• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Começou a sair as novas X570S, as placas que vão vir sem cooler:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quase certeza que vou trocar minha motherboard atual, por uma destas x570S....
 
Última edição:
processadorr.jpg


Erro de configuração ? ou é problema no processador? De vez em quando o pc trava e reinicia até mesmo no windows sem fazer nenhuma tarefa.
Não tem overclock no mesmo.
É um ryzen 7 3700x
 
Alguem ai usa as memorias crucial 3000mhz cl15 2x8gb em 3800mhz c14 com um r5 3600? ou só da pra usar em cl16?
 
Alguem ai usa as memorias crucial 3000mhz cl15 2x8gb em 3800mhz c14 com um r5 3600? ou só da pra usar em cl16?

Acho que só C16, ou passando de 1.5V
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

processadorr.jpg


Erro de configuração ? ou é problema no processador? De vez em quando o pc trava e reinicia até mesmo no windows sem fazer nenhuma tarefa.
Não tem overclock no mesmo.
É um ryzen 7 3700x


Por via das dúvidas zera a BIOS toda, carrega só o XMP e roda novamente, mas parece mesmo que é pau no processador.
 
Última edição:
Ta bom ou da pra abaixar mais a latencia da memoria crucial 3000mhz cl15?



PRINT-MEMORIA.png


Esse 27 tá bizarro, aqui eu usava 16-19-12-36 no mesmo 3600, tenta aí. Posta uma foto do Zentimings, é mais completo e os subtimings importam muito, as vezes vc tem mais algum muito dilatado. Como as Rev.E tem um tRFC e tRCDRD meio bosta, vc não pode abrir mão de mais nada.
 
Última edição:
Esse 27 tá bizarro, aqui eu usava 16-19-12-36 no mesmo 3600, tenta aí. Posta uma foto do Zentimings, é mais completo e os subtimings importam muito, as vezes vc tem mais algum muito dilatado. Como as Rev.E tem um tRFC e tRCDCD meio bosta, vc não pode abrir mão de mais nada.
tRCDRD*
 
Acho que só C16, ou passando de 1.5V
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Por via das dúvidas zera a BIOS toda, carrega só o XMP e roda novamente, mas parece mesmo que é pau no processador.

Fiz de novo, deu mesmo erro, sendo no núcleo físico 5 agora.
Será que é pau no processador ?
 
Esse 27 tá bizarro, aqui eu usava 16-19-12-36 no mesmo 3600, tenta aí. Posta uma foto do Zentimings, é mais completo e os subtimings importam muito, as vezes vc tem mais algum muito dilatado. Como as Rev.E tem um tRFC e tRCDRD meio bosta, vc não pode abrir mão de mais nada.

Aqui o print, vamo abaixar essa latencia, valeu


PRINT-MEMORIA-2.png
 
Aqui o print, vamo abaixar essa latencia, valeu


PRINT-MEMORIA-2.png

Tá praticamente no limite, só o tRP estava destoando. Eu descobri hj que perdi várias prints dos meus resultados quando troquei de PC pela última vez, caguei no pau na hora de fazer o backup pelo visto :(

Vou te mandar as únicas duas que eu encontrei, tá bem próximo dos seus valores:


3300X @ 3800MHz:

3808-MHz-16-19-14-36.png


3200G @ 3600MHz:

3200G-OC.png



Esse mesmo resultado que eu consegui no 3200G eu consegui também no 3600 (exatamente os mesmos timings), só não lembro se foi @ 3770MHz ou 3800MHz.
 
Pessoal, será que vcs podem me ajudar a ter uma luz que clareie minha mente pra resolver o porque da porra desse pc do nada parar de reconhecer um dos pentes de ram?

É o da assinatura, no windows 10 aparece os 16gb, mas apenas 8gb deles estão disponíveis, os outros 8gb mostra como sendo reservado para hardware. No cpuz ele mostra os 16gb ativos, mas porque cargas d'agua o windows 10 não?

Como se resolve esse problema? Só esse ano é a 3ª ou 4ª vez que ocorre isso, já troquei de slots, testei os pentes individualmente, testes das rams e tudo passou sem problemas, nenhum erro, mas do nada acontece isso de um dos pentes não ser reconhecido no windows.

Isso pode ser cpu com problema? Ainda tá na garantia, pois se for o caso, entro em contato com a loja ou direto com a amd, pois não suporto mais os bugs desse pc, sei que me arrependo tanto de não ter ido de intel, duvido que estaria tendo tanta raiva como tenho ultimamente com esse pc.
Estou com o mesmo problema, tenho um Ryzen 7 2700, MB Biostar B350 GT5 e dois módulos de memorias RAM Corsair vengeance de 3000mhz. Este problema ja aconteceu comigo algumas outras vezes em ocasiões que precisei transportar o computador, destas vezes o problema foi resolvido apenas tirando a bateria e "resetando" a BIOS, no entanto desta vez todos os meus esforços foram em vão. Você conseguiu algum meio para que as duas memórias funcionem?
 
Estou com o mesmo problema, tenho um Ryzen 7 2700, MB Biostar B350 GT5 e dois módulos de memorias RAM Corsair vengeance de 3000mhz. Este problema ja aconteceu comigo algumas outras vezes em ocasiões que precisei transportar o computador, destas vezes o problema foi resolvido apenas tirando a bateria e "resetando" a BIOS, no entanto desta vez todos os meus esforços foram em vão. Você conseguiu algum meio para que as duas memórias funcionem?

Atualize a bios da placa mãe.

Se não resolver o jeito é ficar nesses troubleshoot de colocar e tirar memória / resetat bios.

É um dos perks da AMD, com Zen 1 e Zen+.
 
Pessoal, tenho um PC com ryzen 5600x que tem uso misto para jogos e mineração, então nas horas de mineração o uso da CPU não passa de 2%. Dessa forma, gostaria de saber qual configuração posso deixar o processador para que a temperatura fosse a mínima possível e que cause menos desgaste, já que o PC fica ligado 24/7.

Atualmente estou usando ele em 3.7ghz e 1v.
 
Última edição:
Pessoal, tenho um PC com ryzen 5600x que tem uso misto para jogos e mineração, então nas horas de mineração o uso da CPU não passa de 2%. Dessa forma, gostaria de saber qual configuração posso deixar o processador para que a temperatura fosse a mínima possível e que cause menos desgaste, já que o PC fica ligado 24/7.

Atualmente estou usando ele em 3.7ghz e 1v.

Pode fazer undervolt e underclock, Linus fez um video desse para ter um PC mais eficiente que o console e foi com um 3600X se não me engano, colocou 2,3GHz a 0.6v algo assim.
 
Pode fazer undervolt e underclock, Linus fez um video desse para ter um PC mais eficiente que o console e foi com um 3600X se não me engano, colocou 2,3GHz a 0.6v algo assim.
Eu fiz essa configuração e o PC desligou e não dava mais boot. Aí resetei a mobo e coloquei em 0.8v e 2.3ghz, até agora tranquilo. Vou baixando aos poucos para ver até onde vai. Qual melhor programa para testar a estabilidade e por quanto tempo rodar?
 
Eu fiz essa configuração e o PC desligou e não dava mais boot. Aí resetei a mobo e coloquei em 0.8v e 2.3ghz, até agora tranquilo. Vou baixando aos poucos para ver até onde vai. Qual melhor programa para testar a estabilidade e por quanto tempo rodar?

Cinebench, prime95, uns 10 minutos é suficiente.
 
Eu nunca tinha testado esse lance do undervolting reduzindo desempenho que mostram nos vídeos, ontem resolvi testar (rapidamente) aqui e é real mesmo. Desliguei o PBO e coloquei offset em -0.1V, e o resultado foi boost normal para 4.6GHz, mas -350 pontos no multi e -40 no single do teste do CPU-Z. Liguei o PBO e mantive a mesma configuração, e tive resultado proporcional. Depois testei com um UV menos agressivo, -0.05V, aí sim bateu o valor cheio que costuma bater. É bem intrigante esse funcionamento dos Ryzen, eles perdem desempenho pra não perder estabilidade, mesmo para nós leigos é possível perceber que esses processadores são genialidade em placas de silício, não é a toa que pegaram a Intel tão desprevenida.
 
Pessoal,

Tô pra montar um 3600 numa B450M Pro4 e tô de olho em algumas memórias RAM pra usar com ele

- Crucial Ballistix 3000 BL2K8G3OC15U4WL
- Corsair Vengeance LPX 3200 CMK16GX4M2B3200C16
- Adata XPG Spectrix D60G 3200 AX4U320038G16A
- Patriot Viper Blackout Edition 3200 PVB416G320C6K
- Patriot Viper Blackout Edition 3600 PVB416G360C8K

A Crucial pelo que andei lendo é excelente, essa Patriot afirmam que é boa também, mas vi alguns relatos de instabilidade nessa mobo. Afinal, alguma dessas se sobressai ou é tudo a mesma coisa? Pelo que vi a maioria é CL16, exceto a Patriot 3600 que parece ser CL18
 
Eu nunca tinha testado esse lance do undervolting reduzindo desempenho que mostram nos vídeos, ontem resolvi testar (rapidamente) aqui e é real mesmo. Desliguei o PBO e coloquei offset em -0.1V, e o resultado foi boost normal para 4.6GHz, mas -350 pontos no multi e -40 no single do teste do CPU-Z. Liguei o PBO e mantive a mesma configuração, e tive resultado proporcional. Depois testei com um UV menos agressivo, -0.05V, aí sim bateu o valor cheio que costuma bater. É bem intrigante esse funcionamento dos Ryzen, eles perdem desempenho pra não perder estabilidade, mesmo para nós leigos é possível perceber que esses processadores são genialidade em placas de silício, não é a toa que pegaram a Intel tão desprevenida.

Percebi em testes que realizei com meu Ryzen 5 3600 que undervolt por offset sempre reduz o desempenho do CPU. Para realizar um undervolt sem perder desempenho deve fixar um valor para a tensão e clock. Na bios coloquei 4225 Ghz para frequência com 1175v de tensão e não tive perda alguma de desempenho, pois meu CPU consegue manter o clock estável. Utilizei como parâmetros e pontuação Cinebench, 3DMark, CPU-Z. Para testar a estabilidade utilizei o software OCCT por aproximadamente 30 minutos. Quando realizei os testes pelo offset reduzindo a tensão sempre recebi pontuação inferior ao stock, mas fixando valores não tive perda de desempenho pelo contrario ganhei alguns pontinhos devido a frequência estar levemente acima do padrão do CPU. Para overclock da memória apenas ativei o perfil XMP e coloquei a memória ara trabalhar em 3200 MHz (este valor máximo padrão da memória e também o suportado oficialmente pelos Ryzen 3000 e por minha B350.

Cheguei a este valor utilizando a ferramenta ClockTuner for Ryzen (CTR) que é um excelente software para auxiliar em undervolt para os Ryzen.

Link para baixar o CTR: https://www.guru3d.com/files-details/clocktuner-for-ryzen-download.html



Uma coisa que não gostava nenhum pouco nos Ryzen era a frequente aceleração do cooler devido ao ruído, tive esse problema mesmo com undervolt tanto no cooler box quanto no Deepcool Gammaxx Gte V2 e resolvi definindo uma curva fan na BIOS para o cooler do CPU mesmo no verão manteve baixas temperaturas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal,

Tô pra montar um 3600 numa B450M Pro4 e tô de olho em algumas memórias RAM pra usar com ele

- Crucial Ballistix 3000 BL2K8G3OC15U4WL
- Corsair Vengeance LPX 3200 CMK16GX4M2B3200C16
- Adata XPG Spectrix D60G 3200 AX4U320038G16A
- Patriot Viper Blackout Edition 3200 PVB416G320C6K
- Patriot Viper Blackout Edition 3600 PVB416G360C8K

A Crucial pelo que andei lendo é excelente, essa Patriot afirmam que é boa também, mas vi alguns relatos de instabilidade nessa mobo. Afinal, alguma dessas se sobressai ou é tudo a mesma coisa? Pelo que vi a maioria é CL16, exceto a Patriot 3600 que parece ser CL18

Oi amigo, é melhor você pesquisar no site do fabricante da placa o suporte a memórias. A placa que você se refere é esta: https://www.asrock.com/MB/AMD/B450M Pro4/index.pt.asp#MemoryRN

Analisando a Lista de Memórias Suportadas (Renoir) da ASRock a única que ví presente é a memória Adata XPG Spectrix D60G 3200 AX4U320038G16A. Nesta lista você pode ver que a fabricante da placa testou este modelo de memória. Não quer dizer que as outras não vão funcionar, apenas que a fabricante da placa não realizou testes com elas. Geralmente é mais fácil subir a frequência em memórias testadas, apenas isso.


 
Última edição:
Pessoal,

Tô pra montar um 3600 numa B450M Pro4 e tô de olho em algumas memórias RAM pra usar com ele

- Crucial Ballistix 3000 BL2K8G3OC15U4WL
- Corsair Vengeance LPX 3200 CMK16GX4M2B3200C16
- Adata XPG Spectrix D60G 3200 AX4U320038G16A
- Patriot Viper Blackout Edition 3200 PVB416G320C6K
- Patriot Viper Blackout Edition 3600 PVB416G360C8K

A Crucial pelo que andei lendo é excelente, essa Patriot afirmam que é boa também, mas vi alguns relatos de instabilidade nessa mobo. Afinal, alguma dessas se sobressai ou é tudo a mesma coisa? Pelo que vi a maioria é CL16, exceto a Patriot 3600 que parece ser CL18

Recentemente peguei 2 jogos dessa memória: Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8), 3600MHz, DDR4, CL16, Preta - BL2K8G36C16U4B

Elas vieram com E-die, eu particularmente iria nelas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo