Um ponto interessante que gostaria de levantar com vocês:
"As BIOS das mobos antigas possuem espaço de armazenamento limitado e isso prejudica a compatibilidade."
Minha opinião: Pura falácia, política para empurrar placa mãe nova ao consumidor. Não vou entrar no mérito de quem deve levar a culpa por isso (AMD ou Fabricantes), mas vou tentar entrar um pouquinho na parte técnica.
Aliás, dando uma sugestão, acho que a situação é muito simples na realidade, coloquem BIOS com compatibilidade pequena para processadores antigos apenas para viabilizar o boot na BIOS, ou melhor; podem lançar até mesmo mais de uma BIOS para fazer upgrade; por exemplo:
BIOS X: Suporta processadores de Primeira Geração e Quarta Geração.
BIOS Y: Suporta processadores de Segunda Geração e Quarta Geração.
BIOS Z: Suporta processadores de Terceira Geração e Quarta Geração.
e posteriormente vão fazendo apenas um modelo de BIOS com suporte a Quarta Geração com capacidade de retornar para essas BIOS anteriores (X,Y,Z) caso o usuário precise e, claro; isso já pensando na possibilidade de abrir capacidade de armazenamento e oferecer suporte full tranquilo para eventuais mudanças nos AGESA futuro.
Aliás, falando em full suporte e falando sobre a parte técnica; há algum tempo estava estudando a mobo no Overclock.Net, analisando o tópico da X370 Taichi, e um usuário entusiasta que modifica BIOS estava mostrando que todas as BIOS da X370 Taichi usam em média 8MB para escrever as informações necessárias (Inclusive ele modifica e lança algumas atualmente), sendo que as BIOS da Taichi suportam até 16MB (16.384KB).
Senão me engano, até compartilhei essa informação no antigo tópico do
@VultureX bem na época que estava tendo a migração dos Ryzen 2000 para os 3000 e perdurava a mesma discussão (Ou foi aqui mesmo).
"Ah, mas existem usuários que são leigos e não conseguem entender e fazer isso; tem que ser algo super viável".
Meu amigo, se o indivíduo quer ter um PC e não consegue empurrar um arquivo de BIOS para um Pen Drive e atualizar na BIOS; ele não tá pronto para ter um PC. Existe console para atender esse público se o foco for jogar, agora se ele precisa de PC pra trabalhar, de forma intrínseca ele já é obrigado a saber algo pra isso. A pessoa não precisa ter mil e uma informações sobre informática, mas um minimo ela tem que saber. Atualização de BIOS também é algo super tranquilo nos dias atuais, não há mistério.
Agora as fabricantes teriam que ter o comprometimento de organizar seu site com as informações de forma bem clara para não gerar dúvida no usuário. No site da Asrock por exemplo, tudo é de fácil compreensão; e sempre há avisos quando há perda de compatibilidade ou não.
O que quero defender, e ficou bem claro, é que essa desculpa de que BIOS de 16MB não consegue comportar dados é pura falácia para atender uma demanda mercadológica das fabricantes (Provavelmente querem fazer um caixa, ainda mais com o Covid - 19 agora). É uma mentira lavada mesmo na cara dos consumidores para observar se transforma em uma verdade.
Querem a Real? Se a AMD quisesse manter o AM4 por mais alguns anos conseguiria de boa, basta manter o atual padrão de consumo nos processadores e ir refinando a litografia e aprimorar a arquitetura. A maioria das Tecnologias acrescentadas após as mobo da primeira geração não muda muito a vida dos usuários; um exemplo disso é o PCI Express 4.0 que só vai fazer diferença em situações muito específicas e olha lá.
No entanto, mesmo falando isso, acho que é justo também as empresas receberem e lucrarem quando fazem um bom produto; por isso também não sou a favor do que citei em cima mesmo reconhecendo tal possibilidade. É até bom um up de vez em quando para incentivar o avanço da tecnologia pelas empresas, mas a AMD tem a obrigação de cumprir sua palavra nessa situação, é uma obrigação que ela mesmo nos condicionou a cobrar dela.
Pressionaram na geração passada, estão pressionando nessa... meus amigos, não podemos ceder, senão as próximas mobos e gerações da AMD tendem a ficar a cada mais semelhante com a péssima política da Intel; o que é horrível e vocês sabem. E nem adianta falar de Boicote, porque nós eramos refém da Intel por não ter opções, não precisamos reviver isso com a AMD agora.