[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Alguém acredita que a MS vai restringir somente a essa lista de processadores?!
Lançar um produto pra atingir apenas uma minúscula parcela do mercado... é inviável comercialmente.
Eu me baseio no que é oficial, e oficialmente é isso que tá no site da própria MS. Se é viável ou não, é problema da MS e suas estratégias de marketing, o meu problema no momento é que tenho um Ryzen 5 1600 e até o momento ele não consta como compatível.

Eu me baseio no que é oficial, e oficialmente é isso que tá no site da própria MS. Se é viável ou não, é problema da MS e suas estratégias de marketing, o meu problema no momento é que tenho um Ryzen 5 1600 e até o momento ele não consta como compatível.
Tamô no mesmo barco... tenho um ryzen 1ª geração... olha a minha cara de preocupação :badass::haha: :bwahaha:

No final todo mundo vai poder utilizar o revolucionário Windows 11 não esquenta a cabeça.

Legal que a 8ª geração Intel lançada no mesmo ano vai ter suporte....

Mas é cada uma da Microsoft.

Então o RYZEN 5 1600 AF que na prática é um RYZEN 5 2600 teria suporte para o Windows 11 então ?

Então o RYZEN 5 1600 AF que na prática é um RYZEN 5 2600 teria suporte para o Windows 11 então ?

Se estiver na lista, sim.
Se não estiver na lista, não.

Se estiver na lista, sim.
Se não estiver na lista, não.

RYZEN 1000 = ZEN

A série 1000 não é compatível com X570

Mas uso 1600 AF na minha X570 ASUS TUF

Pois ele é ZEN+

RYZEN 2000 = ZEN+ = compatível com Windows 11

Galera, me deem uma pequena luz ai
Em que frequencia eu acredito?
No do CPU-Z ou no hw-info?

To usando -100mv no offset, PBO no auto e ta assim.
Vocês acham mais vantajoso para "economizar" energia ou deixar o clock fixo mesmo?
Jogando cod minha frequencia fica em 4050

Aqo6y0w.jpg

Pessoal, o que essas X570S tem de diferente das x570 normais?

Pessoal, o que essas X570S tem de diferente das x570 normais?
Pelo menos nas da Gigabyte que vi. Eles aumentaram o tamanho da bios para 256mb, over de memória vai até 5000mhz, wi-fi que a placa usa agora é o 6.

Pessoal, vi no site da asus que saiu a nova bios para a Strix B550F baseada no Agesa 1.2.0.3. Alguém aí já baixou essa bios, está boa? Corrigiram o problema da USB?

kWbPWNp.png

Pessoal, vi no site da asus que saiu a nova bios para a Strix B550F baseada no Agesa 1.2.0.3. Alguém aí já baixou essa bios, está boa? Corrigiram o problema da USB?

kWbPWNp.png
Então "Joel Cruz", não posso falar especificamente da Asus, mas os problemas na USB é pra já terem sido resolvidos na Agesa 1.2.0.2.
Nessa Bios eles devem ter feito apenas "ajustes finos", pois colocaram só essa msg genérica 'Improve system stability'. Um cara aqui, postagens atrás, disse que melhorou o desempenho em algum jogo lá não lembro qual...

Então "Joel Cruz", não posso falar especificamente da Asus, mas os problemas na USB é pra já terem sido resolvidos na Agesa 1.2.0.2.
Nessa Bios eles devem ter feito apenas "ajustes finos", pois colocaram só essa msg genérica 'Improve system stability'. Um cara aqui, postagens atrás, disse que melhorou o desempenho em algum jogo lá não lembro qual...
"Improve system stability"

Fez todo mundo usar +0.02~0.05v na tensão da memória pro OC de RAM ficar estável.

Esse AGESA 1.2.0.3 eu pulei, li o feedback horrível no OCN.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo menos nas da Gigabyte que vi. Eles aumentaram o tamanho da bios para 256mb, over de memória vai até 5000mhz, wi-fi que a placa usa agora é o 6.

BIOS de 256MB é interessante!
Over de memória podem colocar o que quiser na BIOS, aqui posso por até 7000MHz, não significa que a placa suporte.
Achei que já usavam WiFi 6. A minha tem o combo Wi-Fi/BT da Intel AX200.

galera, eu tenho um b450m ds3 com um 3600, se eu fizer um upgrade pra um 5600x terei que atualizar a mobo?

mAUkHoM.png

Ef1vxgR.png

w9Fuz6b.png

vH2o97w.png

wWOtslV.png

XuAlbgD.png

mFrTdOq.png

L5vOFa4.jpeg

obrigado amigo, vc é um amigo. But, terei alguma perda de desempenho ou tudo é bem safe?
Não terá perdas. Apenas cuidado que se cair a luz durante o update adeus placa mãe

Que bagunça , resumindo epic genoa vira com até 96 núcleos competindo com sapphire rapids , tinha rumores de que poderia existir um processador de 128 núcleos de mesma arquitetura zen 4 mas não era genoa , então seria esse tal Bergamo porem com uma finalidade diferente esse CPU tem foco soluções da apple , eu suspeito que o clock de trabalho dele seja muito baixo visando altas contagem de nucleos e threads porem mantendo uma grande eficiência .

AMD Monet (12nm Zen3 APU) e Bergamo (CPU EPYC de 128 núcleos) aparecem nos últimos rumores​

AMD Monet: Zen3 em nó de 12 nm​

No vídeo mais recente da RedGamingTech , um novo codinome é mencionado supostamente relacionado ao próximo APU de baixa potência da AMD.

A AMD está supostamente planejando fabricar APU Zen3 de baixo consumo com o codinome “Monet” usando o nó Global Foundries 12LP +. Monet vai supostamente substituir a série Athlon baseada em Dali, embora Paul da RGT mencione que esses APUs também podem acabar em dispositivos como caixas eletrônicos. Isso sugere que também pode ser uma APU incorporada.

Essas APUs de ultra-baixo consumo de energia apresentariam até 4 núcleos e gráficos integrados RDNA2. Suportaria memória LPDDR4 (X). Olrak foi rápido em combinar todas essas informações em um novo diagrama (que imita os roteiros internos da AMD de outros vazamentos):

Todos os detalhes sobre AMD Monet, Fonte: @ Olray29_ via RedGamingTech

Fonte:

[RedGamingTech] Ryzen é INDEFÁVEL? Estratégia de CPU NEXT GEN da AMD e Intel | AM5 Core Counts e Intel's Tech Focus (6.834 visualizações)

AMD Bergamo: Zen4 EPYC com 128 núcleos?​

De acordo com a Lei de Moore está morta , a AMD está preparando um grande processador EPYC. Suas fontes se estendem por um boato da AdoredTV que afirmou que os processadores de servidor baseados no Zen4 estarão disponíveis em configuração de 128 núcleos em algum momento. Outros que vazaram não ficaram tão entusiasmados com essa afirmação, principalmente porque esse processador misterioso costumava ser associado à série EPYC da 4ª geração com o codinome Genoa. O que se dizia é que Gênova definitivamente não vai oferecer mais do que 96 núcleos. É aqui que entra o novo codinome, Bergamo.

A AMD Bergamo é supostamente uma CPU EPYC de 128 núcleos que foi lançada depois de Gênova. Enquanto o primeiro irá supostamente competir com o "Sapphire Rapids" escalonável do Xeon de 3ª Geração da Intel, Bergamo terá como alvo a concorrência da Apple e do Google em algum ponto do final de 2022 ou início de 2023. Além disso, é dito que a CPU seria compatível com o soquete SP5 porque pode explicar porque vimos alguns renderizadores com mais blocos de computação em pacotes SP5 antes. AMD Gênova e Bérgamo podem parecer iguais por fora, mas não são os mesmos produtos.

Rumores sobre a CPU EPYC de 128 núcleos AMD Bergamo, Fonte: Moore's Law is Dead

No geral, houve até três modelos de processadores EPYC baseados em SP5 até agora:

Fonte:

[A lei de Moore está morta] AMD EPYC Bergamo: Este é o Zen 4 de 128 núcleos para esmagar a concorrência da ARM? (8.721 visualizações)

Projeto Hydra é uma nova ferramenta de ajuste para CPUs AMD Zen3 (+)​

Projeto Hydra para suportar CPUs Zen3 e Zen3 +​

Yuri Bubliy (1usmus) tem trabalhado na evolução de seu Clock Tuner para Ryzen.

O desenvolvedor de software revelou um conceito para uma próxima ferramenta de overclock e ajuste Zen3 / Zen3 + chamada Projeto Hydra. A julgar pelo nome do software, a ferramenta está atualmente na versão 0.1A PRO, o que sugere que ela está em um estado muito inicial. Além disso, uma nota rápida é que 1usmus agora está planejando uma versão PRO de sua ferramenta, que fornecerá alguns recursos adicionais.

Hydra foi projetado especificamente para a arquitetura Zen3. Proprietários de CPUs Zen2 e mais antigas devem considerar o uso da ferramenta CTR do mesmo desenvolvedor. Yuri parece estar certo de que Zen3 + é uma coisa, e é por isso que ele mencionou especificamente essa arquitetura nos slides de imprensa compartilhados exclusivamente com GamersNexus . A família Zen3 agora inclui CPU mainstream e séries de APUs, mas deve adicionar a série Threadripper ainda neste verão. Se o Hydra oferecerá suporte a todos esses produtos, ainda não foi confirmado.

Projeto Hydra de 1usmus, Fonte: GamersNexus

O software é baseado na estrutura CTR, mas apresenta uma nova IU e suporta três predefinições de curva de tensão: undervolting, normal e OC. Até 9 perfis agora podem ser armazenados para tarefas específicas. O Otimizador de Curva de Tensão agora também é ajustável por núcleo.

O Projeto Hydra oferece incrementos de tensão menores (1 mV) em comparação com a própria ferramenta Ryzen Master da AMD (que está travada em 3 mV). Novas salvaguardas também foram implementadas para aumentar a segurança de ajuste. O software também vem com uma função de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, que desativa perfis automaticamente em situações críticas.

Esta ferramenta da 1usmus se comunica com a SMU (System Management Unit) através do barramento PCIe, o que evita o bloqueio ou sobrescrita do perfil selecionado. Yuri também se certificou de que a ferramenta não consumirá mais de 100 MB de memória e 1% de utilização da CPU. Em outras palavras, ele acha que a ferramenta agora deve ser mais segura e leve do que o Ryzen Master. Aqui está uma breve visão geral de Hydra feita pelo próprio criador:

O HYDRA se comunica constantemente com a SMU através do barramento PCI (sem bloqueá-lo) e dependendo dos dados recebidos, muda a frequência ou muda o perfil. Os requisitos de recursos também são mínimos, até 100 MB de RAM e 0-1% de uso da CPU. A chance de danificar um processador com este programa é menor do que com o próprio Ryzen Master da AMD (ele não usa PCI mutex e pode ser a arma ideal para destruir processadores.
HYDRA usa PCI mutex, hardware mutex SMU e também verifica a integridade do comando. PCI mutex é um meio de proteger os comandos de serem sobrescritos ou modificados. Ryzen Master não tem essa proteção.
Se o usuário descobrir que seu processador AMD tem uma margem de baixa frequência, a versão padrão será suficiente para que ele obtenha o desempenho máximo. Claro, a versão Pro terá suporte adicional e todos os novos recursos irão recebê-lo primeiro, por meio de acesso antecipado. Parece uma política justa para mim, restrições mínimas e todos terão uma escolha.
- 1usmus via GamersNexus
Segundo Yuri, a ferramenta será lançada até o final deste mês. É importante notar que a versão Pro garantirá melhor suporte, recursos adicionais e acesso antecipado. Ainda não ouvimos todos os detalhes do Projeto Hydra. Esperançosamente, Yuri e as pessoas envolvidas nos testes irão compartilhar seus resultados em breve.

Pq a AMD não contrata o 1usmus?

Users who are viewing this thread

Voltar