[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Novas bios X470 da ASRock

>>>> Motherboard <<<<​
>>>> Version <<<<​
>>>> Build date <<<<​
>>>> Release date <<<<​
4.10​
07/09/2020​
07/15/2020​
4.10​
07/09/2020​
07/15/2020​
4.10​
07/08/2020​
07/16/2020​
4.10​
07/08/2020​
07/16/2020​
4.04 BETA​
07/09/2020​
07/16/2020​

Changelog

1. Update AMD AGESA Combo-AM4 PI 1.0.0.6
2. Supports 3RD Gen AMD Ryzen XT series CPU

Report de um user:

Tem relato de gente usando os XT com B350/X370?

Ec_mQJKWoAg9UXg

Alguém testou a Bios 2407 da asus Prime Pro x 570??

Concordo com você. Tomara que não precisse de update.
Inclusive o video de review do linus ele usou a bios anterior ao suporte oficial dos xt ,ele fez o teste do 3900xt na bios oficial dos XT estava rendendo menos que o 3900x normal , ai ele utilizou a bios de suporte comum aos ryzen 3000.

pessoal, depois de mais de uma década estou voltando pra master race com um pczão do aliexpress
peguei um ryzen 5 1400 e queria tirar uma dúvida rápida sobre OC
quando ele é setado na BIOS, o clock e a voltagem que é colocado lá são os máximos né? pois não vejo necessidade do processador direto a 3.8ghz e chupando energia para usar o chrome ou office
imagino que seria tipo um novo limite para o modo turbo, se mantendo tranquilo em tarefas normais e subindo para o clock e voltagens maiores apenas quando necessitar (no meu caso nos jogos), é isso?
pois se ficar o tempo inteiro overclockado vou tentar fazer no ryzen master para poder controlar

Uma coisa que eu queria saber se é possível é: ter 2 perfis no Pc, um com clock baixo e outro com clock fixo que eu quero e na voltagem que eu quero.

pessoal, depois de mais de uma década estou voltando pra master race com um pczão do aliexpress
peguei um ryzen 5 1400 e queria tirar uma dúvida rápida sobre OC
quando ele é setado na BIOS, o clock e a voltagem que é colocado lá são os máximos né? pois não vejo necessidade do processador direto a 3.8ghz e chupando energia para usar o chrome ou office
imagino que seria tipo um novo limite para o modo turbo, se mantendo tranquilo em tarefas normais e subindo para o clock e voltagens maiores apenas quando necessitar (no meu caso nos jogos), é isso?
pois se ficar o tempo inteiro overclockado vou tentar fazer no ryzen master para poder controlar
Não, brother! Se voce fizer na bios ele fica fixado naqueles valores.

Uma coisa que eu queria saber se é possível é: ter 2 perfis no Pc, um com clock baixo e outro com clock fixo que eu quero e na voltagem que eu quero.
Se você usar o programa Ryzen Master, sim, você pode ter perfis setados com diferentes clocks e voltagens. infelizmente o programa não carrega um perfil automaticamente no boot. Daí vc tem que aplicar o perfil desejado toda vez que iniciar o pc ou na situação qur for usar o perfil.

Não, brother! Se voce fizer na bios ele fica fixado naqueles valores.
e não é embaçado deixa o tempo inteiro não?
esse processador tem clock base de 3.2 com turbo de 3.4, minha intenção era fazer um OC pequeno (até uns 3.6 ou 3.7)
mas fico receoso de deixar o tempo inteiro com esse clock ai e acabar fritando ele
de qualquer jeito, se estiver em idle acho que ele não vai estar muito forçado, só vai estar rodando num clock mais alto
sei lá :|
de qualquer jeito valeu pela ajuda :D

esse processador tem clock base de 3.2 com turbo de 3.4, minha intenção era fazer um OC pequeno (até uns 3.6 ou 3.7)
mas fico receoso de deixar o tempo inteiro com esse clock ai e acabar fritando ele
de qualquer jeito, se estiver em idle acho que ele não vai estar muito forçado, só vai estar rodando num clock mais alto
sei lá :|
de qualquer jeito valeu pela ajuda :D

Tem problema não, mesmo com o clock e voltagem fixas, no windows ele diminuiu a potência, não vai ficar em 70 watts o tempo inteiro por exemplo. Aqui uso o meu em 4.2, e com cool quiet setado na bios e modo equilibrado no windows ele fica em 16 watts ocioso, ou 130 watts no CB20. hehehe

É meio chato, mas é a forma como a arquitetura funciona. Como o colega esclareceu acima, apesar do clock e vcore fixados o processador gerencia direitinho e não força o rolê. É tranquilo.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD lança Threadripper 3 Pro de 8 canais
Assim como dissemos, não quando dissemos

A AMD assumiu a liderança no mercado de estações de trabalho e a expandiu com o novo Threadripper Pro. Semiaccurate falou sobre você exclusivamente sobre essa parte em novembro passado, mas os detalhes são o que a torna interessante.

Entendemos errado, o Threadripper 3 Pro de 8 canais não foi lançado na CES como previmos, mas é tudo o que dissemos que era. Se você está procurando uma mistura dos melhores recursos do Threadripper com os melhores do Epyc, o WRX80 é a plataforma para você. Vamos começar com uma olhada no que esta nova plataforma traz para a mesa.

AMD_Threadripper_3_Pro_platform.jpg

AMD vs AMD vs Intel

O 'velho' Threadripper 3 (TR3) superou o melhor que a Intel teve em todos os aspectos, exceto canais de memória, suporte máximo de memória e capacidade de gerenciamento. De todas as formas, o TR3 derrotou a Intel de maneira abrangente e a diferença de desempenho no mundo real foi muito maior que os números sugeridos.
Esses recursos ausentes poderiam ser obtidos com uma CPU Epyc de um único núcleo, mas isso foi oficialmente desaprovado da mesma maneira que a Intel parece desconfiada se você colocar um Xeon sans -W em uma estação de trabalho.

O PCIe4 fez do TR3 da AMD um vencedor se você precisasse de armazenamento ou rede de alta velocidade, além de várias placas de vídeo também funcionarem melhor no Threadripper. Além de alguns casos de esquina, o mercado de estações de trabalho não era uma luta justa, nem mesmo era uma luta. O WRX80 dobra a capacidade de memória do melhor Xeon, adiciona 33% a mais de capacidade de memória em velocidades mais altas que a Intel e ativa também a capacidade de gerenciamento e a criptografia de memória. Com o lançamento da plataforma WRX80, a Intel não faz nada melhor no mercado de estações de trabalho.

AMD_Threadripper_3_pro_SKUs.jpg

Os SKUs em questão

Em contraste com a nevasca inútil da Intel em três plataformas incompatíveis, a AMD tem quatro ofertas, todas com o conjunto completo de recursos. O atoleiro de solução da Intel é um campo minado de recursos combinados, tornando impossível obter algo próximo do que você precisa a um preço com o mesmo número de dígitos que as ofertas da AMD. Dito isso, essas novas CPUs Threadripper 3 Pro são apenas OEM, portanto, não há MSRP, mas mesmo que a AMD duplique o preço em relação ao TR3 de baunilha, ainda será menos da metade do custo dos dois Xeon Platinum 8280s que são mais populares.

O interessante é os SKUs que a AMD escolheu e quantos die cada um deles. O 64C 3995WX é um dado, assim como o 32C 3975WX, mas a falta de uma oferta 48C é um pouco incomum. Dito isto, há um buraco no esquema de numeração que economiza espaço para a contagem de núcleos; se você quiser comprar 10 ou 20K unidades, tenho certeza de que a AMD as venderá com satisfação.

A falta de um 24C também é um pouco incomum, mas o 16C 3955WX está exatamente onde você previa que uma peça iria e, novamente, há um orifício numérico para uma futura peça 24C. O mais interessante é o 12C 3945WX, com alta freqüência, que possui um clock base bastante impressionante de 4GHz. Se você deseja um desempenho consistente de thread único, este é o SKU para você.

Vamos dar uma olhada no que a AMD está dizendo com cada uma dessas quatro partes. O 32C é o mainstream, um bom equilíbrio entre largura de banda de memória, contagem de núcleos, velocidade de clock e E / S. O 64C 3995WX é um pouco de memória destinada a cargas de trabalho comuns, mas se o seu aplicativo for mais focado na computação, a renderização em 3D virá à mente, essa parte brilhará. Para uso médio ou alguns tipos de cargas de trabalho HPC, não ajudará tanto quanto você esperaria com o dobro dos núcleos.

As peças 16C e 12C são as mais interessantes, voltadas diretamente para cargas de trabalho pesadas de socket única e aplicativos com preços por contagem de núcleos. A primeira categoria é muito grande, a segunda muito menor do que a maioria das pessoas acredita, mas ambas as ofertas do TR3Pro atingem o ponto ideal para esses nichos. O SKU 12C foi adicionado à linha pro para maximizar aplicativos com thread único a um preço decente, oito canais de memória e 128 pistas PCIe4 também não significam gargalos no sistema.

Mais interessante, porém, são as configurações de matriz. Como você sabe, a arquitetura Rome da AMD possui nove chiplets em uma configuração 8 + 1, oito matrizes de CPU (CCX) e uma matriz de E / S (IOH). O 64C e um hipotético 48C seriam os oito CCDs completos da CPU, com oito e seis núcleos ativos cada, respectivamente. A versão 32C poderia ser quatro CCDs com 8C cada ou oito CCDs com 4C cada; nesse caso, a AMD optou por usar quatro CCDs totalmente preenchidos. O SemiAccurate teria preferido oito CCDs de 4C por motivos térmicos, de cache e de E / S, mas poderia haver um bom motivo para seguir a rota escolhida pela AMD. Não vamos dizer margens em voz alta, porém, seria impróprio. No entanto, diremos a localização do cache, mas isso é muito pequeno para a maioria das cargas de trabalho.

O mesmo vale para as variantes 16C e 12C, cada uma com apenas 2 CCDs com 8C e 6C, respectivamente. Nossa esperança é que um dia a AMD libere um 16C 8x CCD TR3 Pro com um teto TDP mais alto e relógios básicos para combinar. Por quê? 4x a E / S entre os CCDs e o IOH, térmicas melhor distribuídas, núcleos escolhidos para obter a velocidade máxima entre um número maior de candidatos e muito mais cache, 4x o 3955WX para ser exato. Podemos sonhar, não podemos?

Então, qual é o desempenho do novo Threadripper 3 Pro da AMD? Como a AMD se recusa mais uma vez a fazer a coisa certa e divulgar suas configurações de teste, achamos que seus números são inúteis e não os repetiremos aqui. O motivo pelo qual a AMD está regredindo tanto nessa frente está além de nós, e é especialmente preocupante depois que eles reclamam publicamente quando a Intel perde um único ponto de dados em suas divulgações. A AMD realmente precisa acompanhar o jogo aqui, isso já dura muito tempo. Tudo isso disse que não temos nenhum problema com a alegação da AMD de que eles venceram o Xeon da Intel em praticamente tudo e o fazem com facilidade a um custo muito menor.

Depois de toda essa parede de texto, chegamos à parte interessante, os detalhes. A AMD está ativando oficialmente três coisas que tornam o TR3 Pro melhor que o TR3. Os canais de memória são óbvios e as pistas PCIe são as próximas, mas essas são óbvias. O próximo grupo, capacidade de gerenciamento, criptografia e estabilidade da plataforma são os importantes que consideramos como um caso você esteja prestando atenção.

A capacidade de gerenciamento é obviamente importante, a Intel possui seu pacote de gerenciamento vPro e a AMD precisa incluí-lo se quiserem jogar neste espaço. Isso está feito agora, ou pelo menos não foi desfeito, pois foi intencionalmente removido no TR3. Da mesma forma, os aprimoramentos de estabilidade da plataforma, 18 meses de drivers estáveis e 24 meses de disponibilidade significam muito para o mercado de estações de trabalho, especialmente aqueles que trabalham com software que precisa de certificações de plataforma. Sem estabilidade e capacidade de gerenciamento, poucos grandes OEMs estão dispostos a se esforçar para certificar uma nova CPU, o que é mais crítico do que você imagina.

O bit mais importante é a criptografia de memória chamada AMD Pro Security. SemiAccurate entrou em detalhes sobre a última versão aqui , e o pacote de Roma adiciona recursos, mas não grandes categorias de funcionalidade. Embora seja necessário um pequeno impacto no desempenho de 1-2%, a AMD pode criptografar totalmente a memória em tempo real, tornando muitos tipos de ataques inúteis, especialmente em ambientes com vários locatários / VM. O mercado de estações de trabalho tende a levar a segurança muito a sério e a AMD é a única empresa que possui esse recurso.

A Intel alegou ter algo semelhante ao Ice Lake-SP, mas se você ler os white papers, a solução da Intel nem está no mesmo estádio da última geração da AMD. E Ice Lake-SP ainda não saiu, Roma está fora há um ano. Quando o Sapphire Rapids da Intel for lançado em 2022, poderá chegar a Nápoles da AMD nessa frente, mas a AMD terá mais duas gerações de progresso no mercado até então. Dúvidas semi-precisas A Intel pode recuperar a segurança nos próximos três anos e é um ponto de venda crítico para muitos compradores.

Mais importante que a criptografia de memória básica é a criptografia de VMs da AMD, algo menos importante para a estação de trabalho que comercializa os alvos do TR3Pro, mas ainda é útil para muitos compradores. A AMD pode gerar e criptografar de forma transparente as VMs sem que o VMM possa ver a chave, basicamente o seu provedor de hospedagem não pode ver seus dados; portanto, se você usa um TR3Pro ou Epyc de maneira hospedada, seus dados são seguros. Isso é crítico e a Intel simplesmente não pode oferecer isso agora ou em 2021.

Por último, mas não menos importante, a Intel publicou recentemente um white paper muito falso, destinado a usar a segurança como uma barreira no Thunderbolt. Eles implicam fortemente que apenas o VT-d da Intel pode proteger os graves buracos de DMA do Thunderbolt, por isso não compre mais nada. Perguntamos: a AMD fará exatamente a mesma coisa, provavelmente melhor devido às barreiras de criptografia de memória que eles podem implantar, com o AMD-Vi. Não acredite no hype.

Afastando-nos da segurança e retornando ao conjunto de recursos da lista de desejos, chegamos a um item ativado no Threadripper 3 Pro, sem ECC. Pode parecer estranho que a falta de ECC seja um recurso, mas você não pode desativá-lo no Epyc até onde sabemos, mas não é necessário usar a memória ECC no TR3Pro. Por que isso é importante? Imagine uma plataforma de jogos de 12C com clock de 8 canais DDR4 / 3200, 128 pistas PCIe e um TDP de 280W pronto para uso. Isso pode ser muito divertido, especialmente se os OEMs habilitarem recursos de overclock em suas estações de trabalho, espero que pelo menos um o faça.

Então, no final, o que temos? O Threadripper 3 Pro adiciona recursos corporativos e de gerenciamento fáceis a uma plataforma de estação de trabalho já dominante. Os canais de memória adicionados e as pistas PCIe4 estão apenas no topo, o gerenciamento remoto e de segurança é o que realmente venderá chips. Dado o estado do programa de servidores da Intel, é improvável que haja uma concorrência real pelo Threadripper 3 Pro pelos próximos 18 a 24 meses. A AMD venceu no outono passado com o Threadripper 3, o Pro é apenas mais uma coisa boa.

Alguém que tenha GG X470 aorus ultra gamming e que atualizou a ultiima bios F51 - Update AMD AGESA ComboV1 1.0.0.6 for 3rd Gen AMD Ryzen XT series processors , teve um resultado melhor na compatibilidade nas memórias ?

Galera, boa noite. Uma pergunta bem off topic, pois não achei nenhum tópico dedicado para isso. Adquiri recentemente um HD toshiba modelo P300 de 2TB (7,200 RPM, 64mb, SATA 6gbit/s), porém, eu queria saber se ele está com a velocidade de escrita e etc tudo ok. Qual programa eu poderia usar e qual o padrão de escrita? Sou meio leigo nesse assunto.

Galera, boa noite. Uma pergunta bem off topic, pois não achei nenhum tópico dedicado para isso. Adquiri recentemente um HD toshiba modelo P300 de 2TB (7,200 RPM, 64mb, SATA 6gbit/s), porém, eu queria saber se ele está com a velocidade de escrita e etc tudo ok. Qual programa eu poderia usar e qual o padrão de escrita? Sou meio leigo nesse assunto.

Olá galera, tenho uma ASRock B450m Steel Legend com um R5 2600 e notei que foi disponibilizado um novo BIOS 3.20 pra ela, estou usando o 2.90 atualmente...
Será que vale a pena atualizar? Será que aumentaria um pouco a performance e/ou estabilidade?
Se alguém tiver esse modelo ou souber como ficaria, agradeceria muito :)

Valeu! qual seria os valores ideais de read/write pra esse HD? Saberia informar?

Olá galera, tenho uma ASRock B450m Steel Legend com um R5 2600 e notei que foi disponibilizado um novo BIOS 3.20 pra ela, estou usando o 2.90 atualmente...
Será que vale a pena atualizar? Será que aumentaria um pouco a performance e/ou estabilidade?
Se alguém tiver esse modelo ou souber como ficaria, agradeceria muito :)

O pessoal nesse tópico estava falando a respeito dessa atualização, alguns relatam ter atualizado e não ter tido problemas, porém teve um user que relatou não ser uma boa quem tem SSD M2 NVME atualizar, pois essa BIOS nova está deixando o SSD no modo PCIe 3.0 x2, em vez de PCIe 3.0 x4.

Estava pensando em testar essa nova BIOS, mas desisti depois que vi essa questão do SSD, porque acabei de gastar uma nota para colocar um SSD M2 NVME aqui.

Users who are viewing this thread

Voltar