[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, será que vcs podem me ajudar aqui, por favor? Alegria de pobre dura pouco... :feelbad:

Liguei o pc a poucos minutos atrás, estava apenas navegando na internet, e do nada, o pc congelou, deu tela azul da morte. A informação que apareceu foi DPC watchdog violation, o que seria isso? Vou postar aqui as informações geradas pelo bluescreenview:

Dump File : 032122-7671-01.dmp
Crash Time : 21/03/2022 07:24:57
Bug Check String :
Bug Check Code : 0x00000133
Parameter 1 : 00000000`00000000
Parameter 2 : 00000000`00000501
Parameter 3 : 00000000`00000500
Parameter 4 : fffff806`660fa320
Caused By Driver : ntoskrnl.exe
Caused By Address : ntoskrnl.exe+3f7620
File Description : NT Kernel & System
Product Name : Microsoft® Windows® Operating System
Company : Microsoft Corporation
File Version : 10.0.19041.1586 (WinBuild.160101.0800)
Processor : x64
Crash Address : ntoskrnl.exe+3f7620
Stack Address 1 :
Stack Address 2 :
Stack Address 3 :
Computer Name :
Full Path : C:\Windows\Minidump\032122-7671-01.dmp
Processors Count : 12
Major Version : 15
Minor Version : 19041
Dump File Size : 4.412.724
Dump File Time : 21/03/2022 07:25:32

Esse aqui gerado pelo whocrashed:

Crash dump file: C:\Windows\MEMORY.DMP (Kernel memory dump)
Bugcheck code: 0x133(0x0, 0x501, 0x500, 0xFFFFF806660FA320)
Bugcheck name:DPC_WATCHDOG_VIOLATION
Driver or module in which error occurred: rt640x64.sys (rt640x64+0x5ed3)
File path:C:\Windows\System32\drivers\rt640x64.sys
Description: Realtek 8125/8136/8168/8169 NDIS 6.40 64-bit Driver
Product: Realtek 8125/8136/8168/8169 PCI/PCIe Adapters
Company: Realtek
Bug check description:The DPC watchdog detected a prolonged run time at an IRQL of DISPATCH_LEVEL or above. This could be caused by either a non-responding driver or non-responding hardware. This bug check can also occur because of overheated CPUs (thermal issue).
Analysis: This is likely caused by a hardware problem, but there is a possibility that this is caused by a misbehaving driver.
This bugcheck indicates that a timeout has occurred. This may be caused by a hardware failure such as a thermal issue or a bug in a driver for a hardware device.
Read this article on thermal issues
A full memory dump will likely provide more useful information on the cause of this particular bugcheck. A third party driver was identified as the probable root cause of this system error.
It is suggested you look for an update for the following driver:
rt640x64.sys (Realtek 8125/8136/8168/8169 NDIS 6.40 64-bit Driver , Realtek ).
Google query:rt640x64 Realtek DPC_WATCHDOG_VIOLATION

No monitor de confiabilidade mostra isso aqui:

Encerramento inesperado

Data
‎21/‎03/‎2022 07:25

Status
Não informado

Assinatura do problema
Nome de Evento de Problema: BlueScreen
Código: 133
Parâmetro 1: 0
Parâmetro 2: 501
Parâmetro 3: 500
Parâmetro 4: fffff806660fa320
Versão do SO: 10_0_19044
Service Pack: 0_0
Produto: 256_1
Versão do sistema operacional: 10.0.19044.2.0.0.256.48
Identificação da Localidade: 1046

Pelo segundo programa, diz que o erro foi a rede que causou a tela azul, aparentemente o problema parece ser driver, mas o bluescreenview só informa sobre esse infame arquivo ntoskrnl.exe, tenho péssimas recordações sobre essa coisa.

Já verifiquei o visualizador de eventos, pois fiquei apreensivo se não tinha sido a vga dando problema, mas não tinha nada referente a ela, apenas infos sobre a tela azul, que tinha sido salvo memory dump, para ajudar na solução do problema e etc. Sei que aqui nem deve ser o lugar para esse tipo de pergunta, mas como é bug relacionado a amd achei melhor perguntar aqui.

O que vcs acham, como a mobo é nova se for algum b.o nela devolvo essa droga ainda essa semana, pois já estou de saco cheio com a amd, não gasto mais um centavo nessa plataforma, é um inferno, só faz o usuário passar raiva. Baixei o último driver de rede disponível para a b450m aorus e instalei, para fins de testes.

Instale o driver novo

Verifique a temperatura dos componentes.

Por acaso eles não tem 2 unidades desse item encalhado lá? kkkkk
Eu estou para trocar o kit (placa-mãe + processador), vou manter todo o restante... e estou entre:
  • AMD R9-5900X + Mobo
  • INTEL i7-12700K + Mobo
Pelas pesquisas que tenho feito, estão com os preços muito próximos esses kits. À depender da loja, um fica mais caro que o outro (por pouco) e vice-versa..., mas se conseguir um 5900X um pouco mais barato, vou ir direto nele...
Segundo melhor processador que eles tem lá depois desta peça do 5900x é o i5 10400. PC Gamer montados e itens como Placa de vídeos e processadores mais "high-end" é imbatível quando se trata de concorrência com Pichau e Terabyte. Essas lojas compram de grande quantidades e tem preços de custo bem mais abaixo.

Se lhe interassar o 5800x podemos negociar.

Instalei ele depois que deu a tela azul, nenhum erro até o momento. Sobre as temperaturas, todas estão dentro dos padrões, nenhuma anormalidade, espero que o erro da tela azul tenha sido só por causa do driver de rede, não aguento mais tanto problema que essa plataforma me apresenta.
Fica monitorando. Tive problemas de tela azul com Ryzen por mais de 2 anos e no final das contas era o processador, mesmo. Um dos códigos que aparecia era esse WATCHDOG_VIOLATION, e sempre apontando pro ntoskrnl.exe. Pelo menos o RMA é bom.

Fica monitorando. Tive problemas de tela azul com Ryzen por mais de 2 anos e no final das contas era o processador, mesmo. Um dos códigos que aparecia era esse WATCHDOG_VIOLATION, e sempre apontando pro ntoskrnl.exe. Pelo menos o RMA é bom.
Hmm, agradeço pelo aviso, agora começo a ficar com o pé atrás, pelo menos já tá tudo aqui documentado, caso continue apresentando erros do tipo reabro o rma com a sir company, pois deixaram em aberto, para quando eu precisasse.

Hmm, agradeço pelo aviso, agora começo a ficar com o pé atrás, pelo menos já tá tudo aqui documentado, caso continue apresentando erros do tipo reabro o rma com a sir company, pois deixaram em aberto, para quando eu precisasse.
driver novo necessita BIOS atualizada também.

E COMO você instalou esse driver ? se baixou driver booster o seu problema pode ser esse. Utilize o Windows Update.

Qual versão do Windows 10 ? as ultimas são 21H1 e 21H2. a ISO é original da Microsoft ou modificada ?

Se lhe interassar o 5800x podemos negociar.
Se vc desistir do 5900X e puder ajudar um amigo forista, estou aqui... kkkkk
Sobre o 5800X, teria que ter um preço acessível para me valer a pena, mas se quiser, manda por MP aí....

driver novo necessita BIOS atualizada também.

E COMO você instalou esse driver ? se baixou driver booster o seu problema pode ser esse. Utilize o Windows Update.

Qual versão do Windows 10 ? as ultimas são 21H1 e 21H2. a ISO é original da Microsoft ou modificada ?
Baixei o último disponível na própria página da placa mãe no site da gigabyte, ele é mais novo que o instalado pelo windows 10. Não utilizo programas como driver booster e afins, eu abomino essas pragas. O windows 10 está na última versão, com todos os updates instalados, criada pelo media creator tool da própria ms.

Baixei o último disponível na própria página da placa mãe no site da gigabyte, ele é mais novo que o instalado pelo windows 10. Não utilizo programas como driver booster e afins, eu abomino essas pragas. O windows 10 está na última versão, com todos os updates instalados, criada pelo media creator tool da própria ms.
Visto sua quantidade de problemas, eu diria pra vc devolver a placa mãe (se ainda puder) e mandar essa CPU pro RMA, o reembolso da AMD geralmente é bem generoso e aí vc poderia mudar de plataforma (provavelmente pra Intel) pra ver se resolve seus problemas.

Visto sua quantidade de problemas, eu diria pra vc devolver a placa mãe (se ainda puder) e mandar essa CPU pro RMA, o reembolso da AMD geralmente é bem generoso e aí vc poderia mudar de plataforma (provavelmente pra Intel) pra ver se resolve seus problemas.
Sobre a cpu seria fácil, pois o rma ainda está aberto, mas a placa mãe seria problemático, pois já se passaram os sete dias de arrependimento, pois eles começam a valer assim que o consumidor recebe o produto em mãos, correto? Se for, recebi sábado dia 12, já se foi mais de 7 dias nesse caso, não faço ideia de como alegar a devolução dela para a loja, acho que negariam na hora, certo?

Sobre a cpu seria fácil, pois o rma ainda está aberto, mas a placa mãe seria problemático, pois já se passaram os sete dias de arrependimento, pois eles começam a valer assim que o consumidor recebe o produto em mãos, correto? Se for, recebi sábado dia 12, já se foi mais de 7 dias nesse caso, não faço ideia de como alegar a devolução dela para a loja, acho que negariam na hora, certo?
Puts, nesse caso então não sei, nunca fiquei em situação assim.

Eu tentaria, o não já tem de toda forma.

Puts, nesse caso então não sei, nunca fiquei em situação assim.

Eu tentaria, o não já tem de toda forma.
Entendi, vou entrar em contato com eles, mostrarei os dados dos erros e os problemas que venho tendo com a cpu, esperar a resposta por parte deles. Esse ano já meti o pau neles sobre o pós venda porco, por só lembrar do cliente na hora da compra, talvez até aceitem, assim espero.

E a BIOS qual versão esta ?

Parece que o novo processador EPYC com V-Cache da AMD é um pouquinho mais rápido:

:mother::putz::wtf::olho:

alguma noticia da b350 prime plus da Asus? Não vi nada no site deles, tô só esperando pra comprar um 5600x

Se não me engano é a F60.

Tenta uma BIOS mais antiga só por desencargo, pois as Agesas mais novas são para a linha 5000 eu mesmo voltei a Bios na Asus que tenho por capar o Ryzen 2700.

Agora se for problema na CPU é tentar rolar o RMA junto a AMD.

Tenta uma BIOS mais antiga só por desencargo, pois as Agesas mais novas são para a linha 5000 eu mesmo voltei a Bios na Asus que tenho por capar o Ryzen 2700.

Agora se for problema na CPU é tentar rolar o RMA junto a AMD.
Isso que tava pensando em fazer, mas não entendi muito bem a questão de BIOS nesse modelo meu.

Pelo que entendi, da versão F41 até a F60, o usuário tinha que fazer os procedimentos relatados na F40, isso que me deixou confuso.

Na F40, diz que qualquer versão abaixo dela, antes de fazer o update para uma mais atual, é obrigado a instalar a F32 antes, pois tem um fix de usb e do q-flash nessa versão e para que toda BIOS mais nova funcionasse, vc é obrigado a instalar essa versão antes.

Esse aviso está em toda BIOS entre a versão F40 e F60, da F61 em diante não tem mais necessidade desse procedimento. Minha dúvida é como estou na F60 eu possa retornar a uma BIOS anterior sem fazer esse procedimento. Ou para eu retornar a uma antiga eu terei que seguir essa recomendação, ir primeiro para a F32 e só depois ir para uma mais atual e antiga, como a F40, por exemplo?

Users who are viewing this thread

Voltar