Muitas novidades essa semana
Setor HPC da TSMC cresceu esse trimestre
HPC = AMD / NVIDIA
Além disso, o TSMC também revelou os indicadores técnicos do processo de 3nm. Comparado com o processo de 5nm deste ano, a densidade do transistor do processo de 3nm é aumentada em 15%. Além disso, o desempenho aumentou de 10 a 15%, enquanto a eficiência energética aumentou de 20 a 25%.
AMD AP Ryzen 4000 "Renoir" para desktop será anunciado em 21 de julho
Matéria completa:
AMD’s Ryzen 4000 “Renoir” processors are all set to be announced for the AM4 desktop platform. As per sources, the soft launch should happen on the 21st of July, just two days from now. Before we continue, yes, the Renoir lineup will be “OEM-first” on AM4, meaning we won’t see any units in...
www.hardwaretimes.com
TSMC aumenta capex para US $ 17 bilhões
NO CAMINHO CERTO: A maior fabricante de chips contratada do mundo disse que não deve ter problemas em preencher o vácuo deixado pela Huawei Technologies, seu segundo maior cliente
Matéria completa:
Bringing Taiwan to the World and the World to Taiwan
www.taipeitimes.com
Seus clientes estão se preparando para aplicativos 5G e HPC, além de tentar garantir a segurança do fornecimento à luz da incerteza do COVID-19, disse ele.
TSMC se torna o maior fabricante de chips do mundo com valor de mercado de US $ 306 bilhões
Matéria completa:
Taiwanese foundry TSMC has become the world’s largest chipmaker in terms of market cap, beating Samsung. At the time of writing, TSMC’s market value was a whopping $306.3 billion, followed by Samsung at $261 billion and NVIDIA at $257.7 billion. NVIDIA Market Cap Soars Past Intel to $250 Billion...
www.hardwaretimes.com
A fundição de Taiwan, TSMC, tornou-se a maior fabricante de chips do mundo em termos de valor de mercado, superando a Samsung. No momento da redação deste artigo, o valor de mercado da TSMC era de US $ 306,3 bilhões, seguido pela Samsung, por US $ 261 bilhões, e pela NVIDIA, por US $ 257,7 bilhões.
As ações da TSMC permaneceram entre as mais lucrativas, com um preço de US $ 372, perdendo apenas para a NVIDIA no setor. A empresa de Taiwan permaneceu a fundição de fator, respondendo por 51,9% de todos os chips no segundo trimestre de 2020. Em comparação, a Samsung limitou-se a menos da metade desse valor, mantendo apenas 18,8% do mercado.
No entanto, graças à AMD e à Apple aumentando seus pedidos de 5 nm, as perspectivas da empresa para 2020 permanecem mais ou menos inalteradas.
Receita do TSMC Q2 2020 cresce 34%: 7nm e HPC são os principais
Matéria completa:
TSMC reported has reported its Q2 2020 revenue, and while the quarter-over-quarter growth was rather flat, the year-on-year profits grew by a significant 34%. The Taiwanese Foundry reported a net revenue of US$10.38 billion, up from 7.75 billion in Q2 2019. The gross margin was reported at 53%...
www.hardwaretimes.com
Observando os lucros com base nos nós do processo, os 7nm representaram 36% da receita total. Isso inclui pedidos de 7 nm para os processadores Ryzen e Epyc da AMD, os chips Kirin da Huwaei e também para os mais recentes dispositivos da Apple e da Qualcomm.
14nm e 16nm foram os outros dois nós primários. O primeiro é alavancado principalmente pela NVIDIA e HiSilicon, enquanto 16nm é para a maior parte dos chips de última geração.
Passando para a receita por plataforma, a HPC foi o único segmento a mostrar crescimento de posição em 12%. Todo o resto, incluindo o mercado de smartphones, Automotivo e IoT, caiu 4-13%.
TSMC REVELOU ALGUNS DETALHES DE SEU PROCESSO DE 3NM
TSMC revealed some details of its 3nm process. The transistor density of the 3nm process is 15% better than that of the 5nm process
www.gizchina.com
A TSMC produziu em massa o processo de 7 nm há dois anos e este ano produzirá em massa o processo de 5 nm. Huawei e Apple já encomendaram a maior parte da capacidade de produção de 5 nm. Agora, o processo de 3 nm também está dentro do cronograma. Segundo a
empresa , a avaliação de risco será realizada este ano. Quanto à produção em massa, está prevista para o segundo semestre de 2021.
Além disso, o TSMC também revelou os indicadores técnicos do processo de 3nm. Comparado com o processo de 5nm deste ano, a densidade do transistor do processo de 3nm é aumentada em 15%. Além disso, o desempenho aumentou de 10 a 15%, enquanto a eficiência energética aumentou de 20 a 25%.
Em relatórios anteriores, havia rumores de que o TSMC abandonaria o processo do transistor FinFET no nó de 3nm e passaria para os transistores de porta surround GAA. No entanto, relatórios recentes mostram que a TSMC desenvolveu com êxito o processo de 2 nm usando a tecnologia de transistor GAA. Isso significa que o nó de 3nm do TSMC também usará o processo tradicional do FinFET.
Segundo relatos da mídia, a TSMC lançará os chips Apple A16 para iPhone e iPad conforme programado. O chip usará o processo de 3 nm da TSMC e será listado em 2022.
O primeiro chip de 5nm da TSMC para a Qualcomm será o Snapdragon 875 SoC. Este processador já está em produção em massa. Diz-se que o SoC tem uma inovação em núcleos com uma combinação 1 + 3 + 4, onde o núcleo único será o Super-núcleo Cortex X1 da ARM, aumentando 30% em relação ao A77.
A rival da TSMC, a Samsung, por outro lado, anunciou que também usará o GAA-FET e
pulará os 4nm e desenvolverá o processo de
3nm em uma tentativa de acompanhar o TSMC. Dito isto, o avanço de 2 nm do TSMC definitivamente não é uma boa notícia para a Samsung, que já está lutando para alcançar um processo de 3 nm.