[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
GA-AB350M-Gaming-3
bios update
F50d
  1. Update AMD AGESA ComboV1 1.0.0.6 for 3rd Gen AMD Ryzen XT series processors and New Gen AMD Ryzen with Radeon Graphics processors support
  2. Fix AMD security vulnerabilities for SMM Callout Privilege Escalation

Pessoa,
Eu tenho uma memória 3200 CL 16 em uma X470 com um Ryzen 2700x, se eu trocar o Ryzen 2700x por um 3XXX, eu consigo subir essa mesma memória do que subo no 2700x?
Eu sempre vi falarem que os 3XXX deixa as memórias subirem mais.

Pessoa,
Eu tenho uma memória 3200 CL 16 em uma X470 com um Ryzen 2700x, se eu trocar o Ryzen 2700x por um 3XXX, eu consigo subir essa mesma memória do que subo no 2700x?
Eu sempre vi falarem que os 3XXX deixa as memórias subirem mais.

Sim, os Ryzen 3xxx melhoraram nesse sentido, pelo menos até 3600mhz eles levam numa boa, mas isso também vai depender da qualidade das suas memórias, da placa mãe... Qual o modelo das suas memórias?

Sim, os Ryzen 3xxx melhoraram nesse sentido, pelo menos até 3600mhz eles levam numa boa, mas isso também vai depender da qualidade das suas memórias, da placa mãe... Qual o modelo das suas memórias?
Exatamente esse: "F4-3200C16D-16GVKB"

Eu já pego 3400 Mhz quase sempre ( as vezes a atualização do Windwos fo** minha estabilidade).
Vi um cara falar que pegou 3600 nela.

Queria saber se mantenho ou me preparo pra trocar.

Exatamente esse: "F4-3200C16D-16GVKB"

Eu já pego 3400 Mhz quase sempre ( as vezes a atualização do Windwos fo** minha estabilidade).
Vi um cara falar que pegou 3600 nela.

Queria saber se mantenho ou me preparo pra trocar.

Modelo Ripjaws V? Tenho minhas dúvidas, parece ser chip Hynix MFR. Acredito que é melhor você tentar refinar ela no CL16. Se chegar em 3600mhz acho muito difícil ser em CL16. Talvez 3466mhz CL16 seja o teu limite com elas., caso for esse chip da Hynix. Mas a parte boa é que o Ryzen 3xxx são menos dependentes com essa questão de memória. Já testou refinar ela em 3200mhz e ver como ela fica perante os 3400mhz?

Pra ter certeza sobre o chip executa o Thaiphoon aí...

Última edição:
Há alguns anos montei um PC por necessidade e sem muito tempo de pesquisar, na época em questão de hardware eu só costumava pesquisar na hora de comprar.

Acabei indo numa A320M-K/BR e um 2700X pelos preços e promoções da época.

Na Black Friday quero fazer alguns upgrades. Um deles seria mobo. Li muitos posts e reviews sobre a A320M pra saber se valeria a pena trocar, sobre o desempenho em OC, sobre VRM, e não consegui chegar a uma conclusão, pois há muitas opiniões diferentes.

O que eu perco usando um 2700X nessa placa mãe em relação a uma melhor, como a B450M? Performance? Muita performance? Energia? Temperatura? Estou correndo o risco de causar algum dano ao processador ou à placa? Eu não faço OC no momento porque minha fonte (CX500) já está bem perto do limite do recomendável pro meu setup. A única coisa ativada é o PBO que joga pros 3.950/4Ghz no máximo.

Enfim se alguém puder me ELI5 o que estou perdendo e se vale a pena a troca, agradeceria. :safadao:

Há alguns anos montei um PC por necessidade e sem muito tempo de pesquisar, na época em questão de hardware eu só costumava pesquisar na hora de comprar.

Acabei indo numa A320M-K/BR e um 2700X pelos preços e promoções da época.

Na Black Friday quero fazer alguns upgrades. Um deles seria mobo. Li muitos posts e reviews sobre a A320M pra saber se valeria a pena trocar, sobre o desempenho em OC, sobre VRM, e não consegui chegar a uma conclusão, pois há muitas opiniões diferentes.

O que eu perco usando um 2700X nessa placa mãe em relação a uma melhor, como a B450M? Performance? Muita performance? Energia? Temperatura? Estou correndo o risco de causar algum dano ao processador ou à placa? Eu não faço OC no momento porque minha fonte (CX500) já está bem perto do limite do recomendável pro meu setup. A única coisa ativada é o PBO que joga pros 3.950/4Ghz no máximo.

Enfim se alguém puder me ELI5 o que estou perdendo e se vale a pena a troca, agradeceria. :safadao:

Pra sua configuração cabe trocar a mobo, justamente pelo fato que vc mesmo já explicou, falta de VRM tensão e etc.
Uma B450 com um bom VRM ja subiria bastante esse 2700x.

GA-AB350M-Gaming-3
bios update
F50d
  1. Update AMD AGESA ComboV1 1.0.0.6 for 3rd Gen AMD Ryzen XT series processors and New Gen AMD Ryzen with Radeon Graphics processors support

Gigabyte até que esta dando um bom suporte nessa placa , derrepente cabe um suporte aos ryzen 4000 mesma AMD falando que não suportara.

GA-AB350M-Gaming-3
bios update
F50d

parece que não apenas essa, mas há outras placas que vêm com 32MiB (128Mbit) por cada chip bios (M e B) dessas Gigabyte. Provavelmente tem espaço para ir até o fim de vida dos AM4. Mas apenas nesses casos e não nos BIOS 16MiB (64Mbit) de modelos mais limitados que, em alguns casos, são até os topo de linha do fabricante. Então, quem economizou no BIOS, matou a retrocompatibilidade.

Bom dia pessoal estou com uma dúvida e vê se vcs podem me ajudar estou com pouca grana(em torno de 1000 a 1200 no cartão) e quero atualizar meu Pc para a linha AMD já tenho até cooler e memória DDr4 8gb 2666mhz e não tenho placa de video dedicada aí fica a dúvida: Se compro uma placa mãe A320 ou b350 de entrada com um Ryzen 3 2200g ou 32000g ou espero a nova geração além de Ryzen 4000 q poderiam chegar com APus com melhor desempenho e as a520?

Acabei de confirmar na placa da minha noiva o 3800x realmente veio com defeito...espero que façam a troca rapido
Fala meu caro, lembrei do seu caso agora, e aí, conseguiu resolver o problema do seu processador?

Fala meu caro, lembrei do seu caso agora, e aí, conseguiu resolver o problema do seu processador?
Acabei de falar com eles, estão terminando o processo já separaram um novo pra mim, agora vou ter que aguardar

Eu comecei por este link https://www.amd.com/en/support/contact-email-form
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O link que você mencionou eles vão passar posteriormente te orientando o que colocar em cada campo ;)

Dona AMD me respondeu hoje
"
Obrigado pelo seu email.
Nossos registros indicam que o seu processador com número de série (xx) está fora da garantia. Forneça uma cópia digitalizada da sua fatura de compra para que possamos determinar a data exata da compra." Mandei a NF no primeiro site lá e tudo... Processador comprado no final de 2017 tá dentro dos 3 anos de garantia '-'
Vou lá pentelhar eles mandar a NF no email e falar que o produto tá dentro do lote defeituoso e apresenta segfault, se pá vou até gravar um video mostrando bios em stock, iniciando pelo linux e rodando o script até ele apresentar o erro segfault, upar no youtube e mandar o link pra eles. .-.

Modelo Ripjaws V? Tenho minhas dúvidas, parece ser chip Hynix MFR. Acredito que é melhor você tentar refinar ela no CL16. Se chegar em 3600mhz acho muito difícil ser em CL16. Talvez 3466mhz CL16 seja o teu limite com elas., caso for esse chip da Hynix. Mas a parte boa é que o Ryzen 3xxx são menos dependentes com essa questão de memória. Já testou refinar ela em 3200mhz e ver como ela fica perante os 3400mhz?

Pra ter certeza sobre o chip executa o Thaiphoon aí...
É uma Hynix CJR.
Um cara conseguiu 3600 nelas com Ryzen Zen +

Porém o meu só vai até 3400 (e fica no limite da estabilidade)

Agora é saber se da pra ir em 3600 no Zen2/Zen2+.

Pelo que vi aqui, não tem muita diferença de 3600 pra 3200 no Zen2, é isso mesmo?

parece que não apenas essa, mas há outras placas que vêm com 32MiB (128Mbit) por cada chip bios (M e B) dessas Gigabyte. Provavelmente tem espaço para ir até o fim de vida dos AM4. Mas apenas nesses casos e não nos BIOS 16MiB (64Mbit) de modelos mais limitados que, em alguns casos, são até os topo de linha do fabricante. Então, quem economizou no BIOS, matou a retrocompatibilidade.
Só um adendo pra galera não se confundir 256Mbit = 32MB , 128Mbit = 16MB.

Acabei de falar com eles, estão terminando o processo já separaram um novo pra mim, agora vou ter que aguardar
Dessa vez vc será feliz com o processador.

Dessa vez vc será feliz com o processador.
Rapaz espero que sim kkkk
Agora fiquei bolado sabendo que a GA-AB350M recebeu update de BIOS e a minha X470 Taichi ainda tem problema com demora no boot, desde o 3.77 beta todas as outras bios da taichi vem com algum problema, no subreddit da asrock pessoal tá reclamando de perda de performance e reconhecimento de memórias, próxima vez vou pegar ou gibayte ou MSI

Atualizei minha msi x370 sli plus para o ComboAm4PI 1.0.0.6 e até o momento tudo normal no meu 3800x, fica a dica ai para quem tem placa igual a minha, essas bios betas são sempre uma surpresa

É uma Hynix CJR.
Um cara conseguiu 3600 nelas com Ryzen Zen +

Porém o meu só vai até 3400 (e fica no limite da estabilidade)

Agora é saber se da pra ir em 3600 no Zen2/Zen2+.

Pelo que vi aqui, não tem muita diferença de 3600 pra 3200 no Zen2, é isso mesmo?

Hynix CJR sobe um pouco mais mesmo. Pode ser limitação do teu processador. Você pegou a versão do chip pelo Thaipoon ou visse em algum fórum? As vezes pode ter mais de um chip no mesmo modelo. Já tentasse um 3200 CL14 com elas? Se tu conseguir refinar em 3200 e deixar em CL14 não vejo necessidade de subir mais, até porque esses chips não aceitam muita voltagem.

Atualizei minha msi x370 sli plus para o ComboAm4PI 1.0.0.6 e até o momento tudo normal no meu 3800x, fica a dica ai para quem tem placa igual a minha, essas bios betas são sempre uma surpresa

Bios beta é complicado, se o cara usa pra trabalho é bom esperar os desbravadores primeiro. hehehe

Quem tiver afim de um jogo grátis, a Ubisoft esta liberando o Watch Dogs 2 pra todos que se inscreverem no site abaixo. Lembrando que o jogo seria dado de graça para quem estivesse assistindo a live deles ontem com os próximos lançamentos, mas como tudo na Ubisoft, deu bug geral. kkkkkkk

Última edição:
AMD Ryzen 7 4700G alcança 4.65 GHz em OC e passa por teste no Cinebench [Rumor]
Vazamentos da nova APU da AMD são cada vez mais constantes e seu lançamento pode estar próximo

A equipe da publicação também testou a APU rodando em frequência de 4.54 GHz, mas desta vez no Cinebench R20. Com essa nova configuração, a peça atingiu 5.336 pontos. Para executar os testes, o pessoal do ITCooker pareou o Ryzen 7 4700G com 16 GB de memória RAM DDR4-4266 MHz em dual-channel e com um sistema de resfriamento líquido do tipo Closed Loop Cooler (CLC) All-in-One (AiO) de 240 mm.

Para efeitos de comparação, o Ryzen 5 3400G obtém 1.969 pontos no Cinebench R20, assim como 169 pontos no teste single-core do Cinebench R15 e 875 pontos no teste multi-core. Já o Ryzen 7 3700X atinge 4.834 pontos no Cinebench R20, além de bater 204 pontos no Cinebench R15 single-threaded e 2.114 pontos no Cinebench R15 multi-threaded.

Dúvida, se a placa mãe não tiver atualizada o que acontece?
Liguei o PC processador novo (3600) ligou tudo, tds os leds, mas nem bipou nem deu vídeo.

Dúvida, se a placa mãe não tiver atualizada o que acontece?
Liguei o PC processador novo (3600) ligou tudo, tds os leds, mas nem bipou nem deu vídeo.

Tu sabe qual a versão da bios que tem aí? No site da Gigabyte precisa ser a versão F40 ou acima.

AMD Ryzen 7 4700G alcança 4.65 GHz em OC e passa por teste no Cinebench [Rumor]
Vazamentos da nova APU da AMD são cada vez mais constantes e seu lançamento pode estar próximo

A equipe da publicação também testou a APU rodando em frequência de 4.54 GHz, mas desta vez no Cinebench R20. Com essa nova configuração, a peça atingiu 5.336 pontos. Para executar os testes, o pessoal do ITCooker pareou o Ryzen 7 4700G com 16 GB de memória RAM DDR4-4266 MHz em dual-channel e com um sistema de resfriamento líquido do tipo Closed Loop Cooler (CLC) All-in-One (AiO) de 240 mm.

Para efeitos de comparação, o Ryzen 5 3400G obtém 1.969 pontos no Cinebench R20, assim como 169 pontos no teste single-core do Cinebench R15 e 875 pontos no teste multi-core. Já o Ryzen 7 3700X atinge 4.834 pontos no Cinebench R20, além de bater 204 pontos no Cinebench R15 single-threaded e 2.114 pontos no Cinebench R15 multi-threaded.
To curioso pra saber se aqueles vazamentos são reais na qual essas APU alcançaram uma latência relativamente baixa comparado aos ryzen 3000 também zen2, se for real vão render bem em games.

Analisando o seu caso, não parece necessário fazer um upgrade no momento atual, mas cabe salientar que seria muito otimismo pensar que os preços irão ter uma queda considerável a curto prazo.

Recomendo que fique atento às promoções e aos próximos lançamentos.

Acho que você mesmo respondeu a sua pergunta.
Suas aplicações estão rodando bem, então seu PC atual lhe atende.
Esses i7 de segunda a quarta geração são bem competentes com overclock, e os threads extras perante os i5 estão fazendo bastante diferença anos depois.

Eu usava um i7 3770K diariamente até pouco tempo atrás, e pra jogos ele me atendia perfeitamente (1080p@60FPS).

Pelos preços de hoje, não vale apena fazer esse upgrade, a não ser que vc realmente necessite muito ou trabalhe com processamento, que ai sim a demanda e alta e talvez sua plataforma já não esteja conseguindo performa da forma como era antes. Apenas nesse cenário de trabalho pelo menos pra mim, vale o upgrade, fora isso eu " minha opinião " e jogar dinheiro fora.

Valeu pelas respostas pessoal ! Desde o final do ano passado eu andava pesquisando preços, e tenho mania de salvar os links nos favoritos. Agora de noite estava fazendo uma limpa nisso, e reparei na grande diferença de valores da época das pesquisas para agora. Eu gostei bastante da Crosshair Hero que antes encontrava por menos de 3 mil, e agora está mais de 4 mil (No ML isso). A não ser que pinte algo muito bom, acho que vou esperar um pouco para entrar nesse mundo AMD.

(Pior que eu fui burro e comprei uma Corsair Dominator RGB 2x8gb 3000MHz, quando por um valor próximo poderia ter pego uma HyperX Predator 3200MHz)

GALERA BOAS!!! PRECISO DA SUA AJUDA!!!

Estava querendo comprar uma PC top de linha com a ryzen3950x mas está muito caro em comparação de USA e eu tenho acesso pra comprar de lá mas apenas no começo do proximo ano então estou montando uma pc media.
Eu comprei até agora
- Ryzen 3600 (vou usar o mesmo cooler)
- 4x8gb corsair rgb 3200mhz
- 1 ssd m2 5000/3500
- 1660 Super
- Fonte 650w modular
- LG 34" curv 144hz
Estaría faltando o Gabinete+placa mãe

A minha dúvida existencial:
Eu vou montar uma (3950x+2080ti+128gbram) no próximo ano e eu vi que a placa X570 Aorus Xtreme não tem muita diferença de preço com USA então será que devo comprar essa?, ja para ir montando nessa placa ou realmente é totalmente desnecesario e compro uma ultra???
- PC vou usar para Streaming multi plataformas, jogos não muito pesados porem vou usar emuladores (3 ao mesmo tempo quando jogue multiaccount de um dos jogos) e tambem para renderizar imagens em alta resolução mas nao com pressao de muito trabalho (focado na arquitetura) uns 2 dias no més quem sabe.

Então será que é necessaria a placa Aorus Xtreme ou estou sendo impertinente com isso? alias quería comprar uma pc que me dure uns 10 anos e continuo carregando qualquer jogo que sair na proxima decada.

E se estiver faltando alguma coisa que acham que precisa desde ja obrigado.

E em caso eu compre a X570 Aorus Xtreme qual gabinete vocês indicam para colocala sendo que é uma E-ATX no valor máximo de 1500... obrigado amo vcs!

Users who are viewing this thread

Voltar