• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
5900x seria a melhor opção mesmo, duro é ter coragem de colocar o 5900x em uma b450m steel legend(acho que o 5800x ja esta no limite q ela da conta com segurança)
Se não for fazer OC, segura tranquilo.
 
Comprei uma b550 msi tomahawk... Tudo funcionando, mas não consigo habilitar o HD Sata... Coloquei na sata 1 e tenho um ssd nvme na m.2 1...

Entrei na bios e lá o HD aparece, mas no Windows não consigo encontrar a unidade. É mudei para enable na sata 1 lá na bios...

O que deixei de fazer? Indicar uma letra para unidade?
 
Comprei uma b550 msi tomahawk... Tudo funcionando, mas não consigo habilitar o HD Sata... Coloquei na sata 1 e tenho um ssd nvme na m.2 1...

Entrei na bios e lá o HD aparece, mas no Windows não consigo encontrar a unidade. É mudei para enable na sata 1 lá na bios...

O que deixei de fazer? Indicar uma letra para unidade?
Se aparecer no gerenciamento de disco do windows sim, é só atribuir a letra.
 
Se aparecer no gerenciamento de disco do windows sim, é só atribuir a letra.
nao esta aparecendo.... e peguei esse HD de um poutro PC e estava funcionando normal....
na bios o HD aparece normalmente
 
Experimenta trocar de porta sata, algumas placas mãe bloqueiam algumas porta sata ao utilizar SSD nvme, como estou no celular não dá pra mim ver agora se sua placa bloqueia e quais bloqueia.
 
Experimenta trocar de porta sata, algumas placas mãe bloqueiam algumas porta sata ao utilizar SSD nvme, como estou no celular não dá pra mim ver agora se sua placa bloqueia e quais bloqueia.
posso alterar para a 2 ou e melhor jogar para 4, por exemplo?
li sobre isso e no manual nao achei nada, ate por isso nao troquei ainda....

vou mudar agora
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Experimenta trocar de porta sata, algumas placas mãe bloqueiam algumas porta sata ao utilizar SSD nvme, como estou no celular não dá pra mim ver agora se sua placa bloqueia e quais bloqueia.
ahhhh nao deu certoi...
 
Última edição:
posso alterar para a 2 ou e melhor jogar para 4, por exemplo?
li sobre isso e no manual nao achei nada, ate por isso nao troquei ainda....

vou mudar agora
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


ahhhh nao deu certoi...
mas consigo ver a unidade no grenciador de dispostivos, nao consigo criar a unidade para uso...

no EaseUs ele aparece tb, parece que so falta criar a unidade, mas nao ativa nenhuma opção e nao posso correr o risco de formatar
 
O 3700X chegou hoje e já instalei. Fiz um over meio leigo, porque nao manjo tanto... Só troquei o CPU Core Ratio pra 44 e o CPU Core Voltage pra 1.275 (e algumas outras configs basicas que vi no youtube).

Fiz 3 testes de 10min no cinebench e bateu 13.224 pontos (meu r7 1700 bati 8.600 hauhaua)... o sistema não crashou em momento algum, mas durante os testes o processador batia 71°, devo me preocupar com essa temp?
Outra coisa, setei 1,275 no CPU Core Voltage na Bios, mas no CPU-Z fica mostrando 1.350...
71 graus pra mim é frio conciderando ainda que é um teste de stress me preocuparia com temperatura apenas se ela estivesse em 80 ou mais.
 
mas consigo ver a unidade no grenciador de dispostivos, nao consigo criar a unidade para uso...

no EaseUs ele aparece tb, parece que so falta criar a unidade, mas nao ativa nenhuma opção e nao posso correr o risco de formatar
Ele realmente não aparece no gerenciador de discos? Se tiver lá, é só dar um clique direito na unidade que vc quer, e usar a opção de atribuir uma letra
 
Amigos que tem b450 tomahalk normal, alguém usa ryzen 5000? Se sim qual bios usam?
 
Ele realmente não aparece no gerenciador de discos? Se tiver lá, é só dar um clique direito na unidade que vc quer, e usar a opção de atribuir uma letra
Alguma coisa está bloqueando isso... Ele acha um HD de 190mb.... Acho que preciso fazer alguma coisa antes para ele reconhecer de fato
 
 
nao esta aparecendo.... e peguei esse HD de um poutro PC e estava funcionando normal....
na bios o HD aparece normalmente

Alguma coisa está bloqueando isso... Ele acha um HD de 190mb.... Acho que preciso fazer alguma coisa antes para ele reconhecer de fato
OFF-Topic

Esse HD no computador antigo, estava com o Sistema operacional instalado nele? Se SIM, pode ser que o sistema atual esteja de alguma forma identificando o sistema antigo e não deixando o Windows modificar a partição. Outra coisa, se o HD estava sendo usado num MAC ou num PC com Linux, pode ser a partição formatada em algum sistema de arquivos diferente.

Mas independente, aqui sempre que por algum motivo não consigo (ou não quero) usar o Gerenciador de Disco do Windows, uso o Gparted, que é o gerenciador de discos e partições do linux. Da pra baixar só ele em versão live-disk e instalar num Pen drive com algum programa tipo Rufus... é muito fácil e intuitivo. Ele tem uns 300~400 Megas e até hoje nunca tive problemas de reconhecer partições com ele. Voce dará boot no sistema com ele em vez do windows, igual qlq live distro do Linux, porém a única coisa que tem nele quando bootar no sistema é o Gparted. Só tome cuidado pra não apagar as partições do disco errado, hehe.

Se ainda assim tiver problemas, a seção 'Armazenamento' aqui do fórum talvez seja a melhor opção pra tentar resolver seu problema.
 

A AMD patenteia um método de transição de tarefas entre os processadores BIG e LITTLE​

AMD “big.LITTLE” também conhecido como computação heterogênea na série Ryzen 8000​

A próxima década não será mais ditada pelo número de núcleos, mas sim pelo nó de fabricação do processador, método de empacotamento e eficiência de energia. Um grande papel também será desempenhado por arquiteturas heterogêneas.


Ainda neste ano, a Intel lançará seus processadores Alder Lake da 12ª geração para desktops e sistemas móveis. Esta não é a primeira arquitetura a implementar a Tecnologia Híbrida da Intel (a primeira foi Lakefield). Este é um termo de marketing para implementação central de alta eficiência (little) e alto desempenho (big). A maioria dos usuários de tecnologia deve estar mais familiarizada com o termo big.LITTLE, que na verdade é um nome antigo para a arquitetura de computação heterogênea do ARM, agora substituído por DynamIQ.

Embora CPUs heterogêneas tenham sido usadas em dispositivos móveis por anos, essa tecnologia não é exatamente um domínio dos desktops modernos, onde a eficiência de energia não é exatamente a maior preocupação. Há rumores de que o sistema operacional Windows de próxima geração apresenta um novo método de agendamento de tarefas para essa computação heterogênea, que pode se alinhar com o lançamento do Alder Lake da Intel.

Embora a AMD não tenha realmente confirmado que está trabalhando nesse design de processador, os vazamentos nos trouxeram um novo codinome ' Strix Point ', que está associado ao APU baseado em Zen5, supostamente com núcleos menores conhecidos como Zen4D. O último é um codinome do núcleo menor.


Patente da AMD “Método de transição de tarefas entre processadores heterogêneos”, Fonte: US Patent Office

Apenas dois dias atrás, uma patente da AMD sobre ' transição de tarefas entre processadores heterogêneos' foi publicada. Esta patente foi originalmente registrada em dezembro de 2019, o que sugere que a AMD claramente está trabalhando nessa tecnologia há muito tempo. A patente cobre o problema de engenharia mais importante da computação heterogênea, que é como agendar ou fazer a transição de tarefas entre diferentes tipos de núcleos.

Resumindo, a AMD descreve que a CPU realocará tarefas entre os núcleos com base em uma ou várias métricas. Isso inclui o tempo de execução da tarefa, um requisito de uso da memória no estado de desempenho máximo, acesso direto à memória ou uma métrica do limite médio do estado de inatividade. Se qualquer uma dessas métricas (e outras listadas na patente) atender aos critérios, a tarefa é então realocada do primeiro núcleo do processador para o segundo núcleo. Claramente, esta não é uma descrição muito detalhada, mas deve fornecer uma breve ideia do que está sendo discutido na patente.
Patente da AMD “Método de transição de tarefas entre processadores heterogêneos”, Fonte: US Patent Office
Patente da AMD “Método de transição de tarefas entre processadores heterogêneos”, Fonte: US Patent Office

No momento, acredita-se que a série Ryzen 8000 “Strix Point” será a primeira da AMD a implementar arquitetura heterogênea com núcleos Zen5 de 3 nm combinados com Zen4D em um único pacote. Não há rumores de que uma variante de desktop com o codinome “Granite Ridge” tenha uma arquitetura de núcleo big / little. É importante notar que quando as CPUs / APUs heterogêneas da AMD estiverem disponíveis, a Intel já terá sua arquitetura Alder Lake no mercado. Na verdade, é possível que as primeiras CPUs híbridas da AMD tenham que competir com a sucessora de Alder Lake, de codinome Raptor Lake.

7gpgAIH.png
 
Pessoal dos AM4, poderiam me dar uma força na minha duvida?

Estou pronto para comprar um dos itens (a grande questão é que eu preciso upar um item por vez)
(Vou comprar a vista, pra não ter que parcelar, e com a venda do item, pego o próximo)

Saem: Asus A320MK/BR e Ryzen 5 1600AF
Entra: Asrock B450 Steel Legend e Ryzen 5 3600

Ou eu compro a placa mãe e troco, continuando por enquanto com o 1600
ou eu compro o 3600 e continuo com a 320 por um curto tempo...

O que vocês fariam?

Esperar o 5600 baixar talvez não seja uma boa opção pra mim...o R53600 ta no ali por R$902 sem cupom...
 
Pessoal dos AM4, poderiam me dar uma força na minha duvida?

Estou pronto para comprar um dos itens (a grande questão é que eu preciso upar um item por vez)
(Vou comprar a vista, pra não ter que parcelar, e com a venda do item, pego o próximo)

Saem: Asus A320MK/BR e Ryzen 5 1600AF
Entra: Asrock B450 Steel Legend e Ryzen 5 3600

Ou eu compro a placa mãe e troco, continuando por enquanto com o 1600
ou eu compro o 3600 e continuo com a 320 por um curto tempo...

O que vocês fariam?

Esperar o 5600 baixar talvez não seja uma boa opção pra mim...o R53600 ta no ali por R$902 sem cupom...
Qual tá com o menor preço agora, e qual deles dá pra esperar aparecer uma promoção?
 
Qual tá com o menor preço agora, e qual deles dá pra esperar aparecer uma promoção?

Então, tenho cupom da AsRock (na verdade não sei se tem opção de B450 melhor que ela nessa faixa de preço)
na Kabum, saindo por R$706 a vista (não sei se diminui mais nos próximos dias), e o R5 3600 de um vendedor
do Ali, bem qualificado por R$912...Esse é o cenário hoje!!!
 
Então, tenho cupom da AsRock (na verdade não sei se tem opção de B450 melhor que ela nessa faixa de preço)
na Kabum, saindo por R$706 a vista (não sei se diminui mais nos próximos dias), e o R5 3600 de um vendedor
do Ali, bem qualificado por R$912...Esse é o cenário hoje!!!
Tô por fora dos preços, mas se a mobo for oq tiver mais barato, e o 3600 estiver em preço normal, eu pegaria a mobo logo.
 
Tô por fora dos preços, mas se a mobo for oq tiver mais barato, e o 3600 estiver em preço normal, eu pegaria a mobo logo.
Obrigado!

Quanto aos preços, a mobo ta na media...talvez baixe por esses dias, o processador que pode aparecer um cupom a qqr momento...

Valeu pela ajuda!
 
A minha tem e sinceramente acho inútil. As vezes que deu problema, eram uns erros nada a ver de acordo com a tabela do manual e outras que achei online, acho que só os leds de debug são mais práticos
A B550-F é melhor que a X570 TUF
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho ela. Acho uma senhora placa pecando apenas, no meu uso, pela falta de um display code (aqueles códigozinhos de BIOS).
 
Pessoal, tenho um Ryzen 5 2600 com placa de video Rx 580 8gb, memórias Team group 4gb ddr4 2666mhz x2, funciona sem incompatibilidade em uma placa mãe a320mh biostar?
 
Alguma coisa está bloqueando isso... Ele acha um HD de 190mb.... Acho que preciso fazer alguma coisa antes para ele reconhecer de fato
Você usava o HD com o storeMi de primeira geração ? Pode ser este o seu "problema"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal dos AM4, poderiam me dar uma força na minha duvida?

Estou pronto para comprar um dos itens (a grande questão é que eu preciso upar um item por vez)
(Vou comprar a vista, pra não ter que parcelar, e com a venda do item, pego o próximo)

Saem: Asus A320MK/BR e Ryzen 5 1600AF
Entra: Asrock B450 Steel Legend e Ryzen 5 3600

Ou eu compro a placa mãe e troco, continuando por enquanto com o 1600
ou eu compro o 3600 e continuo com a 320 por um curto tempo...

O que vocês fariam?

Esperar o 5600 baixar talvez não seja uma boa opção pra mim...o R53600 ta no ali por R$902 sem cupom...
Seu processador está limitando ?
Senão eu esperaria o AM5 que deve ficar alguns anos no mercado. Ou se eu fosse você pularia pra geração 5000.
É o que eu irei fazer, mas não tenho o minimo de pressa, pois meu processador é sub utilizado.
Acredito que o momento não é bom pra trocar de hardware, troca de geração, dolar, preços elevados pela baixa disponibilidade. O momento é péssimo.
O que está fomentando a sua troca ? Ter a grana disponível ?
 
Última edição:
Você usava o HD com o storeMi de primeira geração ? Pode ser este o seu "problema"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Seu processador está limitando ?
Senão eu esperaria o AM5 que deve ficar alguns anos no mercado. Ou se eu fosse você pularia pra geração 5000.
É o que eu irei fazer, mas não tenho o minimo de pressa, pois meu processador é sub utilizado.
Acredito que o momento não é bom pra trocar de hardware, troca de geração, dolar, preços elevados pela baixa disponibilidade. O momento é péssimo.
O que está fomentando a sua troca ? Ter a grana disponível ?

Então, não é nem a grana...Jogo bastante simulador de corrida, e uso o pc pra tarefas de trabalho...

Percebo que o R5 1600AF segura um pouco a RTX 2070 (ou talvez seja só impressão)
Talvez o 3600 deixasse meu sistema mais fluido...

A placa mae nem é prioridade, mesmo pq me parece a 320 segura o 3600...
Queria comprar mesmo o R5 3600, q foi pra R$923 no aliexpress...
O investimento seria baixo, pois o 1600AF iria direto para o ML e eu teria um sistema levemente superior, com pouco investimento...

Ou estou completamente errado?

Ah, a geração 5000 é bem interessante, mas ai ja dobra o valor do processador, então está fora...
 
Você usava o HD com o storeMi de primeira geração ? Pode ser este o seu "problema"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Eu usava esse HD para jogos e as pastas do usuario do windows (documentos, downloads, etc), o SSD antigo tinha 128gb, entao nao armazaneava nada la
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, não é nem a grana...Jogo bastante simulador de corrida, e uso o pc pra tarefas de trabalho...

Percebo que o R5 1600AF segura um pouco a RTX 2070 (ou talvez seja só impressão)
Talvez o 3600 deixasse meu sistema mais fluido...

A placa mae nem é prioridade, mesmo pq me parece a 320 segura o 3600...
Queria comprar mesmo o R5 3600, q foi pra R$923 no aliexpress...
O investimento seria baixo, pois o 1600AF iria direto para o ML e eu teria um sistema levemente superior, com pouco investimento...

Ou estou completamente errado?

Ah, a geração 5000 é bem interessante, mas ai ja dobra o valor do processador, então está fora...
eu peguei 0 3300x que e mais barato e nao vai ter tanta diferença assim em jogos e peguei um B550 para a proxima geração ou 5600 ou alguma serie 6600, caso suporte
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo