[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Chegou agora minha cpu ryzen 5600x , entregou agora a noite as 19:40, Amazon é impressionante a rapidez.
 
Como tenho um mero 1600AF, atualizei para a F52 e como está tudo redondo, não vi motivos para atualizar para a F60. Além de bugs, fiquei com receio da BIOS mais recente ter removido suporte aos chips Zen+ como o meu, pra assim caber no firmware microcódigo que dá suporte ao Zen 3.

Funcionar, funciona. Pelo menos até a f60 que tinha agessa 1.1.0.0 (a atual é 1.2.0.0). Quando atualizei pro 5600x, saí de um 1600 primeira geração (Zen 14nm) e continuou funcionando depois de atualizar, porém nem cheguei a testar recursos e já meti o 5600x e ja atualizei pra agesa 1.2.0.0. Segundo algumas informações na internet, essas bios agesa 1.1.0.0 removem suporte a alguns recursos nesses zen antigos, como overclock, ativar xmp, etc (até tem o recurso lá, mas diz que não funciona).

Em resumo: só se atualiza pra agesa 1.1.0.0 ou mais novo se tiver um Zen 3, ou tiver um Zen 2 e quiser utilizar o BAR.
 
eu jogo do csgo em fullhd, e a serie 5xxx melhorou mto os fps em 200-300 fps até do que os 3xxx, por isso peguei, mas o resto dos rpgs e actions eu jogo em 1440p.... acho que ddr5 vai vim mto caro e nao vai chegar direto no brasilhue, vou esperar estabilizar acho, e sei la tem os videos games tambem usando a tecnologia atual nao sei se vai pegar tao rapido ddr5...
esse fuma ai segura o meu 5800x safe sera ? por 400 reais achei bem bom, pq tava pensando em pegar watercooler de 360mm por 1000 reais !
Até agora não consigo entender porque pagar mais caro nessas cpus de mais núcleos ? Tem alguma vantagem a mais nos jogos ou vocês utilizam para trabalho ?
Essas cpus de mais núcleos consomem mais e exige uma placa mãe bem mais cara.

Alguém recomenda um bom cooler para o ryzen 5600x ? Um com bom custo benefício .
 
vocês utilizam para trabalho ?
Uso. Na real uso só para trabalho mesmo pq não jogo no PC. Tem muitos outros que tb usam pra trabalhar além de jogar, ou só gostam de jogar e streamar, ou até mesmo deixar outras coisas abertas de fundo enquanto jogam.
Essas cpus de mais núcleos consomem mais e exige uma placa mãe bem mais cara.
Eu paguei mais caro na placa mãe do que na CPU, nem por questão de desempenho ou features, mas sim por durabilidade e longevidade.
 
Uso. Na real uso só para trabalho mesmo pq não jogo no PC. Tem muitos outros que tb usam pra trabalhar além de jogar, ou só gostam de jogar e streamar, ou até mesmo deixar outras coisas abertas de fundo enquanto jogam.

Eu paguei mais caro na placa mãe do que na CPU, nem por questão de desempenho ou features, mas sim por durabilidade e longevidade.
Eu só passei comprar placa mãe cara quando comecei a minerar, é que vejo muitas pessoas comprando cpu de mais núcleos pensando que tem desempenho melhor nos jogos, mesmo com diversos testes no YouTube muitos não acreditam, acham que ao passar do tempo terá melhor desempenho, não vi isso acontecer com o ryzen 1700x.
Por isso dessa vez fui na dica dos resultados dos testes
 
a galera tem confiado no occt? eu estou mais de 1 mês com o if em 1933mhz e ram em 3866mhz e tinha passado estável em todos os testes e mesmo horas jogando não deu tela azul nem erros whea apontado no hwinfo, estava tranquilo até pq passou no prime95 sem erros e no occt 7.2.0.0 sem erros tb, daí hj atualizei o occt pro 8.0.0.0 e logo com menos de 10 minutos de teste nele já aponta whea error, mas só no programa, não dá tela azul nem nada só o occt mesmo indica isso, se eu testar no 7.2.0.0 não apresenta isso, seria falha no 8.0.0.0 do programa já que ele sozinho quem aponta isso? por via das dúvidas vou voltar o if pro 1900mhz e ram pra 3800mhz já que assim passa no 8.0.0.0 sem erros
 
finalmente amazon decidiu enviar meu 5600x... mais um rodando esse monstro; vamos ver o quanto vou ver de diferença pro 2700... só espero que o wraith spire de conta dele :vish:
 
finalmente amazon decidiu enviar meu 5600x... mais um rodando esse monstro; vamos ver o quanto vou ver de diferença pro 2700... só espero que o wraith spire de conta dele :vish:
Já dá uma testada no cyberpunk , vai ver a diferença absurda nesse jogo
 
Essas cpus de mais núcleos consomem mais e exige uma placa mãe bem mais cara.
A mobo da minha assinatura carrega toda a geração dos Ryzen 5000 e 3000 nas costas e chamando de minha nega, sem custar horrores.
 
A mobo da minha assinatura carrega toda a geração dos Ryzen 5000 e 3000 nas costas e chamando de minha nega, sem custar horrores.
Eu não ponho mão no fogo por nenhuma placa mãe, eu comprei aquela asrock legends 450m , mas estou jogando com uma rx 470 aqui, só coloco uns jogos leves em 1080p.
 
"Ele" comprou quem, algum amigo? Não foi você mesmo quem postou a dúvida, achei curioso você falar "ele" rsrs. De qualquer forma, no seu caso atualiza pra versão mais recente logo.

No meu caso, minha mobo (B450 Aorus M) veio com a BIOS F50, e tinha a F52 e F60 disponíveis, sendo que aquela tinha de novidade suporte aos Ryzen 3000XT e algumas correções, e a última apenas o suporte aos Ryzen 4000/5000.

Como tenho um mero 1600AF, atualizei para a F52 e como está tudo redondo, não vi motivos para atualizar para a F60. Além de bugs, fiquei com receio da BIOS mais recente ter removido suporte aos chips Zen+ como o meu, pra assim caber no firmware microcódigo que dá suporte ao Zen 3.
Hahaha sim, foi um amigo meu que comprou. Usei meu 3600X pra atualizar a BIOS pra versão F60 e foi de boa. Veio na F50, pelo o que eu li no site o suporte para os Ryzen 5000 comecam a partir da F60 ou eu tô ficando doido? Muito obrigado pra quem ajudou!
Nem vou ter o trabalho de montar todo o meu PC de novo, vou esperar o meu 5600X chegar primeiro :mdr2:

Vlw!
 
Alguém aqui usa ou já usou um Gammaxx 400 no 5600x ou até mesmo arriscou a usar no 5800x ?
 
Alguém aqui usa ou já usou um Gammaxx 400 no 5600x ou até mesmo arriscou a usar no 5800x ?
Já usei no 5600x super de boa, manteve de 60°~65° in-game, já no 5800x recomendaria um WC
 
Quem pegou o 5600x na promo, ou planeja pegar um


otima mobo por esse preço, sem comentários...se n tivesse uma b450m,pegaria essa sem duvidas
 
Última edição:
Quem pegou o 5600x na promo, ou planeja pegar um


otima mobo por esse preço, sem comentários...se n tivesse uma b450m,pegaria essa sem duvidas
Pow cara, vi uns reviews muito legais dela... Tenho uma b350 strix f-gaming e já tô pensando em pular p um 5600, saindo de um 1600af. Mas acho caro ainda 1k numa MB, lembro q paguei uns 550 na minha, mas eram outros tempos...
 
Deu uma merda enorme aqui na devolução do ryzen 5600x que fiz no submarino, os correiros danificaram a mercadoria , sorte que a loja pediu check list e os correios deram tudo ok , e eu filmei antes de postar o estado da cpu.
Mas agora vai ficar nessa disputa até me reembolsar , ainda bem que paguei parcelado, tomem cuidado na hora de devolver produtos os correios estão um lixo e mesmo eu colocando a cpu dentro de outra caixa tinha 2 caixas protegendo e deu problema , mas a loja também pode ter agido de má fé entortando o pino ou pegando uma cpu com pino torno para ficar com o dinheiro.
Eu não sei quem aqui agiu de má fez mas tenho 99% de certeza que foi os correios que ferraram minha cpu ao checar se estava tudo ok.
 
Galera, seguinte, meu amigo tem um R5 3600x com uma Asrock A320-HD, e está utilizando memórias beeem genéricas, daquelas verdinhas, 2666mhz CL20. Ele vai dar um UP nas memóias agora, pois ele joga mais jogos competitivos em 144hz, então vai dar um ganho legal. A principio, por ser "plug and play" e por se tratar de uma A320, eu recomendei essas memórias que entram no orçamento dele: XPG GAMMIX D10 3600mhz.

Mas pelo que eu vi/sei, esse modelo de A320-HD, permite um "pequeno" overclock, dando para setar a tensão em no máximo 1.39v se eu não me engano. Nesse caso, é melhor ele pegar essas memórias mais baratas de 3600mhz mesmo, CL18, ou tentar pegar alguma de 3000/3200mhz com timmings mais baixos e fazer um OC para 3600? Digo isso, pois não sei se a placa mãe, de alguma maneira, pode limitar as memórias a subirem até 3600. O que indicam?
 
Galera, seguinte, meu amigo tem um R5 3600x com uma Asrock A320-HD, e está utilizando memórias beeem genéricas, daquelas verdinhas, 2666mhz CL20. Ele vai dar um UP nas memóias agora, pois ele joga mais jogos competitivos em 144hz, então vai dar um ganho legal. A principio, por ser "plug and play" e por se tratar de uma A320, eu recomendei essas memórias que entram no orçamento dele: XPG GAMMIX D10 3600mhz.

Mas pelo que eu vi/sei, esse modelo de A320-HD, permite um "pequeno" overclock, dando para setar a tensão em no máximo 1.39v se eu não me engano. Nesse caso, é melhor ele pegar essas memórias mais baratas de 3600mhz mesmo, CL18, ou tentar pegar alguma de 3000/3200mhz com timmings mais baixos e fazer um OC para 3600? Digo isso, pois não sei se a placa mãe, de alguma maneira, pode limitar as memórias a subirem até 3600. O que indicam?

 
Fala mano tudo bem? Vi que você fez um guia sobre o PBO2 para os ryzen da série 5000.
Eu tenho um 3700X e estou estranhando demais as temperaturas.
Estou com o cooler box(wraith prism) e a pasta térmica standard que vem no cooler.
Em idle ele fica em torno de 50° a 60° e jogando/uso máximo chega até 83°.
Queria saber se existe alguma solução para abaixar a temperatura sem ser trocar o cooler.
Tenho bastante receio de fazer undervolt e achei que desabilitando o PBO e o CPB pudesse resolver mas que talvez perdesse desempenho.
De placa-mãe possuo uma A520M TUF com a BIOS mais recente, achei também que isso pudesse resolver.
Se puder me dar uma mão ficaria extremamente grato!

Quando a temperatura está em 50º a 60º graus, como está o consumo da CPU?

Tem que ver se realmente a CPU está ociosa, pra identificar se a refrigeração está ruim ou se a CPU não está ficando ociosa.

Segue exemplo abaixo:

jgNC1i6.jpg


Veja o PPT 33% de 142W = 46,86W
46,86W dividido por 1,35 = 34,71W
1,35 é a constante de conversão de consumo para calor gerado pelo chip nos chips AMD.

Ou seja, na print que tirei acima, meu 5900X gerou 35 watts de calor com temperatura de 41ºC.

Meu consumo ocioso está ligeiramente melhor que o review do Adrena, eles mediram 53W de consumo enquanto aqui está em 47W, provavelmente por conta da BIOS atualizada e pelo CO.

 
Será que rola subir essas memórias pra 3600 na mobo dele? sem precisar chegar em 1.4v? Sabe o possível chip dessa memória? Sera que é uma Hynix CJR?

Possivelmente Micron rev.E.

3600MHz é bem provável, mas não é garantido, a Crucial também faz binning, a diferença de qualidade de um chip Micron rev.E não oscila tanto a imensa maioria se comporta de forma similar.

Samsung B-Die é um chip que por exemplo tem uma diferença de qualidade muito grande, tem chip que male male entrega 3200C16, tem chip que faz 4800C17.
 
Possivelmente Micron rev.E.

3600MHz é bem provável, mas não é garantido, a Crucial também faz binning, a diferença de qualidade de um chip Micron rev.E não oscila tanto a imensa maioria se comporta de forma similar.

Samsung B-Die é um chip que por exemplo tem uma diferença de qualidade muito grande, tem chip que male male entrega 3200C16, tem chip que faz 4800C17.
exato, a minha é samsung b-die e é dessas ruins, 3800mhz com 16-16-16-30 em 1t com 1.38v, não adianta nem setar 1.50v que não baixa nem 1 timming sequer, e o tfaw só pega 24 no mínimo, abaixo disso é crash

já tentei até 1.55v e não pega cas 15 por nada
 
Tem que ter uma mobo boa aliada, as vezes a culpa não é só da RAM, além claro de um bom IMC na CPU, a loteria envolvida nisso é grande, até a própria placa-mãe tem loteria, vc pode ter duas placas-mãe iguais mas uma sobe melhor o OC de RAM que a outra.
 
Desanimador o cenário até dos processadores. Estava monitorando um ryzen 5 5600x que estava custando 2.099 na Kabum (com cupom mágico, ficava abaixo dos 2k). Não peguei pelo preço elevados das placas mães, um dia depois já aumentou 300 reais.. Esse Ryzen 1800x não ta mais segurando 60fps, faz é tempo.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo