• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Galera que tem os Ryzen 5000, qual plano de energia vocês tão usando no Windows? No meu 3600X eu usava o 1usmus Custom Power e era bem bom. Vocês tão usando esse mesmo pros Ryzen 5000 ou algum outro específico?

Vlw!

O 1usmus comentou no twitter que os drivers novos da AMD corrigiram a maioria dos problemas e não tem necessidade usar o dele ao invés do oficial da amd.
 
O 1usmus comentou no twitter que os drivers novos da AMD corrigiram a maioria dos problemas e não tem necessidade usar o dele ao invés do oficial da amd.

Top! Então vou baixar os drivers do chipset B550 e usar os planos de energia que ele instala no Windows.

Vlw!
 
Provavelmente os novos módulos DDR5 deverão custar mais caro que o padrão atual. E não estou me referindo ao preço de lançamento da tecnologia, e sim o preço deles depois, quando já forem o padrão do mercado. Parece que no DDR5, o controlador de energia vai ficar no próprio módulo, logo...
 
Porque tem jogos/aplicações que, mesmo usando aparentemente menos da CPU, esquenta mais?

Exemplo:

BF V tem mapas que pega 40, 50% de uso da CPU. Mas a temperatura fica na casa dos 60º.

Endzone usa 20~25% da CPU, mas sobe pra 70º, 75º aqui.

:fire:

Jogo sempre a 1080p e 60 FPS.
 
Porque tem jogos/aplicações que, mesmo usando aparentemente menos da CPU, esquenta mais?

Exemplo:

BF V tem mapas que pega 40, 50% de uso da CPU. Mas a temperatura fica na casa dos 60º.

Endzone usa 20~25% da CPU, mas sobe pra 70º, 75º aqui.

:fire:

Jogo sempre a 1080p e 60 FPS.
Pois então, já comentei em alguma postagem atrás, que aqui o 5600X em stress teste do Cinebench, ele esquenta MENOS do que em jogo (todo mundo fala o contrario).

A única coisa que me passa pela cabeça é: neste caso do stress test, o clock dele com uso em 100% é menor (4125mhz +/- e fica com tensão mais estável em um valor um pouco mais baixo) já em jogo, bate os 4650mhz do boost em todos os núcleos (e com certeza deve dar aqueles picos de tensão lá pra casa dos 1.4V+ em cada nucleo pra fazer o clock subir mais rapido).

Em stress do CB fica na casa dos 60º~64º... em jogo, dependendo do jogo, passa dos 70º facil.

Fora isso, não sei o que pode ser. Mas é um comportamento atípico mesmo, nunca vi acontecer do processador em menos uso esquentar mais do que em stress.
 
Porque tem jogos/aplicações que, mesmo usando aparentemente menos da CPU, esquenta mais?

Exemplo:

BF V tem mapas que pega 40, 50% de uso da CPU. Mas a temperatura fica na casa dos 60º.

Endzone usa 20~25% da CPU, mas sobe pra 70º, 75º aqui.

:fire:

Jogo sempre a 1080p e 60 FPS.
O uso de CPU reportado pelo windows é uma estimativa (e bem ruim até, tem inúmeros sites reportando o quão errado é). Além disso, ter realmente um monitoramento de todas as unidades de execução internas de uma CPU é complicado, já q não tem sensores em todo canto pra isso, e fazer profiling de uma aplicação pra estimar seu uso real só iria piorar as coisas (bem estilo o observer's paradox).

No final das contas, o Endzone pode tá abusando bem mais das unidades de AVX2, por exemplo, mas sem demandar tanto das outras unidades.


Também pode ser só a GPU sendo mais abusada em algum desses jogos e deixando o gabinete como um todo mais quente.
 
Não teria como fazer o teste no teu desktop atual e ver se melhora muito? O salto do 3600 pro 5800x acho que não seria tão gritante nesse caso, provavelmente menos do que saindo desse intel pro 3600x. Se sentir que no 3600 ficou mais rápido o suficiente a ponto de sentir a diferença no dia a dia, então talvez valha a pena.

Uma coisa que talvez fizesse mais diferença seria ter mais RAM pra evitar bater na swap/arquivo de paginação, mas aí tem de ver se isso tá acontecendo mesmo agora.

Cara resolvi fazer o teste e montei o ambiente de desenvolvimento no meu desktop com o ryzen 5 3600. Os tempos melhoraram mas aconteceu algo meio bizarro. Num primeiro momento eu montei todo o ambiente no meu HD normal, e ao fazer os testes os tempos baixaram de 35s no tomcat8 para 19s, e 41s para 29s no wildfly9, isso comparando o notebook com o desktop.

Acontece que eu pensei o seguinte "porra, montei o ambiente no HD, vou migrar tudo pro SSD que pode ser que fique mais rápido né". Hora que dei um ctrl x e ctrl v de todo ambiente pro SSD, e fui fazer os testes, o tempo do tomcat8 aumentou de 19s no HD para 29s no SSD, e eu não consigo imaginar nenhuma explicação pra isso. Eu simplesmente recortei a pasta que continha todo ambiente do HD e colei no SSD, e os tempos pioraram drasticamente, não da pra entender e quando voltei a pasta para o HD o tomcat8 voltou a subir em 19s de novo.

De 35s para 19s no tomcat8 é um bom ganho de performance, quase metade do tempo. Agora fico pensando em quanto tempo subiria no 5800x, se vale a pena o investimento. Tentaria vender o meu 3600 por uns 1200 e compraria o 5800x por 3k, seria por 1800 em cima.
 
Galera que tem os Ryzen 5000, qual plano de energia vocês tão usando no Windows? No meu 3600X eu usava o 1usmus Custom Power e era bem bom. Vocês tão usando esse mesmo pros Ryzen 5000 ou algum outro específico?

Vlw!

Pelos review afora nessa nova arquitetura não precisa desses planos de energia, basta usar o do Windows mesmo em modo normal mesmo que e safe.
 
Boa gente, estou com uma dificuldade, eu instalei o drive amd para os ryzen 5000, só que o plano de energia não esta aparecendo, as vezes meu 5600x fica com o clock em 500mhz, alguém sabe dizer se os planos foram retirados ou porque não aparecem? Obrigado.
 
Pois então, já comentei em alguma postagem atrás, que aqui o 5600X em stress teste do Cinebench, ele esquenta MENOS do que em jogo (todo mundo fala o contrario).

A única coisa que me passa pela cabeça é: neste caso do stress test, o clock dele com uso em 100% é menor (4125mhz +/- e fica com tensão mais estável em um valor um pouco mais baixo) já em jogo, bate os 4650mhz do boost em todos os núcleos (e com certeza deve dar aqueles picos de tensão lá pra casa dos 1.4V+ em cada nucleo pra fazer o clock subir mais rapido).

Em stress do CB fica na casa dos 60º~64º... em jogo, dependendo do jogo, passa dos 70º facil.

Fora isso, não sei o que pode ser. Mas é um comportamento atípico mesmo, nunca vi acontecer do processador em menos uso esquentar mais do que em stress.

O Igor citou o AVX2, pode ser isso. Estava lendo e, especificamente no Endzone, os devs citam que a CPU é bem importante para o game tal como a GPU. Ainda que o uso de ambos não aparenta ser aquelas coisas.

Aqui nunca fiz stress test. Meus testes são os jogos e o único que realmente me incomodou foi esse. Até fiz um perfil custom no iCue para os coolers não ficarem gritando, já que raramente pego 70º aqui. Botei eles em rotação um pouco mais baixa mesmo.

O uso de CPU reportado pelo windows é uma estimativa (e bem ruim até, tem inúmeros sites reportando o quão errado é). Além disso, ter realmente um monitoramento de todas as unidades de execução internas de uma CPU é complicado, já q não tem sensores em todo canto pra isso, e fazer profiling de uma aplicação pra estimar seu uso real só iria piorar as coisas (bem estilo o observer's paradox).

No final das contas, o Endzone pode tá abusando bem mais das unidades de AVX2, por exemplo, mas sem demandar tanto das outras unidades.


Também pode ser só a GPU sendo mais abusada em algum desses jogos e deixando o gabinete como um todo mais quente.

Faz sentido! E fiz um teste ontem com o mesmo jogo. Aumentei a rotação de exaustão e diminuiu 1 grau. Abri o case e notei que em cima da VGA fica um bolsão de ar quente, algo que os meus Corsair SP frontais parecem não dar muita conta. De exaustor eu tenho um ML 120mm. Diminuiu mais 2 graus.

Mais pra frente eu acho que vou colocar pelo menos 2 ML frontais por serem bem mais parrudos.

Sobre o AVX2, bem capaz mesmo. Mesmo com o uso menor, a CPU esquenta muito mais. BFV pra chegar nessa temperatura, só com 60% de uso.
 
O 1usmus comentou no twitter que os drivers novos da AMD corrigiram a maioria dos problemas e não tem necessidade usar o dele ao invés do oficial da amd.
Pra família 3000 tb ou só na 5000?
 
Cara resolvi fazer o teste e montei o ambiente de desenvolvimento no meu desktop com o ryzen 5 3600. Os tempos melhoraram mas aconteceu algo meio bizarro. Num primeiro momento eu montei todo o ambiente no meu HD normal, e ao fazer os testes os tempos baixaram de 35s no tomcat8 para 19s, e 41s para 29s no wildfly9, isso comparando o notebook com o desktop.

Acontece que eu pensei o seguinte "porra, montei o ambiente no HD, vou migrar tudo pro SSD que pode ser que fique mais rápido né". Hora que dei um ctrl x e ctrl v de todo ambiente pro SSD, e fui fazer os testes, o tempo do tomcat8 aumentou de 19s no HD para 29s no SSD, e eu não consigo imaginar nenhuma explicação pra isso. Eu simplesmente recortei a pasta que continha todo ambiente do HD e colei no SSD, e os tempos pioraram drasticamente, não da pra entender e quando voltei a pasta para o HD o tomcat8 voltou a subir em 19s de novo.

De 35s para 19s no tomcat8 é um bom ganho de performance, quase metade do tempo. Agora fico pensando em quanto tempo subiria no 5800x, se vale a pena o investimento. Tentaria vender o meu 3600 por uns 1200 e compraria o 5800x por 3k, seria por 1800 em cima.
Po cara, muito bom esse ganho, agora isso de ficar mais lento no SSD foi estranho, e não faço ideia de onde sequer começar a investigar isso.

Eu pessoalmente ainda acho que a diferença de desempenho pro 5800x não valeria a pena, ainda mais com essa diferença de preço.
 
Logo chega nos EPYC da vida

PCIe 6.0 já tem especificações definidas​

Novo padrão terá taxa de transferência de dados de 64 GT/s, o dobro da geração anterior


pcie-6_0-aberta-2.jpg
 
Estava querendo jogar um dinheiro fora aqui no PC, estava pensando em trocar o 3800x por um 5800x... Mas não sei se é negócio...

Segunda opção seria vender meu HyperX Revolver S e pegar um Astro A50, ou, terceira, pegar um ssd m2 nvme de 1tb da WD. 🤔

P.s: Vi alguns benchs onde o 5800x parecia conseguir latências de memória bem melhores que o 3800x. Não sei se em jogos o ganho é significativo
 
Última edição:
Estava querendo jogar um dinheiro fora aqui no PC, estava pensando em trocar o 3800x por um 5800x... Mas não sei se é negócio...

Segunda opção seria vender meu HyperX Revolver S e pegar um Astro A50, ou, terceira, pegar um ssd m2 nvme de 1tb da WD. 🤔

P.s: Vi alguns benchs onde o 5800x parecia conseguir latências de memória bem melhores que o 3800x. Não sei se em jogos o ganho é significativo

Cara, eu não pegaria o 5800x se não estivesse muito mas muito abaixo do preço que sempre é praticado, ele é absurdo de quente, consegue ser mais quente que o meu 3900x aqui.
 
Cara, eu não pegaria o 5800x se não estivesse muito mas muito abaixo do preço que sempre é praticado, ele é absurdo de quente, consegue ser mais quente que o meu 3900x aqui.
Não entendo essa argumentação de temperatura.

Vejo muita comparação como se as temperaturas atingidas fossem prejudiciais, o que não é.

Intel e AMD são arquiteturas completamente diferente, vejo muito ex-Intel querendo aplicar tensões e temperaturas padrão Intel nos processadores AMD, o que não faz sentido algum.

Achei que isso seria óbvio pois os CPUs AMD mesmo com tensão e temperatura maior que um Intel tem um consumo drasticamente menor.

Além de que, qualquer degradação causada pela temperatura não será sentida pelo usuário, a imensa maioria dos usuários não ficam com a mesma CPU por mais de 5 anos.
 
Cara, eu não pegaria o 5800x se não estivesse muito mas muito abaixo do preço que sempre é praticado, ele é absurdo de quente, consegue ser mais quente que o meu 3900x aqui.

Seja sorte minha ou não, meu 5800x com um WC de 120ML em push and pull segura temperaturas de 60 e alguns graus jogando e 78 no cinebench e 82 em full stress no aida! Acho bem de boa.
 
Chegaram as peças novas. Sai de um 3700x para um 5800x.
Realmente o aumento em single core é impressionante. o Multi também dá um banho no 3700x.
Por enquanto, tenho uns picos de 4850 mhz no processador com o PBO e temperatura máxima de 80/82 graus no AIDA64.
Consegue com o novo processador colocar as memórias em 3733 e FLCK de 1866. 1900 não inicia.
Comprei uma fonte mais decente para a RTX 3080 também.
O watercooler é muito bom, mas tive que reduzir o RPM para 1500/1600 com o software de EVGA senão fica parecendo uma turbina de avião.
Comprei na loja que explode. R$ 4100 tudo
Os cabos estão meio zoneados ainda



 
Última edição:
Pelo que entendi era pra todos.
Vc usa qual ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chegaram as peças novas. Sai de um 3700x para um 5800x.
Realmente o aumento em single core é impressionante. o Multi também dá um banho no 3700x.
Por enquanto, tenho uns picos de 4850 mhz no processador com o PBO e temperatura máxima de 80/82 graus no AIDA64.
Consegue com o novo processador colocar as memórias em 3733 e FLCK de 1866. 1900 não inicia.
Comprei uma fonte mais decente para a RTX 3080 também.
O watercooler é muito bom, mas tive que reduzir o RPM para 1500/1600 com o software de EVGA senão fica parecendo uma turbina de avião.
Comprei na loja que explode. R$ 4100 tudo
Os cabos estão meio zoneados ainda




Belo micro. Man não precisa colar bilhetinho com seu nome no micro. :gaming:
 
Vc usa qual ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Belo micro. Man não precisa colar bilhetinho com seu nome no micro. :gaming:
kkkk....
Vlw.
Mas o meu sonho de consumo e o 5900X ou 5950x
Já pensou passar a barreira dos 8/16?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@vicechico
Vi que você tem uma Sound Blaster Recon3D
Em tempos de ótimos chips de audio, ela faz diferença?
 
kkkk....
Vlw.
Mas o meu sonho de consumo e o 5900X ou 5950x
Já pensou passar a barreira dos 8/16?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@vicechico
Vi que você tem uma Sound Blaster Recon3D
Em tempos de ótimos chips de audio, ela faz diferença?
Faz diferença se vc tiver um sistema de HT 5.1 e quiser jogar em 5.1 canais. Pra filmes não é necessário pois o sinal ja vem em DTS / Dolby sem a necessidade de enconde on the fly que os jogos necessitam. Existem maneiras de se ter 5.1 utilizando som onboard com drivers customizados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

kkkk....
Vlw.
Mas o meu sonho de consumo e o 5900X ou 5950x
Já pensou passar a barreira dos 8/16?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@vicechico
Vi que você tem uma Sound Blaster Recon3D
Em tempos de ótimos chips de audio, ela faz diferença?
Eu ja passei da barreira dos 8/16 :deal:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo