[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
AMD Ryzen 7 Pro 4750G teria desempenho parecido com Ryzen 7 3800XT [Rumor]
APU aparece em benchmark feito no SiSoftware e estaria próxima do lançamento

Essas APUs não possuem bem menos cache que os modelos originais, ou estou enganado?
Se tiver aquela latência baixa que os rumores indicam, deve ter desempenho bacana em jogos, mas sinto que o resto da aplicações vai sentir falta desse cache extra.

Essas APUs não possuem bem menos cache que os modelos originais, ou estou enganado?
Se tiver aquela latência baixa que os rumores indicam, deve ter desempenho bacana em jogos, mas sinto que o resto da aplicações vai sentir falta desse cache extra.
Na matéria eles informam que segundo o site Tom's Hardware vai ter apenas 8mb de cache L3 (o que é bem menos mesmo que os 32Mb do 3700x) e que são feitas em um design monolítico tipo o 3300x.

Acho que vão ser uns monstrinhos essas APUs viu

DDR5

JEDEC publica novo padrão DDR5 para sistemas avançados de computação de alto desempenho e próxima geração

Suporte da indústria para DDR5

“A computação de alto desempenho requer memória que possa acompanhar as demandas cada vez maiores dos processadores atuais. Com a publicação do padrão DDR5, a AMD pode projetar melhor seus produtos para atender às demandas futuras de nossos clientes e usuários finais ”, disse Joe Macri, CTO de computação e gráficos da AMD . “Trabalhando juntos em um único padrão através do JEDEC, o setor fornece uma cadência previsível para melhorias na largura de banda da memória, permitindo a próxima geração de sistemas e aplicativos de alto desempenho.”

owCAPCyRTZ7Htjn8.jpg

DDR5_07.png

Micron-Channels.png

DDR5_12.png

• Não há números específicos para o Milan hoje em dia sobre Roma, mas mais de 20% deve ser uma expectativa mínima. Milan está no caminho certo para o final deste ano.
  • Genoa e Turin são a mesma plataforma. 10 canais DDR5, CXL, PCIe Gen 5, todas as coisas boas. Já era conhecido, mas uma re-iteração para aqueles que desejam uma atualização.
  • A COVID está afetando o pickup da AMD nos servidores. Projetos com novo hardware de servidor foram suspensos. Sem botas no chão, ninguém pronto para invadir novos sistemas. Isso vai acabar com EoY, especialmente com a chegada do Milan.
  • Os recursos de segurança de Roma são algo bastante. Somente 1-3% de perf atingem a segurança real.
  • O melhor caso é SPR para segurança tão boa quanto Roma
  • Quando o Milan lançar, a Intel não terá a ST lead (força líder / liderança) nos servidores

As partes que achei interessantes / úteis foram que a atividade recente em torno das vendas relacionadas ao datacenter covid-19 / WFH foi para a intel porque a infraestrutura já está construída em torno disso. e muitas empresas abandonaram o desenvolvimento de novos produtos (IE, material da AMD) para ajudar a desenvolver a expansão / capacidade dos sistemas existentes. Portanto, as grandes vendas da covid acabaram prejudicando a AMD em alguns casos. No geral (pelo menos para o datacenter), parece que teve um impacto negativo líquido na AMD.

Charlie acha que o servidor ice lake (devido à sua curta vida) será um produto que muitos OEMs não gostam. corredeiras de safira em 2022 (estimado).

charlie também observou que a criptografia de hardware nos produtos da AMD é muito importante e a indústria está finalmente acordando. Pode ser um recurso enorme para a AMD.

charlie observou que o relacionamento entre TSMC e NVDA não está indo bem. O NVDA tentou usar a samsung como uma cunha e, portanto, foi inicializado no final da linha por 7nm.

O lançamento inicial da GPU da Intels será "adequado" e, depois disso, não estará com boa aparência.

1. A AMD tem muitas alocações de wafer devido à Huawei
  2. Histórico comprovado de roteiro da AMD
  3. O share de servidores da AMD estava abaixo do esperado por Charlie, sendo o COVID um exemplo de expansão da capacidade atual do cliente.

Última edição:
Só X570 ASUS TUF

chipset-processor-support-list.png

De acordo com essa imagem uma X370 não suporta os Ryzen 3000 sem serem APUS, minha Asus Crosshair VI Hero X370 não aceita um 3700x? O.o
Tem na lista de suporte dela e bios sobre a 3° geração.
Up indo por agua abaixo? Kkkkkk

De acordo com essa imagem uma X370 não suporta os Ryzen 3000 sem serem APUS, minha Asus Crosshair VI Hero X370 não aceita um 3700x? o_O

A AMD não tem um suporte oficial, senão todas as placas mães x370 teriam que aceitar. Mas não quer dizer que as fabricantes não vão dar para as mais tops. A sua é topzera ainda. Se tá no site da fabricante que aceita pode fazer o up tranquilo.

De acordo com essa imagem uma X370 não suporta os Ryzen 3000 sem serem APUS, minha Asus Crosshair VI Hero X370 não aceita um 3700x? o_O

Aceita sem problemas, na minha Crosshair VI eu já rodei praticamente todas as gerações de ryzen lançadas até agora, já tive um R7 1700, R7 2700x, R5 1600, R5 3600, R7 3800x, e agora estou com um Ryzen 9 3900x, mas o limite acho que é o Ryzen 9 3950x, ao que parece os ryzen 4000 não irão funcionar nas x370.

Olá pessoal, preciso de umas dicas, meu processador estragou e preciso de um novo, estou na duvida entre um ryzen 5 2600, ryzen 3 3300x e ryzen 5 3600, quero usar para jogos. Os pontos são: não quero gastar muito por falta de tempo, mas não quero gastar em algo para se trocar em pouco tempo. Eu considerei o ryzen 1600 mas li algo sobre microshutting nessa primeira geração dos ryzen, não sei se ocorre nos AF. O 3600 foge completamente do meu orçamento, só que semana que vem uma amiga está vindo de Portugal, e segundo meus cálculos o 3600 sairia por R$1100 vale a pena o risco? ou é melhor comprar o 3300x ou 2600 aqui no brasil mesmo?

Eu compraria o processador ryzen 5 3600 na Amazon da Espanha, mas não sei se tem alguma taxa alfandegaria para entregar em Portugal.

Qualquer tipo de ajuda é bem vinda! Obrigado!

Dona AMD me respondeu hoje
"
Obrigado pelo seu email.
Nossos registros indicam que o seu processador com número de série (xx) está fora da garantia. Forneça uma cópia digitalizada da sua fatura de compra para que possamos determinar a data exata da compra." Mandei a NF no primeiro site lá e tudo... Processador comprado no final de 2017 tá dentro dos 3 anos de garantia '-'
Vou lá pentelhar eles mandar a NF no email e falar que o produto tá dentro do lote defeituoso e apresenta segfault, se pá vou até gravar um video mostrando bios em stock, iniciando pelo linux e rodando o script até ele apresentar o erro segfault, upar no youtube e mandar o link pra eles. .-.
Sim! devem ter visto errado a data... pois, se tu comprou no final de 2017 tem uns bons meses de garantia! Solicitei RMA faltando 20 dias pra acabar a garantia kk, já enviei o mesmo e falta só uma bendita alma atender o carteiro cujo ontem 14/07 "carteiro não atendido"

Olá pessoal, preciso de umas dicas, meu processador estragou e preciso de um novo, estou na duvida entre um ryzen 5 2600, ryzen 3 3300x e ryzen 5 3600, quero usar para jogos. Os pontos são: não quero gastar muito por falta de tempo, mas não quero gastar em algo para se trocar em pouco tempo. Eu considerei o ryzen 1600 mas li algo sobre microshutting nessa primeira geração dos ryzen, não sei se ocorre nos AF. O 3600 foge completamente do meu orçamento, só que semana que vem uma amiga está vindo de Portugal, e segundo meus cálculos o 3600 sairia por R$1100 vale a pena o risco? ou é melhor comprar o 3300x ou 2600 aqui no brasil mesmo?

Eu compraria o processador ryzen 5 3600 na Amazon da Espanha, mas não sei se tem alguma taxa alfandegaria para entregar em Portugal.

Meu caro, uso o 1600 e não percebo microshutting, funciona tudo tranquilo. E pagar 1.100 no 3600 lá fora, acho que seria melhor pagar um pouco mais caro comprando aqui no Brasil mesmo.

O 1600AF está por 600 na Kabum.

O 1600AF e o 2600 são basicamente o mesmo processador.

Se você prioriza a longevidade, eu recomendo o 3600 (6/12) ao invés do 3300x (4/8).

Meu caro, uso o 1600 e não percebo microshutting, funciona tudo tranquilo. E pagar 1.100 no 3600 lá fora, acho que seria melhor pagar um pouco mais caro comprando aqui no Brasil mesmo.

O 1600AF está por 600 na Kabum.
Entendi, obrigado pela informação. a promoção já acabou : /
O 1600AF e o 2600 são basicamente o mesmo processador.

Se você prioriza a longevidade, eu recomendo o 3600 (6/12) ao invés do 3300x (4/8).
Eu tô numa sinuca de bico, nem gastar com PC eu ia, estou achando tudo muito caro, estava pensando só em trocar o ryzen 3 1200 que eu tinha, mas acabei trocando até de placa mãe e apos a instalação da nova mobo, pra minha infelicidade, no dia seguinte o processador partiu kkkk

Entendi, obrigado pela informação. a promoção já acabou : /
Eu tô numa sinuca de bico, nem gastar com PC eu ia, estou achando tudo muito caro, estava pensando só em trocar o ryzen 3 1200 que eu tinha, mas acabei trocando até de placa mãe e apos a instalação da nova mobo, pra minha infelicidade, no dia seguinte o processador partiu kkkk
O processador não está na garantia?
Já testou em outra placa mãe?

Sim! devem ter visto errado a data... pois, se tu comprou no final de 2017 tem uns bons meses de garantia! Solicitei RMA faltando 20 dias pra acabar a garantia kk, já enviei o mesmo e falta só uma bendita alma atender o carteiro cujo ontem 14/07 "carteiro não atendido"
Isso mesmo, reenviei a NF e falei que eles estavam equivocados, hoje aprovaram o RMA e me pediram para confirmar uns documentos para gerarem o codigo de envio. Ficarei sem processador uns 2 meses? kkkkk
Queria tanto o R7 3700X por 1400 na loja que explode :(, 2200 atualmente tá de quebrar as pernas :S
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aceita sem problemas, na minha Crosshair VI eu já rodei praticamente todas as gerações de ryzen lançadas até agora, já tive um R7 1700, R7 2700x, R5 1600, R5 3600, R7 3800x, e agora estou com um Ryzen 9 3900x, mas o limite acho que é o Ryzen 9 3950x, ao que parece os ryzen 4000 não irão funcionar nas x370.

Show então!
Um 3700x já tá ótimo pro meu uso, só pegar outro water mais parrudo e trocar pelo meu Maelstrom 240T e to feliz por mais alguns anos kkkk

Isso mesmo, reenviei a NF e falei que eles estavam equivocados, hoje aprovaram o RMA e me pediram para confirmar uns documentos para gerarem o codigo de envio. Ficarei sem processador uns 2 meses? kkkkk
Queria tanto o R7 3700X por 1400 na loja que explode :(, 2200 atualmente tá de quebrar as pernas :S
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Show então!
Um 3700x já tá ótimo pro meu uso, só pegar outro water mais parrudo e trocar pelo meu Maelstrom 240T e to feliz por mais alguns anos kkkk
Rapaz! to usando um i3zim de guerra que está sendo sofrível kkk o R7 1700 era maravilhoso de mais... não lembro de ter me dado stress, torço que recebamos outro, pois se for restituição em dinheiro no valor corrigido é capaz que de pra pegar no máximo um 3600 :confused: quero muito ver minha plaquinha de guerra da primeira geração rodar esse 3xxx(ou em um sonho 4xxx) ainda de 8/16 ou superior

Última edição:
Meus queridos,
eu não consigo colocar essas memórias pra rodar na velocidade que desejo (3200), ou em qualquer outra. Fica em 2400

Yj2PFmd.jpg

FR8ve7a.jpg

XAy7QuB.jpg

Já tentei de tudo (acho)

São elas 2 x 8 Gb Crucial Ballistix Sport LT BLS8G4D30AESBK

Edit: observei que a plataforma só aceita até 2933 mesmo. Mas desconfio que ele esteja ignorando completamente meus timmings.

Última edição:
O processador não está na garantia?
Já testou em outra placa mãe?
Pra minha sorte estava, ai a dona Katia( sir company representante AMD) disse que não tinha o processador no estoque e vai efetuar o reembolso. Vou comprar o 1600 mesmo ta R$722,00 no guerra.

Rapaz! to usando um i3zim de guerra que está sendo sofrível kkk o R7 1700 era maravilhoso de mais... não lembro de ter me dado stress, torço que recebamos outro, pois se for restituição em dinheiro no valor corrigido é capaz que de pra pegar no máximo um 3600 :confused: quero muito ver minha plaquinha de guerra da primeira geração rodar esse 3xxx(ou em um sonho 4xxx) ainda de 8/16 ou superior

Nem vou ter esse i3zim pra me salvar kkkkk
Vou ficar sem PC por algum tempo :/
Real, queria um processador novo ao invés do dinheiro, até no Aliexpress um 3700x tá caro :s

GA-AB350M-Gaming-3
bios update
F50d
  1. Update AMD AGESA ComboV1 1.0.0.6 for 3rd Gen AMD Ryzen XT series processors and New Gen AMD Ryzen with Radeon Graphics processors support
  2. Fix AMD security vulnerabilities for SMM Callout Privilege Escalation

Atualizei minha placa e inclusive marquei para atualizar a BIOS backup (acredito que ela ainda estava na F3). A principio tudo está funcionando normal, o perfil XMP está carregando normalmente até os 3200 MHz (clock padrão das memórias). Tenho um Ryzen 3600 em stock e uma RX 5700 XT, não notei melhora mas também não ficou ruim. Meu processador alcança os 4.2 do boost sem problemas. O único teste que fiz foi o 3DMARK TIME SPY STRESS TEST, onde passou de 99.5 % para 99.6 % já em jogos não mudou nada. Mas tenho uma leve impressão que o boost foi otimizado ficando menos tempo em 4.2 para tarefas simples (Word, navegar na Web, assistir um vídeo no YouTube e utilizar um PDF para leitura) e subindo quando realmente é preciso.

Última edição:
TSMC produzirá chips de 2 nm entre 2023 e 2024, 3 nm em 2022

ZEN 3 APRESENTARÁ DESEMPENHO 20% SUPERIOR AO ZEN 2, PRODUÇÃO EM SETEMBRO

Zen 3 production start in September; 20%+ Int ST-Performance, low FP-gains (+50% was probably wrong); 20% 32C MT-Performance; 10-15% 64C MT-Performance (power or DDR-limited?)

Artigo completo:

Em nossa opinião, o Zen 3 está parecendo um slam dunk para a AMD. No desktop, o Ryzen 4000, da Vermeer, parece que será cerca de 20% mais rápido que o Ryzen 3000, baseado em Matisse. O cache unificado do CCX e L3 reduzirá a latência geral ao usar mais de 4 núcleos, o que sugere fortemente que a AMD ultrapassará a Intel nos jogos graças ao maior gargalo de latência do Zen 2 sendo resolvido. No servidor, é provável que Milão derrote o Ice Lake da mesma maneira que Roma derrotou Skylake e Cascade Lake (embora não pensemos que ele terá um floating point 50% maior que Roma).

Tl; dw:

• O Milan está com alguns problemas de escala além dos 32c em termos de desempenho, mas ainda é extremamente bom.
  • Desempenho single thread 20% mais rápido
  • O Epyc vai destruir o Xeon ainda mais, com o mesmo consumo de energia para mais desempenho e núcleos.
  • Ele não acredita que os boatos de 50% melhorem o floating point
  • Ele acredita que a AMD indiscutivelmente "conquistará a coroa dos jogos da Intel"

image.png

Em3OJv4.jpg

image-1.png

image-2.png

Pra minha sorte estava, ai a dona Katia( sir company representante AMD) disse que não tinha o processador no estoque e vai efetuar o reembolso. Vou comprar o 1600 mesmo ta R$722,00 no guerra.

Já tentou ver um 2600 usado? sei lá, como tá tudo tão caro, até usado deve tá complicado. hehehe mas não custa pesquisar

TSMC produzirá chips de 2 nm entre 2023 e 2024, 3 nm em 2022

ZEN 3 APRESENTARÁ DESEMPENHO 20% SUPERIOR AO ZEN 2, PRODUÇÃO EM SETEMBRO

Zen 3 production start in September; 20%+ Int ST-Performance, low FP-gains (+50% was probably wrong); 20% 32C MT-Performance; 10-15% 64C MT-Performance (power or DDR-limited?)

Artigo completo:

Em nossa opinião, o Zen 3 está parecendo um slam dunk para a AMD. No desktop, o Ryzen 4000, da Vermeer, parece que será cerca de 20% mais rápido que o Ryzen 3000, baseado em Matisse. O cache unificado do CCX e L3 reduzirá a latência geral ao usar mais de 4 núcleos, o que sugere fortemente que a AMD ultrapassará a Intel nos jogos graças ao maior gargalo de latência do Zen 2 sendo resolvido. No servidor, é provável que Milão derrote o Ice Lake da mesma maneira que Roma derrotou Skylake e Cascade Lake (embora não pensemos que ele terá um floating point 50% maior que Roma).

Tl; dw:

• O Milan está com alguns problemas de escala além dos 32c em termos de desempenho, mas ainda é extremamente bom.
  • Desempenho single thread 20% mais rápido
  • O Epyc vai destruir o Xeon ainda mais, com o mesmo consumo de energia para mais desempenho e núcleos.
  • Ele não acredita que os boatos de 50% melhorem o floating point
  • Ele acredita que a AMD indiscutivelmente "conquistará a coroa dos jogos da Intel"

image.png

Em3OJv4.jpg

image-1.png

image-2.png

Esses 20% mais rápidos single Thread é muita coisa , seria esse ganho de ipc ou somatório ipc + clock maior , mesmo se for ipc+clock está muito bom , se for real essa CPU sera muito forte , se for analisar somente a redução da latência inter ccx já traria uma grande mudança porem AMD não ficou só nisso.

Mas não vou me empolgar demais ,acredito que 10% a 15% de ganho geral é mais realista.

Pessoal, no caso dos processadores AMD, 3800x ou quem sabe até o R 4000 para colocar 32Gb de ram, é melhor 2 x 16 Gb ou utilizar 4 x 8 Gb ? Dual ou Quad ?

Pessoal, no caso dos processadores AMD, 3800x ou quem sabe até o R 4000 para colocar 32Gb de ram, é melhor 2 x 16 Gb ou utilizar 4 x 8 Gb ? Dual ou Quad ?
Vai depender da topologia da mobo.

Esses 20% mais rápidos single Thread é muita coisa , seria esse ganho de ipc ou somatório ipc + clock maior , mesmo se for ipc+clock está muito bom , se for real essa CPU sera muito forte , se for analisar somente a redução da latência inter ccx já traria uma grande mudança porem AMD não ficou só nisso.

Mas não vou me empolgar demais ,acredito que 10% a 15% de ganho geral é mais realista.

No link explica melhor

Que beleza hein. Que bom que conseguiu resolver rápido. Ponto para essa loja, que irá efetuar o reembolso sem colocar vários empecilhos. Mantenha a galera informada sobre a conclusão do caso.

Abraço.

Users who are viewing this thread

Voltar