[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, algum guia básico para passar de configuração de Bios pro 5900x?
Pelo pouco que li dos ryzen o OC manual não vale lá muito a pena, é melhor deixar no auto mesmo?

Coloquei meu WC intake (e acho que com ajuda do frio).

Consegui melhorar o CO dele.
No bench do CPU-Z, consegui 6903 no Multi e 675 no Single.

Fiquei feliz, pensei que a X470 tava limitando a performance do processador.

Alguém mais fez esse teste pra comparar e ver se está em linha?

Seu WC está no topo?

Valeu pelas informações.
Eu vou testar o kit na próxima semana e vou olhar. Como eu não estou com grana sobrando para investir em um Ryzen 3600 (um kit novo passa dos R$2.600,00), vou testar os games mais atuais, pois no meu i5 não dá mais conta dos 60fps em games lançados após 2016.
Saberia dizer se uma Biostar B350 não suporta um R5 3600?
Porque não pesquisa o custo de um kit com um i5/i7 de 10ª/11ª geração, Intel tá com CxB melhor que AMD, embora as placas-mães sejam mais caras, mas ainda acho que consegue até 2000-2100. Vai gastar bem mais, mas vai ter um kit que vai durar muitos anos.

Não está ruim o preço desse kit, mas pra quem já tem i5 de 3ª, não vejo muito sentido, sendo honesto. Esses Ryzen de 1ª geração (Zen), eram bem ruins o IPC, melhorou um pouco na Zen+ (+-10%), mas só começou a igualar a Intel mesmo com Zen 2, aí mudou da água pro vinho.

E sim, essa mobo suporta o 3600, está na lista de CPUs compatíveis. Em último caso, pega esse kit, importa o 3600 do AliExpress e tenta vender esse 1700, por ser 8/16 acho que tem saída boa, mesmo sendo um pouco antigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Grilex esse vídeo deve lhe ajudar, é de fevereiro então bem recente ainda:

Última edição:
Pessoas,

Uma dúvida: Quais as chances de ter algum "problema", assim digamos, em vez de comprar memórias em Kits 2x8Gb ou 2 kits de 2x8Gb pra totalizar 32Gb, por exemplo e comprar os pentes separados, sem ser em kit, tipo 4x 8Gb ?

Lembrando mesma marca, modelo, frequência etc.
Se forem todas da mesma marca e modelo, dificilmente vc terá problema de compatibilidade.

Se forem todas da mesma marca e modelo, dificilmente vc terá problema de compatibilidade.
O kit é cerca de R$190,00 reais mais caro que se fosse comprar 2x pentes do mesmo modelo, só que separados.

Sei que tem aquela que os kits são exatamente os mesmos chip e testados juntos.

Como o foco não é overclock nem nada, acho que não haverá problemas, mesmo em ativar o XMP.

O kit é cerca de R$190,00 reais mais caro que se fosse comprar 2x pentes do mesmo modelo, só que separados.

Sei que tem aquela que os kits são exatamente os mesmos chip e testados juntos.

Como o foco não é overclock nem nada, acho que não haverá problemas, mesmo em ativar o XMP.
Pode ir sem medo! Comprando junto e na mesma loja, muito capaz de pegar até o mesmo lote

Pessoal, algum guia básico para passar de configuração de Bios pro 5900x?
Pelo pouco que li dos ryzen o OC manual não vale lá muito a pena, é melhor deixar no auto mesmo?

Seu WC está no topo?
Sim.
WC Topo intake
3 fans embaixo, intake.

3 fans laterais exaust.

Sim.
WC Topo intake
3 fans embaixo, intake.

3 fans laterais exaust.

Foi o que imaginei. Antes com seu WC no topo como exhaust suas VRM's basicamente não tinham um flow muito forte de ar, mas quando vc mudou seu WC no topo pra intake, estando bem mais perto dessa área, começou a jogar um fluxo de ar bem maior na região das VRM's.

Lembrando que qualquer fluxo de ar, mesmo que um ar quente, é melhor que nenhum fluxo.

Depois de muitos testes de posições aqui, finalmente cheguei ao melhor flow com intake no topo com fans, intake embaixo, exhaust basico atrás e o WC na frete também como exhaust pra não jogar ar quente dele dentro do gabinete.

Assim a região das VRM's fica ainda melhor com ar frio vindo de fora.

Foi o que imaginei. Antes com seu WC no topo como exhaust suas VRM's basicamente não tinham um flow muito forte de ar, mas quando vc mudou seu WC no topo pra intake, estando bem mais perto dessa área, começou a jogar um fluxo de ar bem maior na região das VRM's.

Lembrando que qualquer fluxo de ar, mesmo que um ar quente, é melhor que nenhum fluxo.

Depois de muitos testes de posições aqui, finalmente cheguei ao melhor flow com intake no topo com fans, intake embaixo, exhaust basico atrás e o WC na frete também como exhaust pra não jogar ar quente dele dentro do gabinete.

Assim a região das VRM's fica ainda melhor com ar frio vindo de fora.
Esse ponto dos VRMs eu não sabia, mas faz sentido.

Eu troquei porque ele intake, você ta passando ar frio pelo radiador, que ajuda a dissipar o calor.
Mas piora um pouco pra GPU.
Mas achei essa configuração a melhor, porque esteticamente fica melhor também.

Fala galera, estarei montando uma máquina com uma RTX 3070 + fonte reactor 850W + 16gb (2x8) 3200Mhz e vendendo a minha atual (RX 580 8GB + R5 1600 + 16GB 2400MHz + 600W) gostaria de saber qual placa mãe se adequaria no meu tipo de situação onde busco comprar uma placa mãe ATX junto com um R5 5600X talvez...

Fala galera, estarei montando uma máquina com uma RTX 3070 + fonte reactor 850W + 16gb (2x8) 3200Mhz e vendendo a minha atual (RX 580 8GB + R5 1600 + 16GB 2400MHz + 600W) gostaria de saber qual placa mãe se adequaria no meu tipo de situação onde busco comprar uma placa mãe ATX junto com um R5 5600X talvez...
Cara, depende.

Eu tenho um 5800x com uma X470, e to conseguindo extrair bem dela.
Se você achar uma B550/X570 boa e acessível, vai nela, tem umas features legais, se não ve uma X470/B450 boa.
Quanto vc quer gastar?

Cara, depende.

Eu tenho um 5800x com uma X470, e to conseguindo extrair bem dela.
Se você achar uma B550/X570 boa e acessível, vai nela, tem umas features legais, se não ve uma X470/B450 boa.
Quanto vc quer gastar?
Não quero passar de 1.500 em uma placa mãe mas se não tiver outra escolha... Busco alguma placa que suporte os 3200Mhz e tenha suporte para os Ryzen de 5 gen.

E busco jogar em 4k, tem esse detalhe..

Última edição:
Não quero passar de 1.500 em uma placa mãe mas se não tiver outra escolha... Busco alguma placa que suporte os 3200Mhz e tenha suporte para os Ryzen de 5 gen.

E busco jogar em 4k, tem esse detalhe..

Só atualizar a BIOS e jogar. Talvez já até venha atualizada pois é fabricada em Manaus.

Eu vejo o pessoal comentando que mexeu nos tempos da memória pra reduzir a latência, isso aumenta mesmo o desempenho na prática, ou é mais pela satisfação de extrair o máximo do hardware?

Até usei o DRAM Calculator e Thaiphoon Burner pra calcular os timings e inserir na BIOS, pois dizia que no perfil safe, conseguiria baixar de CL16 para C14. Porém, após aplicar os valores, o PC não bootava e reiniciava com o clock para 2666MHz, contra 3200 do XMP. Não sei se tem a ver, mas na BIOS da minha mobo não existe nenhum parâmetro Voltage Block, não sei se não bootava por causa disso.

DRAM-Calculator.png

Eu gostei mas gostaria de uma ATX :feelbad:

Não seja por isso:

https://www.pichau.com.br/placa-mae-asrock-b450-steel-legend-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450

Eu vejo o pessoal comentando que mexeu nos tempos da memória pra reduzir a latência, isso aumenta mesmo o desempenho na prática, ou é mais pela satisfação de extrair o máximo do hardware?

Até usei o DRAM Calculator e Thaiphoon Burner pra calcular os timings e inserir na BIOS, pois dizia que no perfil safe, conseguiria baixar de CL16 para C14. Porém, após aplicar os valores, o PC não bootava e reiniciava com o clock para 2666MHz, contra 3200 do XMP. Não sei se tem a ver, mas na BIOS da minha mobo não existe nenhum parâmetro Voltage Block, não sei se não bootava por causa disso.

DRAM-Calculator.png

Não seja por isso:

https://www.pichau.com.br/placa-mae-asrock-b450-steel-legend-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450
Esperar entrar em estoque agora para boletar, obrigado!

AMD Ryzen 5000G listado no início pelos primeiros varejistas em um premium​

AMD Ryzen 5000G poderia pousar a um preço mais alto​

O preço oficial dificilmente é visto nas primeiras listas dos varejistas.

Tom's Hardware escreveu um relatório sobre a série Ryzen 5000G, que agora está aparecendo nos primeiros varejistas. Embora a nova série APU baseada na arquitetura Zen3 “Cezanne” já tenha sido lançada, o lançamento para o mercado DIY foi oficialmente adiado para 5 de agosto. Em junho, a AMD já revelou o preço oficial de dois dos três SKUs que serão lançados neste dia.

O AMD Ryzen 7 5700G, que é um SKU de 8 núcleos e 16 threads com um aumento de até 4,6 GHz, custará US $ 359. Infelizmente, esse preço não se reflete em nenhuma das quatro listagens de varejistas descobertas pela Tom's Hardware. O processador custará de 369 USD a 422 USD dependendo da região. Enquanto isso, o Ryzen 5 5600G de 6 núcleos e 12 threads com o preço oficial de 259 USD agora está listado com um preço que varia de 272 a 303 USD. Esses preços não contabilizam o IVA.

A natureza inicial dessas listagens e o fato de que nenhuma loja dos Estados Unidos foi incluída nesta análise inicial nos impede de dizer que a série Ryzen 5000G não estará disponível no MSRP. É simplesmente muito cedo para dizer, entretanto, as primeiras listagens mostram uma tendência clara de que podem custar de 10% a 17% mais do que o anunciado.

eBDT652.png

S4Dp0Rl.png

Tomara que o preço seja o msm praticado pelo que a AMD mostrou. Sei que aqui no Brasil custará 3k, mas como vou importar eu espero de coração que saia por $349 o 5700G. Assim eu consigo um CPU pra ir levando até conseguir mais grana.

Pessoal peguei um 5600X e tinha um Coolermaster Hyper T4 que usava no meu antigo i7 2600 (na verdade usei também no FX8350), no R5 5600X, o cooler mantem entre 35ªC em idle e 75ºC em full load, não pretendo fazer overclock (até porque minha mobo nem deve permitir), posso continuar usando esse cooler ou esses 75ºC estão altos?

Pessoal peguei um 5600X e tinha um Coolermaster Hyper T4 que usava no meu antigo i7 2600 (na verdade usei também no FX8350), no R5 5600X, o cooler mantem entre 35ªC em idle e 75ºC em full load, não pretendo fazer overclock (até porque minha mobo nem deve permitir), posso continuar usando esse cooler ou esses 75ºC estão altos?

Se eu nao me engano o limite e 95º, então 75 esta safe

Última edição:

DRAM-Calculator.png

Não seja por isso:

Acho que esse post responde à minha dúvida e explica porque o PC não deu POST, melhor deixar essa bagaça quieta mesmo, valeu.

Nossa gostei muito dessa, ela tem o suporte então para os Ryzen 5000 né?
Tem sim, mas vai ter que atualizar a BIOS ou pagar à loja pra atualizar. Agora se optar por uma B550 ela já deve vir de fábrica com suporte a chips Zen 3, então tem que ver se não vale mais a pena.

Última edição:
No começo até achei interessantes, mas depois vi que realmente é bem capada, além de ser compatível com pouquíssimas placas de vídeo. Confesso que não entendi o motivo desse 4700S não ter iGPU desativado, pois eu li que foi proposital afim de poder aumentar o clock. Pra montar um PC miniITX tem opções muito melhores com APUs com vídeo funcional, acho que dava pra aproveitar melhor esses chips reprovados para serem usados nos consoles atuais.
Preço do kit despencou. Tem computador completo com SSD, gabinete e fonte por R$ 3299,00 agora.

Users who are viewing this thread

Voltar