[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Opa mano, beleza? Rapaz, nao sei se tem a ver com a placa mae, mas o driver de audio aki eh o Realtek. Ali no menu iniciar, digita Mixer e aparecerá Oções do Mixer do som. seleciona e abrirá uma janelinha como essa da foto. Escolhe o programa e a saida de som! GG!

Detalhe, aki tem um fone no painel frontal, o amplificador ligado no painel traseiro e um dac usb no pc... da pra sair som diferente nos 3. POr exemplo, jogos no headphone, chrome nas caisa de som e outro programa, como Edge, no frontal.

4.png

Então, segui o caminho especificado, porém no campo 'Saída', mas aqui não aparece para selecionar a saída de áudio frontal (fone de ouvido) ou a saída da traseira (caixas de som). As saídas de som que aparecem aqui além da padrão (Alto falantes) são as dos monitores HDMI (que sequer têm áudio conectado).

Fala galera, sai de um 9400f e vim para um 3700x, para isso peguei uma x570 Phanton Gaming 4.

Li bastante coisa aqui no topico, mas sou extremamente novato em questao de overclock em PC, baixei o Ryzen Master, e o padrao dele esta consumindo em media 1.4v.

Vi muitos relatos sobre o perigo de deixar assim aqui no topico, vi pessoas falando que nao tem problema acontecer isso em apenas um nucleo. Enfim.

Tem algum problema? Eu devo tentar fazer algum undervolting? Estou deixando o proprio Ryzer Master controlar tudo, entao fico na duvida sobre.

Fala galera, sai de um 9400f e vim para um 3700x, para isso peguei uma x570 Phanton Gaming 4.

Li bastante coisa aqui no topico, mas sou extremamente novato em questao de overclock em PC, baixei o Ryzen Master, e o padrao dele esta consumindo em media 1.4v.

Vi muitos relatos sobre o perigo de deixar assim aqui no topico, vi pessoas falando que nao tem problema acontecer isso em apenas um nucleo. Enfim.

Tem algum problema? Eu devo tentar fazer algum undervolting? Estou deixando o proprio Ryzer Master controlar tudo, entao fico na duvida sobre.

O que o pessoal discute sobre esse VCORE alto automático e a diferença entre esses picos que ele da de 1.4 e utilizar 1.4 24/7. Normalmente vc consegue fazer over e de quebra ainda abaixar bem o vcore, mas ai vc tem que ir testando. Provavelmente vc consegue travar ele em 4.2 com algo entre 1.25 e 1.3.

Vocês fazem porque gostam mesmo né? Porque o ganho é muito pouco, vai lá se fosse o caso de um jogo com 55fps fosse pra 60.

Vocês fazem porque gostam mesmo né? Porque o ganho é muito pouco, vai lá se fosse o caso de um jogo com 55fps fosse pra 60.

Bem surpreso por ter dado alguma diferença. Outros reviews que vi mostravam overclock de clock base com performance igual mesmo.
Por outro lado... é alguns % de performance extra de graça.

Galera Bom Dia,

Estou achando que posso melhorar o desempenho desse meu Kit de memórias, abaixo segue o desempenho com o XMP ativado, porém estou em dúvida lá no DRAM Calculator de qual memória escolher para calcular os parâmetros para over, seguem prints:

Você precisa dar mais informações, na tela de configuração do Dram Calculator tem varias informações, tente passar o máximo possível, o que está setada na bios, se deixasse no auto, etc.

Mande um print do ZenTimmings também, pra ver os timmings secundários e terciários.

Vi no site da sua mobo que tem uma bios posterior que corrige alguns problemas com memória, versão F51d. Além da última com a agesa 1.0.0.6. Pesquise sobre isso também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só pra brincar mesmo, tem muito cara que faz overclock por diversão, chega a dar arritmia cardíaca se deixar em stock. kkkkkk

Última edição:

Gostaria de ver esse teste com um R5 3600 mais novo - considerando que alguns alcançam 4.4/4.5 com um Vcore abaixo de 1.35v. O benchmark provavelmente mostraria uma evolução interessante do refinamento do processo da CPU.

Gostaria de ver esse teste com um R5 3600 mais novo - considerando que alguns alcançam 4.4/4.5 com um Vcore abaixo de 1.35v. O benchmark provavelmente mostraria uma evolução interessante do refinamento do processo da CPU.
Nao muda muito se falando em jogos , gargalo dos ryzen esta na latência, por isso expectativas estão tao grandes sobre o zen3 .

Nao muda muito se falando em jogos , gargalo dos ryzen esta na latência, por isso expectativas estão tao grandes sobre o zen3 .

Além do refinamento, o tal boost que eles pregam e nesta parte da latência, e esperar pra poder ver.

Concordo. O meu é daqueles primeiros horríveis de OC, usei por um tempo em 4.2 mas não senti diferença dele pra stock, cheguei a usar 4.3 por um dia com absurdos 1.45v e mesmo assim achei difícil de justificar e voltei pra stock. Já OC em RAM é outra história. Senti uma diferença notável em vários jogos, principalmente na estabilidade dos frames. Talvez esse OC de 4.4 nos cpus mais recentes se justifique em jogos muito leves ou se o cara também usa muito pra produtividade, mas pra quem não tem um desses que sobe muito e com pouco vcore, eu nem perderia meu tempo.

Bom dia pessoal, estou afim de fazer um upgrade de kit, só estou aguardando o lançamento da nova linha dos Ryzen. Enquanto isso penso que já fazer upgrade de memoria ram, sendo que posso ir utilizando no atual kit. Porém estou em duvida entre esses dois modelos:
1- Gskill TridentZ - 2x8GB 3200Mhz CL16:

2- Adata XPG D50G - 2x8GB 3200Mhz CL16:

Com qual vocês ficariam?
Eu comprei a Trident Z RGB 3200, apesar de linda e muito bem feita, são C Die Samsung, praticamente feitas só pra rodar Stock, fiquei um pouco arrependido nesse ponto pois pra pegar C Die tem opções bem mais em conta. Se puder, pegue a versão 3600Mhz (B-Die). A D60 não sei qual chip q vem.

Última edição:
Mas pior que, ao que tudo indica, essa questão está mais relacionada driver/software mesmo. Tanto é que na Steel Legend, eu acabei encontrando duas formas de poder selecionar a saída de áudio:

1ª Essa foi indicada pelo colega @Nh3g no tópico citado acima e consiste em instalar uma versão mais antiga do driver Realtek com aquele Gerenciador de áudio antigo da Realtek, lá você consegue selecionar o canal de áudio padrão (Alto Falantes ou Fone de ouvido).

2ª Com o driver mais atual padrão da Asrock: mexer na opção 'Desativar o diálogo pop-up do painel frontal' dentro do Realtek Audio Console:

- Opção 'Desativar o diálogo pop-up do painel frontal' ATIVADA = áudio sai somente na saída de áudio traseira
- Opção 'Desativar o diálogo pop-up do painel frontal' DESATIVADA = áudio sai somente na saída de áudio frontal

O que complica é que o suporte da Realtek não é dos melhores, eles nem disponibilizam as versões mais recentes no site e temos que apelar para sites de terceiros. Mas agora voltando para os drivers antigos, uma vez eu usei a versão disponibilizada no site da ASRock e percebi que o áudio perdeu um pouco de qualidade, por esse motivo eu sempre procuro usar o mais recente...
Cada fabricante faz a placa de uma forma, o mesmo Codec tem diferentes comportamentos conforme muda o fabricante da mobo e isso é um saco para conseguir drivers compatíveis, vou tentar dar uma pesquisada sobre isso e volto a postar aqui se achar algo...

Mais tarde, em agosto, [as APUs da série Ryzen 4000] chegarão ao varejo

Mais tarde, em agosto, [as APUs da série Ryzen 4000] chegarão ao varejo

Ao meu ver é a unica coisa que faltava nos ryzen era uma apu mais forte , aqui na empresa tenho varios pcs que tive que ir pra intel por um motivo simples , queria uma maquina rápida e não queria colocar uma VGA , o video onbord por mais simples que seja me atendia com folga e pelo lado da AMD as APUS entregavam pouca performance pela qual buscávamos , agora com a linha r7 também implementada sera uma boa escolha , porem AMD comete o pecado de infelizmente entregar sempre uma gen anterior nas APUs.
por mais que seja estranho gosto mais da abordagem nessa area da intel , cpus iguais com e sem opção de VGA .

Pessoal fala mas é só comprar uma vga baratinho e colocar , mas multiplica isso por 30 unidades ja não consigo aprovar uma situação dessas.

Ao meu ver é a unica coisa que faltava nos ryzen era uma apu mais forte , aqui na empresa tenho varios pcs que tive que ir pra intel por um motivo simples , queria uma maquina rápida e não queria colocar uma VGA , o video onbord por mais simples que seja me atendia com folga e pelo lado da AMD as APUS entregavam pouca performance pela qual buscávamos , agora com a linha r7 também implementada sera uma boa escolha , porem AMD comete o pecado de infelizmente entregar sempre uma gen anterior nas APUs.
por mais que seja estranho gosto mais da abordagem nessa area da intel , cpus iguais com e sem opção de VGA .

Pessoal fala mas é só comprar uma vga baratinho e colocar , mas multiplica isso por 30 unidades ja não consigo aprovar uma situação dessas.

A abordagem da INTEL, é o seguinte

O processador sem opção de VGA, é o mesmo processador com opção de VGA, só que ele está desativado

Já que são os mesmos processadores, o projeto e a fabricação são iguais na INTEL

Nos RYZEN sem opção de VGA, o chip é chiplet
Nos RYZEN com opção de VGA, o chip é monolítico integrado com a VGA

Na AMD são projetos diferentes, com fabricações diferentes, portanto os chips são diferentes

Por isso as APU sempre chegam com uma GEN anterior

Eu comprei a Trident Z RGB 3200, apesar de linda e muito bem feita, são C Die Samsung, praticamente feitas só pra rodar Stock, fiquei um pouco arrependido nesse ponto pois pra pegar C Die tem opções bem mais em conta. Se puder, pegue a versão 3600Mhz (B-Die). A D60 não sei qual chip q vem.

A fui no emocional e peguei a Gskill Trident Z 3200mhz.

Novas bios da Asrock x470, sem report de performance ainda, só queria uma bios estável e que o boot não demorasse uma vida...

Alguém testou? rsrs
Segundo consta nas informações ali no link, esse driver é mais um "pré suporte" aos Ryzen 4000G. Não vi nada de relevante pra quem tem um Ryzen atualmente.

Acho que vou pular esse por hora, a menos que relatem algo de bom nele.

To querendo comprar uma caixa de som da Edifier 1280DB e to com medo do som onboard da minha B450 não dar conta das caixas.

Comecei a procurar placas de som...mas as boas são bem caras. Será que no lugar de pegar uma placa de som....não é mais jogo trocar a minha placa mãe com uma que tenha um áudio decente ?

Alguém testou? rsrs

Nem fodendo que vou atualizar, esta versão pelo que consta e pros novos processadores que estão por chegar.
Passei essa atualização.

O que é mais "jogo" entre esses dois kits de memórias?

TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA
CL 16-18-18-38 2x 16Gb 3200mhz

ou

CORSAIR VENGEANCE PRO RGB
CL 16-18-18-36 2X 16Gb 3200mhz

3600mhz CL18 seria mais negócio?

Eu vou passar essa atualização do chipset tbm. Nas mudanças só cita um preparo para as novas APU´s.

Users who are viewing this thread

Voltar