quero montar um 5600X , se tanto a B450 quanto a B550 rodam ele, quais os benefícios eu teria em optar pela B550? estava pensando na ASUS B550M TUF. ou estaria jogando dinheiro fora e uma B450 serviria bem?
Não tenho certeza, mas eu acho que são essas as diferenças: B550 tem suporte ao PCIe 4.0, pistas PCIe x4 dedicadas para o chipset, que não desativam as portas SATA 0 e 1 ao instalar um SSD na entrada M.2 e, em geral, VRMs melhores.quero montar um 5600X , se tanto a B450 quanto a B550 rodam ele, quais os benefícios eu teria em optar pela B550? estava pensando na ASUS B550M TUF. ou estaria jogando dinheiro fora e uma B450 serviria bem?
exato, minha b550 me surpreendeu, ja estou com os dois m2 com nvme instalados, fui testar 4 satas e ja achei que nao ia rolar. Mas tah funcionando de boa. A X570 nao suporta PCI 4.0 ??Não tenho certeza, mas eu acho que são essas as diferenças: B550 tem suporte ao PCIe 4.0, pistas PCIe x4 dedicadas para a entrada M.2, que não é desativada ao instalar um HDD/SSD nas entradas SATA 0 ou 1 e, em geral, VRMs melhores.
Depende do preço, se a diferença for pouca, vai de B550, do contrário, tem boas B450 que aguentam tranquilamente o 5600X, que tem baixo TDP.
acho q vou nela mesmo, recomendam pagar um pouco mais pela da ASUS TUF?exato, minha b550 me surpreendeu, ja estou com os dois m2 com nvme instalados, fui testar 4 satas e ja achei que nao ia rolar. Mas tah funcionando de boa. A X570 nao suporta PCI 4.0 ??
Suporta, já que o chipset AM4 mais avançado e caro. Ele tem 24 pistas PCIe 4.0, contra 20 da B550. Na X570 tem 1 x16 para GPU, 1 x4 para o M.2 e 1 x4 para o chipset. Na B550, o chipset é PCIe 3.0 x4.exato, minha b550 me surpreendeu, ja estou com os dois m2 com nvme instalados, fui testar 4 satas e ja achei que nao ia rolar. Mas tah funcionando de boa. A X570 nao suporta PCI 4.0 ??
Quanto seria esse "pouco mais"?acho q vou nela mesmo, recomendam pagar um pouco mais pela da ASUS TUF?
Só corrigindo meu comentário, na B450 são as portas SATA 0 e 1 que são desativadas, não a entrada M.2.exato, minha b550 me surpreendeu, ja estou com os dois m2 com nvme instalados, fui testar 4 satas e ja achei que nao ia rolar. Mas tah funcionando de boa. A X570 nao suporta PCI 4.0 ??
encontrei ela por 1000 reais.Quanto seria esse "pouco mais"?
É, 1000 reais numa B550 não sei se encararia, só comparando com as outras duas. Sobre a memória, entendo muito pouco, mas acho que quanto maior a frequência, melhor, desde que o CL não seja muito alto também.encontrei ela por 1000 reais.
enquanto outras marcas tem a partir dos 800, como a da MSI e gigabyte
---
Outro assunto qual melhor kit de memórias pra esse combo 5600x + B550 as memórias da pichau são boas? consigo 32 gb por R$820
![]()
Que história é essa, é real isso? To usando meu 5600x com PBO2 + CO e +150Mhz e ta batendo 4,8ghz, ele tem perda de desempenho será? Não fiz testes de comparação em benchmarks eu testei pra ver se tava estável só, não me atento muito em números.Geralmente quem tem processadores da serie 5000 dizem que overclock você perde desempenho, o correto seria usar o PBO2 + CO.
Não é bem "perder desempenho", é que com OC fixo vc perde um pouco de single core, e talvez ganhe em multi thread já que todos os cores estão em um clock fixo e já alto. Com PBO e CO vc consegue fazer com que cada core vá um pouco mais alto do que se fosse um OC fixo, aí ganha pontos em single thread.Que história é essa, é real isso? To usando meu 5600x com PBO2 + CO e +150Mhz e ta batendo 4,8ghz, ele tem perda de desempenho será? Não fiz testes de comparação em benchmarks eu testei pra ver se tava estável só, não me atento muito em números.
Entendi, então no meu caso eu estaria ganhando desempenho em relação ao stock.Não é bem "perder desempenho", é que com OC fixo vc perde um pouco de single core, e talvez ganhe em multi thread já que todos os cores estão em um clock fixo e já alto. Com PBO e CO vc consegue fazer com que cada core vá um pouco mais alto do que se fosse um OC fixo, aí ganha pontos em single thread.
Em ambos os casos estaria, é só questão de prioridade. Pra jogos acho que PBO + CO é o melhor.Entendi, então no meu caso eu estaria ganhando desempenho em relação ao stock.
"Melhor" é relativo, em que? se não for nenhum tarado por chip e overclock...qualquer memória vai lhe atender. Pros Ryzen um kit com CL16 ou abaixo e 3200mhz está mais do que bom.encontrei ela por 1000 reais.
enquanto outras marcas tem a partir dos 800, como a da MSI e gigabyte
---
Outro assunto qual melhor kit de memórias pra esse combo 5600x + B550 as memórias da pichau são boas? consigo 32 gb por R$820
![]()
@HunS tem como a memória ficar instável mesmo passando no TM5 com perfil extreme e várias horas no memory test socando os 16gb?
As vezes meu jogo escape from tarkov fecha do nada...mas as memórias passa em todos os testes que faço
boa tarde eu não tenho muito conhecimento da plataforma da amd de processador sempre usei intel
pra um amd r5 5600 r7 5800 uma b550 segura tranquilo?
da b550 para a x570 existe uma diferença que realmente justifique a diferença no preço?
pode ser o cpu....@HunS tem como a memória ficar instável mesmo passando no TM5 com perfil extreme e várias horas no memory test socando os 16gb?
As vezes meu jogo escape from tarkov fecha do nada...mas as memórias passa em todos os testes que faço
@HunS tem como a memória ficar instável mesmo passando no TM5 com perfil extreme e várias horas no memory test socando os 16gb?
pode ser o cpu....
o jogo so fecha ?? tela azul ?? reinicia direto ??
nao acredito que seja memoria , se passou no extreme ciclo completo.. Eu pelo menos nunca tive rsrsr
To vendo se é o cpu, passou no extreme lá de 1:30 e ficou mais 3h no memory test e passou tranquiloagora sem testar o ciclo completo ou com erros , era natural uma telinha azul ou reiniciar rsrsrs..
Tem, no BF1 isso aí tbm é comum de acontecer, hj em dia eu já uso ele de teste junto com os demais.
Geralmente quem tem processadores da serie 5000 dizem que overclock você perde desempenho, o correto seria usar o PBO2 + CO.
SimJá tentou jogar com tudo em stock pra ver se o erro persiste? Se não der erro, overclocka só a memória e testa novamente, e assim por diante...
Opa, cara, segura o 5800x de boa, eu estou exatamente com esta config, 5800x como uma b550m plus e 32gb de ram.boa tarde eu não tenho muito conhecimento da plataforma da amd de processador sempre usei intel
pra um amd r5 5600 r7 5800 uma b550 segura tranquilo?
da b550 para a x570 existe uma diferença que realmente justifique a diferença no preço?
Opa obrigado pela mensagemOpa, cara, segura o 5800x de boa, eu estou exatamente com esta config, 5800x como uma b550m plus e 32gb de ram.
Foi recomendação da galera daqui, estou adorando o PC, não faço overclock e nem jogo, uso para deep learning, hoje em específico tô super ansioso pois chega a minha rtx3070, agora meus modelos vão voar hahahahaha
A minha é uma Asus b550m plus, eu nunca fui fã de mATX, mas fiquei muito tempo parado, meu PC anterior era um i7 4770k, então, tive que literalmente trocar tudo, na época estava em dúvida entre esta e a x570, como não faço overclock e queria ter a opção de 2 M.2, acabei comprando ela, e sinceramente estou adorando.Opa obrigado pela mensagem
qual marca da sua b550?
se puder falar mais sobre o desempenho da sua maquina quanto rua 3070 chegar eu agradeceria muito XD
to com uma 3070 tbm sendo limitada pelo i7 7700![]()