Cara resolvi fazer o teste e montei o ambiente de desenvolvimento no meu desktop com o ryzen 5 3600. Os tempos melhoraram mas aconteceu algo meio bizarro. Num primeiro momento eu montei todo o ambiente no meu HD normal, e ao fazer os testes os tempos baixaram de 35s no tomcat8 para 19s, e 41s para 29s no wildfly9, isso comparando o notebook com o desktop.
Acontece que eu pensei o seguinte "porra, montei o ambiente no HD, vou migrar tudo pro SSD que pode ser que fique mais rápido né". Hora que dei um ctrl x e ctrl v de todo ambiente pro SSD, e fui fazer os testes, o tempo do tomcat8 aumentou de 19s no HD para 29s no SSD, e eu não consigo imaginar nenhuma explicação pra isso. Eu simplesmente recortei a pasta que continha todo ambiente do HD e colei no SSD, e os tempos pioraram drasticamente, não da pra entender e quando voltei a pasta para o HD o tomcat8 voltou a subir em 19s de novo.
De 35s para 19s no tomcat8 é um bom ganho de performance, quase metade do tempo. Agora fico pensando em quanto tempo subiria no 5800x, se vale a pena o investimento. Tentaria vender o meu 3600 por uns 1200 e compraria o 5800x por 3k, seria por 1800 em cima.