[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
O pessoal nesse tópico estava falando a respeito dessa atualização, alguns relatam ter atualizado e não ter tido problemas, porém teve um user que relatou não ser uma boa quem tem SSD M2 NVME atualizar, pois essa BIOS nova está deixando o SSD no modo PCIe 3.0 x2, em vez de PCIe 3.0 x4.

Estava pensando em testar essa nova BIOS, mas desisti depois que vi essa questão do SSD, porque acabei de gastar uma nota para colocar um SSD M2 NVME aqui.

Caramba, que bizarro... Esperar um pouco mais então para ver se aparece uma revisão no site da ASRock...
Pode ser uma incompatibilidade com certos modelos, controladores ou coisa do tipo...

Caramba, que bizarro... Esperar um pouco mais então para ver se aparece uma revisão no site da ASRock...
Pode ser uma incompatibilidade com certos modelos, controladores ou coisa do tipo...

Pois é, eu não quis arriscar pra depois ter o trabalho de voltar pra 2.90 caso desse algum problema, ainda mais que está tudo 100% com a 2.90.

Certeza que já já vem uma revisão. Esse erro é bizarro demais. Amador.

Certeza que já já vem uma revisão. Esse erro é bizarro demais. Amador.

Pois é, parece que os caras não testam as paradas antes de lançar oficialmente, dai acabam lançando a BIOS com um erro amador desses.

Última edição:
Vai depender da topologia da mobo.

independente da topologia pra subir muito sempre 2 pentes single bank
ou no máximo 2X16GB pois com 4X16GB ou 4X8GB não garante frequência super altas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

parece que não apenas essa, mas há outras placas que vêm com 32MiB (128Mbit) por cada chip bios (M e B) dessas Gigabyte. Provavelmente tem espaço para ir até o fim de vida dos AM4. Mas apenas nesses casos e não nos BIOS 16MiB (64Mbit) de modelos mais limitados que, em alguns casos, são até os topo de linha do fabricante. Então, quem economizou no BIOS, matou a retrocompatibilidade.
então ja faz um tempo que a bios não muda de tamanho e os mais antigos vai saindo
e agora tem uma opção que ao atualizar a bios vc pode escolher se quer atualizar a 2 bios junto

independente da topologia pra subir muito sempre 2 pentes single bank
ou no máximo 2X16GB pois com 4X16GB ou 4X8GB não garante frequência super altas

então ja faz um tempo que a bios não muda de tamanho e os mais antigos vai saindo
e agora tem uma opção que ao atualizar a bios vc pode escolher se quer atualizar a 2 bios junto
Entendi mais ou menos esse video ...

Será que isso explica o pq de eu nunca ter conseguido usar 4x8 3200 nas 2 config AM4 que eu tenho ?

Como eu consigo montar uma configuração, sem essa limitação ?

Será que isso explica o pq de eu nunca ter conseguido usar 4x8 3200 nas 2 config AM4 que eu tenho ?

Isso varia muito com o controlador de memória, placa-mãe e a memória em si. Eu uso 4x8GB de Ballistix 3000CL15 e 3200CL16 (2 pentes de cada) a 3733mhz CL16. Tenho um 3600 e uma MSI X570-A Pro (que é daisy chain).

O pessoal nesse tópico estava falando a respeito dessa atualização, alguns relatam ter atualizado e não ter tido problemas, porém teve um user que relatou não ser uma boa quem tem SSD M2 NVME atualizar, pois essa BIOS nova está deixando o SSD no modo PCIe 3.0 x2, em vez de PCIe 3.0 x4.

Estava pensando em testar essa nova BIOS, mas desisti depois que vi essa questão do SSD, porque acabei de gastar uma nota para colocar um SSD M2 NVME aqui.

Na minha msi x370 sli plus está normal com a ultima agesa
unknown.png

Na minha msi x370 sli plus está normal com a ultima agesa
unknown.png

Pelo visto o problema em questão nessa nova BIOS é só nas placas da ASRock, só vi a galera comentando desse problema na ASRock B450M Steel legend e na ASRock B450M Pro4-F.

Pelo visto o problema em questão nessa nova BIOS é só nas placas da ASRock, só vi a galera comentando desse problema na ASRock B450M Steel legend e na ASRock B450M Pro4-F.
ASRock chega a ser pior que a msi em se tratar de bios, antigamente as bios da msi a cada versão era um bug diferente, agora ultimamente estão boas

Isso varia muito com o controlador de memória, placa-mãe e a memória em si. Eu uso 4x8GB de Ballistix 3000CL15 e 3200CL16 (2 pentes de cada) a 3733mhz CL16. Tenho um 3600 e uma MSI X570-A Pro (que é daisy chain).
E como eu descubro se a mobo que to interessado, tem esse tal daisy pra ver se vai rolar 4x8 ?

E como eu descubro se a mobo que to interessado, tem esse tal daisy pra ver se vai rolar 4x8 ?
Na verdade daisy chain é pior pra 4 módulos. Pra usar 4 módulos o ideal é vc procurar uma mobo T-topology, conforme explicado no vídeo. Eu citei o meu caso pra exemplificar que não é a pior coisa do mundo vc usar 4 módulos em daisy chain. Isso é mais relevante pre overclocks extremos, quando você quer clock de memória na casa dos 4000mhz. Claro que faz diferença, mas tem muitos fatores envolvidos e não dá pra reduzir a uma coisa só.

vende os 4x8 3200 e compra 2x16 3200
e a única forma viável

Nova BIOS 1.0.0.6 na minha Asus TUF B450 gaming piorou a estabilidade do meu ryzen 3600. Antes ele ficava 4.0ghz all core com 1.25v agora nem com 1.32v ele fica estável com esse multiplicador baixíssimo. Eu dei muito azar com esse ryzen 3600 e com essa placa mae tbm.... :(

Muitas novidades essa semana

Setor HPC da TSMC cresceu esse trimestre
HPC = AMD / NVIDIA

Além disso, o TSMC também revelou os indicadores técnicos do processo de 3nm. Comparado com o processo de 5nm deste ano, a densidade do transistor do processo de 3nm é aumentada em 15%. Além disso, o desempenho aumentou de 10 a 15%, enquanto a eficiência energética aumentou de 20 a 25%.

AMD AP Ryzen 4000 "Renoir" para desktop será anunciado em 21 de julho

Matéria completa:

TSMC aumenta capex para US $ 17 bilhões
NO CAMINHO CERTO: A maior fabricante de chips contratada do mundo disse que não deve ter problemas em preencher o vácuo deixado pela Huawei Technologies, seu segundo maior cliente

Matéria completa:

Seus clientes estão se preparando para aplicativos 5G e HPC, além de tentar garantir a segurança do fornecimento à luz da incerteza do COVID-19, disse ele.

TSMC se torna o maior fabricante de chips do mundo com valor de mercado de US $ 306 bilhões

Matéria completa:

A fundição de Taiwan, TSMC, tornou-se a maior fabricante de chips do mundo em termos de valor de mercado, superando a Samsung. No momento da redação deste artigo, o valor de mercado da TSMC era de US $ 306,3 bilhões, seguido pela Samsung, por US $ 261 bilhões, e pela NVIDIA, por US $ 257,7 bilhões.

As ações da TSMC permaneceram entre as mais lucrativas, com um preço de US $ 372, perdendo apenas para a NVIDIA no setor. A empresa de Taiwan permaneceu a fundição de fator, respondendo por 51,9% de todos os chips no segundo trimestre de 2020. Em comparação, a Samsung limitou-se a menos da metade desse valor, mantendo apenas 18,8% do mercado.

No entanto, graças à AMD e à Apple aumentando seus pedidos de 5 nm, as perspectivas da empresa para 2020 permanecem mais ou menos inalteradas.

Receita do TSMC Q2 2020 cresce 34%: 7nm e HPC são os principais

Matéria completa:

Observando os lucros com base nos nós do processo, os 7nm representaram 36% da receita total. Isso inclui pedidos de 7 nm para os processadores Ryzen e Epyc da AMD, os chips Kirin da Huwaei e também para os mais recentes dispositivos da Apple e da Qualcomm.

image-66-1536x652.png

14nm e 16nm foram os outros dois nós primários. O primeiro é alavancado principalmente pela NVIDIA e HiSilicon, enquanto 16nm é para a maior parte dos chips de última geração.

image-67-1536x758.png

Passando para a receita por plataforma, a HPC foi o único segmento a mostrar crescimento de posição em 12%. Todo o resto, incluindo o mercado de smartphones, Automotivo e IoT, caiu 4-13%.

TSMC REVELOU ALGUNS DETALHES DE SEU PROCESSO DE 3NM

A TSMC produziu em massa o processo de 7 nm há dois anos e este ano produzirá em massa o processo de 5 nm. Huawei e Apple já encomendaram a maior parte da capacidade de produção de 5 nm. Agora, o processo de 3 nm também está dentro do cronograma. Segundo a empresa , a avaliação de risco será realizada este ano. Quanto à produção em massa, está prevista para o segundo semestre de 2021.

Além disso, o TSMC também revelou os indicadores técnicos do processo de 3nm. Comparado com o processo de 5nm deste ano, a densidade do transistor do processo de 3nm é aumentada em 15%. Além disso, o desempenho aumentou de 10 a 15%, enquanto a eficiência energética aumentou de 20 a 25%.

Em relatórios anteriores, havia rumores de que o TSMC abandonaria o processo do transistor FinFET no nó de 3nm e passaria para os transistores de porta surround GAA. No entanto, relatórios recentes mostram que a TSMC desenvolveu com êxito o processo de 2 nm usando a tecnologia de transistor GAA. Isso significa que o nó de 3nm do TSMC também usará o processo tradicional do FinFET.

Segundo relatos da mídia, a TSMC lançará os chips Apple A16 para iPhone e iPad conforme programado. O chip usará o processo de 3 nm da TSMC e será listado em 2022.

O primeiro chip de 5nm da TSMC para a Qualcomm será o Snapdragon 875 SoC. Este processador já está em produção em massa. Diz-se que o SoC tem uma inovação em núcleos com uma combinação 1 + 3 + 4, onde o núcleo único será o Super-núcleo Cortex X1 da ARM, aumentando 30% em relação ao A77.

A rival da TSMC, a Samsung, por outro lado, anunciou que também usará o GAA-FET e pulará os 4nm e desenvolverá o processo de 3nm em uma tentativa de acompanhar o TSMC. Dito isto, o avanço de 2 nm do TSMC definitivamente não é uma boa notícia para a Samsung, que já está lutando para alcançar um processo de 3 nm.

Na verdade daisy chain é pior pra 4 módulos. Pra usar 4 módulos o ideal é vc procurar uma mobo T-topology, conforme explicado no vídeo. Eu citei o meu caso pra exemplificar que não é a pior coisa do mundo vc usar 4 módulos em daisy chain. Isso é mais relevante pre overclocks extremos, quando você quer clock de memória na casa dos 4000mhz. Claro que faz diferença, mas tem muitos fatores envolvidos e não dá pra reduzir a uma coisa só.
E como eu descubro a topologia da Mobo antes de comprar ?

Isso vale pra Intel tbm ?

vende os 4x8 3200 e compra 2x16 3200
e a única forma viável
É o jeito. Mas não é melhor ter 4x8 em 3000 do que 2x16 em 3200 olhando pro futuro ?

alguem atualizou a bios nova da x470f asus rog ? melhorou algo?

Apenas relatando mais uma situação ruim após update de BIOS da Asus TUF b450m Gaming:
1) Após o update, como relatado acima, a estabilidade do processador diminuiu muito, eu não consigo fazer nenhum over estável, só fica estável no pbo (Eu tenho um wc240 deepcool captain, logo não é problema térmico);
2) Agora pouco, cerca de 3hs após o update, o computador deu tela azul do nada, em nenhuma situação se extremidade, estava jogando TIBIA, sim Tibia (jogo roda em calculadora dos anos 90);
3) Não vi nenhuma melhora, a estabilidade das memórias RAMs estão iguais a da BIOS passada.

Tô querendo regredir para a bios 1.0.0.4, essa 1.0.0.6 é horrível, pelo menos na minha mobo.

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend AMD AM4 mATX é boa? Tinha visto não sei aonde um rapaz reclamando do drive de áudio que parece que não estava reconhecendo o fone ou tinha que ficar trocando manualmente aí teve que baixar um driver antigo, agora não lembro se foi essa placa ou outra.

Dá pra controlar o led do processador pela bios dela?

Edit: achei, com esses problemas tô fora.

Última edição:
E como eu descubro a topologia da Mobo antes de comprar ?

Isso vale pra Intel tbm ?

É o jeito. Mas não é melhor ter 4x8 em 3000 do que 2x16 em 3200 olhando pro futuro ?

4 módulos ao invés de 2 modulos você tem um discreto ganho em algumas aplicações por estar operando em quad-rank leia com atenção, quad rank não é quad-chanel, são coisas diferentes.
Quad-rank é quando se tem 2 módulos de memória por canal, logo uma configuração dual-chanel(canal duplo) em uma mobo com 4 slots o caminho mais fácil e barato para adquirir quad-rank é preencher os 4 slot com pentes de memória single-rank (4x8gb).
Os chip DDR4 geralmente tem 1GB cada, logo um pente 8GB é single-rank, são 8 chips de 1gb de um único lado do PCB do pente de memória...
Já um pente de 16GB é dual-rank 8 chip de 1gb de um lado do PCB e 8 do outro lado do PCB totalizando 16GB.
porém 1 pente dual-rank por canal de memória não tem o mesmo ganho de performace que 2 pentes por canal de memória.
É como se 2x16Gb ficasse "dual-dual-rank" diferente do 4x8GB onde fica de fato quad-rank.

edit

Tenho 4 módulos Corsair XMP 3000 C15
Hynix CJR A0, no caso 4 módulos Single-Rank (no caso quad-rank)
Rodo 3200mhz 16-19-36 1.35v 100% estável para dia a dia...

e tenho um outro perfil 3533 16-19-21-40 1.42v estável também, porém não uso no dia a dia...

1.42v é bem seguro para uso diário, mas como são 4 modulos muito proxímos este acrecimo de voltagem sobe 10º na temperatura do módulo mais quente, acho desnecessário...

edit
Isso é uma imagem do slide da AMD do lançamento do Ryzen 2000 em relação as memórias suportadas...
podem ver que 2 módulos single-rank (2x8gb) é oq tem o maior clock suportado, seguido por 2 módulos dual-rank 2x16gb, depoi mais abaixo 4x8gb e por ultimo o 4x16gb.
claro qué geração anterior e etc, mas as coisas devem ter evoluido seguindo a mesma linha onde o 2x single vai sempre clockar mais...
amd-latam-press-tour-buenos-aires-mayo-2018-29-638.jpg

2DPC = 2 DIMM por Canal (2 módulos por canal 4 módulos no caso do dual-chanel)
1DPC = 1 DIMM por canal (1 módulo por canal, seja 2x16gb ou 2x8gb)

3dm11p_bdie-1.png

gb3_bdie-1.png

fonte: https://theoverclockingpage.com/

Última edição:
4 módulos ao invés de 2 modulos você tem um discreto ganho em algumas aplicações por estar operando em quad-rank leia com atenção, quad rank não é quad-chanel, são coisas diferentes.
Quad-rank é quando se tem 2 módulos de memória por canal, logo uma configuração dual-chanel(canal duplo) em uma mobo com 4 slots o caminho mais fácil e barato para adquirir quad-rank é preencher os 4 slot com pentes de memória single-rank (4x8gb).
Os chip DDR4 geralmente tem 1GB cada, logo um pente 8GB é single-rank, são 8 chips de 1gb de um único lado do PCB do pente de memória...
Já um pente de 16GB é dual-rank 8 chip de 1gb de um lado do PCB e 8 do outro lado do PCB totalizando 16GB.
porém 1 pente dual-rank por canal de memória não tem o mesmo ganho de performace que 2 pentes por canal de memória.
É como se 2x16Gb ficasse "dual-dual-rank" diferente do 4x8GB onde fica de fato quad-rank.

edit

Tenho 4 módulos Corsair XMP 3000 C15
Hynix CJR A0, no caso 4 módulos Single-Rank (no caso quad-rank)
Rodo 3200mhz 16-19-36 1.35v 100% estável para dia a dia...

e tenho um outro perfil 3533 16-19-21-40 1.42v estável também, porém não uso no dia a dia...

1.42v é bem seguro para uso diário, mas como são 4 modulos muito proxímos este acrecimo de voltagem sobe 10º na temperatura do módulo mais quente, acho desnecessário...

edit
Isso é uma imagem do slide da AMD do lançamento do Ryzen 2000 em relação as memórias suportadas...
podem ver que 2 módulos single-rank (2x8gb) é oq tem o maior clock suportado, seguido por 2 módulos dual-rank 2x16gb, depoi mais abaixo 4x8gb e por ultimo o 4x16gb.
claro qué geração anterior e etc, mas as coisas devem ter evoluido seguindo a mesma linha onde o 2x single vai sempre clockar mais...
amd-latam-press-tour-buenos-aires-mayo-2018-29-638.jpg

2DPC = 2 DIMM por Canal (2 módulos por canal 4 módulos no caso do dual-chanel)
1DPC = 1 DIMM por canal (1 módulo por canal, seja 2x16gb ou 2x8gb)

3dm11p_bdie-1.png

gb3_bdie-1.png

fonte: https://theoverclockingpage.com/
Muito obrigado pela explicação. Entendi muita coisa, porém acho que não vou mexer em nada e deixar 4x8 mesmo em @3000 mesmo elas sendo 3200

Quem sabe numa B550 com Ryzen 4xxx isso tudo já tenha sido resolvido..

Apenas relatando mais uma situação ruim após update de BIOS da Asus TUF b450m Gaming:
1) Após o update, como relatado acima, a estabilidade do processador diminuiu muito, eu não consigo fazer nenhum over estável, só fica estável no pbo (Eu tenho um wc240 deepcool captain, logo não é problema térmico);
2) Agora pouco, cerca de 3hs após o update, o computador deu tela azul do nada, em nenhuma situação se extremidade, estava jogando TIBIA, sim Tibia (jogo roda em calculadora dos anos 90);
3) Não vi nenhuma melhora, a estabilidade das memórias RAMs estão iguais a da BIOS passada.

Tô querendo regredir para a bios 1.0.0.4, essa 1.0.0.6 é horrível, pelo menos na minha mobo.

Ainda bem que vc esta dando esse relato, iria atualizar a minha e nem vou fazer.
:thatfeel::thatfeel::thatfeel:

Bom dia pessoal, estou afim de fazer um upgrade de kit, só estou aguardando o lançamento da nova linha dos Ryzen. Enquanto isso penso que já fazer upgrade de memoria ram, sendo que posso ir utilizando no atual kit. Porém estou em duvida entre esses dois modelos:
1- Gskill TridentZ - 2x8GB 3200Mhz CL16:

2- Adata XPG D50G - 2x8GB 3200Mhz CL16:

Com qual vocês ficariam?

Users who are viewing this thread

Voltar