[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Colegas, como faz para ajustar timings da memória? Vejam se fiz certo: instalei o Taiphoon Burner, com as informações obtidas do SPD eu então as digitei no DRAM Calculator, de acordo com o perfil do meu interesse (Safe).

E agora, tem que digitar todos aqueles valores na BIOS? Tem que desativar XMP? E se não bootar depois, tem que executar Clear CMOS? CPU é um 1600AF e minhas memórias são XPG Z1 de 3200MHz CL16 Micron E-die, elas têm algum potencial para melhorar latência, ou nem vale o esforço?
 
Encomendei um 3900x. Chega nesta quinta.
Acham que meu ML360 dá conta da refrigeração ou é melhor ir me preparando pra um WC custom?
O uso vai ser principalmente jogos e render.
 
Essa bios nova 3.90 da b450m steel legend conseguiu me render uma boa margem de over nas minhas memórias já que desbloqueou a tensão das mesmas.

Antes não conseguia bootar com os timmings do dram calculator em 3800 ou só relaxando alguns timmings primários.
A quem tiver a b450m steel legends pode atualizar que vai dar bom

MLXUwLK.jpg


TCYSrNC.jpg
Você jogava BF1, não jogava? chegou a testar nele ou em outros jogos pra ver se da alguma diferença significava passar de 3200 pra mais de 3600mhz nessas Hynix? Aqui passei pra 3600 e achei tive uma leve perda de desempenho. Como Bf é muito instável e não jogo com tudo no Low, fica um pouco difícil criar um parâmetro, mas achei minhas mínimas levemente melhores com elas rodando no XMP 3200 16-18-18. Os timings sugeridos pelo Calculator não são aceitos selecionando o PCB, preciso usar os timings importados do thaiphoon. Acabei de colocar elas em 3800 agora com os timings altos (18-20-21) e vou fazer uns testes para ver, mas no próprio teste do Aida, a latência subiu bastante sem fazer nenhum tweak no timings.
Gabinete é bem refrigerado? Achei as temps do 5600X tranquilas. Naquele stresst test de 30min do Cinebench pico foi 65º.
Curiosamente aqui, no Cinebench ele esquenta menos do que em jogo. No CB fica na casa dos 60º~65º. Jogando GTA 5 bate facil 70º~72º. Estou com os PBO e CO desativados por enquanto, CPU todo stock, exceto as memórias que estou brincando um pouco.
 
Pessoal, tenho o windows 10 aqui , devo trocar a placa mae por uma b550, pois a b350 nao roda os 5600x, tenho que formatar o pc pra instalar essa nova placa mae?
 
GENTE chegou o 5800x aqui, ta mto quente, meu 3700x nao era tao quente assim nao, isso pq to com o gabiente aberto, ta batendo idle 65-70 e jogando 80-88C !!! cm 120 lite....

precisa formatar o pc pra trocar o processador (3700x para 5800x) ? sendo que tem os mesmos nucleos e threads, ja atualizei a bios etc...
 
Você jogava BF1, não jogava? chegou a testar nele ou em outros jogos pra ver se da alguma diferença significava passar de 3200 pra mais de 3600mhz nessas Hynix? Aqui passei pra 3600 e achei tive uma leve perda de desempenho. Como Bf é muito instável e não jogo com tudo no Low, fica um pouco difícil criar um parâmetro, mas achei minhas mínimas levemente melhores com elas rodando no XMP 3200 16-18-18. Os timings sugeridos pelo Calculator não são aceitos selecionando o PCB, preciso usar os timings importados do thaiphoon. Acabei de colocar elas em 3800 agora com os timings altos (18-20-21) e vou fazer uns testes para ver, mas no próprio teste do Aida, a latência subiu bastante sem fazer nenhum tweak no timings.

Curiosamente aqui, no Cinebench ele esquenta menos do que em jogo. No CB fica na casa dos 60º~65º. Jogando GTA 5 bate facil 70º~72º. Estou com os PBO e CO desativados por enquanto, CPU todo stock, exceto as memórias que estou brincando um pouco.

Jogava bf4
Aqui eu só tive melhora tanto no pubg quanto no escape from tarkov
As mínimas se manteram melhor e um leve boost nas máximas.

O meu não aceitava os timmings do dram porque minha placa era limitada a 1.4v
 
GENTE chegou o 5800x aqui, ta mto quente, meu 3700x nao era tao quente assim nao, isso pq to com o gabiente aberto, ta batendo idle 65-70 e jogando 80-88C !!! cm 120 lite....

precisa formatar o pc pra trocar o processador (3700x para 5800x) ? sendo que tem os mesmos nucleos e threads, ja atualizei a bios etc...
É interessante você formatar na troca do cpu, mas isso não vai alterar a temperatura.
O seu cooler deve ser fraco pro 5800x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Encomendei um 3900x. Chega nesta quinta.
Acham que meu ML360 dá conta da refrigeração ou é melhor ir me preparando pra um WC custom?
O uso vai ser principalmente jogos e render.
É claro que da conta e sobra...
 
É interessante você formatar na troca do cpu, mas isso não vai alterar a temperatura.
O seu cooler deve ser fraco pro 5800x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É claro que da conta e sobra...
eu tinha um 3700x igual o seu,o seu pega qlt temperatura qual seu cooler ?
o meu eh um 120m lite da cooler master basicao, porem sempre me atendeu bem no 2600, 3700x, suave.
vc acha q a troca pro 5800x por 800 reais a mais do meu 3700x foi boa ? to pensando seriamente aqui mano
 
eu tinha um 3700x igual o seu,o seu pega qlt temperatura qual seu cooler ?
o meu eh um 120m lite da cooler master basicao, porem sempre me atendeu bem no 2600, 3700x, suave.
vc acha q a troca pro 5800x por 800 reais a mais do meu 3700x foi boa ? to pensando seriamente aqui mano
Se vc vendeu o seu 3700x e gastou os 800 eu acho q valeu sim. Só vou trocar no ddr5, pois não jogo em Full hd
Atualmente uso um h110 280mm no 3700x mas em breve vou substituir ele pelo scythe fuma 2 já comprado por 390 na terabyte
 
Se vc vendeu o seu 3700x e gastou os 800 eu acho q valeu sim. Só vou trocar no ddr5, pois não jogo em Full hd
Atualmente uso um h110 280mm no 3700x mas em breve vou substituir ele pelo scythe fuma 2 já comprado por 390 na terabyte
eu jogo do csgo em fullhd, e a serie 5xxx melhorou mto os fps em 200-300 fps até do que os 3xxx, por isso peguei, mas o resto dos rpgs e actions eu jogo em 1440p.... acho que ddr5 vai vim mto caro e nao vai chegar direto no brasilhue, vou esperar estabilizar acho, e sei la tem os videos games tambem usando a tecnologia atual nao sei se vai pegar tao rapido ddr5...
esse fuma ai segura o meu 5800x safe sera ? por 400 reais achei bem bom, pq tava pensando em pegar watercooler de 360mm por 1000 reais !
 
eu jogo do csgo em fullhd, e a serie 5xxx melhorou mto os fps em 200-300 fps até do que os 3xxx, por isso peguei, mas o resto dos rpgs e actions eu jogo em 1440p.... acho que ddr5 vai vim mto caro e nao vai chegar direto no brasilhue, vou esperar estabilizar acho, e sei la tem os videos games tambem usando a tecnologia atual nao sei se vai pegar tao rapido ddr5...
esse fuma ai segura o meu 5800x safe sera ? por 400 reais achei bem bom, pq tava pensando em pegar watercooler de 360mm por 1000 reais !
Meu é monitor 1440p 165hz, e se o jogo estiver acima de 100 FPS já to 100% satisfeito, então o 3700x tá ótimo por enquanto.

Tô fugindo de watercooler pois se a bomba der defeito ou ele vazar, para de funcionar e já era, além de poder estragar o Pc todo.

O Air cooler basta vc limpar e trocar a ventoinha que tá novo em folha, meio que dura pra sempre ...
Se você puder comprar o nhd15 chromax Black por 979 na waz, é melhor ainda.
 
Yep. :fire:

Tá me entregando performance, e sei que eles são mais quentes, mesmo. Então GG.

Hoje desencanei mais.

BF V em mapas mais detalhados a CPU sobe pra 40%~50% de uso e chega lá nos 70 e tantos graus. Normalmente 73.

Em mapas mais tranquilos, e em outros jogos, fico nos 60~65º. Tento equilibrar as fans para não ficar naquele ruído infernal, mas um push and pull creio que faria uma boa diferença. Pena eu não ter espaço para tal.

:okay:
Push pull mesmo em WC você acha que faria?
 
Olá, eu de novo

Adquiri a b550 aorus Master, gostaria de saber se o SSD deve ser colocado no primeiro slot ou no B/C, não achei essa informação no manual da placa mãe
 
Meu é monitor 1440p 165hz, e se o jogo estiver acima de 100 FPS já to 100% satisfeito, então o 3700x tá ótimo por enquanto.

Tô fugindo de watercooler pois se a bomba der defeito ou ele vazar, para de funcionar e já era, além de poder estragar o Pc todo.

O Air cooler basta vc limpar e trocar a ventoinha que tá novo em folha, meio que dura pra sempre ...
Se você puder comprar o nhd15 chromax Black por 979 na waz, é melhor ainda.
to mto em duvida se fico com o 5800x ou nao, o meu 3700x ja esta a venda, porem sei la..em 1440p a diferenca eh de 1-3 fps.
 
Galera,

Vou atualizar a BIOS de uma Gigabyte B450M DS3H usando o meu 3600X.

Minha pergunta é: posso atualizar direto pra última versão ou tenho que ir uma por uma?

Pergunto isso porque eu vi a um tempo atras uma galera falando que tinha que ir atualizando de uma em uma.

Vlw!
 
Galera,

Vou atualizar a BIOS de uma Gigabyte B450M DS3H usando o meu 3600X.

Minha pergunta é: posso atualizar direto pra última versão ou tenho que ir uma por uma?

Pergunto isso porque eu vi a um tempo atras uma galera falando que tinha que ir atualizando de uma em uma.

Vlw!
Pode ir direto pra última.
 
Galera,

Vou atualizar a BIOS de uma Gigabyte B450M DS3H usando o meu 3600X.

Minha pergunta é: posso atualizar direto pra última versão ou tenho que ir uma por uma?

Pergunto isso porque eu vi a um tempo atras uma galera falando que tinha que ir atualizando de uma em uma.
Vlw!
Atualização de BIOS tem sempre risco, eu atualizaria para a última versão logo pra não dar chance pro azar. A exceção que eu faço é quando a última versão tem como novidade somente o suporte a uma nova geração de processador sem você ter um, aí não vejo motivos para atualizar.
 
Fiz um primeiro setup nas memórias e obtive um resultado bem razoável pra falar a verdade. Em comparação com o meu antigo 3700X, a latência baixou bem!

Teste-1-15-03.png


Agora é a hora de realmente apertar os timings e ver o que consigo! Algo logo de cara que vocês notam que dê pra mexer?
 
Atualização de BIOS tem sempre risco, eu atualizaria para a última versão logo pra não dar chance pro azar. A exceção que eu faço é quando a última versão tem como novidade somente o suporte a uma nova geração de processador sem você ter um, aí não vejo motivos para atualizar.
Sim, tô ligado. No caso dele ele comprou essa B450M DS3H e vai usar o 5600X. Na caixa dela só tá escrito "Ryzen 3000 Ready", não tem nada falando dos 5000.

Vlw!
 
Galera,

Vou atualizar a BIOS de uma Gigabyte B450M DS3H usando o meu 3600X.

Minha pergunta é: posso atualizar direto pra última versão ou tenho que ir uma por uma?

Pergunto isso porque eu vi a um tempo atras uma galera falando que tinha que ir atualizando de uma em uma.

Vlw!

Sim, tô ligado. No caso dele ele comprou essa B450M DS3H e vai usar o 5600X. Na caixa dela só tá escrito "Ryzen 3000 Ready", não tem nada falando dos 5000.

Vlw!
A ultima bios que a gigabyte liberou pra maioria das B450 é com agesa 1.2.0.0. Até onde eu sei, essa agesa funciona Zen2 e Zen3, então não deve ter problemas mandar a ultima, tanto o 3600x quanto o 5600x deverão ficar operacionais na placa.
 
Alguém saberia dizer se está nos planos da AMD lançar um Zen 3 8/16 de 65w ou só teremos esse 5800x de 105w?
 
Sim, tô ligado. No caso dele ele comprou essa B450M DS3H e vai usar o 5600X. Na caixa dela só tá escrito "Ryzen 3000 Ready", não tem nada falando dos 5000.

Vlw!
"Ele" comprou quem, algum amigo? Não foi você mesmo quem postou a dúvida, achei curioso você falar "ele" rsrs. De qualquer forma, no seu caso atualiza pra versão mais recente logo.

No meu caso, minha mobo (B450 Aorus M) veio com a BIOS F50, e tinha a F52 e F60 disponíveis, sendo que aquela tinha de novidade suporte aos Ryzen 3000XT e algumas correções, e a última apenas o suporte aos Ryzen 4000/5000.

Como tenho um mero 1600AF, atualizei para a F52 e como está tudo redondo, não vi motivos para atualizar para a F60. Além de bugs, fiquei com receio da BIOS mais recente ter removido suporte aos chips Zen+ como o meu, pra assim caber no firmware microcódigo que dá suporte ao Zen 3.
 
TUF GAMING X570-PLUS BIOS 3602
"- Update AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.1
- Support Smart Access Memory for Ryzen 3000 Series Processors
- Fix the L3 cache performance in AIDA64
- Improved system performance
- Improved system compatibility
- Improved memory performance"

Alguém testou o Smart Access Memory no 3600? vou ativar mais não ficar testando nada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo