[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Na outra placa mãe a porta frontal do gabinete funcionava normalmente?

A nova placa mãe reconhece o pen-drive 3.0 na BIOS, por exemplo para instalar o Windows?

Está usando uma instalação limpa/nova do Windows?

Drivers de chipset e controladores USB estão atualizados? (AMD e outros, tipo ASMedia... Realtek...).

Tente mudar os ajustes de USB na BIOS.

Atualize a BIOS.

Descobri aqui, o cabo azul usb 3.0 que vai na placa mae tava colocado invertido, nao sei como o conector entrou na placa, ai eu coloquei certo e os usb 3.0 frontais funcionaram certinho :awesome:

Pessoal, queria trocar a placa mãe, mas gastando pouco.
Queria trocar, pra ter 2 NVME em full Speed e o PCIe 4.0.
A minha é a X470 Gaming Pro Carbon, queria outra MSI, alguma B550 da MSI até uns 1600 que seja melhor (e overclock pelo menos parecido) que a minha X470?

Ou alguma X570 (Na casa dos 2K)

Fala galera, tudo certo? Fiquei pensando que nem louco aqui sobre o upgrade do meu R7 1700 para um R7 3700X ou um R5 5600X. Acho que vou optar pelo 3700x mesmo.
Como eu jogo em quadHD, acredito que o 3700x vai empurrar tranquilamente os 144hz que deixo no monitor. Também faço live e pretendo começar editar alguns videos pro canal do youtube, então talvez os 8/16 acabe se saindo melhor.
O outro fator é que, se eu pegar o 5600x e trocar a placa mãe, não terei muitas possibilidades de upgrade futuramente, então pegando só o 3700x agora, da pra ir juntando uma grana pro final de 2022 pegar a geração nova.

Fala galera, tudo certo? Fiquei pensando que nem louco aqui sobre o upgrade do meu R7 1700 para um R7 3700X ou um R5 5600X. Acho que vou optar pelo 3700x mesmo.
Como eu jogo em quadHD, acredito que o 3700x vai empurrar tranquilamente os 144hz que deixo no monitor. Também faço live e pretendo começar editar alguns videos pro canal do youtube, então talvez os 8/16 acabe se saindo melhor.
O outro fator é que, se eu pegar o 5600x e trocar a placa mãe, não terei muitas possibilidades de upgrade futuramente, então pegando só o 3700x agora, da pra ir juntando uma grana pro final de 2022 pegar a geração nova.
O 3700X empurra 1440p tranquilamente. Nessa resolução o peso maior vai pra VGA. Sobre lives, faço na Twitch, utilizando a CPU mesmo e é super tranquilo, inclusive não me atrapalha em nada nos jogos, nem mesmo no CS em 1080p.

Pessoal, queria trocar a placa mãe, mas gastando pouco.
Queria trocar, pra ter 2 NVME em full Speed e o PCIe 4.0.
A minha é a X470 Gaming Pro Carbon, queria outra MSI, alguma B550 da MSI até uns 1600 que seja melhor (e overclock pelo menos parecido) que a minha X470?

Ou alguma X570 (Na casa dos 2K)
A B550 gaming edge é muito boa, tem também a tomahawk (equivalentes), são pouquíssima coisa pior que sua x470 em termos de VRM, mas melhores pra memória.
A B550 gaming carbon é melhor que a sua atual, porém acho que vai passar do seu orçamento.

Além do que foi dito acima, acho que vale mais a pena manter a mobo agora e só gastar pra um upgrade geral na próxima geração mesmo onde terá mais ganhos. Trocar de mobo e ir com um 5600x vs só gastar com o 3700x ia ser muita grana pra pouco retorno, na minha opinião.

VdAJXDL.png

Aí ele queimou o filme dele de isento, quando cogitava-se paper launch do Rocket Lake em janeiro ele criticou do fundo da alma e faz um comentário desses agora.

Aí ele queimou o filme dele de isento, quando cogitava-se paper launch do Rocket Lake em janeiro ele criticou do fundo da alma e faz um comentário desses agora.

Ele lançou vídeo hoje sobre a próxima geração da Intel

A B550 gaming edge é muito boa, tem também a tomahawk (equivalentes), são pouquíssima coisa pior que sua x470 em termos de VRM, mas melhores pra memória.
A B550 gaming carbon é melhor que a sua atual, porém acho que vai passar do seu orçamento.

Além do que foi dito acima, acho que vale mais a pena manter a mobo agora e só gastar pra um upgrade geral na próxima geração mesmo onde terá mais ganhos. Trocar de mobo e ir com um 5600x vs só gastar com o 3700x ia ser muita grana pra pouco retorno, na minha opinião.
O que você acha da

ROG STRIX B550-F GAMING?​

Melhor que a minha atual? E compatibilidade de memória?

O que você acha da

Mesmo nível da gaming edge, vrm pouca coisa pior (mas ainda segura muito OC), e segura melhor as memórias.

Acho que tem algumas pessoas com ela aqui na thread, dá uma procurada pelas opiniões e resultados deles

O que você acha da

Tenho ela. Acho uma senhora placa pecando apenas, no meu uso, pela falta de um display code (aqueles códigozinhos de BIOS).

Tenho ela. Acho uma senhora placa pecando apenas, no meu uso, pela falta de um display code (aqueles códigozinhos de BIOS).
A minha tem e sinceramente acho inútil. As vezes que deu problema, eram uns erros nada a ver de acordo com a tabela do manual e outras que achei online, acho que só os leds de debug são mais práticos

Segundo a senhora Kabum, meu 3700x deverá chegar amanhã. Alguém tem experiência com over nele? fiz um overzin no meu 1700 mas nao tenho mt conhecimento...

Outra coisa, é só eu pegar a ultima versão da bios e atualizar pelo flashback que o 3700x funcionará na Crosshair VI Hero?

Cara, será que esse refresh com cache 3D vai dar bom msm?

Deve ser o suficiente pra AMD competir com Alder Lake em jogos (disputa equilibrada). No resto a Intel ainda vai estar atrás.

Cara, será que esse refresh com cache 3D vai dar bom msm?
eles devem melhorar algo além disso, tipo aumentar uns 200mhz no clock boost, dar uma afinada ainda melhor no imc pra latência um pouco mais baixa, pq se depender só do cache 3d a diferença vai ser muito específica pra um tipo de coisa ou outro apenas, e olha que nem todo jogo tem esse ganho todo, e fora de jogos praticamente nada tem ganhos, e tem jogos que a performance não subiu nem 1% com isso enquanto outros chega a 10

Deve ser o suficiente pra AMD competir com Alder Lake em jogos (disputa equilibrada). No resto a Intel ainda vai estar atrás.
Acredito que Alder Lake só não conseguira competir apenas com 5950x , abaixo dele deve ficar tudo muito parelho Tanto em jogos quanto em aplicações , mas isso é terrível pra intel .
Alderlake pra funcionar como um sucesso comercial precisa ser relativamente superior ao ryzen 5000xt ou 6000 seja lá como for nomeado os produtos com cache 3d que viram, porque apenas igualar não será suficiente superar pouca coisa também não , será uma plataforma 100% nova competindo contra uma plataforma consolidada , a tendência de custo inicial será elevada muito mais difícil justificar a escolha para o cliente gastar tanto para ter um desempenho igual ou pouca coisa superior .
Eu pessoalmente não estou vendo um futuro tão bombástico com alderlake .

Acredito que Alder Lake só não conseguira competir apenas com 5950x , abaixo dele deve ficar tudo muito parelho Tanto em jogos quanto em aplicações , mas isso é terrível pra intel .
Alderlake pra funcionar como um sucesso comercial precisa ser relativamente superior ao ryzen 5000xt ou 6000 seja lá como for nomeado os produtos com cache 3d que viram, porque apenas igualar não será suficiente superar pouca coisa também não , será uma plataforma 100% nova competindo contra uma plataforma consolidada , a tendência de custo inicial será elevada muito mais difícil justificar a escolha para o cliente gastar tanto para ter um desempenho igual ou pouca coisa superior .
Eu pessoalmente não estou vendo um futuro tão bombástico com alderlake .

Alder Lake não vai competir direito nem com o 5900x em produtividade.

8 núcleos grandes e 8 núcleos atom.

8 núcleos atom não brigam de igual com 4 núcleos do Zen 3, o Alder Lake vai ganhar do 5900X em alguns cenários específicos do 5900X, mas não na maioria.

Alder Lake vai ser bem parelho ao Zen 3 cachezado em jogos.

Em produtividade, eficiência e consumo vai diminuir o gap mas AMD vai continuar na frente.

Alder Lake não vai competir direito nem com o 5900x em produtividade.

8 núcleos grandes e 8 núcleos atom.

8 núcleos atom não brigam de igual com 4 núcleos do Zen 3, o Alder Lake vai ganhar do 5900X em alguns cenários específicos do 5900X, mas não na maioria.

Alder Lake vai ser bem parelho ao Zen 3 cachezado em jogos.

Em produtividade, eficiência e consumo vai diminuir o gap mas AMD vai continuar na frente.
Acho que ainda vai ter uma bronca grande do lado de software. O lakefield até hoje não tem suporte direito pro escalonamento dentre os cores, onde o grande fica na maioria das vezes sem uso.
No desktop, eu imagino que os small cores fiquem subutilizados, fora que eles provavelmente não vão ter todas as instruções que o grande terá, então certas aplicações não terão como utilizar eles de toda forma, a não ser que os boatos se confirmem e esses "pequenos" também tenham AVX, AVX2, aí me pergunto o quão "pequenos" eles realmente serão

Acho que ainda vai ter uma bronca grande do lado de software. O lakefield até hoje não tem suporte direito pro escalonamento dentre os cores, onde o grande fica na maioria das vezes sem uso.
No desktop, eu imagino que os small cores fiquem subutilizados, fora que eles provavelmente não vão ter todas as instruções que o grande terá, então certas aplicações não terão como utilizar eles de toda forma, a não ser que os boatos se confirmem e esses "pequenos" também tenham AVX, AVX2, aí me pergunto o quão "pequenos" eles realmente serão

Aparentemente a Microsoft está fazendo grandes ajustes no scheduler do Windows que será lançado no fim do ano.

Possivelmente CPUs Alder Lake não terão suporte a nenhum Windows anterior à este.

acham que vale o salto do 5600x pro 5800x? considerando que sera usado em uma steel legend, se ela da conta do 5800x tranquilo ou melhor economizar no 5600x (uso principal seria Adobe photoshop e programs de edição)

acham que vale o salto do 5600x pro 5800x? considerando que sera usado em uma steel legend, se ela da conta do 5800x tranquilo ou melhor economizar no 5600x (uso principal seria Adobe photoshop e programs de edição)
Bom salto não é enorme mas existe uma diferença 2 núcleos 4 threads dependendo da carga de trabalho podem economizar alguns bons minutos de render , pra isso vai ter que gastar uns 900 a 1000 reais pra dar esse salto , ai vai de você , 5600x é um baixa cpu 5800x um patamar acima , 5900x pra mim CPU definitivo pra trabalho

Eu seguraria até saírem os Ryzen novos, pelo menos o preço iria baixar. Caso vc não queira mudar a plataforma pra DDR5, pelo menos poderia pegar logo um 5900x ou até mesmo um 5950x mais em conta e com um salto de desempenho bem mais significativo.

Eu seguraria até saírem os Ryzen novos, pelo menos o preço iria baixar. Caso vc não queira mudar a plataforma pra DDR5, pelo menos poderia pegar logo um 5900x ou até mesmo um 5950x mais em conta e com um salto de desempenho bem mais significativo.
na verdade eu formulei mal, vou ficar com o 5600x que uso; é para um amigo meu com uma b450m steel legend e recebeu valor de rma do 2700x e está entre o 5600x e o 5800x(ja tinha olhado o 3700x, mas esse não compensa mais hoje)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom salto não é enorme mas existe uma diferença 2 núcleos 4 threads dependendo da carga de trabalho podem economizar alguns bons minutos de render , pra isso vai ter que gastar uns 900 a 1000 reais pra dar esse salto , ai vai de você , 5600x é um baixa cpu 5800x um patamar acima , 5900x pra mim CPU definitivo pra trabalho
5900x seria a melhor opção mesmo, duro é ter coragem de colocar o 5900x em uma b450m steel legend(acho que o 5800x ja esta no limite q ela da conta com segurança)

O 3700X chegou hoje e já instalei. Fiz um over meio leigo, porque nao manjo tanto... Só troquei o CPU Core Ratio pra 44 e o CPU Core Voltage pra 1.275 (e algumas outras configs basicas que vi no youtube).

Fiz 3 testes de 10min no cinebench e bateu 13.224 pontos (meu r7 1700 bati 8.600 hauhaua)... o sistema não crashou em momento algum, mas durante os testes o processador batia 71°, devo me preocupar com essa temp?
Outra coisa, setei 1,275 no CPU Core Voltage na Bios, mas no CPU-Z fica mostrando 1.350...

Users who are viewing this thread

Voltar