um ganho significado na parte grafica comparado as atuais? Ou vai ser um ganho discreto?

Tenho essa Aorus M e a bios dela é 16MB. Ela tem dual bios, mas até onde eu sei, essa bios é apenas para backup (se o PC falha ao iniciar com a bios principal, automaticamente ela tenta 'bootar' com a segunda bios. você não consegue usar ou atualizar essa segunda bios a parte, é automático. (esse recurso é antigo das placas gigabyte, só as mais simples costumam não ter).

Outra maneira de ter uma base, se a bios da placa é 16MB ou 32MB, é entrar no site da fabricante e ir na parte de suporte/downloads e ver o tamanho do arquivo. Se for próximo de 16MB, vocês já sabem.

Se a gigabyte vai conseguir utilizar essa segunda bios com o intuito de ter mais "espaço", não fazemos idéia. Espero que ela de seus "pulos" e traga suporte aos Zen3 nessa placa.

Entendi, então não faz muita diferença em questão de BIOS
Não sei se vou na Steel Legend por ter mais funcionalidades (pro meu gosto) como 2 slot m2, além de ser linda rsrsr, ou na Gigabyte que tem 3 anos de garantia

Asrock é um ano só?

Tem rumor começando a sair que algumas X370 tbm receberão suporte para os novos processadores. Agora é aguardar a se confirmar!

Os fabricantes vão soltando essas pérolas de incompatibilidades pra ver a reação dos consumidores... vai que cola :coolface:

Não tem nada tecnicamente que impeça as mobos 300 e 400 de suportarem os novos ryzen.

Eu acho que seria muito mais honesto e não insultaria a inteligência de nós consumidores se chegassem e falassem a verdade; "precisamos vender mais mobos por isso não daremos mais suporte as gerações passadas" ponto

Então, qual placa você compraria pra minha config?
No cenário atual e se tratando de B450, as melhores no mercado quando a VRM são a ASrock Steel legend, MSI Tomahawk e a Aorus Elite...mas das três, ainda quem se sai melhor é a MSI pelo que ja vi.

A ROG Strix-E Gaming, fica até difícil listar, pois ela subiu muito o valor, já encostando em placas com chipset X570, porém possui recursos e codecs bem superiores.

No cenário atual e se tratando de B450, as melhores no mercado quando a VRM são a ASrock Steel legend, MSI Tomahawk e a Aorus Elite...mas das três, ainda quem se sai melhor é a MSI pelo que ja vi.

A ROG Strix-E Gaming, fica até difícil listar, pois ela subiu muito o valor, já encostando em placas com chipset X570, porém possui recursos e codecs bem superiores.

E em questão de garantia, sabe me informar? Sei que a MSI são 3 anos.

Os fabricantes vão soltando essas pérolas de incompatibilidades pra ver a reação dos consumidores... vai que cola :coolface:

Não tem nada tecnicamente que impeça as mobos 300 e 400 de suportarem os novos ryzen.

Eu acho que seria muito mais honesto e não insultaria a inteligência de nós consumidores se chegassem e falassem a verdade; "precisamos vender mais mobos por isso não daremos mais suporte as gerações passadas" ponto

Pode ser marketing, querem vender as B550 do que colocar o suporte em Mobos B350 ~ x 470.
Assim como no inicio colocou a X570 do mercado forçado a galera comprar, para o inocente achar que teria melhor rendimento com Ryzen 3000 além do suporte Ryzen 4000.

A AMD não atrasou ( se eu não me engano ) Ryzen 3000, e as fabricantes de mobo já estavam colocando as x570 no mercado, Estranho não?
Ou seja as no meu ponto de vistá a culpa maior é das fabricantes e uma parcela da AMD, querem força a galera comprar Mobo $$$ já que atualização de BIOS eles não vão obter lucro, além de que nenhuma fabricante está disposto a refazer uma mobo B350 ~ x470 com espaço de Bios decente, Igual a MSI fez com a tomahawk "Max".

E em questão de garantia, sabe me informar? Sei que a MSI são 3 anos.

Asus, Asrock são de 1 ano até onde eu sei, sempre tive MB da Asus e nunca tive problemas, quando resolvi mudar e peguei uma Biostar, deu problema de coilwhine no 2ª dia kkk troquei e voltei pra Asus. Atualmente peguei uma ASrock mas ainda não cheguei a montar.

Você tem que analisar o que cada uma oferece em questão de construção e codecs. Tudo dentro do seu orçamento.

As três que citei, basicamente oferecem os mesmos codes (audio e lan), fica a seu critério analisar outros quesitos, seja design, iluminação, dissipação etc.

Asus, Asrock são de 1 ano até onde eu sei, sempre tive MB da Asus e nunca tive problemas, quando resolvi mudar e peguei uma Biostar, deu problema de coilwhine no 2ª dia kkk troquei e voltei pra Asus. Atualmente peguei uma ASrock mas ainda não cheguei a montar.

Você tem que analisar o que cada uma oferece em questão de construção e codecs. Tudo dentro do seu orçamento.

As três que citei, basicamente oferecem os mesmos codes (audio e lan), fica a seu critério analisar outros quesitos, seja design, iluminação, dissipação etc.

Estou pensando na MSI mesmo, mas a questão da bios dela ser 16mb não influenciaria? Porque a do Modelo Max é 32mb.

Estou pensando na MSI mesmo, mas a questão da bios dela ser 16mb não influenciaria? Porque a do Modelo Max é 32mb.
Sim, isso PODE ser que influencie quando sair os 4000, e numa atualização removerem, por exemplo, a compatibilidade com os de 1ª Gen e/ou 2ª Gen.

Seja como for, as fabricantes sempre irão criar estratégias para vender mais pois o objetivo é sempre o lucro e inclusive não podemos cometer o erro de coloca-las como vilãs.
Fico aqui pensando com os meus botões... será que as próprias fabricantes de mobos também não são vítimas dessa "loucura" que a AMD fez ao prometer essa longevidade no AM4?!
Será que a AMD sentou lá em 2017 com as fabricantes parceiras para montar uma estratégia que garantisse a viabilidade financeira dessa jornada de 3 anos?!

Pode ser marketing, querem vender as B550 do que colocar o suporte em Mobos B350 ~ x 470.
Assim como no inicio colocou a X570 do mercado forçado a galera comprar, para o inocente achar que teria melhor rendimento com Ryzen 3000 além do suporte Ryzen 4000.

A AMD não atrasou ( se eu não me engano ) Ryzen 3000, e as fabricantes de mobo já estavam colocando as x570 no mercado, Estranho não?
Ou seja as no meu ponto de vistá a culpa maior é das fabricantes e uma parcela da AMD, querem força a galera comprar Mobo $$$ já que atualização de BIOS eles não vão obter lucro, além de que nenhuma fabricante está disposto a refazer uma mobo B350 ~ x470 com espaço de Bios decente, Igual a MSI fez com a tomahawk "Max".

loja dos mil gigas já ta com as páginas do 3100 e 3300x prontos
falta só o preço

Um ponto interessante que gostaria de levantar com vocês:

"As BIOS das mobos antigas possuem espaço de armazenamento limitado e isso prejudica a compatibilidade."

Minha opinião: Pura falácia, política para empurrar placa mãe nova ao consumidor. Não vou entrar no mérito de quem deve levar a culpa por isso (AMD ou Fabricantes), mas vou tentar entrar um pouquinho na parte técnica.

Aliás, dando uma sugestão, acho que a situação é muito simples na realidade, coloquem BIOS com compatibilidade pequena para processadores antigos apenas para viabilizar o boot na BIOS, ou melhor; podem lançar até mesmo mais de uma BIOS para fazer upgrade; por exemplo:

BIOS X: Suporta processadores de Primeira Geração e Quarta Geração.
BIOS Y: Suporta processadores de Segunda Geração e Quarta Geração.
BIOS Z: Suporta processadores de Terceira Geração e Quarta Geração.

e posteriormente vão fazendo apenas um modelo de BIOS com suporte a Quarta Geração com capacidade de retornar para essas BIOS anteriores (X,Y,Z) caso o usuário precise e, claro; isso já pensando na possibilidade de abrir capacidade de armazenamento e oferecer suporte full tranquilo para eventuais mudanças nos AGESA futuro.

Aliás, falando em full suporte e falando sobre a parte técnica; há algum tempo estava estudando a mobo no Overclock.Net, analisando o tópico da X370 Taichi, e um usuário entusiasta que modifica BIOS estava mostrando que todas as BIOS da X370 Taichi usam em média 8MB para escrever as informações necessárias (Inclusive ele modifica e lança algumas atualmente), sendo que as BIOS da Taichi suportam até 16MB (16.384KB).

Senão me engano, até compartilhei essa informação no antigo tópico do @VultureX bem na época que estava tendo a migração dos Ryzen 2000 para os 3000 e perdurava a mesma discussão (Ou foi aqui mesmo).

"Ah, mas existem usuários que são leigos e não conseguem entender e fazer isso; tem que ser algo super viável".

Meu amigo, se o indivíduo quer ter um PC e não consegue empurrar um arquivo de BIOS para um Pen Drive e atualizar na BIOS; ele não tá pronto para ter um PC. Existe console para atender esse público se o foco for jogar, agora se ele precisa de PC pra trabalhar, de forma intrínseca ele já é obrigado a saber algo pra isso. A pessoa não precisa ter mil e uma informações sobre informática, mas um minimo ela tem que saber. Atualização de BIOS também é algo super tranquilo nos dias atuais, não há mistério.

Agora as fabricantes teriam que ter o comprometimento de organizar seu site com as informações de forma bem clara para não gerar dúvida no usuário. No site da Asrock por exemplo, tudo é de fácil compreensão; e sempre há avisos quando há perda de compatibilidade ou não.

O que quero defender, e ficou bem claro, é que essa desculpa de que BIOS de 16MB não consegue comportar dados é pura falácia para atender uma demanda mercadológica das fabricantes (Provavelmente querem fazer um caixa, ainda mais com o Covid - 19 agora). É uma mentira lavada mesmo na cara dos consumidores para observar se transforma em uma verdade.

Querem a Real? Se a AMD quisesse manter o AM4 por mais alguns anos conseguiria de boa, basta manter o atual padrão de consumo nos processadores e ir refinando a litografia e aprimorar a arquitetura. A maioria das Tecnologias acrescentadas após as mobo da primeira geração não muda muito a vida dos usuários; um exemplo disso é o PCI Express 4.0 que só vai fazer diferença em situações muito específicas e olha lá.

No entanto, mesmo falando isso, acho que é justo também as empresas receberem e lucrarem quando fazem um bom produto; por isso também não sou a favor do que citei em cima mesmo reconhecendo tal possibilidade. É até bom um up de vez em quando para incentivar o avanço da tecnologia pelas empresas, mas a AMD tem a obrigação de cumprir sua palavra nessa situação, é uma obrigação que ela mesmo nos condicionou a cobrar dela.

Pressionaram na geração passada, estão pressionando nessa... meus amigos, não podemos ceder, senão as próximas mobos e gerações da AMD tendem a ficar a cada mais semelhante com a péssima política da Intel; o que é horrível e vocês sabem. E nem adianta falar de Boicote, porque nós eramos refém da Intel por não ter opções, não precisamos reviver isso com a AMD agora.

Última edição:
Acho que encontrei o melhor que da pra fazer no meu 1600
@4.1 com 1.355v de vcore, qualquer coisa além disso é desperdiçar tensão pra muito pouco ganho
66 graus em stress, 54~57 graus em games e 37~40 navegando no chrome e demais tarefas
DDyeX5h.png

Acho que encontrei o melhor que da pra fazer no meu 1600
@4.1 com 1.355v de vcore, qualquer coisa além disso é desperdiçar tensão pra muito pouco ganho
66 graus em stress, 54~57 graus em games e 37~40 navegando no chrome e demais tarefas
DDyeX5h.png
Boa! Tem como passar o blender na demo classroom pra comparar com meu a 3.8ghz, por gentileza?

Boa! Tem como passar o blender na demo classroom pra comparar com meu a 3.8ghz, por gentileza?
Vou instalar amanhã e posto o resultado amigo

Users who are viewing this thread

Voltar