[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Acho que Intel vai sofrer lindo na 12gen...
Os benchs estão saindo, e o 12900K mal supera o 5950X e o 12700 se equipara ao 5800X.
Só lamento Intel, mas o AMD next-gen vai te espancar lindo.

Vou começar a pintar o gabinete de vermelho... 🤣

Os benchs estão saindo, e o 12900K mal supera o 5950X e o 12700 se equipara ao 5800X.

cada um tem um tipo de informação.

Mas o cara está se baseando numa possível hipótese...não é fato.

Já o 12900K saiu no Geekbench e teve que retirar a página do ar.

Até onde sei, esse que vazou era com o click de 2.1GHz

Intel vai ser competitiva na 12ª geração se precificar bem os produtos.

12ª geração vai superar por pouco o Zen 3 em jogos.
12ª geração vai encostar no Zen 3 em produtividade / multi thread.

Zen 3D vai empatar com 12ª geração em jogos.

Zen 3D vai ganhar nos cenários de produtividade / multi thread se a aplicação favorecer cache grande. Nos cenários que não favorecem cache grande pode esperar um 50/50 a depender do programa.

Eficiência energética, AMD ainda vai estar na frente, especialmente no nível do Ryzen 9 / Core i9.

O foco da 12ª geração não é single thread.

O foco da 12ª e 13ª geração é multi thread (quantidade de núcleos importa mais que poder bruto do núcleo).

Inclusive na 13ª geração a Intel vai dobrar o número de "núcleos pequenos", o i9 13900K vai ser 8+16 (8 núcleos grandes e 16 núcleos pequenos).

Última edição:
Pessoar, há uns 2 meses tive um problema de energia aqui em casa e meu PC foi praticamente detonado... :(

As coisas funcionavam, mas meio capengas (ou quando queriam). Acabei tendo que trocar de placa mãe e processador.
Meu anterior era um R9 3900x com o cooler stock numa Asus Prime x370. Aguentava bem, nunca reclamou de temperatura, não dava throttling, não travava programas, nem nada.

Troquei pra um R9 5900x com uma placa mãe x570 Aorus Pro Wifi que tem um aviso de temperatura alta na BIOS (que desliguei agora porque tá foda). No start já tá em 48, idle agora tá em 75, no menu do BFV bate 90 (no jogo bate, no máximo, 91), temperatura ambiente aqui tá 30°C (sim, às 22h). No escritório deve estar até maior porque tem outro PC além do meu.
Só começou a acontecer agora que começou a fazer calor aqui no Rio...

O Gerenciador tá mostrando 6% de uso atualmente.

Não dá problema nenhum em jogos, programas e etc não, só tô achando muito alta... O cooler stock da AMD não segura ele mesmo não? :(
Se não, alguma recomendação de watercooler? Case é um NZXT H700, pensei em pegar um Kraken x73. Vale ou tem WC melhores?

Valeus!

Última edição:
Pessoar, há uns 2 meses tive um problema de energia aqui em casa e meu PC foi praticamente detonado... :(

As coisas funcionavam, mas meio capengas (ou quando queriam). Acabei tendo que trocar de placa mãe e processador.
Meu anterior era um R9 3900x com o cooler stock numa Asus Prime x370. Aguentava bem, nunca reclamou de temperatura, não dava throttling, não travava programas, nem nada.

Troquei pra um R9 5900x com uma placa mãe x570 Aorus Pro Wifi que tem um aviso de temperatura alta na BIOS (que desliguei agora porque tá foda). No start já tá em 48, idle agora tá em 75, no menu do BFV bate 90, temperatura ambiente aqui tá 30°C (sim, às 22h). No escritório deve estar até maior porque tem outro PC além do meu.
Só começou a acontecer agora que começou a fazer calor aqui no Rio...

O Gerenciador tá mostrando 6% de uso atualmente.

Não dá problema nenhum em jogos, programas e etc não, só tô achando muito alta... O cooler stock da AMD não segura ele mesmo não? :(
Se não, alguma recomendação de watercooler? Case é um NZXT H700, pensei em pegar um Kraken x73. Vale ou tem WC melhores?

Valeus!i

Não tem cooler stock para o 5900X.

NZXT X73 é um dos melhores Aio do mercado.

Não tem cooler stock para o 5900X.

NZXT X73 é um dos melhores Aio do mercado.

É, stock que eu quis dizer era o stock do 3900x que eu acabei ficando. Devo ir nele mesmo então, tava querendo gastar não, mas verão do Rio vai fritar o cpu aqui... triste :(

Intel vai ser competitiva na 12ª geração se precificar bem os produtos.

12ª geração vai superar por pouco o Zen 3 em jogos.
12ª geração vai encostar no Zen 3 em produtividade / multi thread.

Sim, aí a AMD lança o ZEN4, joga a bomba no quarto da Intel, fecha a porta e sai correndo.
Intel nunca foi "competitiva" nos preços de seus produtos, e se a TSMC está dizendo que vai aumentar os custos...CPU e GPU ficarão mais caros ano que vem.

Eu esperava que a Intel com a inovação tecnológica dos cores, mais o processo de construção em menor node e uso do DDR5, teríamos um avanço em performance muito maior, mas apenas se equiparou a geração passada da AMD.

Sim, aí a AMD lança o ZEN4, joga a bomba no quarto da Intel, fecha a porta e sai correndo.
Intel nunca foi "competitiva" nos preços de seus produtos, e se a TSMC está dizendo que vai aumentar os custos...CPU e GPU ficarão mais caros ano que vem.

Eu esperava que a Intel com a inovação tecnológica dos cores, mais o processo de construção em menor node e uso do DDR5, teríamos um avanço em performance muito maior, mas apenas se equiparou a geração passada da AMD.

A Intel está sendo competitiva neste exato momento nos segmento até R$1mil (i3 10100 / 11100) e no segmento até R$1.5mil (i5 10400 / 11400).

Não vejo motivo para escolher CPU AMD para jogos se o orçamento para a CPU é abaixo de R$1.5mil.

Não se faz uma arquitetura completa de um ano para outro, não é em uma geração que todas melhorias planejadas são implementadas.

Existe todo um cronograma de desenvolvimento, veja só como a AMD lançou o Zen 1 e foi refinando, aparando arestas todo ano.

Intel já percebeu que a arquitetura Core já deu o que tinha que dar, o BIG.little da 12ª e 13ª geração são etapas necessárias para que a Intel migre totalmente de arquitetura, inclusive no núcleo grande, cuja "fundação" ainda é a arquitetura Core.

E sobre a 12ª geração (2021) superar o Zen 3 (2020); ou então o Zen 4 (2022) superar a 12ª geração (2021)... Não vejo nada demais, qualquer produto tem obrigação de ser superior ao produto da geração/ano anterior.

Comparar produtos de gerações/anos diferentes não faz muito sentido para avaliar quem está na frente. O real competidor da 12ª geração será o Zen 3D. Assim como o real competidor do Zen 4 será a 13ª geração.

Última edição:
O próprio roadmap da intel é só voltar a ser competitiva em 2023, e tentar superar a concorrência lá pra 2025, se não me engano.

O próprio roadmap da intel é só voltar a ser competitiva em 2023, e tentar superar a concorrência lá pra 2025, se não me engano.

Já vamos ver um cenário bem mais competitivo, como o MLID reportou o i5 12600K se precificado similarmente ao i5 11600K vai ser um baita CxB.

O i5 12600K terá 10 núcleos (6+4) numa numa faixa de preço em que a AMD só oferece 6 núcleos (caso mantenha o mesmo padrão de preços).

2021: Alder Lake (12ª geração) vs Zen 3D
2022: Raptor Lake (13ª geração) vs Zen 4

No geral a AMD vai ser líder ainda até aqui, depois o cenário é incerto, não temos muitas informações e estimativas de performance das arquiteturas de 2023 em diante, ainda estão num estágio muito inicial de desenvolvimento.

Última edição:
Comparar produtos de gerações/anos diferentes não faz muito sentido para avaliar quem está na frente. O real competidor da 12ª geração será o Zen 3D. Assim como o real competidor do Zen 4 será a 13ª geração.
Acho errônea essa comparação, pois o Zen 3D é uma melhoria do Zen 3 que foi apresentado depois do roadmap Zen 4 e Gen 12.

A mudança de arquitetura de ambas empresas é Zen 4 contra Gen 12, essa é a real briga.

Dizer que o Zen 3D briga com Gen 12 é passar panos quentes.

Você até poderia dizer que o Zen 3D compete com Gen 11, mas não com Gen 12 e tentar trazer a Gen13 para com Zen 4, nada a ver.

Última edição:
Dizer que o Zen 3D briga com Gen 12 é passar panos quentes.

Vamos aguardar e ver com qual CPU da Intel a AMD irá comparar em seus slides quando anunciar o Zen 3D.

O tempo é o senhor da razão.

Vamos aguardar e ver com qual CPU da Intel a AMD irá comparar em seus slides quando anunciar o Zen 3D.

Zen 3D é refresh e não compete com a nova gen da Intel. O foco desse Zen 3D é ver o quanto ele escala e sua real utilidade para ser usado em maior nível no Zen 4 + RDNA 2.

É importante essa concorrência! A Intel embora em jogos estivesse bem próxima da AMD, em multi estava bem atrás. A AMD esta com um cronograma Zen3+ e Zen4 bem interessantes, migrando para 5nm no Zen4 ano que vem, veremos um avanço significativo em desempenho e eficiência, é bom a Intel voltar a ser mais competitiva, isso "obriga" a AMD a acelerar seu avanços.

Zen 3D é refresh e não compete com a nova gen da Intel. O foco desse Zen 3D é ver o quanto ele escala e sua real utilidade para ser usado em maior nível no Zen 4 + RDNA 2.
De onde vocês tiram isso, nenhuma empresa lança algo pra testar se funciona bem isso não existe ,custa milhões pra lançar algo , fora zen3d não da pra chamar de simples refresh ,Se ela vai lançar o zen3d é porque ela julga que é o suficiente para competir com a 12gen intel sem precisar adiantar o zen 4 que chega só no FINAL DE 2022.
Amd parece estar muito tranquila com seu roadmap , quando sair zen 4 , ja teremos DDR5 com latencias decentes ,disponibilidades melhores , contrario do alderlake que sofrera bastante no inicio , sera muito caro e corre risco de ficar igual ou pior que o zen3d.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

oque estará no mercado será 12gen , automaticamente competira com isso , a não ser que sofra corte de preço que duvido muito, alderlake pelo que vem mostrando não é imbatível.

Última edição:
De onde vocês tiram isso, nenhuma empresa lança algo pra testar se funciona bem isso não existe ,custa milhões pra lançar algo , fora zen3d não da pra chamar de simples refresh ,Se ela vai lançar o zen3d é porque ela julga que é o suficiente para competir com a 12gen intel sem precisar adiantar o zen 4 que chega só no FINAL DE 2022.
Amd parece estar muito tranquila com seu roadmap , quando sair zen 4 , ja teremos DDR5 com latencias decentes ,disponibilidades melhores , contrario do alderlake que sofrera bastante no inicio , sera muito caro e corre risco de ficar igual ou pior que o zen3d.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

oque estará no mercado será 12gen , automaticamente competira com isso , a não ser que sofra corte de preço que duvido muito, alderlake pelo que vem mostrando não é imbatível.

Exatamente.

"Zen 3D é pra brigar com Rocket Lake (11ª geração)..."

Por favor né, ninguém precisa de contenção de danos aqui, esses produtos vão ter 1 ano de diferença no lançamento.

Se a Intel levar a vitória nessa virada de ano que teremos 12ª geração vs Zen 3D, a culpa é única e exclusivamente da AMD que poderia ter lançado Zen 3+ (Warhol) com 6nm e optou só por colocar o cache no Zen 3.

De onde vocês tiram isso, nenhuma empresa lança algo pra testar se funciona bem isso não existe ,custa milhões pra lançar algo
A eDRAM da intel tá aí pra provar o contrário rs

Exatamente.

"Zen 3D é pra brigar com Rocket Lake (11ª geração)..."

Por favor né, ninguém precisa de contenção de danos aqui, esses produtos vão ter 1 ano de diferença no lançamento.

Se a Intel levar a vitória nessa virada de ano que teremos 12ª geração vs Zen 3D, a culpa é única e exclusivamente da AMD que poderia ter lançado Zen 3+ (Warhol) com 6nm e optou só por colocar o cache no Zen 3.
Eu esperava bem mais dessa nova gen da Intel pelos bench vazados o I9 ganhou por um pouco do Ryzen 9. Achava que ia dar bem mais ganho por causa dos núcleos a mais, os little no caso. parece que teve um ganho de 11,5% em relação a gen passada. Acho que se o cache 3d vier com os 15% a mais de performance como a AMD falou vai se sair melhor ainda que essa 12 Gen.
Obs: Posso estar falando besteira, Mas vi isso nessa matéria aqui dos bench Aqui

Eu esperava bem mais dessa nova gen da Intel pelos bench vazados o I9 ganhou por um pouco do Ryzen 9. Achava que ia dar bem mais ganho por causa dos núcleos a mais, os little no caso. parece que teve um ganho de 11,5% em relação a gen passada. Acho que se o cache 3d vier com os 15% a mais de performance como a AMD falou vai se sair melhor ainda que essa 12 Gen.
Obs: Posso estar falando besteira, Mas vi isso nessa matéria aqui dos bench Aqui

i9 12900K não vai ganhar em multi thread do 5950X na minha opinião.

Na minha opinião ele vai se posicionar acima do 5900X e abaixo do 5950X.

Geekbench (o benchmark que vazou) é um benchmark que valoriza bastante a velocidade da memória RAM.

Suspeito que os números do i9 12900K foram inflados por causa da DDR5.

Tem que lembrar que muitas aplicações não vão escalar tão bem a performance com a velocidade da memória, benchmarks que são otimizados para escalar com cada 1MHz que sobe.

Benchmark não é indicativo de performance real.

Em janeiro estávamos vendo rumores e vazamentos da 11ª geração com IPC 20% maior que o Zen 3, bom, no final das contas isso não se traduziu em performance real, só nos benchmarks.

Tô curioso pra ver o comportamento desse Alder Lake em jogos, como vai ser a questão da latência CPU/RAM, se vai ser estilo RKL, a respeito dos núcleos performance e os outros piores lá como vai ser o uso em jogos deles todos, ainda tem o lance das DDR5 terem tudo latência 30+ a maioria que é horrível de ruim, provável que DDR4 BDie bem afinada vai ser melhor enquanto não amadurecer essas DDR5.

Tô curioso pra ver o comportamento desse Alder Lake em jogos, como vai ser a questão da latência CPU/RAM, se vai ser estilo RKL, a respeito dos núcleos performance e os outros piores lá como vai ser o uso em jogos deles todos, ainda tem o lance das DDR5 terem tudo latência 30+ a maioria que é horrível de ruim, provável que DDR4 BDie bem afinada vai ser melhor enquanto não amadurecer essas DDR5.
Sem contar o preço absurdo.

Sempre as memórias top de linha da geração anterior são melhores que as primeiras da nova geração, não vejo porquê dessa vez seria diferente.

Por isso a princípio só farei upgrade no Zen 5/14ª geração... Para o Zen 4/13ª geração me convencer já vai ter que estar tudo estável e memórias DDR5-7200+ aparecendo (JEDEC vai até DDR5-6400).

Users who are viewing this thread

Voltar