[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Rapaz, se for isso mesmo, sensacional. Praticamente empatado com o 9900K (8/16) e com certeza bem mais barato. Fora que não deve esquentar tanto.
Cooler box tbm não vai segurar esse capeta :haha:
 
Cooler box tbm não vai segurar esse capeta :haha:
Coolerbox pra Ryzen 1600, 2600, 3600 e superiores chega a ser um pecado
ainda mais que você acha ótimos aircoolers na faixa de ~200 e bons WC na faixa de ~400
 
A minha placa que roda minecraft com gráfico de celular XT tá pedindo pra ter um companheiro CPU XT também :dog:

Só que prefiro esperar um 4070/4080 8C 5Ghz pra esquecer de CPU por uns 5 anos
Auaehauheae rachei com o comentário da VGA.
Qual seu processador atual? Se ainda for bom e te entrega o que vc precisa, vale a pena esperar o Zen3 mesmo. Vc quis dizer 4700/4800 né?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cooler box tbm não vai segurar esse capeta :haha:
Vdd. Mas eu desconsidero esses coolers box. O do meu 3700X mesmo, nem cheguei a usar, comprei logo junto o Gammaxx.
 
Auaehauheae rachei com o comentário da VGA.
Qual seu processador atual? Se ainda for bom e te entrega o que vc precisa, vale a pena esperar o Zen3 mesmo. Vc quis dizer 4700/4800 né?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vdd. Mas eu desconsidero esses coolers box. O do meu 3700X mesmo, nem cheguei a usar, comprei logo junto o Gammaxx.

Sim. 4700/4800. Falha no erro. :haha:

É um 3600. Paguei 1K e não me arrependo nem um pouco, segura a XT com maestria. E na verdade só migrarei pra um Zen3 se também trocar a GPU por uma big navi ou ampere, tudo vai depender de como vai estar a situação ano que vem, caso contrário vou manter essa config por muito tempo ainda.
 
Sim. 4700/4800. Falha no erro. :haha:

É um 3600. Paguei 1K e não me arrependo nem um pouco, segura a XT com total maestria. E na verdade só migrarei pra um Zen3 se também trocar a GPU por uma big navi ou ampere, tudo vai depender de como vai estar a situação ano que vem, caso contrário vou manter meu setup essa config por muito tempo ainda.
Vixe, tá sussa com o 3600. Ele leva de boa até uma 2080Ti. Caso vc troque de VGA, faça o teste com o 3600. Se levar a futura VGA de boa, capaz que nem precise trocar de processador.
Eu acho que quem tem 3600/3700X/3800X/3900X, só vale partir pra Zen3 se os processadores não segurarem uma Big Navi ou as Amperes, como vc disse ou não entregar o que o usuário necessita. Do contrário, nem vale a troca. É que tem muita gente que é entusiasta e quer sempre o mais novo hehe, mesmo necessariamente não precisando. Pra quem ainda tá sussa, acredito que troca válida seja pra DDR5 só. Lembrando que essa é minha opinião hehe e é exatamente o que farei.
 
comprei uma B450 ante ontem achando que AMD ia dar suporte pro zen 3 nelas e a MSI ontem falou que só vai suportar as MB com 32mb de bios, assim como as outras marcas, o que significa que pouquissimas MBs tanto B450 e X470 vão ter suporte pro zen 3 (a princípio) espero que mudem isso nem que seja pra atualizar a bios e perder suporte pro zen 2 :rolleyes:
 
comprei uma B450 ante ontem achando que AMD ia dar suporte pro zen 3 nelas e a MSI ontem falou que só vai suportar as MB com 32mb de bios, assim como as outras marcas, o que significa que pouquissimas MBs tanto B450 e X470 vão ter suporte pro zen 3 (a princípio) espero que mudem isso nem que seja pra atualizar a bios e perder suporte pro zen 2 :rolleyes:

Você ainda tem o direito ao arrependimento de 7 dias
 
Pessoal qual plano de energia vocês utilizam no Ryzen 3600? Deixei o padrão que tem no chipset AMD Ryzen Balanced.

Estou com a ultima BIOS lançada, também com as ultimas versões de Windows e chipset. Notei que os clock sobem do nada mesmo com o PC fora de uso intenso. Estou com o Cooler Wraith Spire do Ryzen 5 1600 AE.

Ryzen-Planos.png
 
 
Pessoal qual plano de energia vocês utilizam no Ryzen 3600? Deixei o padrão que tem no chipset AMD Ryzen Balanced.

Estou com a ultima BIOS lançada, também com as ultimas versões de Windows e chipset. Notei que os clock sobem do nada mesmo com o PC fora de uso intenso. Estou com o Cooler Wraith Spire do Ryzen 5 1600 AE.

Ryzen-Planos.png
Tô usando esse:
 
Obrigado vou testar esse, achei estranho esses fans rotacionando do nada e clocks subindo também.
É comportamento normal de fábrica dos Ryzen.
 
Olá, ando tendo problemas com telas azuis constantemente, mesmo tendo acabado de formatar o pc recebo alguma, geralmente com a mensagem "MEMORY MANAGEMENT"
limpei o pc recentemente e troquei as memorias de lugar e mesmo assim acontece, as vezes quando estou jogando algum game pesado tipo cod warzone
minha cfg:
ryzen 5 2400g
asus a320mkbr
2x8gb corsair lpx vengeance 2400mhz cl16
1 ssd m.2 sata3 240gb, 1 hd 500gb, 1hd 1tb
xfx rx 480 rs 4gb
Vc instalou o driver do chipset da AMD?

Aqui se instalo esse driver, baixado direto do site da AMD já zica, tela azul adoidado, deixo instalado o que o Windows instala automático e é sucesso
 
Vc instalou o driver do chipset da AMD?

Aqui se instalo esse driver, baixado direto do site da AMD já zica, tela azul adoidado, deixo instalado o que o Windows instala automático e é sucesso
Sim, sempre instalo o chipset da AMD, porém passei o memtest86 ontem e deu 911 erros nas memorias, agora tô testando pente por pente pra ver qual o defeituoso e acionar a garantia da corsair.
 
Sim, sempre instalo o chipset da AMD, porém passei o memtest86 ontem e deu 911 erros nas memorias, agora tô testando pente por pente pra ver qual o defeituoso e acionar a garantia da corsair.
Puts, ainda bem que estão na garantia
 
Última edição:
Tô usando esse:

O meu 1600af tinha esse mesmo comportamento, ao meu ver é um bug do windows 10, já que no 7 não notei isso.

Qualquer processo do próprio windows que exigisse uso do processador (mesmo que mínimo) ele eleva todos os núcleos ao clock máximo, ainda que temporariamente.
Aqui pra mim essa dica resolveu, dropei de uma média de 33~34 graus apenas navegando na internet com o chrome pra cerca de ~29.5
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD Ryzen 9 3900XT e Ryzen 7 3800XT são vistos no banco de dados 3DMark


A série AMD Ryzen 3000 XT está começando a aparecer em um banco de dados de referência.

Série AMD Ryzen 3000XT
A série AMD Ryzen 3000XT, também conhecida como Matisse 2 ou Matisse Refresh, deve ser lançada em meados de junho. No momento, não está claro o que os novos processadores vão oferecer, mas de acordo com um dos rumores, a velocidade do clock deverá ser cerca de 200 MHz mais alta.

Curiosamente, o editor do VonGuru twittou que nem o Ryzen 9 3900XT nem o Ryzen 7 3800XT apresentariam um clock de impulso de 4,8 GHz.

Logo após esse tweet, a APISAK vazou uma entrada do 3DMark para os dois processadores: Ryzen 9 3900XT e 3800XT. O 3900XT parece estar em torno de 4,67 GHz, com 3800XT indo um pouco acima de 4,62 GHz. Isso pode confirmar que ambos possuem um relógio de 4,7 GHz. Esse é um impulso menor do que os rumores anteriores no post do fórum de Chiphell .

O que os nomes dos processadores revelam é que o 3900XT é de 12 núcleos e o 3800XT é de fato uma CPU de 8 núcleos. Isso significa que nenhuma alteração foi introduzida nas contagens principais.

Atualizar:

Rogame publicou as capturas de tela das páginas de resultados completas com pontuações visíveis. O AMD Ryzen 9 3900XT obteve 29172 pontos, enquanto o 3800XT possui 25135 pontos. Para referência, o 3900X tem uma pontuação de 27137, enquanto o 3700X tem uma pontuação em torno de 24774 (fonte: Anandtech ).

4jL3bbn.png
 
Última edição:
Tentei utilizar o vários planos de energia aqui e não resolveu um problema especifico. Os clocks aumentam ao máximo do CPU durante a navegação na internet o que levanta as voltagem e faz o cooler girar mais rápido. Isso está ocorrendo em todas as placas ou só em algumas?
 
Tentei utilizar o vários planos de energia aqui e não resolveu um problema especifico. Os clocks aumentam ao máximo do CPU durante a navegação na internet o que levanta as voltagem e faz o cooler girar mais rápido. Isso está ocorrendo em todas as placas ou só em algumas?

Isso já foi exaustivamente discutido nesse tópico. Se olhar para umas páginas atrás, você vai ver.
Resumindo:
Isso não é um problema, mas uma característica dos Ryzen ZEN 2.
Das duas, uma: ou relaxa e curte o CPU ou fixa a frequência (GHz) e a tensão (V).
Lembrando que, mesmo fixando a frequência, os clocks irão variar para baixo, de acordo com a demanda. A tensão (voltagem) ficará fixa, seja em idle, seja em full load).
 
Tentei utilizar o vários planos de energia aqui e não resolveu um problema especifico. Os clocks aumentam ao máximo do CPU durante a navegação na internet o que levanta as voltagem e faz o cooler girar mais rápido. Isso está ocorrendo em todas as placas ou só em algumas?

Isso é um comportamento padrão dos Ryzen devido ao Turbo Boost, a ideia é entregar o maior desempenho possível, mesmo em tarefas simples como navegar na Internet, por isso o clock vai ao máximo e depois reduz em seguida, o que faz com que a voltagem, a rotação do cooler e a temperatura tenham alguns picos.

A única solução eficaz que encontrei contra isso foi desativar o Core Performance Boost na BIOS, dai o clock fica travado no clock base do processador (3,8 ghz no caso do Ryzen 5 3600x) e, com isso, clock não fica mais variando até os 4,4ghz possíveis (Turbo Boost), evitando essas variações drásticas e contínuas de voltagem, rotação do cooler e temperatura.
 
Isso já foi exaustivamente discutido nesse tópico. Se olhar para umas páginas atrás, você vai ver.
Resumindo:
Isso não é um problema, mas uma característica dos Ryzen ZEN 2.
Das duas, uma: ou relaxa e curte o CPU ou fixa a frequência (GHz) e a tensão (V).
Lembrando que, mesmo fixando a frequência, os clocks irão variar para baixo, de acordo com a demanda. A tensão (voltagem) ficará fixa, seja em idle, seja em full load).
Isso é um comportamento padrão dos Ryzen devido ao Turbo Boost, a ideia é entregar o maior desempenho possível, mesmo em tarefas simples como navegar na Internet, por isso o clock vai ao máximo e depois reduz em seguida, o que faz com que a voltagem, a rotação do cooler e a temperatura tenham alguns picos.

A única solução eficaz que encontrei contra isso foi desativar o Core Performance Boost na BIOS, dai o clock fica travado no clock base do processador (3,8 ghz no caso do Ryzen 5 3600x) e, com isso, clock não fica mais variando até os 4,4ghz possíveis (Turbo Boost), evitando essas variações drásticas e contínuas de voltagem, rotação do cooler e temperatura.

Compreendo, acho que poderia ser um pouco mais polido isso visto que infelizmente meu cooler fica aumentando muito a rotação. Obrigado pessoal.
 
Compreendo, acho que poderia ser um pouco mais polido isso visto que infelizmente meu cooler fica aumentando muito a rotação. Obrigado pessoal.

Para isso, você pode ajustar a curva do fan do cooler pela BIOS.
 
Compreendo, acho que poderia ser um pouco mais polido isso visto que infelizmente meu cooler fica aumentando muito a rotação. Obrigado pessoal.

O meu aqui também ficava assim e era ainda pior quando ainda estava com o cooler box (cooler padrão que veio com o processador), toda hora que os clocks aumentavam e o cooler acelerava parecia que a máquina ia levantar voo.

O incômodo extremo por causa do barulho e as altas temperaturas me fez trocar o cooler padrão por um Gammaxx GTE e, com isso, o barulho e as temperaturas reduziram consideravelmente, mas ainda incomodava um pouco, daí decidi desativar o Core Performance Boost na BIOS.
 
Última edição:
Vc instalou o driver do chipset da AMD?

Aqui se instalo esse driver, baixado direto do site da AMD já zica, tela azul adoidado, deixo instalado o que o Windows instala automático e é sucesso
Desculpa pelo offtopic
Fiz o teste com o memtest86 com cada um dos pentes separados e os 2 passaram sem erros nos teste, será se são incompativeis em dual channel? (os 2 pentes são o mesmo modelo)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo