[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Saiu BIOS nova aqui na TUF GAMING X570-PLUS/BR

Versão 4002
TUF GAMING X570-PLUS/BR BIOS 4002
"1. Update AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.3 Patch A
2. Improve system stability"

Alguém já testou?
Baixei mas o ez update diz que não é uma BIOS da minha placa 😳

Baixei mas o ez update diz que não é uma BIOS da minha placa 😳
essa é a versão BR, as vezes a sua é importada versão gringa ou então modelo wifi.

essa é a versão BR, as vezes a sua é importada versão gringa ou então modelo wifi.
Não, é a BR mesmo: TUF GAMING X570-PLUS_BR

Fui no site, que já tenho no bookmark desde que comprei e onde baixei as bios anteriores.

Valeu, muito esclarecedor.

Sobrando o dinheiro não tá não, pelo contrário kkk. Mas se eu conseguir vender bem a minha atual vai dar uma boa amortizada no up. A Asus b450 Tuf pro s tá com um ótimo preço, caso não seja taxada o up vai sair bem em conta, menos de R$100, se eu der sorte coisa de R$50, acredito que valha a pena para ter uma placa bem superior em construção(vi que ela tem alguns componentes de b550) e BIOS, além de ainda receber atualizações, o que morreu para b350 gigabyte. Essa questão de Asus ser chata para overclock de RAM preocupa um pouco pois minhas memórias asgard tem chips ruins(samsung c-die), aqui na gigabyte b350m vai sem problemas com xmp ativado(3200mhz cl16), por se tratar de algo bem modesto provavelmente a Asus não terá problema, certo?

A MSI b550 mortar era mais na esperança de ter um ganhozinho de performance por ser um chipset mais moderno, mesmo que não fosse muito. Vi um video comparativo e a b550 parecia ser a com menos spikes no frametime e com minimas melhores comparada a b450 e b470 mas isso era com ryzen 5600x e rx 3070 se não me engano, então é outro patamar, e quem sabe um dia ter o SAM nas Rx 5000(rdna1), ficaria meio chateado de ficar sem por não ter gasto mais R$160(hoje em dia isso é um kit de ventoinhas), maaass não levo muita fé disso acontecer.

Depois da sua explicação estou pendendo bastante para a Asus b450 e economizar a diferença. Aqui em stock com a ab350-ds3h v2 e um gammaxx 400 v2, no cinebench r20 o 3600 fica com boost em 4.027mhz com 1.357v e 75°c(já providenciei um gabinete com airflow melhor). Uma mobo com bom LLC possibilitaria fazer um bom undervolt com offset, reduzindo bem essa tensão e por consequencia a temperatura, resultando em um boost sustentado maior? Não sou muito chegado em over estatico
Não sairia de uma b350 pra b450,se quiser fazer outro up dps fica limitado dnv.

Melhor segurar e esperar ter grana pra uma b550

Comprar notebook tem que pedir pra vir sem memória, pois o que pode vir, vai capar demais a performance kkkk

Comprar notebook tem que pedir pra vir sem memória, pois o que pode vir, vai capar demais a performance kkkk

Isso não é a questão de single vs dual rank que o pessoal já comentou um bocado aqui?

Isso não é a questão de single vs dual rank que o pessoal já comentou um bocado aqui?

O conceito é similar mas tem a ver com a quantidade de canais formando um rank.

Primeira situação: 8GB = 8x1GB (1Rx8)
Segunda situação: 8GB = 4x2GB (1Rx16)

Os dois pentes possuem 8GB, mas o primeiro é double side, enquanto o segundo é single side.

Mais chips, melhor é o desempenho pois o controlador de memória faz uso do paralelismo para minimizar tempos de espera entre comandos, se um chip está ocupado dando refresh ou esperando a ativação, com mais chips/canais há mais chance de existir um canal livre para que o IMC execute o comando no canal livre ao invés de aguardar o chip ficar disponível.

Veja que na primeira situação 1 rank completo faz 8GB e você possui 8GB no pente, ou seja, tudo OK, você tem todos os canais possíveis.
Veja que na segunda situação 1 rank completo faz 16GB mas você possui só 8GB no pente. Só metade dos canais possíveis... Isso é problema! (de performance)

Similar ao que vemos na comparação de 2 ranks vs 4 ranks.

Achei bem mal explicado o vídeo do Linus na parte de desktop, ter um pente double sided não é necessariamente melhor, em desktop 99% dos pentes DIMM ainda são com chips de 8Gbit, onde um pente de 8GB vai ter 8 chips (um lado) e um pente de 16GB vai ter 16 chips (dois lados).

O Linus deveria ter deixado mais claro para evitar que os leigos façam confusão.

Os timings quando o comando é no mesmo "canal interno" ou "grupo" é até maior em alguns casos, o BZ explica:

Última edição:
Bom dia, quem comprou o ryzen 5 5600x da china, deu algum B.O. até agora o de alguém?

Boletei um hoje por R$1270. Vale a pena ou melhor pegar aqui com garantia?

Última edição:
Bom dia, quem comprou o ryzen 5 5600x da china, deu algum B.O. até agora o de alguém?

Pelo menos a galera que vi comprando la não teve problema não.
E esta pagando um preção em.
:banderas:

Preço top.

Teve um caso no tópico do "RMA AMD" que o user conseguiu garantia do CPU comprado na China, depois dessa eu pegaria sem medo no Ali

Preço top.

Teve um caso no tópico do "RMA AMD" que o user conseguiu garantia do CPU comprado na China, depois dessa eu pegaria sem medo no Ali

Sério? Faz tempo? vou da uma lida

Teve uma galera que saiu do 3800x e do 3700x para o 5600x, ficaram satisfeito ? ou é mais do mesmo ?

Teve uma galera que saiu do 3800x e do 3700x para o 5600x, ficaram satisfeito ? ou é mais do mesmo ?
Eu sai de um 3700x para um 5800x, senti uma diferença bem grande em relação a games, principalmente no FPS mínimo, processadores são monstros, mas acredito que falta maturidade ainda por parte da BIOS das placas.
Estava usando meu 5800x com PBO 2 + CO e ele estava pegando uns 77º em Full Load com all cores em 4.7Ghz, dando uma pontuação single core de 667 no CPU-Z, mas estando na área de trabalho e por exemplo abrindo o Chrome dá uns spikes de temperatura na casa de 68º ~ 70º e o barulho do cooler toda hora é bem chato, coisa que não acontecia no 3700x.
Tive que deixar um overclock fixo, mesmo sabendo que perdi desempenho, mas não dá pra qualquer coisa que for fazer no PC aquele barulhão das fans. Ressalto novamente são excelentes CPU`S mas acredito que ainda falta refinamento.

Abraços.

Eu sai de um 3700x para um 5800x, senti uma diferença bem grande em relação a games, principalmente no FPS mínimo, processadores são monstros, mas acredito que falta maturidade ainda por parte da BIOS das placas.
Estava usando meu 5800x com PBO 2 + CO e ele estava pegando uns 77º em Full Load com all cores em 4.7Ghz, dando uma pontuação single core de 667 no CPU-Z, mas estando na área de trabalho e por exemplo abrindo o Chrome dá uns spikes de temperatura na casa de 68º ~ 70º e o barulho do cooler toda hora é bem chato, coisa que não acontecia no 3700x.
Tive que deixar um overclock fixo, mesmo sabendo que perdi desempenho, mas não dá pra qualquer coisa que for fazer no PC aquele barulhão das fans. Ressalto novamente são excelentes CPU`S mas acredito que ainda falta refinamento.

Abraços.
Se quiser dá pra controlar as fans com esse programa gratuito muito bem feito: https://linustechtips.com/topic/1099996-fancontrol-my-take-on-a-speedfan-replacement/

Dá pra aumentar o tempo de resposta de modo que os fans só acelerem depois de um amento de temperatura persistente (e não mais apenas com os picos) e setar também a histerese para a descida da curva. Recomendo fortemente o programa.

Se quiser dá pra controlar as fans com esse programa gratuito muito bem feito: https://linustechtips.com/topic/1099996-fancontrol-my-take-on-a-speedfan-replacement/

Dá pra aumentar o tempo de resposta de modo que os fans só acelerem depois de um amento de temperatura persistente (e não mais apenas com os picos) e setar também a histerese para a descida da curva. Recomendo fortemente o programa.
Não conhecia, muito obrigado vou testar já, quem sabe não consiga fazer parar com essa loucura dos spikes e o fan girar igual uma turbina.
Porque são picos de processamento, abriu o Chrome ele bate 70° e depois volta pra uma temp mais baixa.
Problema é que eu tô achando que ainda falta algum refinamento também, o pbo joga o Vcore lá em cima, embora a AMD fale que é normal sinceramente não acho.
Mas valeu demais pela dica.

EDIT:

Baixei o software aqui mas preciso entender realmente como ele funciona, vi que tem várias opções de curvas, se eu deixar o 5800x com o PBO + CO ativados e rodar um Cinebench que usa todos os cores ele vai bater uns 76º, claro essa não é uma situação típica pois nào vou estar em full load o tempo todo.

Mas só de abrir o Chrome ele vai bater seus 70º devido ao PBO jogar o Vcore lá pra cima, mas depois ele cai um pouco, teria que ver se consigo fazer uma curva pra quando ele bater na faixa de 65 - 70º o cooler não aumentar a rotação pois ele vai voltar.

Enfim vou fuçar aqui e ver o que consigo rs.

Valeu.

Última edição:
Não sairia de uma b350 pra b450,se quiser fazer outro up dps fica limitado dnv.

Melhor segurar e esperar ter grana pra uma b550

Acabei fazendo a troca...coloquei bem pouco dinheiro, agora vou upar o processador!!!

Passa o link aí por favor.

Procurei lá e não consegui nesse preço aí.

SSD WD SN850 PCIe 4.0 tem grande queda de desempenho em slots M.2 em placas-mãe X570
O modelo topo de linha da WD chega a ter queda maior que 40% em escrita

Lançado ano passado, o WD Black SN850, SSD topo de linha da Western Digital, é o que há de melhor no mercado. Porém, segundo o site alemão ComputerBase, alguns usuários têm relatado baixa velocidade de escrita quando conectado em slots M.2 específicos em placas-mãe com o chipset X570 da AMD. A queda em desempenho passa dos 40%.

Depois de ver as reclamações dos donos do SSD, o próprio site alemão fez seus testes e foi constatado que o problema acontece quando o WD Black SN850 está conectado em um slot M.2 que tem a comunicação direta com o chipset X570, se comparado com o slot que "conversa" diretamente com o CPU. Isso acontece porque a latência é maior quando a comunicação é feita via chipset. Esse problema faz com que o SSD funcione com velocidades parecidas com as suportadas por PCIe terceira geração.

A diferença de desempenho entre esses slots geralmente chega na casa dos 10%, segundo o Tom's Hardware, mas a velocidade de escrita desse SSD é cortada quase pela metade nessa situação específica. O teste do ComputerBase mostra que usando o SSD em um slot controlado pelo processador, o WD SN850 alcança a velocidade de escrita proposta pela fabricante, em torno dos 5.255 MB/s. Porém quando controlado pelo chipset, essa velocidade pode cair para menos de 3000 MB/s, diferença de cerca de 43%.

wd-black-sn-850-ssd-queda-teste-desempenho-escrita.jpg

Os testes, feito no CrystalDiskMark, mostram que a escrita sequencial é a mais afetada, enquanto que a escrita em workload aleatório teve uma queda menor que 13%. Outros SSDs foram testados e a diferença entre os slots ficaram em torno dos 10%, o que já é esperado por conta da latência maior. Em velocidades de leitura não foram identificadas qualquer anomalia do tipo, chegando a 10% de diferença também.

wd-black-sn-850-ssd-queda-teste-desempenho-leitura.jpg

A Western Digital diz estar ciente do problema e que está trabalhando em um novo firmware e irá liberar para download no dia 12 de julho. Por enquanto, a solução é trocar o SSD de slot, o que parece ser uma solução simples, a não ser que você esteja usando todos os seus slots.

A Gigabyte prepara a placa-mãe X570SI AORUS Pro AX Mini-ITX com refrigeração passiva​

A Gigabyte também está trabalhando na placa-mãe X570S em formato Mini-ITX​

Na semana passada, a Gigabyte officailly lançou até cinco placas-mãe X570S, uma nova série baseada em um chipset atualizado que não requer refrigeração ativa. Parece que a Gigabyte ainda adicionará placas-mãe a esta linha.

AMD lança 4700S Desktop Kit com Zen2 APU do PlayStation 5​

AMD lança 4700S, um misterioso APU​

A AMD finalmente lançou seu Desktop Kit com 4700S APU com arquitetura Zen2.

Não se engane, esta não é uma APU Ryzen. A AMD foi muito cuidadosa em não usar essa marca para este misterioso híbrido entre APU embarcado / desktop. Existem algumas semelhanças e algumas diferenças entre este APU e seu sucessor era conhecido como A9-9820, que estava usando processadores Xbox One recuperados.

Para começar, a AMD não divulgou uma foto deste APU em si, então provavelmente levará algum tempo antes de vermos uma. No entanto, existem algumas fotos da placa-mãe:

O AMD 4700S Desktop Kit apresenta um Zen2 APU pré-instalado em uma placa-mãe Mini ITX. Um total de 16 GB de memória GDDR6 (também há uma variante de 8 GB) pode ser encontrado neste sistema. Não há slots M.2 nesta placa, mas um slot PCIe 2.0 de tamanho normal está disponível, embora opere a x4 de largura.

Embora a AMD não tenha divulgado nenhuma foto do APU ainda, há um diagrama no manual do produto. Parece corresponder às APUs usadas para consoles, como o PlayStation 5.

Infelizmente, a AMD revelou apenas algumas especificações básicas do APU 4700S, mas aprendemos que é um processador baseado em Zen2 com 8 núcleos e 16 threads, assim como a série PlayStation. A configuração da memória parece corresponder às especificações do console de jogos também, até 16 GB GDDR6, mas a AMD não revelou as frequências para a memória e núcleo de computação.

O driver que foi lançado com o kit de desktop 4700S confirma que o APU é baseado no PS5 SoC:

Embora seja tecnicamente uma APU, não há nenhuma GPU integrada habilitada aqui. Isso nos leva a acreditar que essas APUs são APUs do PlayStation 5 reaproveitadas com peças de GPU RDNA2 quebradas. Em outras palavras, o 4700S requer a instalação de uma GPU discreta e a AMD está nos dando até 12 GPUs compatíveis, incluindo a série AMD Radeon 500 baseada na arquitetura Polaris, bem como GeForce GT 730-1030 e GeForce GTX 1050-1060.

O APU “Cato” do Xbox One reaproveitado foi vendido por cerca de 135 USD. O preço do 4700S é desconhecido no momento, mas soubemos que eles devem aparecer nas lojas em breve (ouvimos que pode ser na próxima semana). Os entusiastas interessados em experimentar o 4700S provavelmente devem verificar os sites de varejistas chineses em breve.

CCb6kUU.png

galera, meu ryzen 3900x ta com a frequencia do processador muito baixa, queria deixar ele numa frequencia fix sem ficar oscilando, quando jogo fica uma bagunça de frenquencia e o fps varia muito, alguem ai sabe como so deixar a frequencia travada ?
207485050_5778297858909148_6249877235056644924_n.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar